Forum Espirita

GERAL => Psicologia & Espiritismo => Auto-Conhecimento => Tópico iniciado por: Anton Kiudero em 03 de Março de 2011, 22:52

Título: O Acaso
Enviado por: Anton Kiudero em 03 de Março de 2011, 22:52
O Acaso

Não se pode atribuir ao caso, à sorte ou ao azar a combinação fortuita de elementos para que determinada ação aconteça. Isto porque o acaso, a sorte e o azar não são inteligentes, ou seja, não tem capacidade de analisar e dar a cada um o que merece. Este é o ensinamento. Ele está certo? Sim, seguindo a linha de raciocínio do Espírito da Verdade sim. Agora vamos aplicar este ensinamento à vida...

Para isso, pergunto: foi por um acaso que uma mulher descobriu a radioatividade, o que levou a humanidade o conhecimento sobre a energia atômica? Foi por acaso que um homem pegou esta descoberta e criou a bomba atômica? Foi por acaso que outro homem decidiu jogar esta bomba exatamente sobre duas cidades. E se foi por um acaso, a partir do que a bomba funcionou? Pela propriedade íntima da matéria?

Se aplicarmos o que lemos no Livro dos Espíritos, teremos que dizer que nada disso aconteceu por um acaso ou que foi obra causada primariamente por alguém, mas que tudo se originou em Deus... Desmistificar o mundo: este é o resultado que a prática dos ensinamentos dos mestres alcança. Não há acasos nem intencionalidade individuais porque atrás de qualquer propriedade, humana ou material, existe uma Causa Primária.

Não há acaso na humanidade ter, naquele exato momento, às vésperas de uma guerra, transformado a descoberta da radioatividade em uma bomba de alta destruição. Não há acaso no homem ter direcionado todo seu esforço para construir a bomba. Não há acaso de esta bomba ter caído exatamente naquelas duas cidades enquanto milhares de outras estavam também em guerra.

Há sempre uma Causa Primária e ela não pode ser gerada pelo acaso, pois ele não é nada. Esta Causa Inteligente é gerada pela Inteligência Suprema do Universo, ou seja, aquele que sabe a Verdade. Aplicando-se esta linha de raciocínio que foi ensinada pelo Espírito da Verdade àquilo que temos notícia, temos que entender que a energia atômica foi descoberta na hora que precisava ser descoberta. Para que? Para criar a bomba atômica na hora que ela deveria existir para cair na cidade que tinha que cair... Acabou.

Acabou a sorte, o azar, o acaso, a maldade... Acabou tudo, porque em tudo se colocou a Causa Primária de todas as coisas. Colocou-se Deus.


Título: Re: O Acaso
Enviado por: Adelpho em 04 de Março de 2011, 16:03
Há alguns anos, quando trabalha numa empresa do Grupo Mitsubishi, tive um colega que perdera parte da família em Nagasaki, vítima da bomba atônica. Apesar da angustiosa lembrança, era uma pessoa conformada, alegre e extremamente religiosa. Tempos depois, ao reencontrarmo-nos, não o reconheci... Tornara-se ateu e revoltado. Em resumo, a partir daí, nas minhas reflexões, prefiro afirmar: "O acaso sempre existiu, só que está sob o controle de Deus".