Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • Psicologia & Espiritismo »
  • Auto-Conhecimento »
  • Para evoluir, o sofrimento é obrigatório

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1] 2 3 ... 5   Ir para o fundo

Autor Tópico: Para evoluir, o sofrimento é obrigatório  (Lida 23762 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Conforti

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4644
  • Participação: 471
  • Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!
  • Relevância: +434
Para evoluir, o sofrimento é obrigatório
« em: 07 de Janeiro de 2013, 01:09 »
0Gostou?
      Amigos,

      Estará correta a afirmação de q, para evoluir, o sofrimento é um remédio obrigatório, indispensável, o mais eficiente?!

      No livro “Além da Morte”, de Leon Denis, várias vezes citado neste Fórum, ele afirma bem claro, para quem tem olhos de ver e mente de compreender q, segundo a visão da DE, que o plano criado por Deus, para levar suas criaturas bem-amadas a evoluírem, só funciona se fizer que elas sofram. Será q devemos crer q Deus, com sua Infinita Sabedoria, só consegue nosso progresso à custa de sofrimentos, dores e lágrimas? Esta conclusão estará correta? Vamos abandonar preconceitos e, equilibradamente, raciocinar juntos?
...................................
      Texto: “Um dos problemas que mais preocuparam os filósofos e os teólogos é o do livre arbítrio: conciliar a vontade e a liberdade do homem com o fatalismo das leis naturais e com a vontade divina...”.

      “O ensinamento dos espíritos esclareceu: a fatalidade aparente que semeia de males o caminho da vida, não é mais que a consequência lógica do nosso passado, um efeito que se refere a uma causa, é o cumprimento do destino por nós mesmos aceito antes de renascer, e que nossos guias espirituais nos sugerem para nosso bem e nossa elevação”.

      Cel: como diz o texto, o plano evolutivo semeia de males o caminho dos homens...; diz q esses males são consequência de nosso passado, q nós mesmos os escolhemos antes de renascer... Diz, também, q nas camadas inferiores da criação, o ser não tem ainda consciência...

      Logo, nesses estágios, pelos males q provoquemos, nenhuma responsabilidade nos cabe... Diz, ainda, o texto q: não é senão nos tipos superiores da animalidade que surgem, timidamente, os primeiros sintomas das faculdades humanas. Novamente, percebemos q, até q não surjam os primeiros sintomas das faculdades humanas, de nada somos responsáveis...

      Diz, ainda, q nossos males são consequência de nosso passado mas, aqui ficamos tentando entender porq erramos tanto em nosso passado. O q é q leva criaturas de Deus, que nada produz q seja mau ou injusto, a se tornarem tão erradas, perversas, egoístas, injustas... ?

      Texto: A alma,... a liberdade moral, o juízo e a consciência desenvolvem-se... colocada entre o bem e o mal, ela faz o confronto e escolhe livremente,... tornada sábia pelas quedas e pela dor;...

      Cel: novamente, a repetição da afirmação de q Deus criou e continua mantendo ativo, um plano de ensinar suas criaturas a evoluírem, cujo método mais eficiente é baseado no fazer sofrer! Se o espírito não sofrer, não evolui! Será isso mesmo? Deus exige q soframos para evoluir?! Será q o amor de Deus é manifestado somente fazendo q suas criaturas passem por dores e lágrimas? E observem quantos sofrimentos terríveis, torturantes, desesperadores e, muitas vezes, insuportáveis, q a vida nos mostra, todos os dias!

      Deus, de propósito, cria um plano cheio de sofrimentos para q o espíritos sofram para evoluir? Devemos crer q esse plano de sofrimentos é, propositadamente, criado por um Ser que é infinito amor, justiça e sabedoria?! Devemos acreditar que a infinita sabedoria não soube e continua não sabendo criar um plano onde não estejam dores e lágrimas para q o homem aprenda a evoluir?”

      Texto:... suas encarnações sucedem-se nos mundos, até que, ao fim de seu longo trabalho, tenha conquistado a sabedoria, a ciência e o amor, cuja posse a emancipará para sempre das encarnações e da morte, abrindo-lhe a porta da vida celeste. A alma alcança seus destinos, prepara suas alegrias ou dores, exercendo sua liberdade, porém, no curso de sua jornada, na prova amarga e na ardente luta das paixões...

      Providência é o espírito superior, o anjo que vigia na desventura, o Consolador invisível cujas inspirações aquecem o coração enregelado pelo desespero,...

      Cel: e de onde brota esse desespero senão do espírito acossado por males sem fim? E porq brota, senão porq a vida lhe é totalmente adversa? Onde está, até aqui, a responsabilidade do homem?

      Texto: E quanta solicitude, quanta previdência neste amor.

      Cel: às vezes fico pensando q estou errado, pois não consigo compreender q o Criador, de propósito, criou um plano de ensinar a evoluir, cujo mais eficiente método, é fazer sofrer! Fico, também, pensando q os homens gostam de viver de ilusões. (Talvez porq sempre tenham esperanças num amanhã melhor?). Observem o q o texto diz: “e quanta solicitude, quanta previdência neste amor da Providencia, do espírito superior, o anjo q nos vigia, do Consolador”! Devemos entender por “solicitude e previdência nesse amor do Consolador e do anjo q nos guia” os cânceres, as deformações, as tragédias, desgraças, injustiças e toda essa lista sem fim de sofreres com q a vida tortura e desespera as criaturas de Deus? Será esse, realmente o plano de Deus para seus filhos?! Fazer sofrer e, se não sofrer, não progride?!

      Texto: A liberdade do ser é exercida, pois, em um círculo limitado, parte pelas exigências da lei natural que não sobre violações ou desordens neste mundo, parte pelo passado do próprio ser, cujas conseqüências se refletem sobre ele através dos tempos, até a completa reparação.

      Cel: não consigo entender como as doutrinas consideram Deus, um ser de amor e sabedoria se Ele só consegue fazer q os homens caminhem à força de sofrimentos! O texto, aqui, afirma q o espírito sofre em parte pelas exigências das leis naturais (logo, sofre pelas leis de Deus) e, sofre em parte, por erros passados.

      Contudo, embora para muitos pareça clara a explicação q sobre esses erros nos dão, não é absolutamente clara, pois nunca explica porq o espírito errou no passado. A explicação sempre recai na questão do indevido uso do livre-arbítrio, mas sempre fica esquecida a explicação do porq, espíritos, originariamente, perfeitamente iguais, usam os livres-arbítrios de forma tão desigual.

      Algum amigo pode esclarecer?

      Texto: A primeira coisa que o homem faria, se possuísse liberdade absoluta, seria afastar de si todas as causas de sofrimento, e assegurar para si uma vida plena de felicidade:

      Cel: mas, é evidente; essa é, exatamente, a natureza q o Criador nos deu; tanto q, também, nos deu o desejo e a esperança de podermos nos defender de tudo q nos é desagradável, sentimento a q damos o nome de egoísmo.

      Texto: ora, se existem males que a inteligência humana tem o dever e os meios de conjurar e destruir, como os que provêm do ambiente terrestre, outros existem que são inerentes à nossa natureza, como os vícios, que somente a dor e a repressão podem domar.

      Cel: novamente se afirma q a dor está nos planos do supremo amor para conosco. E, aqui, é necessária outra pergunta: porq nos tornamos viciosos? Devemos acreditar q desejamos, de vontade própria, de mente sã, nos encher de imperfeições, mesmo sabendo dos males q elas nos causam? Ou as imperfeições vêm todas elas das experiências pelas quais passamos na escola da vida? A escola da vida é, nada mais, que uma “escola do bem e do mal”, concordam?

      Texto: Neste caso a dor torna-se uma escola, ou antes, um remédio indispensável, pelo qual as provas são apenas uma repartição equânime da infalível justiça: é por ignorar os fins desejados por Deus, que nos tornamos rebeldes à ordem do mundo e às suas leis, e se elas são suscetíveis de nossas críticas, é apenas porque ignoramos o seu oculto poder.

      Cel: De novo a sabedoria de Deus é colocada em cheque, questionada, pois novamente se afirma: “Deus só sabe criar uma escola na qual a dor é elemento primordial e indispensável para fazer evoluir”.

      Texto: O destino é conseqüência de nossos atos e de nossas livres resoluções: no suceder-se das existências, na vida espiritual, mais esclarecidos sobre nossas imperfeições e preocupações com os meios de eliminá-las, aceitamos a vida material sob a forma e nas condições que nos parecem adequadas a atingir esta finalidade.

      Cel: a aceitação da vida corresponde a aceitar a finalidade q é sofrer para aprender a evoluir?! Só dores e lágrimas a infinita sabedoria consegue dar aos homens, para q se aperfeiçoem? Será q devemos entender q é assim?
.............................................






« Última modificação: 07 de Janeiro de 2013, 01:38 by Coronel »
Registado

Offline Pratas

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 17
  • Participação: 2
  • Pratas barely matters.Pratas barely matters.
  • Relevância: +1
Re: Para evoluir, o sofrimento é obrigatório
« Responder #1 em: 07 de Janeiro de 2013, 14:04 »
0Gostou?
Para mim o sofrimento não tem a ver com evolução.

Que tipo de sofrimento seria esse; físico ou psicológico?


Registado

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
  • Relevância: +1977
    • Sala Filosofia Esp
Re: Para evoluir, o sofrimento é obrigatório
« Responder #2 em: 07 de Janeiro de 2013, 14:57 »
0Gostou?
Pratas,
pois saiba que tem tudo a ver, senão não haveria o progresso.
O que não existe e nem é assim obrigatório é o sofrer, que se explica com dor e ranger de dentes.
Sofrer, muitas vezes empregado na própria codificação quer dizer apenas "passar por", assim, quando digo, o Moura sofreu um progresso pequeno, não quero dizer que o Moura tenha sido acometido de dor moral para consegui-lo, mas sim que ele passou ou seja, experimentou um período pequeno onde se deu o progresso anotado.
Quem sente qualquer espécie de dor, é aquele que se torna renitente ao progresso, a se modificar, estes sim, rangem os dentes.
Abraços,
Moura

Registado

Offline José Paulo

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 14
  • Participação: 2
  • José Paulo barely matters.José Paulo barely matters.
  • Relevância: +1
Re: Para evoluir, o sofrimento é obrigatório
« Responder #3 em: 07 de Janeiro de 2013, 15:07 »
0Gostou?
Olá pessoal,

Creio que podemos evoluir pelo cumprimento dos nossos deveres e mediante a nossa resignação perante a dor.

SAudações

José Paulo

Registado

Norizonte da Rosa

  • Visitante
Re: Para evoluir, o sofrimento é obrigatório
« Responder #4 em: 07 de Janeiro de 2013, 15:31 »
0Gostou?
Coronel acreditar na Doutrina é questão de convicção e convicção baseada em uma sequência lógica de ideias e que no caso em questão pode até ser exemplificada com aquilo que vivenciamos, por ex: alguém que bata o pé na quina de um móvel obviamente sofrerá com dor e, então, por que não se poderia estender essa ideia de resultado de uma ação para um plano maior, para outras vidas, quando isso explica os sofrimentos por que passamos sem colocarmos esses sofrimentos simplesmente na vontade de um Deus que assim sim seria cruel?

Veja que existem pessoas que alimentam-se equilibradamente, fazem exercícios e outras que comem desbragadamente, são sedentárias, bebem, fumam,..qual dos dois grupos tem maiores possibilidades de virem a sofrer de alguma doença relacionada ao estilo de vida? a resposta é obvia e não foi decisão dessas pessoas?

Não parece ter sido uma evolução, pelo menos para alguns, o fato de termos abandonado a noção do legado do pecado original e admitirmos que se sofrimentos existem estes foram criados por nós mesmos? Agora se se pode evoluir mais um pouco então que se introduza uma nova teoria que seja tão lógica e convença como a Doutrina Espírita faz.

Que não pode ser postada aqui sinceramente não acredito, pois se for lógica, racional e não alicerçada no ar ou apenas em crenças religiosas sem explicação (dogmas) então não acredito que tenha alguém que queira sem razão ir contra qualquer ideia.

Abraço.




Registado

Offline Conforti

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4644
  • Participação: 471
  • Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!
  • Relevância: +434
Re: Para evoluir, o sofrimento é obrigatório
« Responder #5 em: 07 de Janeiro de 2013, 15:53 »
0Gostou?
     Pratas  (ref #1)

     Olá, novo companheiro, seja benvindo.
 
     Meu amigo, será gratuito todo o sofrimento do mundo?
............................


Registado

Offline Conforti

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4644
  • Participação: 471
  • Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!Conforti is awe-inspiring!
  • Relevância: +434
Re: Para evoluir, o sofrimento é obrigatório
« Responder #6 em: 07 de Janeiro de 2013, 16:13 »
0Gostou?
      José Paulo    (ref #3)

      Olá, amigo José; podemos sim. Mas é isso q fazemos? É isso q vc faz? E o q foi q o levou a fazer isso, buscar evoluir pelo cumprimento de seus deveres e mediante sua resignação perante a dor, senão o próprio sofrimento? Se vc se sentisse plenamente feliz, sem qualquer dúvida, porq buscaria evoluir?
......................................



José Paulo
[/quote]

Registado

Offline Vitor Santos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6079
  • Participação: 132
  • Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • O Mal Retribui-se com o bem!
  • Relevância: +1062
    • Centro Estudos Doutrin
Re: Para evoluir, o sofrimento é obrigatório
« Responder #7 em: 07 de Janeiro de 2013, 16:20 »
+1Gostou?
Olá amigo Coronel

Em resposta à sua questão, que é pertinente, não preciso de o informar que as pessoas sofrem, neste planeta. Sofrem, tanto fisicamente como moralmente. Não é uma ilusão, é um facto, independentemente de crenças. E quem tiver dúvidas que veja as noticias e se dirija aos hospitais, por exemplo...

Em relação aos sofrimentos que infligimos a nós mesmos, ou que alguém nos inflige, nesta existência, as causas estão determinadas. A questão a colocar seria: porque razão Deus permite que nós mesmos, ou outras pessoas, nos causem esses sofrimentos?

- A minha resposta é que esses sofrimentos decorrem da natureza do mundo onde nós nos encontramos. E esse mundo onde nos encontramos é aquele que mais nos convém, para adquirirmos a experiência necessária, na fase evolutiva em que nos encontramos.     

A experiência pela qual passamos, em regra, é feita de eventos agradáveis e de eventos desagradáveis. Não só de sofrimentos. E se nós não podemos ser felizes, na plenitude, podemos ser o mais felizes que as nossas possibilidades permitirem. Mas muitas vezes não conseguimos atingir o que o nosso potencial permitiria. Todavia, sendo aprendizes, erramos. É normal. Não há que dramatizar.

Nós somos criaturas destinadas a ser livres e não máquinas. As criaturas assim têm de aprender com a própria experiência, pelo método do erro e acerto. Se o conhecimento nos fosse imposto, como a uma máquina, que se programa, jamais podíamos vir a ser criaturas livres.

E muitos dos nossos sofrimentos advêm de deixarmos de nos deixarmos programar pelos outros. Os religiosos que têm a mania que salvam a humanidade e que são os donos da verdade são muito prejudiciais, nesse aspecto, para quem os ouve. Tentam restringir a liberdade da pessoa, querem dizer-lhe como viver, em vez de a ensinar a ser livre. Alimentam a dependência, em vez de ensinar a pessoa a ser autónoma. Fazem a pessoa sentir-se culpada, para depois lhe vender a salvação, a vida eterna. Mas todos estão salvos, pois a vida é eterna para todos os espiritos. Não são os religiosos que nomeiam as pessoas para esse efeito, nem que representam o poder de Deus na Terra. Isso queriam eles...

A resposta de que os sofrimentos das pessoas, que não têm causa nesta encarnação, são penas de crimes passados, para mim não é uma explicação satisfatória, se a encararmos na óptica da pena de Talião, olho por olho, dente por dente.

Eu acho que Deus e/ou a natureza, recompensam a boa prestação, permitindo ao espírito que se eleva, a transição para melhor, para um mundo onde o sofrimento é menor, onde a felicidade é potencialmente maior. No nosso caso isso equivale a ter a próxima encarnação num mundo de regeneração (que pode até ser a Terra, no futuro, mas por agora não me parece que a Terra o seja).

Se o espírito não aprende a lição, fica estagnado. Continua a reencarnar em mundos como este é agora, ou pior.   

Nós não somos vitimas, embora, por vezes, possa parecer. Nós vivemos a experiência mais adequada e mais útil para nós. O nosso papel é descobrir qual é essa experiência e realizar a mesma. E é assim que eu acredito que podemos ser o mais felizes possivel. Sendo "nós mesmos" e não o que os outros querem que sejamos. 

Trata-se de passar de classe, na escola da vida imortal do espírito, ou, em alternativa, de estagnar e ficar na mesma classe. Esta encarnação é apenas um degrau que é preciso superar, entre muitos.

De qualquer modo, se nós espiritos que não nos esforçámos, estagnamos, e vemos outros a progredir, há justiça. Os que cumprem passam de classe, os outros não. É como uma pessoa incompetente que está numa empresa que avalia muito bem os funcionários e premeia o mérito. Se essa pessoa se apercebe que o seu salário estagna, e se vê o dos outros a subir, pode sentir-se em expiação, embora, na realidade, esteja apenas a ser mais incompetente do que os outros.

A avaliação da justiça divina, na minha óptica, não pode ser bem feita enquanto estamos encarnados. É na erraticidade que podemos ver as coisas com maior clareza. Aqui apenas podemos ter uma vaga ideia.

E das circunstâncias da vida de cada um, aqui na Terra, não se pode concluir quem foram antes de reencarnar. Pois há muitos factores em jogo. Isso é uma forma simplista de ver a vida.

A grande questão, para nós, é a opção de aceitar a nossa vida, com sofrimentos ou não, ou de a rejeitarmos, entrando em negação. Mas muitas vezes isto não é nada fácil, sobretudo se não conseguimos deixar de nos ver a nós mesmos como vitimas. E a maior parte das vezes nem sequer temos consciência disso. Eu estou apenas a tentar partilhar aquilo que eu estou a tentar aprender, de momento, mas não sei nada, por isso não tenho condições para ensinar nada a ninguém, a este respeito, amigo...

bem haja

Registado
O perdão compensa!

Offline Pratas

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 17
  • Participação: 2
  • Pratas barely matters.Pratas barely matters.
  • Relevância: +1
Re: Para evoluir, o sofrimento é obrigatório
« Responder #8 em: 07 de Janeiro de 2013, 17:18 »
0Gostou?
Citação de: Mourarego em 07 de Janeiro de 2013, 14:57
Pratas,
pois saiba que tem tudo a ver, senão não haveria o progresso.
O que não existe e nem é assim obrigatório é o sofrer, que se explica com dor e ranger de dentes.
Sofrer, muitas vezes empregado na própria codificação quer dizer apenas "passar por", assim, quando digo, o Moura sofreu um progresso pequeno, não quero dizer que o Moura tenha sido acometido de dor moral para consegui-lo, mas sim que ele passou ou seja, experimentou um período pequeno onde se deu o progresso anotado.
Quem sente qualquer espécie de dor, é aquele que se torna renitente ao progresso, a se modificar, estes sim, rangem os dentes.
Abraços,
Moura

Então não seria melhor dizer que é a necessidade, em vez do sofrimento que apenas nos deixa tristes?

A necessidade é que faz a gente ir à procura, de comer, de roupa, de abrigo e essas coisas, não é? Se não tuvéssemos necessidades nem precisávamos sair da cama. Já o sofrimento nos põe é na cama sem vontade de nada.

Tanto que se costuma dizer que "a necessidade é que faz o ladrão, ou o mendigo" ou outra coisa qualquer. Não concorda?


Registado

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
  • Relevância: +1977
    • Sala Filosofia Esp
Re: Para evoluir, o sofrimento é obrigatório
« Responder #9 em: 07 de Janeiro de 2013, 17:26 »
0Gostou?
Parece que o amigo não entendeu, o sofrer lido na codificação quer dizer apenas Passar por. Logo não conduz a tristeza alguma.
Mano a obra foi escrita em frances e em 1800, logo modificá-la não é possível.
E nem só a necessidade nos convida à luta ou ao progresso e mesmo a necessidade pode nos levar a maior tristeza, por não se ter meios de conseguir o que almejamos no momento.
Um carro que foi modernizado, sofreu alteração, e um carro , sabemos, não sente nem dor nem tristeza.
Um penteado que foi modificado também não tras nem dor, nem tristeza mano.
Abração,
Moura

Registado

Offline filhodobino

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5407
  • Participação: 449
  • filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Pesquisando o psiquismo...
  • Relevância: +1572
  • Cidade: Contagem(MG)
  • País: Brasil
Re: Para evoluir, o sofrimento é obrigatório
« Responder #10 em: 07 de Janeiro de 2013, 18:03 »
0Gostou?
Citação de: Mourarego em 07 de Janeiro de 2013, 17:26
Parece que o amigo não entendeu, o sofrer lido na codificação quer dizer apenas Passar por. Logo não conduz a tristeza alguma.
Mano a obra foi escrita em frances e em 1800, logo modificá-la não é possível.
E nem só a necessidade nos convida à luta ou ao progresso e mesmo a necessidade pode nos levar a maior tristeza, por não se ter meios de conseguir o que almejamos no momento.
Um carro que foi modernizado, sofreu alteração, e um carro , sabemos, não sente nem dor nem tristeza.
Um penteado que foi modificado também não tras nem dor, nem tristeza mano.
Abração,
Moura

Concordo Mano moura,
No ESE temos o bem e mal sofrer... ( e não o mau sofrer)

Reflitamos:
     ... "Quem de nós, meu amigo, poderá apreender toda a significação do sofrimento?
        Indagas a razão por que permitiu o Senhor atravessasses tão dura prova...
        Não será o mesmo que interrogar o oleiro pelos motivos que o compelem a cozer o delicado vaso em calor ardente, ou inquirir do artista os propósitos que o levam a martelar a pedra bruta, para a obra-prima de estatuária?
A dor expande a vida, o sacrifício liberta-a. 
O martírio é problema de origem divina. 
        Tentando solvê-lo, pode o espírito elevar-se ao píncaro resplandecente ou precipitar-se em abismo tenebroso; porque:
muitos retiram do sofrimento o óleo da paciência, com que acendem a luz para vencer as próprias trevas, ao passo que outros dele extraem pedras e acúleos de revolta, com que se despenham na sombra dos precipícios."

        ... "O pranto de compunção tem miraculoso poder sobre a alma ferida."

NO MUNDO MAIOR - Francisco Cândido Xavier - pelo espírito André Luiz - 20ª edição. * - @1947

Filhodobino reflete:

Entretanto:
É natural, humano, que alguém a carregar um grão de areia se sinta sucumbido, enquanto outro carrega pedras alegremente, dizendo, vou contruir uma catedral.
Em tudo precisamos nos apoias em alteridade, empatia, sem contudo compactuar...

Saúde e Paz!


« Última modificação: 07 de Janeiro de 2013, 18:11 by filhodobino »
Registado
Saúde e Paz!

Offline verasantosrj

  • Mundo Primitivo
  • *
  • Mensagens: 2
  • Participação: 0
  • verasantosrj has no influence.
  • Relevância: 0
Re: Para evoluir, o sofrimento é obrigatório
« Responder #11 em: 07 de Janeiro de 2013, 19:04 »
0Gostou?
Como Deus é amor, não   causa sofrimento a ninguém. A dor muitas vezes é necessária, porém o sofrimento não. Passamos dificuldade ao encontrar um obstáculo e  não buscamos no nosso interior a solução,  agimos por impulso e ai sim sofremos por uma decisão equivocada. A decisão não foi de Deus, foi nossa! Acredito não existir erro e acerto ,bom e mau, bem e mal, pois tudo depende do momento, da evolução do espirito,  de como encaramos a dificuldade, etc. Ex  quando casamos achamos que o outro é a cara metade, quando separamos dizemos que a escolha foi errada, ou seja no primeiro momento foi acerto, ao casarmos, e no segundo momento foi errado termos casado com aquela pessoa. Tudo muda ao longo do tempo com a nossa experiência, o que foi bom no passado pode ser ruim no presente , não é?

Registado

Offline filhodobino

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5407
  • Participação: 449
  • filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!filhodobino is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Pesquisando o psiquismo...
  • Relevância: +1572
  • Cidade: Contagem(MG)
  • País: Brasil
Re: Para evoluir, o sofrimento é obrigatório
« Responder #12 em: 07 de Janeiro de 2013, 19:13 »
0Gostou?
Citação de: verasantosrj em 07 de Janeiro de 2013, 19:04
Como Deus é amor, não   causa sofrimento a ninguém. A dor muitas vezes é necessária, porém o sofrimento não. Passamos dificuldade ao encontrar um obstáculo e  não buscamos no nosso interior a solução,  agimos por impulso e ai sim sofremos por uma decisão equivocada. A decisão não foi de Deus, foi nossa! Acredito não existir erro e acerto ,bom e mau, bem e mal, pois tudo depende do momento, da evolução do espirito,  de como encaramos a dificuldade, etc. Ex  quando casamos achamos que o outro é a cara metade, quando separamos dizemos que a escolha foi errada, ou seja no primeiro momento foi acerto, ao casarmos, e no segundo momento foi errado termos casado com aquela pessoa. Tudo muda ao longo do tempo com a nossa experiência, o que foi bom no passado pode ser ruim no presente , não é?

Amada irmã,
Para não fugir do tema, mas ao mesmo tempo, não me aguento silenciar diante do mesmo, é que me é mui caro, digo-lhe como disse a mim...
Dia 22 completaremos minha esposa e eu 41 anos de casados.
Não busque respostas fora...
Observe durante o tempo que julgares conveniente, o que sentes por sob a própria pele...
Conhecendo-a...

Reflitamos:
Reflitamos:
     ... "Quem de nós, meu amigo, poderá apreender toda a significação do sofrimento?
        Indagas a razão por que permitiu o Senhor atravessasses tão dura prova...
        Não será o mesmo que interrogar o oleiro pelos motivos que o compelem a cozer o delicado vaso em calor ardente, ou inquirir do artista os propósitos que o levam a martelar a pedra bruta, para a obra-prima de estatuária?
A dor expande a vida, o sacrifício liberta-a.

Saúde e Paz!

Registado
Saúde e Paz!

Offline Pratas

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 17
  • Participação: 2
  • Pratas barely matters.Pratas barely matters.
  • Relevância: +1
Re: Para evoluir, o sofrimento é obrigatório
« Responder #13 em: 07 de Janeiro de 2013, 20:13 »
0Gostou?
Citação de: Mourarego em 07 de Janeiro de 2013, 17:26
Parece que o amigo não entendeu, o sofrer lido na codificação quer dizer apenas Passar por. Logo não conduz a tristeza alguma.
Mano a obra foi escrita em frances e em 1800, logo modificá-la não é possível.
E nem só a necessidade nos convida à luta ou ao progresso e mesmo a necessidade pode nos levar a maior tristeza, por não se ter meios de conseguir o que almejamos no momento.
Um carro que foi modernizado, sofreu alteração, e um carro , sabemos, não sente nem dor nem tristeza.
Um penteado que foi modificado também não tras nem dor, nem tristeza mano.
Abração,
Moura

Você diz, Moura, que o sofrer lido na codificação quer dizer apenas Passar por. Logo não conduz a tristeza alguma. Pois, amigp, a minha mãe ao "passar pela" morte do meu irmão, que com cinquenta e poucos anos o coração parou e morreu, ficou em tão grande sofrimento que era visível o seu definhamento diário. Depois do filho morrer ela durou meia dúzia de meses e morreu também. Não é isto tristeza, e tão profunda que a levou atrás do filho, meu irmão?


Registado

Offline verasantosrj

  • Mundo Primitivo
  • *
  • Mensagens: 2
  • Participação: 0
  • verasantosrj has no influence.
  • Relevância: 0
Re: Para evoluir, o sofrimento é obrigatório
« Responder #14 em: 07 de Janeiro de 2013, 20:17 »
0Gostou?
Sr acho que não fui entendida, eu so dei um exemplo, pois sou casada a 39 anos, porém o que ocorre e pensarmos de uma forma no passado e mudamos o pensamento no presente. Logo o que considerei erro no passado posso considerar que e acerto no presente ou Vice-versão. Um abraço Vera

Registado


  • Imprimir
Páginas: [1] 2 3 ... 5   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
É necessário reencarnar para evoluir?

Iniciado por FENet Reencarnação

1 Respostas
6899 Visualizações
Última mensagem 30 de Abril de 2006, 15:57
by Antero
Sofrer Para Evoluir?

Iniciado por Marianna Lei de Causa e Efeito

9 Respostas
34300 Visualizações
Última mensagem 24 de Outubro de 2016, 05:16
by Marianna
Agenda mínima para evoluir

Iniciado por Marccello Artigos Espíritas

12 Respostas
9430 Visualizações
Última mensagem 18 de Julho de 2010, 19:25
by Marccello
Agenda Mínima para Evoluir

Iniciado por Marianna « 1 2 3 4 » Psicologia & Espiritismo

48 Respostas
16526 Visualizações
Última mensagem 31 de Dezembro de 2017, 21:21
by Marianna
Temos de sofrer para evoluir?

Iniciado por lconforjr « 1 2 ... 6 7 » Lei de Causa e Efeito

97 Respostas
12325 Visualizações
Última mensagem 01 de Junho de 2015, 15:08
by lconforjr

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC