Forum Espirita

GERAL => Psicologia & Espiritismo => Auto-Conhecimento => Tópico iniciado por: Victor Passos em 27 de Janeiro de 2008, 10:08

Título: O CONSOLADOR
Enviado por: Victor Passos em 27 de Janeiro de 2008, 10:08
"Não vitalizes tristezas nem desencantos, apesar das configurações de sofrimento que surjam e se avolumem pela senda que percorres. Quando tudo parece perdido, invariavelmente uma solução surge, inesperada, providencial. E se não se materializa a resposta almejada, directriz melhor conduzirá o problema de maneira salutar para ti mesmo, se te dispuseres esperar. Sombras não se modificam com sombras.
O pântano não renascerá drenado com a condenação da lama. Mister esparzir luz e fazer canais providenciais. Para tanto, o homem deve impor-se a tarefa de abrir janelas de optimismo nas salas onde dominam tristezas e arejar escaninhos pestilenciais de pessimismo mediante o aroma da esperança." (Joanna de Ângelis/Divaldo P. Franco)
 

O CONSOLADOR
Leticia Thompson
 
Quando repenso em meu passado, percebo que nos momentos mais críticos da minha vida nunca estive sozinha.
Como todo mundo um momento ou outro da existência, passei por dificuldades. Há pessoas que, por razões que desconheço, penam mais que outras. E aconteceu comigo de ter momentos onde eu não tinha mais forças nas pernas para caminhar. Não era sofrimento físico, era moral, onde eu não podia olhar pra frente de tanto os olhos viviam cheios de lágrimas.
Nessas horas eu falava ainda mais forte com Deus. Nessas horas eu dizia: "me leva porque já não sei mais ir sozinha." E nessas horas sempre houve um amigo por perto. Muitas vezes simplesmente do outro lado do telefone. Isso me tornava mais forte.

E só mesmo agora repensando nisso é que compreendo o que Jesus disse: "vou para o Pai, mas enviarei um Consolador". Enquanto esteve pessoalmente na terra, Jesus cuidou das pessoas. Mas, indo, não nos abandonou.
Esse Consolador é o que vem quando nos sentimos frágeis e move o coração das pessoas que nos amam verdadeiramente para que essas estejam do nosso lado nos ajudando a nos levantar.
Só mesmo Deus pode dar consolo, só mesmo Ele pode mostrar saídas onde só vemos muros, só mesmo Ele pode restaurar nossas vidas quebradas. E os amigos de verdade são os missionários que Deus envia. Muitos nem sabem disso, ajudam sem questionamentos, porque isso é natural na amizade. Mas a amizade é mais que algo simples e natural, amizade é algo Divino, tem as Mãos de Deus, tem perfume de Deus, tem manifestação de Deus.

As dificuldades e sofrimentos chegam muitas vezes na nossa vida para modificar nosso caminho e nos tornar pessoas melhores. Como o ouro e o cristal, somos moldados através do fogo.  A custo de sofrimentos e lágrimas, vamos aprendendo a lutar até que um dia olhamos pra trás e a pessoa que existia em nós parecia uma outra.
Uma pessoa que vence na vida não é porque teve sempre tudo muito fácil e de mão beijada, mas alguém que conseguiu superar os obstáculos que encontrou pelo caminho. E ninguém é grande e forte o bastante para conseguir isso sozinho, mesmo se a força interior, a vontade de conseguir colabora em grande percentagem.
Quem vence é porque teve mais que duas mãos para alcançar as coisas e mais que duas pernas para caminhar.
 Quem vence é porque tem Deus actuando através dos amigos que Ele envia...



"Vive de tal forma que deixes pegadas luminosas no caminho percorrido,  como estrelas apontando o rumo da felicidade e não deixes ninguém afastar-se de ti sem que leve um traço de bondade, ou um sinal de paz da tua vida". (Joanna de Ângelis)