Forum Espirita

GERAL => Outros Temas => Artigos Espíritas => Tópico iniciado por: Amigo em 27 de Maio de 2006, 13:26

Título: O Centro espírita/Jose Herculano Pires.
Enviado por: Amigo em 27 de Maio de 2006, 13:26
                           Jose Herculano Pires

Se os espiritas soubesse o que é centro espirita, quais são realmente a sua função e a sua significação, o espiritismo seria hoje o mais importante movimento cultural e espiritual da terra.temos no Brasil- e isso é um consenso universal- o maior, mais ativo e produtivo movimento espirita do planeta . a expansão do espiritismo em nossa terra é incessante e prosegue em ritmo acelerado. as o que fazemos,em todo este vasto continente espirita,é um imenso esforço de igrejificar o espiritismo, de emparelha-lo com as religioes decadentes e ultrapassadas, formando por toda parte nucleos misticos e portanto fanaticos,desligados da realidade imediata.


a domesticação catolica e protestante criara em nossa gente uma mentalidade de rebanho. o centro espirita tornou-se uma espécie de sacristia leiga em que padres e madres ignorantes indicavam aos pedintes o caminho do ceu. a caridade esmoler, facil e barata, substituiu as gordas e faustosas doaçoes à igreja.deus barateara a entrada do ceu,e até mesmo os intelectuais que se aproximam do espiritismo e que tem senso critico, se transformam em penitentes.

texto retirado do livro O centro espírita - editora paideia.

será que as vezes nao se comportamos como verdadeiros padres e madres, ou pastor ou pastora, na casa espirita onde agente frequenta?

onde casas espiritas apresentam as palestras e não permitem, o debate do tema com o publico, numa completa passividade, será que isso não vem do catolicismo, onde ouvimos os padres quietinho, as vezes levantando outras vezes sentando, qual casa espirita do rio de janeiro, onde falo que permite debate aponte uma. em portugual é assim que funciona uma casa espirita?

Título: Re: O Centro espírita/Jose Herculano Pires.
Enviado por: FENet em 27 de Maio de 2006, 13:35
Olá Amigo!

Realmente em algumas circunstâncias é verdade o que diz. Penso que cabe a cada um de nós fazer questão de ter uma postura exemplar e renovada, para que o movimento espírita se transforme no que merece.

Vamos aos pouquinhos melhorando e dando a nosso melhor :)
Título: Re: O Centro espírita/Jose Herculano Pires.
Enviado por: J.Rodrigues em 27 de Maio de 2006, 18:27
Amigo

Cuidado com os fundamentalismos venham de onde vierem.
Jamais foram bons conselheiros.
O homem é um ser religioso por natureza e o ser-se religioso não quer dizer objectivamente que se tenha se sigo ou professe uma determinada religião.
Aliás as religiões é que são o resultado da união de sres humanos religiosos e é pela diversidade de formas de expressar a sua religiosodade que, por sintonia de pensamentos se reunem numa ou noutra religião.
Mantenhamos o Espiritismo dentro dos preceitos de Kardec e total abertura a todos os que nele queiram receber ajuda ou entrar e participar para de uma forma ou outra dar ajuda dentro das suas possibilidades, e não se conduza o movimento no sentido de o transformar em mais uma religião com rituais homogénios em todos os centros espíritas.
Procure-se também que não se transformem os centros e meros centros mediúnicos.
Cumprimentos
Rodrigues
Título: Re: O Centro espírita/Jose Herculano Pires.
Enviado por: VS em 27 de Maio de 2006, 21:39
Olá

De facto temos todos muito a aprender. Eu estou a tentar começar por mim, mas é muito dificil. A avaliar por mim, o amor, o incentivo e a ajuda dos que me rodeiam tem sido muito mais útil do que a critica. A critica é útil com uma boa dose de amor e sentido construtivo, mas não há nada como um elogio sincero.

bem hajam
Vitor Santos 
Título: Re: O Centro espírita/Jose Herculano Pires.
Enviado por: FENet em 27 de Maio de 2006, 22:53
Penso que o que o J.Rodrigues disse sobre os centros medíunicos é importante.

Mais importante que a mediunidade prática é o seu estudo. Um centro espírita não tem de ter necessariamente actividades mediúnicas e quem começa por ai normalmente acaba mal, salvo pessoas muito bem preparadas.
Título: Re: O Centro espírita/Jose Herculano Pires.
Enviado por: M em 27 de Maio de 2006, 23:36
Esse texto é dos meus preferidos no que toca a Espiritismo. Que boa ideia do Amigo trazê-lo aqui.
Em Portugal, tal como no Brasil, ou no Reino Unido, os hábitos adquiridos têm muita força, e há, de facto, centros "igrejificados", bem como grupos que se deixam fascinar pela prática mediúnica, descurando o estudo. Isso mostra que não é por sermos espíritas que deixamos de ter as imperfeições e cair nos erros naturais de seres em evolução. A solução? Estudo e divulgação.
M.
Título: Re: O Centro espírita/Jose Herculano Pires.
Enviado por: Det's me!... em 28 de Maio de 2006, 00:31
Muita Paz!


Como em tudo que acontece na nossa existencia, tudo é fruto da nossa acção, da nossa vontade e sobretudo do nosso querer e firme convicção.

Tal acontece também com os Centros Espíritas, bem como no Movimento Espírita.

Essa é que é a realidade: não o SABERMOS, mas o colocarmos em PRÁTICA.

"Saber".......toda a gente sabe..... "Fazer" é que é mais complicado.

J. Herculano tem obras excelentes, e o Centro Espirita é uma delas.

Deixo em anexo o livro eletronico zipado em formato pdf.

Aí pode ler-se o que na sua extensão e globalidade, JHPires nos traz sobre o Centro Espirita.

Abraceijos :-*

Luís
Título: Re: O Centro espírita/Jose Herculano Pires.
Enviado por: VS em 11 de Junho de 2006, 13:23
Olá amigo AMIGO

As instituições dependem das pessoas que as frequentam. Na Igreja Católica, Na Igreja Protestante, nas Associações Espiritas, nas Federações Espiritas e em todas as instituições se podem encontrar bons e maus exemplos. Considero a doutrina Espirita a mais evoluida que conheço (é a minha opinião), mas reconheço que, por exemplo, a Madre Teresa de Calcutá fez um trabalho extremamente importante para a espiritualidade humana. Jesus dizia que pelos frutos se conhece a arvore. Que me interessa que a Madre Teresa ou S.Francisco de Assis fossem católicos? Os frutos que produziram eram de boa arvore, ou seja de pessoas moralmente muito evoluidas.

Portanto não esperes milagres das Associações Espiritas. Os seus trabalhadores (que trabalham gratuitamente - isso já é uma qualidade), são pessoas normais, umas mais evoluidas e outras menos evoluidas. Também as Associações Espiritas são umas mais evoluidas que as outras, consoante as pessoas que nelas trabalham e os Espiritos que as assistem. Espiritos muito evoluidos dificilmente apoiam arvores que produzam maus frutos.

Concordo a 100% com o Luis:

"Saber".......toda a gente sabe..... "Fazer" é que é mais complicado.

bem hajas
Vitor santos
Título: Re: O Centro espírita/Jose Herculano Pires.
Enviado por: Angela BO em 30 de Maio de 2012, 18:30
Sim, somos pessoas normais, com erros e alguma vontade de aprender, mas se usassemos mais o bom senso, talvez ja sentiriamos mais intensamente a pureza da mensagem espirita e a real funcao do CE.
Morei em algumas cidades de Sao Paulo, uma delas e Franca, onde o movimento espirita era muito expressivo, mas hoje o grupo espirita que frequentei usa cromoterapia, pedras e muitos outros rituais que desfiguraram por completo a doutrina, ou seja, se tornaram espiritualistas.
Agora onde vivo nos EUA, vejo vejo o movimento espirita descomprometido com mediunidade, onde Jung e Joanna di Angelis sao  os objetos de estudo e nao Jesus e Kardec.
Por fim, me restou me juntar a um pequeno grupo de estudarmos, fazermos nosso trabalho modesto e caminhar a passos lentos no trabalho mediunico, visto a necessidade dos encarnados e desencarnados.
Nao digo para criticar os grupos de onde sai, pois aprendi muito com eles, aprendi coisas boas, e aprendi algo sobre o perigo de negligencia da doutrina, que pode acarretar uma total desvirtuacao dos preceitos do Mestre Jesus e das Bases Kardequiana.
Com vontade e mente aberta, aprendendo com os erros, a gente e capaz de honrar o titulo de discipulos de Cristo em nome desta doutrina tao esclarecedora e simples.
Desapego e mente clara para combater as paixoes, ajudam a entender melhor o que o senhor Herculano Pires quer dizer, com tanta propriedade.

Abracos fraternos