Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • Psicologia & Espiritismo »
  • Auto-Conhecimento »
  • O QUE SERIA A REFORMA ÍNTIMA?

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o fundo

Autor Tópico: O QUE SERIA A REFORMA ÍNTIMA?  (Lida 3840 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline HelenaBeatriz

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 7906
  • Participação: 745
  • HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Alguns procuram a felicidade, outros a criam.
  • Relevância: +1449
  • Cidade: Rio de Janeiro
O QUE SERIA A REFORMA ÍNTIMA?
« em: 04 de Outubro de 2009, 14:36 »
0Gostou?
Ser Melhor

Reforma Íntima Sem Martírio



 

“Para nos melhorarmos, outorgou-nos Deus, precisamente, o de que mais necessitamos e nos basta: a voz da consciência e as tendências instintivas. Priva-nos do que nos seria prejudicial.”
O Evangelho Segundo Espiritismo
Capítulo V – item 11

         Será muito útil à comunidade espírita um maior empenho em seus grupamentos no entendimento do tema reforma íntima.

Apesar dos debates assíduos, observa-se ainda uma lacuna no apontamento de caminhos pelos quais se possa encetar um programa de melhoria pessoal. Mesmo sensibilizados para sua importância, pergunta-se: como fazer reforma íntima?

         O primeiro passo a mais amplos resultados nesse campo será possuir a noção bem clara do que seja essa proposta no terreno individual. Propomos então uma releitura de sua conceituação em favor da oxigenação de nossas idéias.

         Associa-lhe, comumente, a idéia de anulação de sentimentos, negação de impulsos ou eliminação de tendências; idéias que, se não forem sensatamente exploradas, poderão tecer uma vinculação mental ao obsoleto bordão do “pecado original”, uma cultura diametralmente incoerente com a lógica espírita.
 Essa vinculação conduz-nos a priorizar a repressão como sistema de mudança, ou seja, a violentação do mundo íntimo, gerando um estado compulsivo de conflito e pressão psíquica, uma “tortura interior”.
 Esse sistema de inaceitação é caracterizado, quase sempre, pela ansiedade em aplacar sentimentos de culpa, uma fuga que declara a condição íntima de indignidade pelo fato de sentir, fazer ou pensar em desacordo com o que aprendemos nos lúcidos conteúdos  da Doutrina.

         A culpa não renova, limita. Não educa, contém.

         A culpa nasce no ato de avaliar o direito natural de errar como sendo um pecado que merece ser castigado, uma estrutura mental condicionada que carece de reeducação a fim de atingir o patamar de uma relação pacífica conosco mesmo.

         Reforma íntima não é ser contra nós. Não é reprimir e sim educar. Não é exterminar o mal em nós, e sim fortalecer o bem que está adormecido na consciência.

         A palavra educação, que vem do latim educere, significa tirar de dentro para fora. Renovar é extrair da alma os valores divinos que recebemos quando fomos criados.

         Educação é disciplina com consentimento íntimo, fruto de um acordo conosco celebrado em harmonia, bem distante dos quadros torturantes de neurose e severidade consigo.

         Claro que, para se educar é preciso controle, tendo em vista os hábitos que arregimentamos nas vidas sucessivas.
 Entretanto, muitos discípulos permanecem apenas nesse estágio, definindo seu crescimento espiritual pela quantidade de realizações a que se devota por fora, quando o crescimento pessoal só encontra medidas reais nos recessos do sentimento.
 Menos contenção e mais conscientização, eis a linha natural de aprender a “dar ouvido” aos alvitres do bem divino que retumbam qual eco de Deus na nossa intimidade.

         O conjunto dos ensinos espíritas é um roteiro completo para todos os perfis de necessidades no aperfeiçoamento da humanidade.
Tomar todo esse conjunto como regras para absorção instantânea é demonstrar uma visão dogmática de crescimento, gerando aflições e temores, perfeccionismo e ansiedade, que são desnecessários no aproveitamento das oportunidades.

         Reforma íntima é ser melhor hoje em relação ao ontem, e jamais deixar arrefecer o desejo de ser um tanto melhor amanhã em relação ao hoje.
Basta-nos aprender a ouvir a consciência e a estudar nossos instintos.
Reforma é um trabalho processual.
A esse respeito, assim se pronuncia a Equipe Verdade:
         “Conhece bem pouco os homens quem imagine que uma causa qualquer os possa transformar como que por encanto. As idéias só pouco a pouco se modificam, conforme os indivíduos, e preciso é que algumas gerações se passem, para que se apaguem totalmente os vestígios dos velhos hábitos. A transformação, pois, somente com o tempo, gradual e progressivamente, se pode operar” (Livro dos Espíritos –questão 800)

         Se conseguirmos assimilar essa definição na rotina dos dias, certamente estaremos nos beneficiando amplamente por entendermos que ninguém pode fazer mais que o suportável, sendo inútil acumular sofrimentos para manter metas não alcançáveis por agora.

 Exigir de si mais que o possível é dar espaço para tornarmo-nos ansiosos ou desanimados.

Valorizemos com otimismo e aceitação o que temos condição de fazer para ser melhor, mas jamais deixemos de aferir sinceramente, em nosso próprio favor, se não estamos sob o fascínio do desculpismo e da fuga, e procuremos a cada dia fazer algo mais pelo bem de nós próprios e do próximo.

-----------------
Reforma Íntima Sem Martírio, As Dores Psicológicas do Crescimento Interior.
Pelo Espírito Ermance Dufaux



Registado
"O homem que considera sua razão infalível, está bem próximo do erro". Allan Kardec (LE)

Offline Aldebaran

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1417
  • Participação: 0
  • Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +267
Re: O QUE SERIA A REFORMA ÍNTIMA?
« Responder #1 em: 04 de Outubro de 2009, 20:08 »
0Gostou?
Citação de: HelenaBeatriz em 04 de Outubro de 2009, 14:36
As Dores Psicológicas do Crescimento Interior.
Pelo Espírito Ermance Dufaux[/b]

Reforma íntima não é ser contra nós. Não é reprimir e sim educar. Não é exterminar o mal em nós, e sim fortalecer o bem que está adormecido na consciência.


Olá, Helena Beatriz!
Que mensagem linda e esclarecedora.
O título do livro é bem sugestivo. Vou ler.
Esperei durante décadas o surgimento dessa "continuação" da Revelação Espírita, e parece que ela chegou.
Dá a impressão que no século XIX, tais coisas ainda não poderiam ser ditas. Houve que se esperar pelo desenvolvimento da Psicologia no século XIX, é é por isso que eu selecionei, do seu texto, o trecho que está citado.

Abraços

Registado
&

Offline HelenaBeatriz

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 7906
  • Participação: 745
  • HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Alguns procuram a felicidade, outros a criam.
  • Relevância: +1449
  • Cidade: Rio de Janeiro
Re: O QUE SERIA A REFORMA ÍNTIMA?
« Responder #2 em: 05 de Outubro de 2009, 11:54 »
0Gostou?
Olá, Adelbaran!!
É verdade, amigo, sinto assim também... No passado ainda se estava muito preso ao Estoicismo. Paulo de Tarso era dessa escola, idem Emmanuel.
Sem críticas ao estoicismo, que albergou grandes pensadores, mas percebemos que os espíritos que se comunicam conosco na atualidade falam-nos muito mais de amor, de auto-perdão, de aprender que a dor pode até ser inevitável, mas o sofrimento não, é opcional, como no poema de Carlos Drummond de Andrade.
E todos nos lembram que o desapego é necessário, pois tudo é ilusório e que Deus é onisciente, onipresente e onipotente. Assim, nada é o que parece!!

O Psicólogo espírita Adenauer Novaes nos escreve em seu livro "Felicidade sem culpa":
"A maioria das pessoas se sente infeliz, ou adia sua felicidade, por causa da internalização de um poderoso mecanismo, seja social, moral ou religioso, introdutor de culpa.........O grande gerador da infelicidade é a culpa que nos permite, quando instalada, esperar algum tipo de punição para alívio daquilo que consideramos uma transgressão. Vivemos sempre à
espera de que essa punição ocorra, gerando ansiedade e adiando nossa felicidade......Não entregue sua felicidade à crítica das religiões, das filosofias, dos outros ou dos equívocos que cometeu. A religião, por natureza, deve facilitar o processo de crescimento do ser humano...."

Pois é, amigo, a religião precisa ser uma auxiliar de nosso equilíbrio psicológico e espiritual.
Não podemos colocar nossa felicidade à mercê das contingências acidentais de nossas vidas
ou na dependência de uma fase de turbulência que estejamos passando. Podemos ser felizes e estarmos temporariamente tristes por isso ou por aquilo, mas com a certeza de que tudo passará.
Para isso é necessário que assumamos o comando do nosso "barco", colocando-nos no propósito de sermos felizes.

Para encontrarmos a bendita felicidade precisamos reunir nossos mais íntimos propósitos, nossas maiores e melhores intenções, nos fortalecendo sempre com as energias da prece e entrando em contato com nosso Deus íntimo, Aquele que nos fala à alma.

E quando a encontrarmos, Aldebaran, lá dentro de nós, vamos sair por aí repartindo por onde passarmos, com quem quer que seja, pois a felicidade se multiplica quando a doamos de coração.
Com carinho,
Helena

Registado
"O homem que considera sua razão infalível, está bem próximo do erro". Allan Kardec (LE)

Offline Aldebaran

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1417
  • Participação: 0
  • Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.Aldebaran is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +267
Re: O QUE SERIA A REFORMA ÍNTIMA?
« Responder #3 em: 05 de Outubro de 2009, 14:36 »
0Gostou?
Citação de: HelenaBeatriz em 05 de Outubro de 2009, 11:54
E quando a encontrarmos (a felicidade), Aldebaran, lá dentro de nós, vamos sair por aí repartindo por onde passarmos, com quem quer que seja, pois a felicidade se multiplica quando a doamos de coração.
Oi Helena. Bom Dia! Sábias palavras as suas, e esse trecho citado aí por você, a meu ver é a única caridade possível, ou a melhor delas.
Mas quanto  a gente apanhou até chegar a esse  entendimento!! É por isso que eu estou gostando de ver nesse fórum pessoas como você e outros que, já estão dando continuidade ao desenvolvimento da Doutrina Espírita à Luz da Ciência. E agora, chegou mesmo uma nova fase do Espiritismo, em que os próprios Espíritos,  já começam a escrever de acordo com os avanços da Psicologia e outras ciências. A culpa, sem dúvida, tolhe o desabrochar de nossas potencialidades. Obrigado pela mensagem, ganhei o dia hoje  ;)
bjs,

Renato

Registado
&


  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
REFORMA-ÍNTIMA

Iniciado por Almeida Auto-Conhecimento

11 Respostas
16287 Visualizações
Última mensagem 03 de Agosto de 2008, 13:16
by Elis
Reforma Íntima

Iniciado por FENet Mensagens de Ânimo

1 Respostas
7033 Visualizações
Última mensagem 04 de Março de 2008, 13:59
by Gigii
REFORMA ÍNTIMA

Iniciado por Divani Artigos Espíritas

0 Respostas
4124 Visualizações
Última mensagem 22 de Janeiro de 2009, 18:48
by Divani
A REFORMA ÍNTIMA.

Iniciado por Regina Prins Auto-Conhecimento

0 Respostas
2429 Visualizações
Última mensagem 13 de Fevereiro de 2009, 20:54
by Regina Prins
REFORMA ÍNTIMA II

Iniciado por Regina Prins Auto-Conhecimento

0 Respostas
1911 Visualizações
Última mensagem 13 de Fevereiro de 2009, 20:56
by Regina Prins

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC