Forum Espirita

GERAL => Psicologia & Espiritismo => Auto-Conhecimento => Tópico iniciado por: Silvio Danilo em 04 de Maio de 2011, 05:39

Título: assertividade nos dias de hoje no espiritismo ? é utilizado quais são os metodos
Enviado por: Silvio Danilo em 04 de Maio de 2011, 05:39
Boa noite gostaria dos comentarios sobre esta questão.
Obrigado.

assertividade nos dias de hoje no espiritismo ? é utilizado quais são os metodos desta ferramenta.
Título: Re: assertividade nos dias de hoje no espiritismo ? é utilizado quais são os metodos
Enviado por: Mourarego em 04 de Maio de 2011, 16:07
Estimado Silvio,

trago o texto da autora Vera Martins, e que está contida em sua obra "Seja assertivo".

"O que é assertividade?

O termo assertividade origina-se de asserção. Fazer asserções quer dizer afirmar, do latim afirmare, tornar firme, confirmar e declarar com firmeza. (...)

A postura assertiva é uma virtude, pois se mantém no justo meio-termo entre dois extremos inadequados, um por excesso (agressão), outro por falta (submissão).

O significado de assertividade tem sido distorcido, promovendo resistência nas pessoas. Muitos entendem que ser assertivo é ter apenas uma comunicação sincera e objetiva, sentido-se com o direito de dizer muitos "nãos" e poucos "sims" aos outros, "doa a quem doer e custe a quem custar". (...)

No ambiente profissional, o perfil assertivo é cada vez mais valorizado, principalmente num mercado de mudanças contínuas, que exige decisões objetivas e focadas nos resultados esperados e que considera relevante a construção de parcerias. A técnica assertiva "aposta" na mudança de comportamento passivo ou agressivo para um comportamento maduro e honesto, adaptado a todos os tipos de personalidade.

O comportamento assertivo é ativo, direto e honesto, transmitindo uma impressão de auto-respeito e respeito pelos outros. (...)

Uma pessoa assertiva vence pela influência, atenção e negociação, oferecendo ao outro a opção pela coorperação. Não oferece retaliações e estimula a comunicação de mão dupla. (...)

Ser assertivo é dizer "SIM" e "NÃO" quando for preciso. (...)

Para se tornar uma pessoa assertiva, você precisa se fortalecer com as atitudes que chamamos de base para comportamento assertivo. Sem elas, é impossível desenvolver uma comunicação em que você afirma seu eu sem massacrar o eu do outro.

* AUTO ESTIMA: origina-se da imagem que você tem de si mesmo. É a sua reputação vista por seus próprios olhos. É o que você pensa e sente sobre si mesmo. A qualidade da auto-estima depende de você. Depende a aceitação, da confiança e do respeito que você tem por si mesmo.

* DETERMINAÇÃO: é uma energia que faz você ter coragem para ir em frente e não desistir perante os obstáculos. É ter foco e clareza sobre onde quer chegar.

* EMPATIA: é colocar-se no lugar do outro mentalmente e sentir o que o outro está sentindo numa determinada situação. Somente pessoas maduras conseguem estabelecer empatia.

* ADAPTABILIDADE: é adequar seu estilo de comunicação e entrar em sintonia com seu interlocutor, seja uma criança, seja um idoso, tenha nível cultural alto ou baixo.

* AUTOCONTROLE: é assumir que o ser humano é bastante emocional e usar da racionalidade para gerenciar as emoções, não perdendo o controle das situações.

* TOLERÂNCIA À FRUSTRAÇÃO: é aceitar que não podemos só ouvir sins, pois exitem os nãos que são pertinentes e justos. Isto significa aceitar a diversidade humana.

* SOCIABILIDADE: é gostar de estar com pessoas, é se preocupar com o bem-estar do outro assim como o seu próprio. É tratar as pessoas com naturalidade e sem idéias preconcebidas.

Além dessas atitudes, existem três condições para ser assertivo:

1. Saber o que quer e aonde quer chegar
2. Partir de um pensamento positivo
3. Ser proativo para atingir os resultados"

Do exposto temos que a assertividade para ser exemplificada no teor da explicação doutrinária espírita deva ter como ferramenta não só o bom senso de quem se expresse por ela, mas também o conhecimento bem embasado da própria doutrina.
Abração,
Moura
Título: Re: assertividade nos dias de hoje no espiritismo ? é utilizado quais são os metodos
Enviado por: filhodobino em 04 de Maio de 2011, 19:12
Boa noite gostaria dos comentarios sobre esta questão.
Obrigado.

assertividade nos dias de hoje no espiritismo ? é utilizado quais são os metodos desta ferramenta.

Amado irmão...
Penso assim...
Sou o que sou, apenas estudante, então me sirvo das assertivas, para embasar meu raciocínio, posto que o que fui, não mais move moinho, já está inserido no meu presente...
Presentemente usando assertivas e nas mesmas refletindo, estou pondo a corda da forca no meu próprio pescoço, caso daqui para a frente eu não pratique como aprendi, veja por exemplo essa assertiva que extraí de Mateus 23...

15 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o tornais duas vezes mais filho do inferno do que vós.
16 Ai de vós, guias cegos! que dizeis: Quem jurar pelo ouro do santuário, esse fica obrigado ao que jurou.
17 Insensatos e cegos! Pois qual é o maior; o ouro, ou o santuário que santifica o ouro?
18 E: Quem jurar pelo altar, isso nada é; mas quem jurar pela oferta que está sobre o altar, esse fica obrigado ao que jurou.
19 Cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar que santifica a oferta?
20 Portanto, quem jurar pelo altar jura por ele e por tudo quanto sobre ele está;
21 e quem jurar pelo santuário jura por ele e por aquele que nele habita;
22 e quem jurar pelo céu jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está assentado.
23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas.
24 Guias cegos! que coais um mosquito, e engulis um camelo.
25 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque limpais o exterior do copo e do prato, mas por dentro estão cheios de rapina e de intemperança.
26 Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior se torne limpo.
27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia.

Enfim, bem cônscio estou no uso das assertivas bíblicas, posto que Kardec também as usou e o Espirito da verdade as comentou...
Assim como o médium que recebe a mensagem e pensa que está a doutrinar outrem e esquece que é a sí primeiro, quem a mensagem deva dirigir, é assim que também uso as assertivas e minha intuição...
Se exponho minha reflexão e ela puder ser útil a outrem... Louvado seja Nosso Senhor Jesus o Cristo, se não puder ser útil a quem quer que seja, que importa, não procuro e nem me importo com o ibope.
Saúde e Paz!
Título: Re: assertividade nos dias de hoje no espiritismo ? é utilizado quais são os metodos
Enviado por: Silvio Danilo em 07 de Maio de 2011, 17:13
obrigado pelas participação
Título: Re: assertividade nos dias de hoje no espiritismo ? é utilizado quais são os metodos
Enviado por: Fernanda Navarro em 10 de Maio de 2011, 20:31
Eu estou estudando exatamente sobre este tema , vamos trocar informações.

Ninguém é 100% assertivo, a vida aqui na Terra é complexa, exige nosso aprendizado constante pois nos coloca situações adversas o tempo todo. O estimulo hoje é intenso, midias, tecnologias, tudo avança em um tempo rápido demais e vamos nos adaptando dia após dia.
Temos os três estilos em nossa personalidade vamos utilizando um ou outro estilo conforme vamos amadurecendo. E o que é amadurecer? É se conhecer um pouco mais a cada dia, vamos nos observando, nos questionando e nos modificando. Em algumas situações somos ATIVOS reinvindicamos nossas razões em outras somos PASSIVOS evitamos conflitos a todo custo e em outras conseguimos ser ASSERTIVOS, nos pronunciamos de forma serena e construtiva que nada mais é que AUTO-AFIRMAR-SE , evidenciar nossos direitos ...e admitir que são legimitmos sem ir contra o direito do outro.
Na época de Jesus a violência, a ira, a luxúria e os instintos inconscientes eram elementos dominantes e de acordo com Jesus o Ego deve ser esvaziado dessas indefinições e ser capaz de perceber um algo a mais que dentro dele. Lembremos como Jesus se comunicava? Vamos trazer essa forma de nos comunicar para nossa vida hoje.
Hoje trazemos resquicios dessas e de outras épocas, que não nos recordamos do que fomos ou fizemos na integra.É difícil? Bom temos só uma opção: Escolher. E os ensinamentos do Cristo sempre reforça a nossa perseverança no bem, no equilibrio, no bom-senso, o começo de tudo é pode ser difícil, ou não, só saberemos depois de DAR O PRIMEIRO PASSO.
E como tudo , o comportamento ASSERTIVO também é aprendido. Dever ser encarado como um treino constante. E a ferramenta mais potente é PRATICAR.
Eu sigo a máxima : IDENTIFICO e MODIFICO.
Só posso mudar algo quando identifico o que sinto o que eu quero, quando eu identifico o que me incomoda.
Identifique seu modo de se comunicar, qual estilo mais usa, em que ocasião o usa, com quais pessoas, onde está a sua maior dificuldade.
Que ferramentas temos para esta fase the IDENTIFICAÇÃO? A de Santo Agostinho, a reflexão ao se deitar e se perguntar como foi meu dia hoje? A de Socrates, a refutação e a maiêutica, a arte de perguntar (e neste caso perguntar a si) A de Jesus que é a Reforma Íntima.
O que buscamos quando escolhemos seguir Jesus? Buscamos o aprendizado através do equilibirio, do bom-senso, ainda os antigos dizem passar tudo pelo 'crivo-da-razão' ou seja sermos conscientes dos nossos atos.
Ser assertivo é escolher ter uma atitude positiva, que afasta o medo e atrai a segurança, sem ser auto-confiante demais ou prepotente, é a busca do equilibrio, the comunicação consciente.
Faça perguntas a você mesmo.
Porque eu não me comunico de forma assertiva? ou Porque com aquela pessoa ou naquela situação ou naquele local eu não consigo me comunicar com assertividade? Identifique! Pare para refletir, as pessoas não se comunicam de forma assertiva? Porque a pessoa não se percebe, não se ouve, as emoções estão como um vulcão, sejam para os passivos ou ativos, e essas emoções são ou não expressadas, colocadas para fora, ou com crivo critico demais ou sem crivo.
A escolha está em minhas mãos:
Passaremos pelo juízo alheio de qualquer maneira, se expressando, sendo omisso, Mas o que eu quero escolher para mim?
Eu não me expresso, porque tenho medo, vergonha, sou orgulhoso.
Eu sempre me expresso, porque falo o que eu sinto, falo o que eu penso, sou transparente, sou verdadeiro, sou sincero.
Eu penso para me expressar porque eu me conheço, sei o que sinto, sei qual é o meu objetivo ao me expressar.

Estamos encarnados, para aprender a nos relacionar, estamos em um laboratório, estamos aqui para resolver os confilitos. Muitos dizem :Ah eu sou assim, ah ninguém muda.... se não quizer não vai mudar mas se resolver mudar seu foco e dizer NÃO! Estou aqui encarnadoi para trabalhar nas minhas imperfeições e vou escolher, reconhece-las e modifica-las.

A repetição é o treino.TREINE!

- Identifique: onde? com quem? quando? como? Consigo ou não ser assertivo. Identificado?
- Faça perguntas a você mesmo. Seja detetive de si mesmo.
- GANHAR-GANHAR: A assertividade é uma abordagem, a filosofia do ganhar-ganhar. Para construir e manter relações ganhar-ganhar, cada pessoa deve assumir a responsabilidade dos seus próprios sentimentos, pensamentos e comportamentos.
A assertividade requer que cada um aceite a responsabilidade pelos seus pensamentos, sentimentos e comportamentos, e ao mesmo tempo que respeite os pensamentos, sentimentos e comportamentos dos outros.
- Busque a serenidade, pela prece, pela ligação e fé no Cristo.
- Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. Essa mansidão está relacionada ao Ego, que precisa ser trabalhado, essa atitude é afortunada, pois o ego está pronto para receber ensinamentos e aberto às novas considerações que podem levar a uma rica herança. Herdar a terra significa adquirir uma consciência em saber se relacionar ao todo ou de ter uma participação pessoal no todo.
E quando disse: "E por que reparas o argueiro do olho do teu irmão. sem jamais pensares na trave que está em seu próprio, (Mateus 7:3) Jesus quis nos mostrar que temos que trabalhar em primeiro lugar os nossos vícios, erros, tendências negativas, antes de querer olhar os defeitos dos outros para censurá-los.
Os ensinamentos de Jesus devem ser tomados como um manual a ser estudado, tendido e seguido. Adentrando a um ano novo que poderia ser encarado como um ponto de referência, um marco para mudanças e renovações interiores, devemos procurar destruir os sentimentos velhos e fazer renascer os sentimentos novos.
Jesus nos ensinou: "Pedi e obterei, buscai e achareis, ajuda-te e o céu te ajudará," teus 7:7-11). Quando nos sentimos inseguros, busquemos a prece com o coração sincero e humilde, reconhecendo a própria fragilidade e a necessidade do auxílio. A prece é transmissão de pensamento e a vontade veiculo dele.
"Procurais e Achareis" significa: trabalha e produzirás. A terra é uma abençoada escola, onde aprendemos a colocar em prática que já conhecemos, superando nossas limitações. Cada dia é uma nova oportunidade de aprendizado; nenhum dia é igual, precisamos aprender a observar essas diferenças.

Espero ter contribuido, um abçõ fraternal com Cristo.See More