0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá Marcello, Ensinam a teoria atômica (isso já é mecânica quântica) de Bohr e Rutherford, nas aulas de química, enquanto que, nas de física, se ensinam a física clássica. Mas a culpa disso são os currículos. Não devemos antagonizar, supondo que o Espiritismo está à frente da ciência, ou concorrendo com ela. abçs,
“... Isto pelo que nos diz respeito. Os que desejem tudo conhecer de uma ciência devem necessariamente ler tudo o que se ache escrito sobre a matéria, ou, pelo menos, o que haja de principal, não se limitando a um único autor. Devem mesmo ler o pró e o contra, as críticas como as apologias, inteirar-se dos diferentes sistemas, a fim de poderem julgar por comparação. Por esse lado, não preconizamos, nem criticamos obra alguma, visto não querermos, de nenhum modo, influenciar a opinião que dela se possa formar. Trazendo nossa pedra ao edifício, colocamo-nos nas fileiras. Não nos cabe ser juiz e parte e não alimentamos a ridícula pretensão de ser o único distribuidor da luz. Toca ao leitor separar o bom do mau, o verdadeiro do falso." (Livro dos Médiuns, pag. 52 no Capitulo III.).
Danilo! Qual a sua opinião quanto a essa questão de o espiritismo possuir dogmas? Vi em um outro tópico (se eu não me engano: Deus existe?) você dizer que o espiritismo, nesta relação da existência de Deus, ser dogmático. Mas a existência de Deus também não seria um princípio?
(...)Mas tem apenas um ponto nisso tudo que eu não concordo (talvez por eu não ter entendido muito bem): que o espiritismo possui dogmas. Ora, se pela definição dos dicionários, a palavra dogma denota algo que seja incontestável e indiscutível como dizer que o espiritismo o possui? No caso não seriam princípios? (...)
Amigos, O próprio Kardec disse q, embora a DE não fosse dogmática, possuía certos conceitos q se assemelhavam a dogmas pois q, se não admitidos pelos espiritas, a doutrina lhes ficaria incompreensível. Logo, não existe aí a questão de conceitos q, se não aceitos, resultam em expulsão ou excomunhão das fileiras de adeptos, como ocorre com o catolicismo. Referiu-se o codificador a conceitos admitidos mas não comprovados, senão por informações oriundas de manifestações mediúnicas, como a pluralidade de mundos habitados, Deus, que tudo foi criado por Deus, que Deus é onipotente, imutável em suas leis, infinito e eterno, soberanamente bom e justo, a comunicação com os espíritos, que existe uma lei moral de causa e efeito, que o espirito teve começo e q é imortal, que o homem tem um corpo material e espiritual, que o mundo teve princípio no tempo, aperfeiçoamento do espirito, escolha das provas, reencarnação... Infelizmente, não posso apontar a fonte dessa, me parece q foi uma entrevista, pois q essa informação me vem de estudos de mais de sessenta anos e, como era para "consumo próprio", não a anotei....................................
Iniciado por Pedro « 1 2 ... 5 6 » O que é o espiritismo
Iniciado por Atma Mensagens de Ânimo
Iniciado por *Leni* O Evangelho Seg. Espiritismo
Iniciado por *Leni* Livros Espíritas
Iniciado por Cravo do Poeta Power Point
Estudos mensais
O seu e-mail:
ÂÂÂ Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.