Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • Outros Temas »
  • Artigos Espíritas »
  • TRAGÉDIAS E MORTES COLETIVAS

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o fundo

Autor Tópico: TRAGÉDIAS E MORTES COLETIVAS  (Lida 14762 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline anapaula_nut

  • Mundo Primitivo
  • *
  • Mensagens: 6
  • Participação: 0
  • anapaula_nut has no influence.
  • Sexo: Feminino
  • Em busca do equilibrio
  • Relevância: +5
    • Reencarna
TRAGÉDIAS E MORTES COLETIVAS
« em: 02 de Julho de 2005, 00:07 »
0Gostou?
Tragédia em Assunção
Na maior tragédia civil já registrada no Paraguai, pelo menos 280 pessoas morreram e mais de 300 ficaram feridas num incêndio de grandes proporções que destruiu ontem um hipermercado na capital. Autoridades locais temem que o número de mortos seja ainda maior porque há áreas dos escombros do prédio ainda não alcançadas pelas equipes de resgate. De acordo com testemunhas, os encarregados do supermercado teriam fechado as portas da
loja quando o fogo começou, temendo o saque de mercadorias.
A medida teria contribuído para agravar a tragédia porque impediu que as pessoas escapassem do prédio. — Somente quando a polícia e os bombeiros chegaram as portas foram
abertas, mas já era tarde — contou Rosa Resquín, que estava no local, acrescentando ter ouvido alguém gritar “ninguém sai daqui sem pagar”. ..... — Parece que o fogo se alastrou rapidamente, gerando pânico. Foi uma verdadeira desgraça. O incêndio teria começado na cozinha de uma lanchonete localizada na praça de alimentação do supermercado. Segundo testemunhas, um vazamento de gás teria provocado uma explosão, gerando chamas que se espalharam rapidamente por todo o prédio.
Agravando ainda mais a situação, o piso do pavimento térreo desabou sobre o estacionamento subterrâneo, soterrando quem estava no local. Na hora da tragédia, cerca de 700 pessoas estariam no hipermercado. ......- Alguns dos corpos queimados retirados dos escombros estavam abraçados uns aos outros, entre eles o de uma mulher com uma pequena criança
nos braços. Outros corpos foram achados dentro de carros, no estacionamento. Nas calçadas próximas ao local da tragédia, pessoas intoxicadas e com queimaduras graves podiam ser vistas sentadas esperando atendimento.
fonte: http://oglobo.globo.com/jornal/Mundo/145252548.asp
================
 
Lembrei-me de outras tragédias, que nos vêem como tristes resgates coletivos - como por exemplo, dentre elas, O avião da TAM, O edifício JOELMA e O Circo - em Niteroi.
 
Tragédias coletivas: por quê?
Suely Caldas Schubert
 
A dolorosa ocorrência da queda do avião da TAM, que ia de São Paulo para o Rio, causando a morte de quase cem pessoas, traz novamente, de forma mais intensa e angustiosa a pergunta:
por quê? por que acontecem essas tragédias coletivas?
Outras indagações acorrem à mente: por que alguns foram salvos, desistindo da viagem ou chegando atrasados ao aeroporto?
Por que alguns foram poupados e outros receberam o impacto da queda do avião em suas casas ou na rua?
Somente o Espiritismo tem as respostas lógicas, profundas e claras que explicam, esclarecem e, por via de conseqüência, consolam os corações humanos.
Para a imensa maioria das criaturas essas provas coletivas constituem um enigma insolúvel pois desconhecem os mecanismos da Justiça Divina, que traz no seu âmago a lei de causa e efeito. Ante tragédias como essa mais recente, ou como outras de triste memória: o incêndio do Edifício Joelma, em São Paulo; o incêndio no circo em Niterói; outros desastres de avião; terremotos; inundações; enfim, diante desses dramáticos episódios a fé arrefece, torna-se
vacilante e, não raro, surge a revolta, o desespero, a descrença. Menciona-se que Deus castiga violentamente ou que pouco se importa com os sofrimentos da Humanidade. Chega-se ao ponto de comparar-se o Criador a um pai terreno e, nesse confronto, este sair ganhando pois zela pelos seus filhos e quer o melhor para eles, enquanto que Deus...
O Codificador do Espiritismo interrogou os Espíritos Superiores quanto às provas coletivas, no item intitulado Flagelos Destruidores, conforme vemos em "O Livro dos Espíritos", nas questões 737 a 741, que recomendamos ao atencioso leitor.
Nos últimos tempos a Espiritualidade Amiga tem-se pronunciado a respeito das provações coletivas, conforme comentaremos a seguir.
Exatamente no dia 17 de dezembro de 1961, em Niterói (RJ), ocorre espantosa tragédia num circo apinhado de crianças e adultos que procuravam passar uma tarde alegre, envolvidos pela magia dos palhaços, trapezistas, malabaristas e domadores com os animais.
Subitamente irrompe um incêndio que atinge proporções devastadoras em poucos minutos, ferindo e matando centenas de pessoas, queimadas, asfixiadas pela fumaça ou pisoteadas pela multidão em desespero.
Essa dramática ocorrência, que comoveu o povo brasileiro, motivou a Espiritualidade Maior a trazer minucioso esclarecimento, conforme narrativa do Espírito Humberto de Campos, inserida no livro "Cartas e Crônicas" (ed. FEB), cap. 6.
Narra o querido cronista espiritual que no ano de 177, em Lião, no sopé de uma encosta mais tarde conhecida como colina de Fourvière, improvisara-se grande circo, com altas paliçadas em torno de enorme arena. Era a época do imperador Marco Aurélio, que se omitia quanto
às perseguições que eram infligidas aos cristãos. Por isto a matança destes era constante e terrível. Já não bastava que fossem os adeptos do Nazareno jogados às feras para serem estraçalhados.
Inventavam-se novos suplícios. Mais de vinte mil pessoas haviam sido mortas.
Anunciava-se para o dia seguinte a chegada de Lúcio Galo, famoso cabo de guerra, que desfrutava atenções especiais do imperador.
As comemorações para recebê-lo deveriam, portanto, exceder a tudo o que já se vira. Foi providenciada uma reunião para programação dos festejos.
Gladiadores, dançarinas, jograis, lutadores e atletas diversos estariam presentes. Foi quando uma voz lembrou: -"Cristãos às feras!" Todos aplaudiram a idéia, mas logo surgiram comentários de que isto já não era novidade. Em consideração ao visitante era preciso algo diferente.
Assim, foi planejado que a arena seria molhada com resinas e cercada de farpas embebidas em óleo, sendo reunidas ali cerca de mil crianças e mulheres cristãs. Seriam ainda colocados velhos cavalos e ateado fogo. Todos gargalhavam imaginando a cena. O plano foi posto em ação. E no dia seguinte, conforme narra Humberto de Campos, ao sol vivo da tarde, largas filas de mulheres e criancinhas, em gritos e lágrimas, encontraram a morte, queimadas ou pisoteadas pelos cavalos em correria.
Afirma o cronista espiritual que quase dezoito séculos depois, a Justiça da Lei, através da reencarnação, reaproximou os responsáveis em dolorosa expiação na tragédia do circo, em Niterói.
 ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 
 Não posso dizer que não participarei futuramente de algum resgaste coletivo... pois não sei de meus erros passados...
Contudo, minha família e a família de um primo, iriam ambas ao Circo de Niteroi naquela fatídiga tarde...
Uma dor de barriga no meu tio acabou com nossos pulos de alegria....
mal sabíamos das lágrimas de outras famílias horas mais tarde!!!
Acredito que a mensagem que podemos encontrar nas lamentáveis tragédias, é aquela na qual a Justiça Divina sempre acontece e que, se desejamos uma vida futura mais tranquila e menos dolorosa, não só para nós, quanto e talvez principalmente para aqueles que tanto amamos, devemos procurar "fazer aos nossos irmãos o que gostaríamos que eles nos fizessem" e passarmos esta mensagem, para tantos quantos estiverem ao nosso alcance!
PAZ e LUZ
Andy Sans




« Última modificação: 02 de Julho de 2005, 00:12 by anapaula_nut »
Registado
R

Offline VS

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 475
  • Participação: 0
  • VS is looked down upon.VS is looked down upon.
  • Sexo: Masculino
  • O MAL com BEM se paga
  • Relevância: +7
Re: TRAGÉDIAS E MORTES COLETIVAS
« Responder #1 em: 02 de Julho de 2005, 20:27 »
0Gostou?
Olá Ana Paula

Para mim uma tragédia colectiva não é mais que uma soma de tragédias individuais que, por força das coisas (as leis da natureza, por exemplo), se deram no mesmo local. Morrem e sofrem diariamente no mundo, das mais variadas razões, muitas, mas muitas pessoas. Umas de acidente, outras de doença, outras de velhice, outras de suicidio, outras de fome, etc, etc. Vendo o planeta numa perspectiva mais geral, podemos dizer que todos os dias há uma tragédia colectiva. Nessa medida, para mim, tanto diz uma tragédia colectiva como uma individual , não havendo necessariamente qualquer co-relação do ponto de vista espiritual, entre as vitimas das tragédias colectivas. Sinceramente não entendo porque é que as pessoas tem tendência a avaliar as coisas de forma diferente em pequenos e grandes acidentes. Estarei errado ou será apenas a importância que os media dão às tragédias colectivas que as tornam diferentes?

BEM HAJA
Vitor Santos

Registado
C

rita

  • Visitante
Re: TRAGÉDIAS E MORTES COLETIVAS
« Responder #2 em: 03 de Julho de 2005, 15:19 »
0Gostou?



     Boa tarde VS.......


    deixe-me que lhe diga que concordo inteiramente com a sua opinião.Nas suas mensagens denota-se um homem de ideias claras e reais.



                                 Bem haja.

Registado

Offline bisognini

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 385
  • Participação: 25
  • bisognini is awe-inspiring!bisognini is awe-inspiring!bisognini is awe-inspiring!bisognini is awe-inspiring!bisognini is awe-inspiring!bisognini is awe-inspiring!bisognini is awe-inspiring!bisognini is awe-inspiring!bisognini is awe-inspiring!bisognini is awe-inspiring!bisognini is awe-inspiring!bisognini is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +87
    • facebook
  • País: Brasil
Re: TRAGÉDIAS E MORTES COLETIVAS
« Responder #3 em: 21 de Janeiro de 2010, 02:20 »
0Gostou?
Ressuscitando o tópico.

Em meus estudos já li muito a respeito de resgates coletivos e no meu ponto de vista há diferença sim, todos aqueles que junto desencarnaram tem alguma ligação num determinado ponto de sua existência,  não acredito no acaso, a lei divina é infalível.

Abs.

Roberto.



Registado
Roberto

Offline luciano_niter

  • Mundo Primitivo
  • *
  • Mensagens: 3
  • Participação: 0
  • luciano_niter has no influence.
  • Relevância: 0
Re: TRAGÉDIAS E MORTES COLETIVAS
« Responder #4 em: 23 de Janeiro de 2010, 05:06 »
0Gostou?
Concordo plenamente com o amigo bisognini, nada acontece por acaso. Se pessoas morrem em desastres coletivos é pq existe um motivo para tal, Deus não nos acometeria de tal dissabor sem um motivo justo.

paz

Registado

Offline dim-dim

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 3278
  • Participação: 37
  • dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!dim-dim is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +469
Re: TRAGÉDIAS E MORTES COLETIVAS
« Responder #5 em: 23 de Janeiro de 2010, 08:03 »
0Gostou?

Olá!

" Allan Kardec "

34. - Opera-se presentemente um desses movimentos gerais, destinados a realizar uma remodelação da Humanidade. A multiplicidade das causas de destruição constitui sinal característico dos tempos, visto que elas apressarão a eclosão dos novos germens. São as folhas que caem no outono e às quais sucedem outras folhas cheias de vida, porquanto a Humanidade tem suas estações, como os indivíduos têm suas várias idades. As folhas mortas da Humanidade caem batidas pelas rajadas e pelos golpes de vento, porém, para renascerem mais vivazes sob o mesmo sopro de vida, que não se extingue, mas se purifica.

35. - Para o materialista, os flagelos destruidores são calamidades carentes de compensação, sem resultados aproveitáveis, pois que, na opinião deles, os aludidos flagelos aniquilam os seres para sempre. Para aquele, porém, que sabe que a morte unicamente destrói o envoltório, tais flagelos não acarretam as mesmas conseqüências e não lhe causam o mínimo pavor; ele lhes compreende o objetivo e não ignora que os homens não perdem mais por morrerem juntos, do que por morrerem isolados, dado que, duma forma ou doutra, a isso hão de todos sempre chegar.

Os incrédulos rirão destas coisas e as qualificarão de quiméricas; mas, digam o que disserem, não fugirão à lei comum; cairão a seu turno, como os outros, e, então, que lhes acontecerá? Eles dizem: Nada! Viverão, no entanto, a despeito de si próprios e se verão, um dia, forçados a abrir os olhos.


Namasté

Registado

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
  • Relevância: +1977
    • Sala Filosofia Esp
Re: TRAGÉDIAS E MORTES COLETIVAS
« Responder #6 em: 23 de Janeiro de 2010, 15:19 »
0Gostou?
Agora afirmar-se com base em qualquer Espírito, que a tragédia do Crico em Niteroi fez o resgate das dívidas de romanos, me desculpem, é um contra-senso que faria Kardec revirar-se no túmulo e os espíritos superiores, riem a bandeiras despregadas.
Princípio da Atração, uma ordem de coisas cometidas num lugar específico é sempre
o polo de atração a quelaquer resgate que aja de ser efetuado.
Quer dizer o vínculo se fulcra no local onde os Espíritos que cometeram as atrocidades viviam. Afinal gente, Espírito podem mover-se rapidamente pelo pensamento, mas nunca se distanciam dos vínculos que criaram.
Esse papo do resgate em Niteroi cheira mais  como  um dos ensinos da V.T. que dizia que tal criatura teria sua pena arrostada a seus familiares até a 5ª geração.
Não é por ai não gente.
Abraços,
Moura

Registado

Offline bisognini

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 385
  • Participação: 25
  • bisognini is awe-inspiring!bisognini is awe-inspiring!bisognini is awe-inspiring!bisognini is awe-inspiring!bisognini is awe-inspiring!bisognini is awe-inspiring!bisognini is awe-inspiring!bisognini is awe-inspiring!bisognini is awe-inspiring!bisognini is awe-inspiring!bisognini is awe-inspiring!bisognini is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +87
    • facebook
  • País: Brasil
Re: TRAGÉDIAS E MORTES COLETIVAS
« Responder #7 em: 24 de Janeiro de 2010, 12:01 »
0Gostou?
Sem dúvida Moura.

Eu acredito numa ligação ou em algo em comum para que esse ou aquele grupo venha a desencarnar todos de uma vez, mas não acredito que a compreensão detalhada do por que cada espírito esta ali esteja ao nosso alcance.
Esse tipo de questionamento aos espíritos já revela um baixo comprometimento com a elevação moral, e espíritos que se propõe a ficar respondendo a esse tipo de questão demonstram sua inferioridade.
É suficiente entendermos o porquê e desnecessário tentar descobrir detalhes que não nos servirão de nada.

Abraços.
Roberto.


Registado
Roberto

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
  • Relevância: +1977
    • Sala Filosofia Esp
Re: TRAGÉDIAS E MORTES COLETIVAS
« Responder #8 em: 24 de Janeiro de 2010, 15:12 »
0Gostou?
Exatamente mano Bisognini.
Abração,
Moura

Registado


  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
Tragédias coletivas

Iniciado por *Leni* Acção do Dia

0 Respostas
2101 Visualizações
Última mensagem 12 de Janeiro de 2009, 19:40
by *Leni*
O PORQUÊ DAS MORTES COLETIVAS

Iniciado por Marianna Artigos Espíritas

2 Respostas
6136 Visualizações
Última mensagem 25 de Outubro de 2009, 22:27
by ANjinha
MORTES COLETIVAS

Iniciado por MAROCHA Power Point

2 Respostas
3201 Visualizações
Última mensagem 09 de Março de 2011, 15:37
by dOM JORGE
TRAGÉDIAS E MORTES COLETIVAS

Iniciado por Marianna Lei de Causa e Efeito

7 Respostas
8992 Visualizações
Última mensagem 24 de Março de 2010, 15:09
by Marianna
Desencarnes em Massa e Tragédias Coletivas

Iniciado por Marianna Meditação

14 Respostas
9304 Visualizações
Última mensagem 01 de Fevereiro de 2013, 22:40
by Mirina

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC