Forum Espirita

GERAL => Outros Temas => Artigos Espíritas => Tópico iniciado por: jose da silva de jesus em 27 de Janeiro de 2019, 17:11

Título: Uma gota no oceano
Enviado por: jose da silva de jesus em 27 de Janeiro de 2019, 17:11





Uma gota no oceano

É comum sentirmos que o mundo não é do jeito que deveria ser, que existem muitas coisas erradas e que deveriam ser corrigidas. Mas quando tentamos muda-las logo percebemos como é difícil, como as pessoas e as instituições resistem às mudanças. Seja qual for o tipo de melhoria que você sonhe para o mundo, seja política, social, religiosa, moral, econômica etc., o fracasso devido à teimosia das pessoas em manter velhos hábitos pode logo lhe fazer sentir que todo esforço é inútil e que não vale a pena lutar por estes ideais.

Quando assisti ao filme A Viagem (com o ator Tom Hanks e a atriz Halle Berry) me senti um pouco decepcionado pois achei o filme inferior ao que esperava. Mas, apesar da minha opinião polêmica, uma única frase do filme ficou gravada para sempre em minha mente. Em uma cena do filme, dois homens discutem sobre participar ou não de um movimento e um deles diz ao outro: “Não importa o que você faça, você nunca será mais do que uma única gota num oceano” ao que o outro responde: “Mas o que é um oceano senão um amontoado de gotas”.

Habitamos em um universo infinito, neste universo infinito existe um número infinito de mundos inferiores e mais atrasados do que a terra e também um número infinito de mundos superiores e mais adiantados do que a terra. Sendo que todos estes estão em marcha constante em direção ao aperfeiçoamento espiritual. Transformar o universo é portanto impossível para qualquer espírito sozinho, nem mesmo Jesus (o espírito mais elevado que conhecemos) pode sozinho causar uma impacto positivo em um número infinito de mundos.

Então, mesmo que possuíssemos uma enorme capacidade de influenciar o mundo todo, com enorme poder ou enorme capacidade de motivar e influenciar as pessoas, mesmo que fossemos espíritos moralmente elevados o suficiente para essa tarefa, diante de um universo infinito, todo o nosso esforço não seria equivalente nem mesmo a um grão de areia numa praia ou uma gota num oceano.

O que fazer então? Desistir? Será que o trabalho de criar um mundo melhor é mesmo inútil?

Um universo infinito significa que existem possibilidades infinitas de fazer o bem, de mostrar o exemplo do bem, de trazer almas para o lado daqueles que praticam o bem. Como sabemos, só a prática do bem é capaz de trazer a felicidade para qualquer espírito, só são felizes os espíritos que produzem algum bem na vida de seus semelhantes. Assim é a lei suprema da causa e efeito, só recebem felicidade como pagamento os espíritos que proporcionam felicidade aos outros.

Mesmo o maior dos espíritos é apenas uma gota comparado ao infinito. Mesmo o maior dos esforços, feito pelo mais elevado dos espíritos é só uma gota comparado ao oceano infinito que é o universo. Portanto a motivação para a prática do bem não pode depender da pretensão de mudar o mundo, ou o país ou mesmo a cidade ou o bairro, nem mesmo a própria família. A motivação para a prática do bem deve se basear apenas na vontade de praticar o bem.

Mesmo que pareça que sua contribuição é muito pequena, mesmo que você só consiga ajudar uma única pessoa, mesmo que essa ajuda seja pouca, qualquer esforço no bem é digno da gratidão de Deus, que recompensa pela intenção sincera e não pelos resultados. Todo esforço sincero no bem produz automaticamente, pela lei da causa e efeito, uma felicidade imediata no espírito. Uma vida focada na pratica do bem é a única fórmula garantida para a felicidade. O trabalhador da limpeza mais humilde, que executa suas funções com dedicação pensando na satisfação das pessoas que se beneficiam do seu trabalho, consegue ser feliz. Porque apesar da remuneração injusta que recebe, ele executa seu trabalho pensando no bem das pessoas e não na recompensa material. Até mesmo o bandido arrependido que se dedica a converter seus companheiros de cela pode ser feliz, se passar a dedicar sua vida à prática do bem.

Ser uma gota, aparentemente insignificante, no oceano dos que se dedicam a praticar o bem não é apenas uma opção de vida, é a única opção racional e a única fórmula infalível para a felicidade. Portanto, não foque no tamanho do resultado que o seu esforço está atingindo, foque apenas na prática sincera do bem. Não importa o tamanho do bem que pratique, grande ou pequeno, ele não passa de uma gota no oceano, mas o oceano do bem não é nada mais do que um amontoado de gotas como a sua.

----------------------------------------------------------------------
Gostou? então curta e compartilhe, sou escritor independente, não ganho dinheiro e não tenho editora, dependo de pessoas como você para divulgar este trabalho,
muito obrigado!

Baixe meus livros de graça:

Receitas Cristãs

PDF - http://bit.ly/2DUio9T

Cristo e o Dinheiro - Um confronto entre a teoria econômica e os princípios cristãos

PDF - http://bit.ly/2FG2e5S

ePub - http://bit.ly/2zsLr0r

Janela de Luz

PDF - http://bit.ly/2AhDafi