Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • Outros Temas »
  • Artigos Espíritas »
  • Espiritismo e adeptos......versus Centros Espíritas

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o fundo

Autor Tópico: Espiritismo e adeptos......versus Centros Espíritas  (Lida 4300 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Victor Passos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5037
  • Participação: 216
  • Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Todo o Projeto de estudo eleva o espirito
  • Relevância: +797
    • Criança Diferente
  • Cidade: Viana do Castelo
  • País: Portugal
Espiritismo e adeptos......versus Centros Espíritas
« em: 03 de Agosto de 2007, 13:36 »
+1Gostou?

       Espiritismo e adeptos......versus Centros Espíritas

A afluência aos Centros Espíritas aumentou em catadupa , mas isso não quer dizer que se ganharam adeptos Espíritas.
    A falange que lá se desloca é em maioria sofredores, que nem estão para tentar perceber a razão de seus problemas, mas para ter quem os alivie dos mesmos  e se possível muito rápido.
  Estes irmãos vem de varias correntes espiritualistas, com seus rituais, com seus conceitos e que em nada estão virados para o aprendizado da Filosofia Espirita.Se isso não basta-se ainda se confunde em demasia, mesmo dentro dos Centros Espiritas a questão do Espiritualismo e Espiritismo, e depois andam por aí a proliferar divulgação de mesas brancas, alto e baixo espiritismo e de serem espíritas Kardecistas, e o Espiritismo não é nada disso. O Espiritualismo insere todas as correntes filosófico-religiosas,por exemplo, catolicismo, judaismo, umbanda, ... porém Espiritualismo não é Espiritismo, ou seja todo o espirita é Espiritualista, mas nem todo o Espiritualista é Espirita, porque para o ser tem que seguir os princípios da Doutrina, estuda-los e coloca-los em pratica,reformando seu intimo para melhor e ser também pedra importante na transformação da Humanidade enquanto nela inserido.
  O desconhecimento da realidade espiritual,a carência de estudo da Filosofia Espirita, com a falta de organização e na busca de mais adeptos entre os pacientes,adultera muitas vezes os comportamentos a nível de recepção  nas Casas Espirita se mesmo do trabalho quer mediunico , quer a nível de esclarecimento.
   Por isso vemos muitas vezes as entidades sofredoras acometidas de dificuldades físicas ou espirituais,a questionar “Quem está comigo? !”Quem me está a fazer mal? “O que que quer que faça?..!” ..etc...e por aí fora...
   Quando uma das pedras base do trabalho em caridade é o sigilo e respeito por ambas as partes, seja o receptor seja o emissor. Infelizmente , na busca de não perder um possível adepto ,existe quem rompa a protecção de sigilo e em vez de facilitar o trabalho de ajuda ,apenas vai fazer proliferar emoções de revolta ou ódios e isso em nada é benéfico.
  Amigos quem procura o Centro Espirita não vai atrás de Filosofia , no mínimo será por curiosidade,e acima de tudo na busca de solução para o seu sofrimento, muitos deles com obsessões complexas e de difícil trato e devemos acima de tudo proliferar a mensagem da necessidade do conhece-te a ti mesmo , incentivar á transformação , mas não impor, porque ninguém segue uma corrente doutrinária por imposição ou por criticar a outra.
  Amigos quem tiver que seguir o Espiritismo tem de ser por sua vontade, sem pressões, o Espiritismo não necessita de adeptos , mas de Espíritas coesos , estudiosos e perseverantes com vontade de se tornar melhores moralmente de trabalhar por si e para os outros em caridade,sincera e gratuita.
   Sendo que na continuidade do conhece-te a ti mesmo , temos que direccionar os nossos valores no sentido de ajudar a Humanidade na sua mudança , pois o colectivo é reflexo de progresso.
   A melhor aquisição para o Espiritismo será sempre a verdade, o estudo sério,o respeito pelo próximo e por si mesmo, e procurar seguir os princípios que formam a Doutrina, porém sem fundamentalismo, porque em razão e numa fé racionada se faz um Espirita com bom senso.

Muita Paz
Victor Passos


Registado

Offline Vitor Santos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6079
  • Participação: 132
  • Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • O Mal Retribui-se com o bem!
  • Relevância: +1062
    • Centro Estudos Doutrin
Re: Espiritismo e adeptos......versus Centros Espíritas
« Responder #1 em: 03 de Agosto de 2007, 18:28 »
0Gostou?
Olá Victor

O Espiritismo é uma doutrina que foi ditada pelos Espiritos.

Para que as pessoas acreditem na doutrina é necessário que aceitem como verdade a possibilidade de comunicabilidade com os espiritos, tenham eles sido encarnados neste planeta ou não.

Depois ainda é preciso que acreditem que esses Espiritos falavam verdade.

Foi assim que aconteceu com Alan Kardec. Ao descobrir e estudar os fenómenos mediúnicos, o Codificador reuniu os seus registos dos eventos que presenciou e, com base nos mesmos, fundou a ciência, a filosofia e a doutrina espirita, que acredito ser a verdadeira doutrina ensinada por Jesus Cristo, explicada com detalhe e limpa das mistificações e erros que nós homens fomos criando ao longo de 2000 anos. Ele distinguiu o trigo do joio nas comunicações que recebia e só publicou aquelas que ele achou suficientemente crediveis, com base em critérios sistemáticos e rigorosos.
______________________________________________________
No meu caso eu abracei a crença na doutrina espirita porque eu já era adepto da doutrina de Cristo. Simplesmente estava cheio de dúvidas porque os evangelhos eram insuficientes para a minha compreensão e o que os religiosos diziam nem sequer era coerente com os Evangelhos.

Fui encontrar na doutrina espirita uma doutrina coerente com os Evangelhos que aponta sempre para o bem. A minha fé não nasceu na doutrina espirita, mas foi muito fortalecida por esta. Não foi em nenhum Centro Espirita que descobri o Espiritismo, foi no Livro dos Espiritos

_____________________________________________________

Quanto mais pessoas aparecerem nos centros espiritas mais oportunidades de divulgar o espiritismo.

A quem aparece com problemas que julga espirituais nos Centros Espiritas, julgo que é o local certo para se dirigirem. Não vejo inconveniente nenhum.

Quem tem curiosidade séria sobre os fenómenos espiritas e procura conhecê-los está certo, em minha opinião. A pensar doutra forma, kardec estaria errado.

Não me cabe criticar, julgar ou condenar nem os Centros Espiritas nem as pessoas que se lá apresentam. Cabe-me desejar que a frequência dos centros Espiritas seja o mais benéfica possivel para todos, sem excepção, e agradecer a Deus por termos a possibilidade de usufruir dos serviços prestados  com amor por tantos trabalhadores das mesmas.

bem haja
Vitor Santos


Registado
O perdão compensa!

Offline Victor Passos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5037
  • Participação: 216
  • Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Todo o Projeto de estudo eleva o espirito
  • Relevância: +797
    • Criança Diferente
  • Cidade: Viana do Castelo
  • País: Portugal
Re: Espiritismo e adeptos......versus Centros Espíritas
« Responder #2 em: 03 de Agosto de 2007, 20:06 »
0Gostou?
  ola Vitor Santos
  muita paz

    Amigo corroboro com tudo o que diz, apenas quero alertar para o cuidado de não colocarmos um Centro Espirita ao sabor do jeito de quem lá vai, porque cairiamos no erro de adulterar toda a Doutrina.
   Estamos de acordo em tudo ,porém não estou criticando quem vai ao centro, alerto isso sim, para o cuidado que os orientadores e para a organização dos Centros para não imporem , mas para cuidarem de quem lá vai,com caridade e sigilo,coisa que infelizmente por vezes não acontece.
    Antes de pertencer á Direcção do Centro e de executar os trabalhos nele, entrei como doente, necessitado que me ouvissem e me dessem algo a que eu pudesse amarrar-me para me equilibrar moral e psicologicamente.
   Era incrédulo em relação á existência dos Espiritos, mas o bom acompanhamento que me foi dado, a boa orientação, ajudou-me a perceber da importância do Espiritismo, e da minha vida,dos seus valores.Continuei a debater nos dias de esclarecimento , procurei rebater duvidas e  seguindo os cursos após estar pronto ou seja equilibrado, aprendi logo de imediato que o Espiritismo me tinha salvo a vida,não tenho problema em o dizer e procuro desse exemplo de recuperação ajudar os outros e hoje trabalho com todo o amor, não esperando louros, mas por cada alma que ajudo é mais um sorriso de amor de mim mesmo.
Bem-haja ter encontrado o Espiritismo
.

Por isso amigo ,a intenção do texto não é criticar,mas o de alertar que o doente tem que ser recebido como eu foi...Não impondo,mas doando amor...

abraço fraterno
Victor Passos

Registado

Offline Parislumière

  • Mundo Primitivo
  • *
  • Mensagens: 1
  • Participação: 1
  • Parislumière has no influence.
  • Relevância: 0
Re: Espiritismo e adeptos......versus Centros Espíritas
« Responder #3 em: 05 de Fevereiro de 2011, 02:05 »
0Gostou?

Sou nova por aqui e gosto do que leio.
Do que li do irmão Vitor passos, fiquei com vontade de lhe perguntar onde fica o centro onde trabalha ?

Obrigada.
Muita luz !


Registado

Offline Victor Passos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5037
  • Participação: 216
  • Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!Victor Passos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Todo o Projeto de estudo eleva o espirito
  • Relevância: +797
    • Criança Diferente
  • Cidade: Viana do Castelo
  • País: Portugal
Re: Espiritismo e adeptos......versus Centros Espíritas
« Responder #4 em: 05 de Fevereiro de 2011, 10:35 »
0Gostou?
Ola muita paz
Amiga Parislumiere

  Sou Portugues e o centro que frequento e que a partir de Março vou dirigir;
   Associação Espirita Paz e Amor
   Viana do Castelo
   Portugal

   http://associacaoespiritapazeamor.blogspot.com/

abraço fraterno

Victor Passos



Registado


  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
Centros Espiritas e o Espiritismo.

Iniciado por Peregrino « 1 2 » O que é o espiritismo

16 Respostas
5914 Visualizações
Última mensagem 05 de Maio de 2006, 16:52
by Le
Endereços e Nomes de Centros Espiritas em São Paulo

Iniciado por Bela ABC Off-topic

5 Respostas
22934 Visualizações
Última mensagem 24 de Agosto de 2010, 23:29
by espindola
Centros espiritas vinculados a feb

Iniciado por Rodrigoo Artigos Espíritas

3 Respostas
7479 Visualizações
Última mensagem 04 de Fevereiro de 2011, 22:25
by Rodrigoo
Os Centros Espíritas.

Iniciado por Filósofo Outros Temas

4 Respostas
3369 Visualizações
Última mensagem 17 de Dezembro de 2011, 22:20
by Mourarego
Centros Espíritas não têm donos

Iniciado por andreariovaldo « 1 2 » Artigos Espíritas

26 Respostas
9703 Visualizações
Última mensagem 23 de Junho de 2012, 17:36
by Mourarego

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC