Forum Espirita

GERAL => Outros Temas => Artigos Espíritas => Tópico iniciado por: Jorge Murta em 25 de Maio de 2012, 18:38

Título: Voltando a Kardec. O Que Falta?
Enviado por: Jorge Murta em 25 de Maio de 2012, 18:38
Amigos! Creio já ter passado da hora de dizermos em alto e bom som: BASTA DE MISTICISMOS! Todos já vínhamos há muito tempo insatisfeitos, porém separados em nossas insatisfações com o rumo que o espiritismo vinha sendo conduzido pelo Movimento. E reclamávamos, reclamávamos e falávamos contra o misticismo e até demonstrávamos algum conhecimento doutrinário, mas éramos um só e quando muito, desunidos e quando em grupos, parecíamos torcedores de futebol da TORCIDA COERENTE em oposição à TORCIDA MISTICA, em que demonstrávamos amor pelo time da doutrina espírita, mas não nos uníamos em campo contra um time (dos místicos) que, embora jogue muito errado, tem a favor deles a união, a paixão.

Isso me lembra aquela questão de O LIVRO DOS ESPÍRITOS, a 932, que pergunta por que, tão amiúde, a influencia dos maus sobrepuja a dos bons? E se formos comparar, o mal é entre muitas coisas, a deturpação doutrinaria que se instala dia a dia em meio ao espiritismo e os “bons” são os que prezam pela coerência doutrinária.

Os espíritos respondem simplesmente que é por causa da fraqueza dos bons. Que os maus são audaciosos e intrigantes, já os bons são tímidos. Mas, quando estes quiserem preponderarão.

E pergunto: o que falta para querermos preponderar? Em minha opinião falta a UNIAO, união séria e consciente entre todos os espíritas sérios e conscientes; não que precisemos deixar os grupos e organizações que, por ventura façamos parte, não! Podemos e devemos prosseguir neles, mas este grupo será em tamanho maior o que somos em tamanho menor. Apenas se nos UNIRMOS, não por revanchismos aos místicos, mas sim por querermos o bem, a verdade da doutrina, a ciência e a filosofia retomarem o seu legitimo lugar é que tal poderá ser possível. 

Eu vejo os chamados espiritas ortodoxos muito acomodados em apenas "gritarem" isoladamente contra os erros que o misticismo impõe a doutrina; em apenas ficarem discutindo e filosofando entre si, questões doutrinárias que são importante que se discutam, mas a nivel geral o que isso influencia no espiritismo como um todo para quem quiser verdadeiramente conhecer a doutrina? Os chamados ortodoxos, ou como queiram chamar, não se unem para fazer com que o real espiritismo seja conhecido por todos e nao por uns poucos eleitos que se isolam em grupos e fazem segredo das atividades. Quando afinal nos uniremos para acabar com o misticismo que grassa no movimento? Esperaremos que a ordem do progresso se cumpra e leve o misticismo de roldão? Esperaremos que os misticos desencarnem todos? Ou arregaçaremos a manga e nos uniremos por uma retorno a Kardec? O que falta para isso?
Título: Re: Voltando a Kardec. O Que Falta?
Enviado por: Conforti em 30 de Maio de 2012, 14:03
      Jorge Murta    (ref msg inicial)

      Cel: novo companheiro Murta, vc estará usando a palavra correta? O q é o misticismo para vc? Vc o conhece?  Já estudou isso q vem de desde séculos, ou milênios, a.C e é testemunhado, até hoje, por mestres e sábios? E, está sendo comprovado, de desde 100 atrás, pela ciência mais avançada do planeta, ciência q dividiu a ciência mundial em “antes” e “depois” de seus primeiros experimentos?! É verdade q o misticismo tem imposto erros à doutrina?!

      Me desculpe, amigo Murta, mas vc está , realmente, usando a palavra errada! Tudo isso q vc colocou em sua msg nada tem a ver com misticismo! E este dificilmente será levado de roldão, pois está firmado em revelações q, como disse acima, vêm de desde milênios antes de Cristo, até os dias atuais e, hoje, pela primeira vez na história do mundo, está sendo comprovado pela ciência, por sábios e mestres, com isso tendo posto fim à discordância,  de 3 ou 4 séculos, das tradicionais adversárias religião e ciência.
.........................................