Forum Espirita

GERAL => Psicologia & Espiritismo => Auto-Conhecimento => Tópico iniciado por: Espiritaonline em 29 de Setembro de 2008, 23:32

Título: Mudar a Auto-Imagem
Enviado por: Espiritaonline em 29 de Setembro de 2008, 23:32


        Nós achamos que somos maus, no entanto somos apenas ignorantes.
        Nós achamos que temos um interior inadequado, no entanto temos um jeito de ser único.
        Nós achamos que deveríamos ser perfeitos, no entanto somos apenas seres em desenvolvimento espiritual.
        Nós achamos que somos anormais, no entanto somos apenas criaturas vivenciando a normalidade da imperfeição humana."
(Um modo de entender - uma nova forma de viver - Hammed - Francisco do Espírito Santo Neto - Página 29 - 1ª. edição)

        Você consegue perceber que nas frases acima está anunciada a nossa libertação? Todo um peso de culpas foi sacudido por essas afirmativas tão simples e sábias.

        Durante nossa história milenar fomos absorvendo idéias tristes de culpas e castigos. Essas idéias acumularam-se em nosso íntimo e emergem como sentimentos fortes a cada vez que reprisamos uma ação negativa ou de omissão.

        Nesse caminhar, passamos a acreditar com firmeza que muitos sentimentos, posturas e impulsos nos tornam errados, anormais, maus. E que tudo isso deve ficar escondido, reprimido em nossa intimidade, pois não suportaríamos a vergonha de constatarmos o que há dentro de nós.

        O Cristo, porém, e mais claramente o Consolador, vêm promover um despertar fundamental para nossa felicidade. Todos nós queremos ser felizes e por medo de se conhecer, pois conhecer-se sempre foi perceber a vergonha de ser o que é, recuamos apavorados e nos voltamos para o mundo, quase que exclusivamente para a vida exterior.

        A Vida tem nos mostrado que não há nada no mundo exterior que não nos convide a voltarmos para nosso próprio interior para descobrir que somente ali há a felicidade. Pois é em nosso íntimo que estão nossos anseios existenciais e sem a realização deles não haverá paz e alegria de viver.

        Nossa felicidade está na liberdade de sermos o que somos, pois não somos maus, nem anormais, nem inadequados. Somos Filhos de Deus e isso tem que representar a grandiosidade do Amor Divino em nós. Se podemos nos maravilhar com o mundo que nos cerca, como não somos capazes de acreditar que nada em nossa essência é vergonhoso.

        Nossos erros? Nossos desejos? Nosso egoísmo? Sim, eles existem em nós, mas eles são incapazes de tirar o menor brilho de nossa essência, de nos impedir de crescer para a Luz, de diminuir nossa capacidade de amar, de renunciar pelo outro.

        Vamos nos libertar da tristeza da culpa. Nos amarmos.
        Vamos mergulhar em nós mesmos sem medo. Nos aceitarmos.

        A Vida tem como único objetivo permitir nosso crescimento e felicidade e nós estamos naquele exato momento de decidir como será o próximo passo: será autêntico, nascido do nosso íntimo, ou será inconsciente, nascido do automatismo que nos aprisiona?

Edgar Miguel
Bauru/SP

http://www.chicoxavierbrasil.com/
Título: Re: Mudar a Auto-Imagem
Enviado por: lmluana em 04 de Outubro de 2008, 01:24
Nossa...que mensagem mais linda.
A cada frase, uma reflexão...
Parabéns.
E obrigada pela riqueza da mensagem.