Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • Outros Temas »
  • Artigos Espíritas »
  • O virus na ótica Espírita...

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o fundo

Autor Tópico: O virus na ótica Espírita...  (Lida 5055 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Marccello

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4687
  • Participação: 263
  • Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Saiba dominar-se e vencer a si mesmo.
  • Relevância: +2270
  • País: Brasil
O virus na ótica Espírita...
« em: 04 de Setembro de 2010, 16:42 »
0Gostou?
Explicações de Marlene Nobre, presidenta das Associações Médico-Espíritas do Brasil e Internacional

“Infecções surgem como fenômenos secundários, porque já existem as zonas de predisposição à doença por falta de interação equilibrada entre o corpo espiritual e o físico” (Marlene Nobre)

Segundo a ótica espírita, quando analisamos as infecções e as predisposições mórbidas, sejam elas quais forem, é preciso buscar na alma as raízes das doenças. Marlene Nobre, presidenta das Associações Médico-Espíritas do Brasil e Internacional, explica porque a falta de interação equilibrada entre o corpo espiritual e o físico pode causar certas doenças.

P. – Do ponto de vista espiritual, como interpretar os casos de morte por gripe suína?
Marlene – As pessoas que desencarnam com a gripe suína estão passando por provas necessárias ao aperfeiçoamento de seus espíritos, da mesma forma que aqueles que são vitimados pela gripe comum. Devido a ações cometidas em vidas passadas, as pessoas renascem com a predisposição para determinadas doenças infecciosas, como, por exemplo, a causada por esse novo tipo de vírus. Por meio da doença, expiam as faltas cometidas, obedecendo à lei de causa e efeito.

P. – Por que algumas pessoas são mais predispostas a determinadas infecções que outras?
Marlene – Segundo a ótica espírita, quando analisamos as infecções e as predisposições mórbidas, sejam elas quais forem, é preciso buscar na alma as raízes das doenças. A mente humana, comandada pela alma, pode gerar tanto as forças equilibrantes e restauradoras para os trilhões de células do organismo físico quanto os raios magnéticos de alto poder destrutivo que as aniquilarão. E o desequilíbrio da mente resulta do complexo de culpa, que reponta naturalmente na consciência da pessoa toda vez que ela transgride a Lei Divina, que é Misericórdia e Amor. As forças mentais desequilibradas, por sua vez, lesam o perispírito ou corpo espiritual, em certas áreas, decretando a fragilidade do corpo físico em relação a certas infecções ou doenças. Assim, conforme sejam as disfunções do perispírito, determinadas zonas do organismo ficam mais vulneráveis, tornando-se passíveis de invasão microbiana.
Desse modo, há pessoas que ficam propensas às mais diversas infecções, como é o caso da tuberculose, da hanseníase, da amebíase, da endocardite bacteriana, a da gripe suína, entre outras. Na verdade, essas infecções surgem como fenômenos secundários, porque já existem as zonas de predisposição à doença por falta de interação equilibrada entre o corpo espiritual e o físico.
Assim, para a Medicina Espiritual, os germes patogênicos são uma ocorrência secundária. O verdadeiro desequilíbrio nasce na mente, porque, ao lesarmos os outros, lesamos primeiramente a nossa própria alma. Por meio da doença e do sofrimento, conseguimos o reajuste, porque expelimos os resíduos do mal que implantamos na vida ou no corpo dos nossos semelhantes.


P. – Mesmo trazendo essa predisposição, a gente não pode se livrar da infecção?
Marlene – É claro que pode. Como diz Emmanuel, é na alma que reside a fonte primária de todos os recursos medicamentosos definitivos. Tudo vai depender da atitude mental da pessoa em relação à doença. Ela não pode aceitar a própria decadência moral, para não acabar na posição de excelente incubadora de bactérias e sintomas mórbidos.
Para recuperar-se, é preciso que se integre à corrente positiva da vida, cultivando a humildade e a paciência, o espírito de serviço e o devotamento ao bem. Somente assim assimilará as correntes benéficas do Amor Divino que circulam, incessantes, em favor de todas as criaturas.
Como afirma o pneumologista Paulo Zimermann Teixeira, orientador do programa de Pós-Graduação em Ciências Pneumológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, “as doenças respiratórias ocorrem em perispíritos alterados que induzem o corpo físico a ficar suscetível aos diferentes agentes biológicos, físicos e químicos que, dependendo da capacidade de autodefesa ou autoagressão, desenvolvem alguma doença respiratória. Caso haja retificação do pensamento, o caráter evolutivo se modifica. Caso contrário, novas doenças ocorrerão nos reencarnes sucessivos, pois o perispírito permanece alterado”.



P. – Qual o melhor meio de se combater a fragilidade orgânica?
Marlene – Não se pode esquecer que somente o bem constante gera o bem constante. Quer dizer, somente o amparo aos outros cria amparo a nós próprios. No futuro, além de vacinas e medicamentos, teremos o apoio efetivo à mente humana, para que consiga superar, através do trabalho construtivo, o próprio remorso. É imprescindível reconhecer que os princípios de Jesus devem ser seguidos, para afastar de vez animalidade e orgulho, vaidade e cobiça, crueldade e avareza. Somente assim conquistaremos simplicidade e humildade, virtudes essenciais para alcançarmos a imunologia perfeita tanto para o corpo físico quanto para o espiritual.

http://www.bomespirito.com

João Batista Sobrinho

Muita paz. :)

Registado

Offline Path

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 26
  • Participação: 1
  • Path has no influence.
  • Sexo: Feminino
  • "Seja-vos feito segundo a vossa fé."
  • Relevância: +10
  • País: Brasil
Re: O virus na ótica Espírita...
« Responder #1 em: 05 de Setembro de 2010, 14:26 »
+1Gostou?
Bom dia Marccello,
Já estou aqui de novo! :)

"P. – Mesmo trazendo essa predisposição, a gente não pode se livrar da infecção?
Marlene – É claro que pode. Como diz Emmanuel, é na alma que reside a fonte primária de todos os recursos medicamentosos definitivos. Tudo vai depender da atitude mental da pessoa em relação à doença. Ela não pode aceitar a própria decadência moral, para não acabar na posição de excelente incubadora de bactérias e sintomas mórbidos.
Para recuperar-se, é preciso que se integre à corrente positiva da vida, cultivando a humildade e a paciência, o espírito de serviço e o devotamento ao bem. Somente assim assimilará as correntes benéficas do Amor Divino que circulam, incessantes, em favor de todas as criaturas."


Amigo, sei que na prática a teoria não é tão fácil. Mas talvez possa me ajudar.
Como posso sair de um estado de raiva intensa, em que chego a sentir o coração explodindo por dentro, uma vez que nas diversas áreas (família, trabalho, amigos) só encontro exemplos de pessoas sem caráter e amorais? Como, em meio a esse turbilhão, posso asserenar a alma e exercer "o espírito de serviço e o devotamento ao bem", quando o "bem" para eles não faz bem a ninguém? Devo me afastar de tudo até não mais reagir ao que acontece a minha volta?

Desculpe o desabafo. É que estou tão perdida por causa desse sentimento. Não consigo me encaixar, nem eu aceito o modo de agir deles e nem eles aceitam o meu.

Muita luz.


 

Registado

Offline valentecristina

  • Mundo Primitivo
  • *
  • Mensagens: 9
  • Participação: 0
  • valentecristina has no influence.
  • Relevância: +5
Re: O virus na ótica Espírita...
« Responder #2 em: 05 de Setembro de 2010, 17:52 »
+1Gostou?
olá, Path, li a sua mensagem, e não sendo melhor do que ninguém, pois tenho tambem eu a minha quota parte de "doenças", cada vez chego à uma unica conclusão...
tudo depende dos sentimentos alimentados por nós.
o que nos responsabiliza ainda mais.
está no que disse: "sente o coração explodindo dentro de mim"... será que não merece melhor? será que vale a pena se fazer tanto mal? será que não é capaz de acolher sentimentos melhores? a si cabe essa decisão.
mas não concordo com o "não fazer nada" nem tampouco com o "reagir". Agir em prol do bem já é agir. e se olharmos para quem seguiu esse caminho, tal como Madre Teresa de Calcuta, Chico Xavier ou Gandhi, e penso que nenhum de nós atravessou situações mais penosas do que as deles, eles conseguiram! porque mantiveram a Calma, a Paciencia, a Compreensão dentro deles e recusaram todos os outros sentimentos. por isso que eles conseguiram mudar os outros, porque eles se mudaram a eles próprios sem pensar nos outros.
algumas vezes penso que na doutrina queremos mudar os outros a todo o custo, à nossa maneira de ser, enquanto que a proposta do Espiritismo é de reforma intima, em tudo o que li, e li pouco, tenho visto que para encontrar algo é preciso procurar, e muitas vezes cultiva-lo dentro de nós mesmos
Desejo lhe o melhor
Cristina


Registado

Offline Marccello

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4687
  • Participação: 263
  • Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Saiba dominar-se e vencer a si mesmo.
  • Relevância: +2270
  • País: Brasil
Re: O virus na ótica Espírita...
« Responder #3 em: 06 de Setembro de 2010, 03:33 »
0Gostou?
Boa noite amigas Path e Cristina! :D

Querida amiga Path...não é fácil...mas devemos mudar as nossas atitudes...

Sábias palavras da Cristina... ;)

Dê uma olhadinha neste tópico:

http://www.forumespirita.net/fe/o-evangelho-segundo-o-espiritismo/como-lidar-com-a-raiva/new/#new

Algumas situações que despertam a raiva: Tropeçamos em algo ou alguém esbarra em nós, ou um colega, cônjuge ou criança não nos ouve.
Nos dois primeiros casos, algo aconteceu que não esperávamos. Nos demais, ficamos frustrados por nossa vontade não ser atendida!

A raiva vem por se ter um ego frágil. Acabamos interpretando as coisas que acontecem como um ataque pessoal ao invés de considerá-las como uma casualidade, preguiça, incompetência ou falta de consideração de outrem.

Internamente, dizemos para nós mesmos: “Como isto pode estar acontecendo comigo? Sou muito importante para que algo assim me aconteça!”

Uma pessoa nervosa que é fisicamente atacada, utiliza a raiva para responder, ao invés do intelecto. Alguém com raiva pode até ser ouvido (se tiver poder ou força), mas parecerá um louco gritando. Ela será uma pessoa temida, mas não amada. Coloca a sua vida em perigo (através do aumento de sua pressão sanguínea), não consegue produzir com todo seu potencial e nem desfruta a vida.


A raiva pode ser controlada. Imagine que alguém se chocou com você com muita força. Você começa a ficar com raiva, se vira ... e descobre que era um homem cego que deu de cara com você. Ou então que era aquela pessoa especial que há muito tempo você queria encontrar. Ou talvez um meliante com 2,10 metro de altura. Com certeza sua perspectiva imediatamente mudaria, e respostas como: “Puxa, o senhor se machucou?”, ou “Olá. Há quanto tempo!?”, ou “Por favor, por favor, me desculpe!” seriam mais adequadas.

Mais dicas de como controlar a raiva?

1) Perceba que a raiva é anti-produtiva e comprometa-se a não ficar nervoso(a)
2) Avalie o quão insano(a) você parece quando está com raiva (talvez levando um espelhinho no bolso e recusando-se a ficar zangado(a) até conseguir se enxergar nele!)
3) Apliquemos um sistema de multas e paguemos (preferivelmente a alguém que não gostamos) uma boa quantia a cada vez que ficarmos nervosos
4) Imagine que acabou de ganhar na loteria: será que ainda ficaria bravo com qualquer ninharia? (Ao não ficarmos nervosos, acabamos de ganhar o Grande Prêmio na batalha para controlar nosso comportamento!)
5) Atrase sua raiva! Isto mesmo: conte até 10 ou saia da sala antes de explodir
6) E se mesmo assim ainda ficar nervoso(a), não se prolongue na ‘tempestade’, certifique-se de pedir desculpas aos presentes e comprometa-se a reagir melhor no futuro.

Rabino Kalman Pakouz

Querida amiga Path...

Muita paz.!!! :D

Registado

Offline Path

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 26
  • Participação: 1
  • Path has no influence.
  • Sexo: Feminino
  • "Seja-vos feito segundo a vossa fé."
  • Relevância: +10
  • País: Brasil
Re: O virus na ótica Espírita...
« Responder #4 em: 06 de Setembro de 2010, 14:42 »
0Gostou?
Amigos Cristina e Marccelo,

Agradeço sinceramente o apoio que me estão oferecendo. Ao ler e reler suas palavras me vem à consciência aspectos da minha personalidade que eu não reconhecia como importantes, que não me permitia sentir e os reprimia.
Agora entendo melhor para que eles servem, que lições devo perceber nesses momentos. Entendo também que terei muito trabalho pela frente, pois ser racional e manter o controle interno não é nada fácil.
Vou buscar ler mais, freqüentar assíduamente o tratamento espiritual e meditar sobre as conseqüências dos meus pensamentos.

Minha gratidão a vocês não tem tamanho! Faz muito tempo que mantenho essa luta cega contra mim mesma. Obrigada pela consideração e por me exclarecerem.

Que a bondade de vocês continue amparando a todos nós!

Muita Paz, sempre!

Registado

Offline Marccello

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4687
  • Participação: 263
  • Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Saiba dominar-se e vencer a si mesmo.
  • Relevância: +2270
  • País: Brasil
Re: O virus na ótica Espírita...
« Responder #5 em: 06 de Setembro de 2010, 15:10 »
0Gostou?
Olá amiga Path!

Estamos todos no mesmo barco...precisamos uns dos outros...

Havia uma garotinha que gostava de passear pelos jardins, quando um dia vê uma borboleta espetada em um espinho.  Muito cuidadosamente  ela a solta  e a borboleta começa a voar para longe.

Então ela volta  lhe diz:
- Por sua bondade, vou conceder-lhe seu maior desejo.
 
A garotinha pensou por um momento e replicou:
- Quero ser feliz.
 
A borboleta inclinou-se até ela e  sussurrou algo em seu ouvido
 e desapareceu  subitamente.
 
 A garota  crescia e  ninguém na terra era mais feliz do que ela.
 
Sempre que alguém lhe perguntava sobre o segredo de sua felicidade,
ela  somente  sorria e  respondia:

- Soltei a borboleta e ela me fez ser feliz.
 
  Quando ela ficou bem velha, os  vizinhos temeram que o seu segredo  fabuloso pudesse morrer com ela.

- Diga-nos, por favor - eles imploravam - diga-nos o que a fada disse .
 
A agora  amável  velhinha simplesmente  sorriu e disse:

- Ela me disse que todas as pessoas, por mais seguras que pudessem parecer, precisavam de mim!"
 
Na verdade... Nós todos precisamos uns dos outros, eu por exemplo preciso de você...do seu carinho e da sua amizade.
 
 Não se esqueça:Amizade é sempre querer a pessoa que ama ao seu lado.
Amizade não é ocasional, interessada ou pretensiosa.
Amizade é para ser constante e para sempre como o amor de Deus é para nós.
 
Quando você ajuda alguém, por mais pequeno que seja, você está liberando  felicidade para sua vida. Felicidade implica em ajudar o próximo, se doar.
Se você ainda só quer receber, a tal felicidade nunca lhe baterá a porta.
 
(Autor desconhecido)

Muita paz. :)

Registado

Offline valentecristina

  • Mundo Primitivo
  • *
  • Mensagens: 9
  • Participação: 0
  • valentecristina has no influence.
  • Relevância: +5
Re: O virus na ótica Espírita...
« Responder #6 em: 06 de Setembro de 2010, 17:26 »
+1Gostou?
Olá Path,
preferi responder no forum do que pessoalmente, pois já conheço algum do poder da palavra, e sei o quanto podemos modificar as coisas pela simples palavra, preferi esta resposta mais publica do que pessoal porque se estiver enganada, alguém irá o dizer, e Marccello tem comentários muitos interessantes, pelos menos os poucos que li me interessaram.
Ninguém está sozinho Path, por mais que nos custa acreditar, ninguém está sozinho, nós é que procuramos onde não iremos encontrar ou não vemos que está logo ao nosso lado, sobre a forma de um amigo, familiar, colega de trabalho, vizinho.... esquecemos que amigo é aquele que nos educa, por isso nos chama a atenção... e lá se vai o nosso Ego por agua a baixo... tenho a certeza que tem alguém com quem conversar e se abrir, procure ao seu redor e irá encontrar, todos nós temos, Path é um ser humano como nós por isso nisso será igual aos outros.
a sua colocaçao foi bem feita, só ama quem se ama, talvez que para o inicio será melhor Respeitar a si proprio e  sair desses sentimentos que desgastam. Primeiro Passo: deixar de .... ou então Começar a.... ou então Escolher de...
talvez o seu caminho passe por se abrir mais, sabe aprendi que me expondo fui respeitada por quem não esperava, nem sempre consigo, ainda são muitas barreiras para derrubar mas o tempo é um grande ajudante, e lá vou eu como todos nós e como Path irá também.
talvez o seu caminho passe por falar com quem possa ajudar a se respeitar e nisso um psicoterapeuta, de comportamento ou de positivismo, é um excellente educador
mas antes de tudo procure alguém da sua confiança que conhece "Path" de real, porque falar na teoria é muito bonito mas quem o ou a conhece saberá melhor do que eu aconselhar e saber ajudar
Bem Haja a todos

Registado

Offline Marccello

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4687
  • Participação: 263
  • Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Saiba dominar-se e vencer a si mesmo.
  • Relevância: +2270
  • País: Brasil
Re: O virus na ótica Espírita...
« Responder #7 em: 06 de Setembro de 2010, 21:26 »
0Gostou?
Olá amigas Cristina e Path!

Precisamos trabalhar em nossas relações pessoais a compreensão e a paciência....

http://www.forumespirita.net/fe/artigos-espiritas/lidar-com-pessoas-dificeis/new/#new

Muita paz. :)


Registado

Offline Path

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 26
  • Participação: 1
  • Path has no influence.
  • Sexo: Feminino
  • "Seja-vos feito segundo a vossa fé."
  • Relevância: +10
  • País: Brasil
Re: O virus na ótica Espírita...
« Responder #8 em: 07 de Setembro de 2010, 14:51 »
+1Gostou?
Queridos amigos Cristina e Marccello,

Mais uma vez lhes agradeço e reintegro as palavras do espírito Miramez:

       
"De acordo com o grau espiritual de cada alma, se estende a sua ação benfeitora,
sua ajuda na obra do bem."


O apoio fraterno que recebi de vocês, com suas reflecções e conselhos bem orientados, me fez retomar a esperança e encetar com mais propriedade a consciência dos meus pensamentos e atos.

"Quando a caridade tem o caráter universal,
e a bondade se reveste de energia,
surge a paz e aparede a compreensão
nos corações que lutam juntos."

 Miramez.

Luz, Paz e minha gratidão, sempre!

 

Registado

Offline Marccello

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 4687
  • Participação: 263
  • Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!Marccello is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Saiba dominar-se e vencer a si mesmo.
  • Relevância: +2270
  • País: Brasil
Re: O virus na ótica Espírita...
« Responder #9 em: 07 de Setembro de 2010, 16:04 »
0Gostou?
Bom dia amiga Path!

Obrigado por estas belas mensagens...

Jesus, Mestre amoroso, nos ensinou acima de todos os sentimentos a Caridade e a Humildade. Disse-nos que fora da caridade não há salvação.

Mostrou-nos através dos Seus exemplos a conduta de vida que devemos seguir, com serenidade e paciência diante dos nossos deslizes e dos deslizes dos nossos irmãos.

Afinal de contas, Jesus o espírito perfeito que nos serve de instrutor e guia, ensinou-nos a paciência em forma de amor. Até hoje somos rebeldes, desassossegados pelas nossas paixões, mas mesmo assim o Mestre bondoso nos perdoa e nos acolhe em Seus braços fraternos.

Muita paz. :)

Registado

Offline valentecristina

  • Mundo Primitivo
  • *
  • Mensagens: 9
  • Participação: 0
  • valentecristina has no influence.
  • Relevância: +5
Re: O virus na ótica Espírita...
« Responder #10 em: 07 de Setembro de 2010, 23:46 »
+1Gostou?
Olá Marccello, Olá Path,

gostei do autor escolhido.... Miramez..... bem sensato... um livro é um bom amigo....
quanto ao resto, haja fé e esperança.. na Humanidade... que é feito de seres humanos como nós outros, com os seus defeitos e qualidades... mas todos necessários à mudança

obrigada pela troca de mensagens, ajudou

Registado


  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
O VÍRUS SOB A ÓTICA ESPÍRITA/DRA. MARLENE NOBRE

Iniciado por Angela Eveline Artigos Espíritas

0 Respostas
2373 Visualizações
Última mensagem 28 de Agosto de 2009, 05:19
by Angela Eveline
Gemeos sob a ótica espírita

Iniciado por macili Cinema & Vídeo

2 Respostas
4827 Visualizações
Última mensagem 20 de Outubro de 2011, 15:36
by gostbaster
Culpa, arrependimento e reparação sob a ótica espírita

Iniciado por dOM JORGE Acção do Dia

3 Respostas
3011 Visualizações
Última mensagem 28 de Setembro de 2012, 21:00
by dOM JORGE
Homossexualidade e a AIDS na Ótica Espírita. Clovis Nunes.

Iniciado por geisonsoledade Lei de Causa e Efeito

1 Respostas
4644 Visualizações
Última mensagem 09 de Janeiro de 2013, 14:55
by geisonsoledade
O Vírus Sob a Ótica Espírita

Iniciado por macili Meditação

0 Respostas
1691 Visualizações
Última mensagem 19 de Janeiro de 2017, 18:09
by macili

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC