Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • Psicologia & Espiritismo »
  • Auto-Conhecimento »
  • O que é a Ilusão?

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: 1 ... 5 6 [7]   Ir para o fundo

Autor Tópico: O que é a Ilusão?  (Lida 30848 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Diegas

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2284
  • Participação: 17
  • Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!Diegas is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +350
Re: O que é a Ilusão?
« Responder #90 em: 04 de Maio de 2010, 22:21 »
0Gostou?
Citação de: Anton Kiudero em 04 de Maio de 2010, 22:06
Sei que é dificil, compreender isto, mas não espero que todos compreendam no momento. Alguns ja o compreendem bem...'


Olá, Anton


Conforme as premissas que voces apregoam, queiramos ou não, somos todos uns iludidos. Até os mestres que aqui aportaram não escapam. Cada um tem a sua verdadezinha, e vive a vida de encarnado que, aliás, é bastante materializada. A sua também, creio.

Então, amigo, qual o caminho para evoluir sem conviver com todas estas ilusões ? Soda caustica nos olhos, para não enxergar o que há e as pessoas em volta, ou viver dentro de si como um caracol ajudam na tarefa evolutiva ?

Observe que estou no embalo dessa nova progressa onda: o que faço agora ? Qual o próximo passo para a Realidade: Durmo ou cochilo ?



Abç


« Última modificação: 04 de Maio de 2010, 22:24 by Diegas »
Registado
&

Offline Anton Kiudero

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4812
  • Participação: 346
  • Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!Anton Kiudero is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +2336
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Re: O que é a Ilusão?
« Responder #91 em: 04 de Maio de 2010, 22:57 »
-1Gostou?
Citação de: Diegas em 04 de Maio de 2010, 22:21
Conforme as premissas que voces apregoam, queiramos ou não, somos todos uns iludidos. Até os mestres que aqui aportaram não escapam. Cada um tem a sua verdadezinha, e vive a vida de encarnado que, aliás, é bastante materializada. A sua também, creio.

Então, amigo, qual o caminho para evoluir sem conviver com todas estas ilusões ? Soda caustica nos olhos, para não enxergar o que há e as pessoas em volta, ou viver dentro de si como um caracol ajudam na tarefa evolutiva ?

Observe que estou no embalo dessa nova progressa onda: o que faço agora ? Qual o próximo passo para a Realidade: Durmo ou cochilo ?

Ola Diegas,

Não materialize as coisas, porque em momento algum falei de materia. Ilusões e verdades são conceitos que criamos onde atribuimos valores a coisas, pessoas e acontecimentos. E estes valores, uma vez atribuidos, passam a ter como que uma vida propria e regem as percepções, as sensações, os sentimentos e os pensamentos do espirito a partir daquele momento.

Este o motivo de não atribuir valores ou julgar alguma coisa. Viva a vida que voce vive, faça as coisas que voce faz, mas não permita que o ego ou a mente programada para a encarnação atual do espirito qualifique tudo a seu entorno. Se a mente disser "olha que mulher bonita", não digue "é um tribufu" o que seria outra verdade... Apenas diga "e daí?" e siga em frente. Isto se aplica a tudo, pessoas, coisas e situações igualmente. É simples, pratico e indolor e principalmente, para os fieis espiritas, não é antidoutrinario...

Ah! quase esqueci, tambem não engorda...

Registado
Quem ama a Deus conversa incessantemente com ele, como com um Pai, despojando-se de todo pensamento.

Atlante

  • Visitante
Re: O que é a Ilusão?
« Responder #92 em: 05 de Maio de 2010, 00:49 »
0Gostou?
Citação de: Anton Kiudero em 04 de Maio de 2010, 20:49
Citação de: Atlante em 04 de Maio de 2010, 20:12
Aqui até estariamos de acordo se não fosse essa história das ilusões.
Porque o facto é que não é uma ilusão, o estado em que cada um se encontra, é uma realidade. Porque se não fosse uma realidade pura e simplesmente não existia e não existindo não seria necessário repetir como afirma.
E é necessário repetir para alterar, essa realidade, para uma outra realidade.

Bem, no universo existem Deus, os espiritos e a matéria. E se nos não temos meios para saber o que é Deus, desconhecemos o que seja espirito e tampouco sabemos o que seja materia, tudo o que passa pela mente, todas as percepções são ilusorias e geram verdades que aprisionam o espirito. É somente disto que estamos falando aqui.

E todas as verdades e ilusões são individuais, afetamdo apenas o espirito ou agrupamento de espiritos que criam as mesmas imagens. Veja a literatura "espirita" que abunda em relatos de toda sorte a este respeito de espiritos que não conseguiram passar este estagio.

Se voce acreditar que não existem ilusões, isto sera verdadeiro para voce e voce vivera em sua verdade particular, seja esta qual for. O livre arbitrio para esta escolha moral é absoluto.

Continuamos concordantes nalgumas coisas, discordantes em muitas outras.
Tanto as verdades como as ilusões são individuais, fora de duvida.
Da mesma forma que não compreendo a razão porque teima em afirmar que eu não acredito em ilusões. Nunca disse isso e a prova é que por diversas vezes afirmei que o meu amigo e o seu afilhado Dim Dim, estão vivendo na ilusão de que tudo é ilusão. E é com isto que não concordo, que se diga que tudo é ilusão.
Aquilo que existe é realidade, aquilo que não existe, o imaginário, é ilusão. Tão simples como isso.
O meu amigo, e o seu afilhado, afirmam todo o tempo que a matéria não existe, que é ilusão. Mas agem sobre a matéria, alimentam vosso corpo físico de matéria, vivem em casas de matéria, transportam-se em veiculos de matéria. Então a matéria existe, é uma realidade. Como afirmar que é uma ilusão?

Já agora deixo uma questão.
Se tudo é ilusão, como justificar a desilusão?

Voltando ao principio do seu post.
O meu amigo afirma, sem qualquer duvida, que:
" no universo existem Deus, os espiritos e a matéria."
Ora isto é uma realidade, até para si na forma afirmativa como coloca a frase.

Mas depois entra na negação de si mesmo e vem dizer que uma vez que não podemos saber o que é Deus não podemos saber mais nada e tudo passa da realidade inicial para o mundo daa ilusão. Isto apenas porque não podemos saber o que é Deus.
Mas a doutrina espírita define o que é  Espírito, o que é matéria e o que é energia.
O que restar será Deus, certamente.
Então porquê a ilusão?

Atlante

Registado


  • Imprimir
Páginas: 1 ... 5 6 [7]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
ILUSÃO

Iniciado por aruanda Auto-Conhecimento

5 Respostas
5318 Visualizações
Última mensagem 23 de Novembro de 2010, 07:51
by helena 6
A ilusão

Iniciado por Marccello Áudio

2 Respostas
3467 Visualizações
Última mensagem 18 de Abril de 2010, 19:09
by Marccello
A ilusão do sangue

Iniciado por Marccello Artigos Espíritas

8 Respostas
4395 Visualizações
Última mensagem 14 de Maio de 2010, 01:41
by Marccello
Ego e Ilusão

Iniciado por Hebe M C « 1 2 ... 86 87 » Psicologia & Espiritismo

1292 Respostas
206499 Visualizações
Última mensagem 03 de Novembro de 2010, 09:43
by Hebe M C
ILUSÃO DO REFLEXO

Iniciado por acerlopes Power Point

0 Respostas
1802 Visualizações
Última mensagem 14 de Julho de 2010, 01:15
by acerlopes

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC