Forum Espirita

GERAL => Outros Temas => Artigos Espíritas => Tópico iniciado por: Marccello em 24 de Junho de 2010, 01:44

Título: Médium Celso de Almeida Afonso: Iniciação na Doutrina Espírita
Enviado por: Marccello em 24 de Junho de 2010, 01:44

Um homem de cabelos brancos trabalha silenciosamente, com notável habilidade. As mãos, calejadas pelos metais que manuseia, puxam uma cadeira para que eu sente ao seu lado. Os gestos são lentos, porém os olhos são vivos e atentos. Celso de Almeida Afonso, 62 anos, nasceu em Araxá. Espírita, exerce a função de ourives em Uberaba. Às sextas-feiras e segundas-feiras trabalha no Centro Aurélio Agostinho, em reuniões de psicografias, onde há mais de quarenta anos pratica a mediunidade.

A mãe de Celso, espírita convicta e praticante, levava o filho às reuniões. Na ocasião, muito jovem, Celso participava atentamente, sem compreender muito a doutrina. Algum tempo depois, o menino de 14 anos, viu nitidamente o pai em seu quarto. Detalhe: havia falecido há mais de dois anos. "Foi terrível, inexplicável. Ainda hoje não consigo descrever o que senti ao ver um espírito assim, na minha frente. Fiquei tão assustado que a voz não saía da garganta", diz num tom sério. A partir daí, o menino só dormiu com a luz do quarto acesa. Foi acometido de um pavor incontrolável contra tudo que se referisse ao Espiritismo, abandonando as reuniões que freqüentava com a mãe.

Aos dezesseis anos, morando em São Paulo, Celso foi a Sacramento visitar uma tia. A cidade estava em polvorosa... Todos falavam do homem que psicografava e trazia mensagens dos espíritos. Era Chico Xavier. Naturalmente, todos os espíritas iriam vê-lo e Celso, mesmo com medo, decidiu comparecer ao evento. Vendo o tumulto e o número considerável de pessoas, afastou-se rapidamente. "Foi quando uma senhora pediu: Chico, autografa esse livro pra mim. Chico olhou em minha direção e disse: Só se o Celso me emprestar a caneta que ele tem no bolso. Lembro dessa cena como se fosse hoje, agora. Foi indescritível!, o espírita conta visivelmente emocionado”. Chico Xavier aproximou-se de Celso e o apresentou para a comitiva que o acompanhava: – Esse rapaz vai trabalhar conosco em Uberaba.

Não querendo retrucar, Celso nada disse. Mas sabia que seria quase impossível trabalhar com Chico Xavier. A família era de Araxá, morava em São Paulo e não conhecia ninguém de Uberaba; aliás, nunca nem tinha ido lá. "Só pra ver como é a vida: voltei para São Paulo, minha mãe ficou muito doente. O clima da cidade fazia muito mal para ela. Minha irmã casou e foi morar em Uberaba. Por causa da doença da minha mãe mudamos pra casa da minha irmã. Em apenas dois anos a previsão se cumpriu!", Celso garante.

Iniciando sua caminhada no Espiritismo, Celso participava das reuniões, eventos e doações. Seu cotidiano exigia mais responsabilidades, estava comprometido com a doutrina. Certo dia, em casa, assistindo uma partida de futebol na TV, ouviu baterem na porta. Levantou-se do sofá e abriu: “Era uma mulher. Emudeci, parecia que eu estava pregado no chão. Era um espírito que vagava. Num susto, bati a porta violentamente", o espírita diz, hoje sorrindo do ocorrido. Garante que, curioso, voltou a abrir a porta e a mulher já estava indo embora. Ela olhou para trás e disse: Tá com medo de mim, né Celso?

Aos 23 anos fez sua primeira psicografia, porém, não aceitava essa faculdade mediúnica. Psicografava apenas na presença de um reduzido número de pessoas. Tinha receio de ser chamado de charlatão, ser julgado pelas pessoas. Para ele, era difícil largar sua casa, a família e sentar numa mesa para psicografar na frente de uma enorme quantidade de pessoas. Certo dia, Chico Xavier o procurou e fez a inevitável pergunta: “Quando começa a psicografar?". Celso, meio constrangido, alegou não ter capacidade para se expor. Alguns iriam julgá-lo impostor. Chico o observou em silêncio por alguns instantes e disse: "Então você é melhor que Jesus. Ele foi julgado! Ora, Celso, se te chamarem de impostor você sabe que não é, e se te chamarem de santo, você também sabe que não é... E mais: julgado, todos os dias nós somos: em casa, na rua, no emprego... O que importa é o trabalho a fazer”.

Diante dessa "intimada", Celso começou efetivamente a psicografar perante o povo nas reuniões espíritas. E numa dessas reuniões, um homem atrapalhava a passagem das pessoas até a mesa da psicografia. Perguntou aos presentes quem era o desconhecido e ninguém soube responder. O estranho se aproximou do espírita e o tranqüilizou: "Calma, vou te dar um passe". Depois de alguns dias, na casa de um amigo, Celso reconheceu o homem através de uma fotografia. Segundo ele, era o Dr. Henrique Krüeger, já falecido.

Mas o espírita gosta mesmo é de receber a carta de um ente desencarnado e transmiti-la para a família. Já apaziguou muitas mães desesperadas. O que pede em troca ao passar as mensagens? "Apenas que essas mães rezem por mim... enquanto minhas orações só chegam até esse telhado aqui, a prece de mãe arromba a porta do céu!", afirma às gargalhadas. Diz que oramos por três motivos: pedir, louvar e agradecer. Porém, pouco louvamos, pouco agradecemos e pedimos sem parar.

Celso recebeu várias mensagens de espíritos ilustres, entre eles Clara Nunes, Altemar Dutra, o piloto do helicóptero acidentado de Ulisses Guimarães e Mamonas. Psicografando livros, escreveu Fonte Fraterna, com mensagens de otimismo. Concedeu entrevistas ao Globo Repórter, Fantástico e revista Isto É. Atualmente, saiu na última edição da revista Super Interessante, mas não lhe agrada muito a notoriedade. Relata que a mídia enfatiza muito as mensagens de celebridades falecidas. O que realmente importa é a caridade no dia a dia. Avisa que caridade não é apenas dar um pão a um necessitado. É perdão e paciência com quem convive e está ao seu lado. Sorrindo, Celso finaliza a entrevista: “Como diz um amigo meu: menina, que Deus te persiga!”.



Muita paz. :)
Título: Re: Médium Celso de Almeida Afonso: Iniciação na Doutrina Espírita
Enviado por: EmBuscaDaLuz em 25 de Junho de 2010, 14:23
Obrigada pela postagem meu amigo!!!

Eu já fui a uma sessão de psicografia com o Celso e posso dizer que ela foi o que marcou minha iniciação no estudo espírita...

É um médium de grande valor, sem dúvida alguma...
Título: Re: Médium Celso de Almeida Afonso: Iniciação na Doutrina Espírita
Enviado por: Bluemoon em 25 de Junho de 2010, 15:42
Amigo Marccello,

não sei se me poderá ajudar. O que eu queria saber é se existe aqui em Portugal algum medium como o Celso ou outros brasileiros;
queria tambem saber, se puder, como posso eu receber uma mensagem de algum familiar desencarnado.

Faz muito tempo que eu ando para fazer estas perguntas e quando li agora esta historia de Celso de Almeida Afonso, ainda fiquei com mais vontade de perguntar.
Espero que nao me leve a mal estas perguntas meu amigo.

Um abraço fraterno....
Título: Re: Médium Celso de Almeida Afonso: Iniciação na Doutrina Espírita
Enviado por: Marccello em 26 de Junho de 2010, 01:15
Boa noite amigas!

EmBuscaDaLuz,

O Celso desenvolve uma missão belíssima...consolar aos que aqui ficam, amenizando a perda de entes queridos, através das mensagens...

Bluemoon,

O desejo de obter uma mensagem dos nossos entes queridos que já passaram para o mundo espiritual é mais comum do que se pensa. Trata-se de algo justo e explicável. O Espiritismo nos ensina, porém, que o contato com os seres que amamos pode se dar independentemente de médiuns, na esfera dos sonhos ou pela via da inspiração. Quando dormimos, é o corpo que dorme; a alma se desprende e mantém relações com as pessoas que estima e busca. Na hora da prece, os seres amados costumam aproximar-se e, quando têm permissão, falam à nossa alma, intuindo-nos, inspirando-nos, ajudando-nos pela via do pensamento. Evidentemente, há aqueles que, dispondo de um médium com quem se afinizem, quando autorizados pelos poderes que governam o mundo, podem enviar suas mensagens por meio da escrita, mas esse intercâmbio parte sempre do plano espiritual. Segundo Chico Xavier, o telefone do Além toca de lá para cá e somente quando há um motivo real para isso. O estudo do Espiritismo, especialmente de “O Livro dos Médiuns”, de Allan Kardec, ajuda muito a todos nós neste entendimento.

Não conheço bem o movimento espírita em portugal...provavelmente devem existir inúmeros médiuns que desenvolvem a psicografia...

Caso você queira ... informar-se melhor...sugiro que consulte os Centros Espíritas em Portugal e procure saber sobre a existência de trabalhadores espíritas que desenvolvam psicografia ...mais próximos de você ....

Vou deixar um link que permite localizarmos Centros Espíritas no Brasil ou no exterior...no seu caso Portugal...

http://www.enderecocasaespirita.org.br/ (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy5lbmRlcmVjb2Nhc2Flc3Bpcml0YS5vcmcuYnIv)

Deixo também o contato com o nosso irmão Celso caso queira ter maiores informações, quem sabe eles indicarão algum contato em Portugal...

ATENDIMENTO MÉDIUM CELSO
Centro Espírita "Aurélio Agostinho"
Av. Lucas Borges, 61
Bairro Fabrício - Uberaba - MG
Reuniões as segundas e sextas-feiras a partir das 18:30 h.
Contato: Mauro Humberto Elias
Tel.: (34) 3312.6583 / 9935.6583
E-mail: maurohe@terra.com.br

Grande abraço! ;)

Muita paz. :)

Título: Re: Médium Celso de Almeida Afonso: Iniciação na Doutrina Espírita
Enviado por: Bluemoon em 26 de Junho de 2010, 11:50
Bom dia amigo Marccello,

obrigada pelas informações que me deu meu amigo.

Um abraço fraterno no seu coraçao...
Título: Re: Médium Celso de Almeida Afonso: Iniciação na Doutrina Espírita
Enviado por: liria regina em 06 de Setembro de 2010, 20:07
meu nome liria perdi minha filha no di a08 03 2ooo3 o nome dela e veronica de souza da silva ,ela estava desfilando numa escola ,ela gostava muito derrepente sentiu uma forte dor de cabeça,e foi fatal foi uma neurisma  nao deu tempo de socorre fizerao tudo mas ela nao voltou ela tinha 24 anos e estava gravida de 3meses eu tambem morri um pouco de mim proucurei saber noticias dela mas ainda nao era tempo agora eu gostaria que vcs me ajudace ,me dando noticia quero saber que ela esta bem seguindo o seu caminho em paz queria receber uma carta dela por favor mende alguma resposta obrigado
Título: Re: Médium Celso de Almeida Afonso: Iniciação na Doutrina Espírita
Enviado por: bisognini em 07 de Setembro de 2010, 14:47
http://video.google.com/videoplay?docid=-607654306947529880#
Título: Re: Médium Celso de Almeida Afonso: Iniciação na Doutrina Espírita
Enviado por: Marccello em 07 de Setembro de 2010, 15:40
Bom dia amiga Liria!

A questão 936 de O Livro dos Espíritos diz: “Uma dor incessante e desarrazoada o toca penosamente, porque, nessa dor excessiva, ele vê falta de fé no futuro e de confiança em Deus e, por conseguinte, um obstáculo ao adiantamento dos que o choram e talvez à sua reunião com estes”.

O Espiritismo também recomenda a prece pelos entes queridos que partiram, para que seus corações possam se sentir aliviados. O Evangelho Segundo o Espiritismo traz uma coletânea de preces e fala da importância da oração pelos que acabam de deixar a Terra como forma de ajudar no desligamento do espírito, tornando seu despertar no Além mais tranqüilo e breve.

“Vós que compreendeis a vida espiritual, escutais as pulsações de vosso coração chamando esses entes bem-amados, e se pedirdes a Deus para os abençoar, sentireis em vós essas poderosas consolações que secam as lágrimas, essas aspirações maravilhosas que vos mostrarão o futuro prometido pelo soberano Senhor”.

Tenha paciência...Deus sabe o que é melhor para nós... e o tempo certo...façamos a nossa parte...

Muita paz. :)
Título: Re: Médium Celso de Almeida Afonso: Iniciação na Doutrina Espírita
Enviado por: Terezinha A de Souza em 12 de Setembro de 2010, 17:51
Gostaria de saber se posso receber carta psicografada por  resposta a este e-mail ? Minha mae  Carmen Correa Lessa de Souza nasceu dia 04-07-l931  e desencarnou no dia  31-o8- 2007.
Título: Re: Médium Celso de Almeida Afonso: Iniciação na Doutrina Espírita
Enviado por: liria regina em 13 de Setembro de 2010, 17:32
    meu nome e liria regina,estou aqui a pedir ajuda perdi minha filha no dia 08/03/2003nome dela e veronica de souza da silva ,veronica gostava muito de desfilar em escola ,nesse dia estavamos todos juntos a desfilar ,e ela sentiu uma dor de cabeça forte,e na mesma hora pediu a irma que com ela estava para segura que ela estava caindo e caiu morta esta gravida de 3 meses foi neurisma e ela nao voutou gostaria de ter noticia de saber como ela esta  a saudade e muito grande
Título: Re: Médium Celso de Almeida Afonso: Iniciação na Doutrina Espírita
Enviado por: Ingrid Valdrighi em 27 de Maio de 2011, 11:06
Bom Dia, sou espírita, tenho aborto de Repetição (três), faço tratamento espiritual no Centro de Santa Rita do Passa Quatro. Gostaria de saber a explicação verdadeira de meus abortos, se eu conseguiria por meio de psicografia ou regressão saber o que acontece para eu passar por isso, para que eu pudesse me desculpar com esse espírito que parece não querer reencarnar, me redimir, encontrar minha forma de mostrar que ele é meu irmão e eu o amo e desejo passar isso para ele, encarnado, desejamos muito a vinda dele, eu e o pai e já o amamos e estamos o esperando de braços abertos. Aguardo Contato. Abraços.
Título: Re: Médium Celso de Almeida Afonso: Iniciação na Doutrina Espírita
Enviado por: Mourarego em 27 de Maio de 2011, 14:36
Ingrid,
Abortamentos, ou abortos naturais, têm suas causas na organização fisiológica da mulher.
Podem ter algum componente espiritual? em poucos caos sim, mas não para o fato de abortar-se, mas sim como causa de expiação para a gestante, família ou mesmo para o Espírito que advirá da gestação.
Todavia, faz-se mister que não se tome a regra como regra imutável pois cada caso é um caso e não há ninguém, que por meio de um fórum como o nosso lhe possa afirmar que os seus tenham este tipo de causa espiritual.
Tranquilize-se, ore bastante, e tenha a fé raciocinada. A resignação e mudança de pensamentos, nestes casos,. são o melhor remédio.
Busque na classe médica, também uma resposta, não aceite apenas uma opinião, procure outros médicos.
Abraços,
Moura