Forum Espirita

GERAL => Psicologia & Espiritismo => Auto-Conhecimento => Tópico iniciado por: Felipa em 29 de Março de 2012, 00:37

Título: Condicionamento - Osho
Enviado por: Felipa em 29 de Março de 2012, 00:37

Condicionamento

“Há uma antiga história Zen a respeito de um leão que foi criado por ovelhas, e pensava que era uma delas, até que um velho leão o capturou e o levou até um lago, onde lhe mostrou o seu próprio reflexo.
Muitos de nós somos como esse leão — a imagem que temos de nós mesmos não advém da nossa própria vivência direta, mas das opiniões dos outros. Uma “personalidade” imposta de fora substitui a individualidade que poderia ter se desenvolvido de dentro. Nós nos tornamos apenas mais uma ovelha no rebanho, incapazes de nos movermos livremente, e inconscientes da nossa verdadeira identidade.
É hora de dar uma olhadela no seu próprio reflexo no lago, e de tomar a iniciativa de libertar-se do que quer que lhe tenha sido imposto como condicionamento pelos outros …
… É hora de acordar o leão adormecido dentro de você!
A menos que você abandone a sua personalidade, você não será capaz de encontrar a sua individualidade.
A individualidade é dada pela existência; a personalidade é imposta pela sociedade.
Personalidade é conveniência social.
A sociedade não pode tolerar a individualidade porque a individualidade não acompanhará o rebanho, como uma ovelha. A individualidade tem a natureza do leão: o leão move-se sozinho.
As ovelhas estão sempre em rebanho, na esperança de que estar em grupo será aconchegante. Em meio à multidão, o indivíduo sente-se mais protegido, seguro. Se alguém atacar, na multidão há todas as possibilidades de você se salvar. Mas, e estando só? — apenas os leões andam sós.
Nascemos leões,
mas a sociedade está sempre condicionando, programando a mente de todos como ovelhas …
Ela lhes imprime uma personalidade, uma personalidade agradável, simpática, muito conveniente, muito obediente.
A sociedade quer escravos, não pessoas que sejam absolutamente dedicadas à liberdade. A sociedade quer escravos porque os interesses estabelecidos querem obediência.”
Osho

Título: Re: Condicionamento - Osho
Enviado por: Anton Kiudero em 29 de Março de 2012, 11:05
Voces sabem porque um elefante enorme fica preso por uma corrente a um pequeno toco de madeira que poderia arrancar com facilidade, mas não o faz?

Porque é preso desde filhote a um toco bem firme do qual tenta libertar-se em vão por algumas semanas. Depois se acostuma e continua preso sem estar preso pelo resto de sua existencia.

Dizem que é desde pequeno que se torce o pepino e deve ser verdade... Mas os condicionamentos impostos ao espirito encarnado até que ele se torne um "ser humano", pensando e agindo como os demais são incrivelmente complexos, mas podem ser revertidos com facilidade.

Desde que o espirito encarnado assim o deseje. Mas se já foi condicionado a não desejar nada fora o que foi condicionado a pensar que seja "certo" ou "verdade", não deseja mudar nada.

E não muda. E não mudando, ao desencarnar vai para o fim da fila, esperar uma nova oportunidade. Indefinidamente.

Título: Re: Condicionamento - Osho
Enviado por: Antonio Renato em 30 de Março de 2012, 02:53
Minha querida irmã Maria,meu nobre irmão Anton.Para ser real e verdadeiro se faz necessário
libertar-se,se rebelar contra os convicionalimos sociais,os condicionamentos impostos por essa
sociedade hipócrita que se veste de carneiro, para tornar todos em ovelhas orientadas por um
só pastor que coloca todos a sua vontade.Se não houver vontade própia em mudar,nunca será
o leão que tem dentro de si,e continuará ser a ovelha de um rebanho para sempre.
Fiquem na paz.
Título: Re: Condicionamento - Osho
Enviado por: Anton Kiudero em 30 de Março de 2012, 03:29
Apenas falar que ha condicionamentos e que podemos supera-los não é o suficiente para o processo.

Convido-os a reler este texto  http://www.forumespirita.net/fe/auto-conhecimento/as-quatro-ancoras/msg18886/#msg18886  que nos mostra quais os sentimentos que a sociedade criou em nos e atraves dos quais vivenciamos a realidade, ou melhor sob qual otica percebemos o mundo exterior a nos mesmos.

Conhecendo as raizes de todas as nossas motivações, facilita o caminho para o auto-conhecimento.

Que a paz fique com todos,
Anton

Título: Re: Condicionamento - Osho
Enviado por: ZERUELA em 10 de Abril de 2012, 20:01
Todos nossos condicionamento foram marcados pelo medo, principalmente, e pela infrutífera tentativa do prazer, já que o prazer no nosso  nível é totalmente efemero, então prazer, frustação e decepção estão de mãos dadas, condicionamo-nos em um conjunto de atitudes que hoje geram nossos sentimentos e pensamentos e agora estamos de frente com o Evangelho e com a doutrina espírita, e então, pasmamo-nos pela teoria e nossa pouca prática e até mesmo pela vergonha de não conseguir, um verdadeiro arremedo de tentativas frustadas, mas a alegria de tudo isto é que tudo isto faz parte, a jornada é exultante e bela, o processo de desconstrução e reconstrução é maravilhoso, com o advento da doutrina espírita as portas se alargam e a esperança de um Deus muito maior, mais maravilhoso, um ser humano em processo de caminhada rumo a luz, traz sem dúvida o que Jesus disse "O consolador prometido" agradeço imensamente existir a doutrina espírita e principalmente eu estar com ela, e olha que não sou nenhum apaixonado, mas reconheço a grandiosidade desta filosofia e através da prática mediúnica vejo as misérias se transformando e benções, somente Deus poderia conceber algo tão lindo através de seus tutelados.
paz