0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Essa teoria de matar o Ego, que eu saiba, não é do Espiritismo nem de Ubaldi, poderia dizer qual a origem desse ensinamento?
"O primeiro é a busca da elevação através do processo reencarnatório. Alguns acreditam que a elevação espiritual se dá por sucessivas encarnações. Ledo engano. A reencarnação não é uma necessidade imperiosa para a elevação espiritual, mas um instrumento criado por Deus através do Seu Amor Sublime à disposição daqueles que não conseguem realizar a elevação espiritual em uma "vida".EU: Sim é uma necessidade imperiosa no processo de elevação a reencarnação. Sem ela, e nas tantas vezes que se dá, não consegue algum Espírito tornar-se puro. Este o ensino do Espiritismo.
"Para que renasçamos do espírito seria necessário que estivéssemos humanos para então renascer espíritos. Isso só pode acontecer durante a encarnação e não com novos nascimentos materiais.Assim sendo, o renascimento tem que ser feito em "vida" e não com sucessivos nascimentos."EU: Ora mano, não se entende nada nesta partte pois ou se vai ou se vem, não se pode fazer as duas coisas ao mesmo tempo não é mesmo?Toda reencarnação é um mecanismo material que coloca o Espírito na possibilidade de se instruir mais e de se transformar. logo, há uma incoerência básica neste pensamento.
"Não estou falando de "morte" como algo físico, mas como "eliminação de uma consciência". A consciência humana que hoje encobre a nossa consciência espiritual precisa ser "eliminada" para que o espírito que somos possa renascer. Por isto Cristo fala mais no seu ensinamento: renascer do espírito e da água."EU: A consciência do humano meu mano, é a mesma que o Espírito apreendeu nas múltiplas vezes em que reencarnou. Esta não se perde nunca mais, por isso é que o ensino Espírita prevê a transformação, pois se trata de modificar a parede torta, por construção mais retificada no plano moral.
"Na seqüência de milhares de encarnações do espírito como “ser humano” em apenas uma única se processa a ressurreição ou despertar para a vida. Durante todas as anteriores o espírito esta como morto ou adormecido. E em todas as posteriores está vivo, sem deixar de vivenciar os personagens que veste.O processo é único e instantâneo. Não há gradualismos."EU: Novamente o pensamento segue divorciado da doutrina espírita que prega e ensina que sim, há gradualismos e este é que forma a Escala Espírita.
Citação de: SkyLight em 05 de Janeiro de 2010, 22:07Essa teoria de matar o Ego, que eu saiba, não é do Espiritismo nem de Ubaldi, poderia dizer qual a origem desse ensinamento?Egos não se matam. Egos se transcendem. Em outras palavras, o ego é o instrumento dado por Deus a cada espirito com a programação dos generos de provas, ou seja, com as reações sentimentais do espirito às provas que lhe forem apresentadas. Por exemplo, se o espirito escolher a prova de ser avarento, de sentir que possui bens, é o ego que lhe dará continuamente os sentimentos correspondentes e a prova do espirito consiste em aceitar ou não as sugestões do ego. Se aceitar, falha em alguma prova especifica, pois reforça o "ego"ismo. Se não aceitar a sugestão do ego e universalisar-se, amar a Deus e ao proximo, vence alguma prova especifica. O espiritismo conhece o fenomeno de transcender o ego com o nome de reforma intima, so que não sabe como aplica-lo com sucesso, visto este ser ensinamento transmitido a escola hinduista por Krishna. Este processo tambem se encontra bastante desenvolvido na Kabala.
Então seria o "É necessário que eu diminua para que Deus cresça em mim.". Se for isso, está entendido.
Iniciado por Viviane Gomes Livros Espíritas
Iniciado por HelenaBeatriz Power Point
Iniciado por Disc Páginas na internet
Iniciado por Disc Livros Espíritas
Iniciado por Monstrinho Espiritualismo
Estudos mensais
O seu e-mail:
ÂÂÂ Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.