0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Danilo: "Leia o capítulo "O bem e o mal" do livro A Gênese, e lá você encontrará uma explicação mais que racional para a existência da dor e do sofrimento.Só adianto: Tudo é perfeito na obra de Deus."Então, se há dor e sofrimento, mesmo sendo tudo perfeito na obra de Deus, não podemos excluir o Satanás, não é assim?Se me disseres que os males, as dores e os sofrimentos procedem do homem, tens que me dizer, também, que é o homem carnal, o homem exterior, que se ama mais a si próprio que a Deus, que vive da imaginação ditada pela memória, tudo ilusões. Este homem os nossos antepassados chamavam-lhe o Satanás. Satanás era aquele que se amava mais a si próprio do que a Deus, e é.
Se Deus é único criador e fez uma criatura com capacidade/possibilidade de amar mais a sí própria do que a Ele, então também deu a esta criatura o livre-arbítrio (ou algo do gênero), ou estamos em um impasse diante do caráter de Deus. Alguém pode explicar como uma criatura sem livre-arbítrio pode se virar contra seu criador?
Foi devido a todas essas dúvidas que Santo Agostinho disse estas palavras...Eu contemplei todas estas outras coisas sob Vós, e vi que nem existem absolutamente, nem absolutamente deixam de existir. Por certo têm existência pois procedem de Vós; e, no entanto, não existem pois não são o que Vós sois. Pois apenas existe verdadeiramente aquilo que permanece imutável…Porque, na realidade, tudo o que é visto e percebido é ilusão. Isto inclui o mundo inteiro, com homens e tudo. Apenas há Deus, a causa, os efeitos são ilusórios.
Citação de: Edil Curvelo em 21 de Março de 2012, 18:58Se Deus é único criador e fez uma criatura com capacidade/possibilidade de amar mais a sí própria do que a Ele, então também deu a esta criatura o livre-arbítrio (ou algo do gênero), ou estamos em um impasse diante do caráter de Deus. Alguém pode explicar como uma criatura sem livre-arbítrio pode se virar contra seu criador?Amigo Edil,Mas é claro que o espirito encarnado ou desencarnado possui o livre arbítrio moral. Deus lhe da a total liberdade para isto. O espirito pode até mesmo afirmar que Deus não existe. Isto não esta em discussão. O que estamos conversando é sobre o livre arbítrio de 'fazer' algo a algum outro espirito. Isto nenhum espírito possui.Fique com Deus,Anton
Iniciado por dust_in_the_wind « 1 2 » Artigos Espíritas
Iniciado por Regina Prins « 1 2 » Lei de Causa e Efeito
Iniciado por Conforti Perguntas Frequentes
Iniciado por HelenaBeatriz « 1 2 3 4 5 » Off-topic
Iniciado por dOM JORGE Acção do Dia
Estudos mensais
O seu e-mail:
ÂÂÂ Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.