Forum Espirita

GERAL => Outros Temas => Artigos Espíritas => Tópico iniciado por: pretoriano em 07 de Fevereiro de 2010, 18:28

Título: Duvidas, duvidas e mais duvidas
Enviado por: pretoriano em 07 de Fevereiro de 2010, 18:28
Coloquei este topico aqui pq nao tenho a minima ideia onde deveria posta-lo.

Pois bem quando chegar a hora do meu desencarne e eu chegando numa colonia espiritual ficarei maravilhado com tudo q vou ver. Agora me respondam: suponhamos que ate hoje eu tenha desencarnado umas 200 vezes e todas estas chegadas ao plano espiritual eu vou ter sempre a mesma reação? Todas as vezes terá q ser repassado a mim como funciona a colonial espiritual?

Outra duvida> lá eu sentirei fome, sede, frio etc.. e tesão? sentirei tesão quando ver uma mulher boa? Tô supundo q eu esteja numa colonia tipo nosso lar.

Adorarei ver as respostas principalmente do CUEE
Título: Re: Duvidas, duvidas e mais duvidas
Enviado por: Diegas em 08 de Fevereiro de 2010, 01:28
Olá, Pretoriano


Vamos utilizar de uma regra matematica bem simples. Se voce desencarnou 200 vezes é por que encarnou 200 vezes. Então, vem a dúvida: a sua reação de momento como encarnado é de surpresa por rever o solo terreno ?


------

Tesão voce até pode sentir, caso não discipline desde já os pensamentos/sentimentos. Se a sua preocupação é ficar impossibilitado deste anseio/desejo, sossegue, por que há no Umbral muitas mulheres boas...apesar de ter milhares com celulites e estrias, ou seja, bem ruinzinhas... ;D


Abç
Título: Re: Duvidas, duvidas e mais duvidas
Enviado por: ednartes em 12 de Janeiro de 2011, 03:21
Olá Paz a Todos!!!
Olha Pretoriano pelos estudos que tenho tido e livros da literatura que já li, o desencarne de uma pessoa vai depender muito do modo de vida que ela tinha quando encarnada. Tal vida, tal morte. A pessoa será no plano espiritual exatamente como é aqui no plano físico, ela levará consigo as más e boas tendências, os vícios sejam eles morais ou materias, e muitas vezes os espíritos quando desencarnam nem saem de casa vivendo, comendo e dormindo sem nem ter noçao de que desencarnou, fala com os familiares e não obtém resposta porque não estão visíveis , e isso os deixam mais perturbados ainda. E tem uma outra coisinha não é garantido que a pessoa irá direto para uma colônia e as vezes ela fica em estado de perturbação por algum tempo. Boas ações, fazer todo o bem possível e consciência tranquila são pontos fundamentais para uma boa estada no plano espiritual e garantia para o socorro dos irmãos espírituais. E o que vc chama de mulher boa mostra que vc terá que melhorar a sua mente quanto a esta questão porque "mulher boa", vc só encontrará  ainda no plano físico, desencarnado e nos bacanais da vida material ou lá mesmo nos umbrais. Reflita se vale a pena manter a mente deseducada sobre as coisas espirituais e veja prá onde vc vai quando desencarnar. Espero ter contribuido com as suas dúvidas. Jesus conosco sempre!!!
Título: Re: Duvidas, duvidas e mais duvidas
Enviado por: Mourarego em 12 de Janeiro de 2011, 16:06
Mano pretoriano;
se alguém desencarna 200 vezes e recebe mesmo as mesmas indicações, é que esteve estacionário em sua vivenciação encarnada e desencarnada anteriores.
Veja bem, esta consceituação é de uma generalização extremka pois não há aquele que não apreenda nada em uma encarnação ou mesmo quando permanece errante quando desencarnado.
Sendo assim, não veria como  isso acontecer.
Maninha ednartes;
Estás correta quando dizes que possivelmente tal Espírito não seja enviado para alguma colônia, mas não pelo seu estado, mas sim pelo fato de que a doutrina não contempla como verdadeira a idéia de existência de colônias.
O LE afirma: "Espíritos estão por toda parte no Universo. Não existem locais circunscritos".
apenas isso já desmonta a idéia de colônias.
As obras ditadas por Espíritos ou mesmo de autores vivos que afirmam em contrário estão  longe, anos luz do que ensina a doutrina e que é pera nós onde tenhamos de buscar as respostas corretas.
Kardec sob a anuência dos Espíritos Superiores afirma, "àqueles que querem de tudo saber, que leiam de tudo, tanto as apologias como as críticas", Contudo ele fala só em ler, não em tomar como doutrina o que se lê fora das obras básicas.
abração,
Moura
Título: Re: Duvidas, duvidas e mais duvidas
Enviado por: arcam em 13 de Janeiro de 2011, 11:25
KKKKKK...!!!!! Essa foi demais, mulheres boazudas e com celulites no umbral... ;D ;D ;D
Título: Re: Duvidas, duvidas e mais duvidas
Enviado por: arcam em 13 de Janeiro de 2011, 11:57
    Os espiritos encarnados ( nós ), trazem com eles o que adquriram em suas existencias anteriores; é a razão pela qual os homens mostram seus instintos, inclinações boas ou más, que aparecem inatas neles. As más tendencias, naturais em nós são os restos das imperfeições do espirito, que não estão totalmente despojados. è esse o pecado original ( o que ensina o espiritismo).
     Em cada existencia, despoja-se a alma de alguma impureza...  E por aí vai... 100, 200, 300 encarnações, quem sabe???
      Abraços fraterno a tds. Arcam. 
Título: Re: Duvidas, duvidas e mais duvidas
Enviado por: ednartes em 14 de Janeiro de 2011, 01:23
Amigo Mourarego!
Claro que o espírito aprende quando encarnado ou desencarnado. A Doutrina Espírita pode como dizes não comtemplar como verdadeira a idéia de existência das colônias porém, são os espíritos que nos descrevem as colônias espirituais como um abrigo de socorro (ver Nosso Lar e outros livros que citam as colônias), onde os espíritos revisam suas experiências anteriores, onde falharam, o que deixaram de fazer para melhorarem e etc... Eu não vejo que no Livro dos Espíritos por estar a dizer que não existem lugares circunscritos no plano espiritual seja objeto para desacreditar nos espíritos como André Luiz, Emmanuel, Lúcius, Luiz Sérgio e outros. Espíritos altamente sérios e sob o comando de Jesus virem através de médiuns como Chico Xavier, Célia Camargo, Carlos Alberto Bacelii nos informarem coisas irreias ou histórias mirabolantes. Eu acredito sim na existência das colônias e estes nossos irmãos encarnados ou  desencarnados nos trazem a realidade do que é o plano espiritual. Ah e quando eu leio a literatura espírita e chego a querer ajudar alguém que tem dúvidas sobre algum ponto, pode ter certeza que  não estou dando a minha opinião fora das obras da codificação até porque estas obras são referências para que eu leia e analise com os olhos de ver, os ouvidos de ouvir, e o sentido de reter aquilo que realmente faz sentido dentro de uma razão que esclarece a verdade de forma extraordinária entedeu? Por isso eu acredito nos espíritos que sob a égide de Jesus vem me esclarecer que as colônias se encontram ao redor do orbe terrestre, e que os espíritos que estão por toda a parte  e que nos acotovelam sem cessar fazem parte de mundo pelo qual interagem conosco estejam eles nas colônias ou sem rumo certo. Quem não lê os livros da literatura espírita a fim de que os analise dentro das obras da codificação nada pode dizer quanto a isto maninho Mourarego. Paz em Jesus!!!!
Título: Re: Duvidas, duvidas e mais duvidas
Enviado por: helvionunes em 14 de Janeiro de 2011, 02:53
Boa noite!
Apesar da DE não mencionar sobre colônias como sempre enfatiza o mano Moura, uma das coisas que mais me motivou na época a me aprofundar ainda mais na DE foi a leitura de livros como Nosso Lar, onde ao me deparar com uma estrutura organizacional e hierárquica q eu nunca tinha ouvido falar (isso a quase 10a atrás), indo totalmente contra aquilo q até então eu tinha ouvido ..."seja bom q vc vai pro céu, vira anjo e andar nas nuvens, ou queime no inferno eterno! "
Pensar q após o desencarne a evolução continua, onde sempre teremos q buscar novos conhecimentos, no meu caso foi um fator motivacional decisivo, e Nosso Lar foi muito decisivo. Acredito q colônias existem, mas essa existência tb seja diretamente proporcional ao grau de evolução de cada espírito.
[]'s


Título: Re: Duvidas, duvidas e mais duvidas
Enviado por: Mourarego em 14 de Janeiro de 2011, 14:11
Maninha Ednartes,
Quando falamos em doutrina espírita e sobre os Espíritos que a trouxeram a kardec, falamos de Espíritos Superiores, classe na qual André luiz não pertence já que ainda terá de reencarnar outras vezes.
Outra coisa toda a literatura recebida mediunicamente, não se torna automaticamente doutrina espírita, no caso tratamos do Romance espiritualista de título Nosso lar. Explico, tudo o que não contiver o trabalho de validação chamado Controle Universal do Ensino dos Espíritos, não pode ser considerado senão como uma opinião pessoal e portanto sujeita a este controle que lhe vai dar o criterium de Verdade como está explicado no item dois da introdução ao ESE sob o título "Autoridade da Doutrina Espírita", ou mesmo no capítulo I de A Gênese sob o título Caracteres da doutrina Espírita. Este o ditame doutrinário.
Note que a minha resposta não trás nada mais do que aquilo que a doutrina diz ser o correto.
Por isso esta minha certeza do que falo, ademais já fiz em conjunto com uma confreira um extenso estudo desta obra elencando a maioria dos erros que ela contém. Mas como um romance não tem a responsabilidade de só falar o que seja verdadeiro, entende-se que na obra Nosso Lar se tenha tantas coisas esdrúxulas.
Abraços,
Moura

Amigo Mourarego!
Claro que o espírito aprende quando encarnado ou desencarnado. A Doutrina Espírita pode como dizes não comtemplar como verdadeira a idéia de existência das colônias porém, são os espíritos que nos descrevem as colônias espirituais como um abrigo de socorro (ver Nosso Lar e outros livros que citam as colônias), onde os espíritos revisam suas experiências anteriores, onde falharam, o que deixaram de fazer para melhorarem e etc... Eu não vejo que no Livro dos Espíritos por estar a dizer que não existem lugares circunscritos no plano espiritual seja objeto para desacreditar nos espíritos como André Luiz, Emmanuel, Lúcius, Luiz Sérgio e outros. Espíritos altamente sérios e sob o comando de Jesus virem através de médiuns como Chico Xavier, Célia Camargo, Carlos Alberto Bacelii nos informarem coisas irreias ou histórias mirabolantes. Eu acredito sim na existência das colônias e estes nossos irmãos encarnados ou  desencarnados nos trazem a realidade do que é o plano espiritual. Ah e quando eu leio a literatura espírita e chego a querer ajudar alguém que tem dúvidas sobre algum ponto, pode ter certeza que  não estou dando a minha opinião fora das obras da codificação até porque estas obras são referências para que eu leia e analise com os olhos de ver, os ouvidos de ouvir, e o sentido de reter aquilo que realmente faz sentido dentro de uma razão que esclarece a verdade de forma extraordinária entedeu? Por isso eu acredito nos espíritos que sob a égide de Jesus vem me esclarecer que as colônias se encontram ao redor do orbe terrestre, e que os espíritos que estão por toda a parte  e que nos acotovelam sem cessar fazem parte de mundo pelo qual interagem conosco estejam eles nas colônias ou sem rumo certo. Quem não lê os livros da literatura espírita a fim de que os analise dentro das obras da codificação nada pode dizer quanto a isto maninho Mourarego. Paz em Jesus!!!!
Título: Re: Duvidas, duvidas e mais duvidas
Enviado por: pretoriano em 16 de Janeiro de 2011, 19:27
ola a todos,

o que nao entra na minha cabeça em relaçao as colonias é a existencia de predios, casas, etc... Quem constroi ? a construçao se da como as da terra? ou simplesmente a coisa  aparece do nada? e se lá tenho q me alimentar, tenho necessidades fisiologicas, creio eu entao q lá, nas colonias, vou sentir atraçao pelo sexo oposto!! ou lá sexo é tabu tambem?
 
Título: Re: Duvidas, duvidas e mais duvidas
Enviado por: ednartes em 21 de Janeiro de 2011, 03:36
Amigo Pretoriano olá!
Leia e estude o livro dos médiuns mais precisamente no capítulo em que fala sobre "laboratório do mundo invisível" e vc saberá como se constrói roupas, alimentos, e outros  utensílios usados pelos espíritos nas sesões mediúnicas de materialização, e na sua dúvida quem sabe saberás interpretar a construção dos prédios, casas e etc...ah! e atração aí já é outra coisa porque os espíritos não tem sexo como nos explica o livro dos espíritos e só os ainda materializados sentirão esta atração ok? Não me julgo sabichona mas estou estudando e caminhando a passos de cágado para sempre aprender ok? Paz e Bem!!!!!
Título: Re: Duvidas, duvidas e mais duvidas
Enviado por: Mourarego em 21 de Janeiro de 2011, 12:50
Aeeeeeeeee Ednartes, mandou bem!!
abração,
Moura
Título: Re: Duvidas, duvidas e mais duvidas
Enviado por: pretoriano em 22 de Janeiro de 2011, 23:09
ola a todos,

bom se tem laboratorio entao para ter colonias é um pulo!!
Título: Re: Duvidas, duvidas e mais duvidas
Enviado por: Mourarego em 23 de Janeiro de 2011, 19:51
Vou tentar explicar bem simploriamente.
O estado de crenças que os Espíritos ainda muito materializados se encontram, faz com que estes criem ilusões, que, para eles são tão reais que chegam pensar que são mesmo reais.
OLM dá este mesmo exemplo.
São aparências de realidade mas não são reais.
Tal como no caso descrito na RE e no LM, o da tabaqueira.
Perguntou-se ao Espírito mas a tabaqueira é real?:
E ele responde, é apenas uma aparência de realidade, pois a verdadeira não estava lá.
Abraços,
Moura
Título: Re: Duvidas, duvidas e mais duvidas
Enviado por: pretoriano em 23 de Janeiro de 2011, 22:13
Ola a todos,

Ok moura eu  reli esta parte do LM (vou ter q ler  de novo o livro). A tabaqueira foi criada para que um encarnado ver, mas se o espirito criasse coisa materiais para outros espiritos como por exemplo muros, casas e etc?
Título: Re: Duvidas, duvidas e mais duvidas
Enviado por: Mourarego em 24 de Janeiro de 2011, 13:13
Mano pretoriano, vou falar primeiro sobre algumas invenções que se ouve em palestras ou de professores em cursos espíritas ok?
dizem uns, que há uma grande quantidade de Espíritos que passam o tempo a pensarem na mesma coisa, ou seja, numa cidade, e nela nas casas, ruas, etc, para que tudo seja plasmado e sobreviva por muito tempo. É# uma bobagem sem nome.
As plasmações são efêmeras como diz o LM e a RE. Agora imagine uma turma de Espíritos passando o dia inteiro (pois estas só ficam plasmadas enquanto dura o pensamento forte), todo o tempo em que estiverem nessas regiões, pensando somente numa coisa e do mesmo modo que os outros. autêntica loucura.
Ninguém pensa igual não é mesmo, e por outra, aqueles que assim o conseguissem por certo não teriam tempo para mais nada o que os deixaria estacionados no progresso. Ora isso não vai contra a lei natural? Se Deus nos quer progredindo sempre estagnar seria tal como involuir. E como sabemos o Espírito não regride senão socialmente.
Outro ponto que me parece que você mesmo já escreveu: Se os Espíritos não têm corpos físicos plasmar um ministério, por exemplo de que lhes serviria?
Como não há nada, diz a codificação, inútil no Universo, essa idéia pode ser descartada.
Um dia passei uma aula inteira debatendo com uma pessoa que se dizia professor de cursos espíritas na casa espírita que ele frequentava para lhe fazer ver essa coisa.
Agora o que não falei a ele foi isso: ele se dizia professor de cursos espíritas na casa que frequentava. |por que então estaria num curso e como aluno em outra casa espírita? As pessoas acreditam que ou somos idiotas ou ignorantes e que não pensamos, daí para robustecerem o que querem fazer real manda estas.
A culpa por´-em não é só delas mas sim do vício de tomarem certas obras como doutrina e por desobediência ao que o Estudo sobre o CUEE ensina. por isso não me canso de falar dele, mesmo que alguns já reclamem de estarem cansados de me verem tocar nesse assunto.
Ao que eu respondo é problema deles, o meu é mostrar que é uma necessidade de todos conhecerem esse item que está no ESE, Em A Gênese, e na RE.
abração,
Moura
Título: Re: Duvidas, duvidas e mais duvidas
Enviado por: pretoriano em 24 de Janeiro de 2011, 14:29
Ola a todos,

Moura concordo com vc! Alias só fui me dar conta do CUEE aqui neste forum e atraves de suas postagens. Hoje creio q tudo tem q passar por este controle.
Neste forum estou procurando tirar umas duvidas crueis e estou conseguindo.
valeu!
Título: Re: Duvidas, duvidas e mais duvidas
Enviado por: arcal em 09 de Fevereiro de 2011, 15:58
Minha preocupação é que já não se ver nenhum critério com bom senso. Afloram em toda parte, Casa Espíritas, Centros Espiritas, Grupos Espírtas, Irmandade Espírita, Centros Espíritas Kardecistas, Centros Espírtas de Mesa Branca... 
Os nomes variam ao gosto dos fundadores. Livros Espíritas pisicografados brotam aos montes e muitos desses "Centro Espritas" os consomem e os estudam , avidamente. Até relegam  os Livros da Codificação a segundo plano. A impressão que fica, é que: as bases da Doutrina Espírita, por não revelarem tudo, deixa para esses literatas espirituais esclarecerem ou revelarem à medida que a humanidade vai evoluindo.

Vejamos o que Marcos De Mario (Radio Rio de Janeiro) fala sobre isto:

_"Temos também de compreender que nem todo médium que psicografa uma mensagem é, necessariamente, um médium literário, apto a receber romances, contos, narrativas, poesias. O médium literário é um médium especial e, por isso mesmo, não encontramos um médium desses em cada esquina, ou em cada centro espírita. Uma boa leitura de O Livro dos Médiuns será suficiciente para esclarecer essa questão, onde compreendemos que boa parte da produção mediúnica é exercício (que se joga fora) e de interesse particular (para o próprio médium, familiares, pessoas que o procuram ou para o grupo ao qual pertence). O próprio Allan Kardec afirma ter aprovado para publicação apenas dez por cento de todas as mensagens que recebia, provindas das mais variadas fontes. E ele não pode ser acusado de rigor excessivo, pois era considerado o bom senso encarnado. Critérios existem para serem aplicados sem parcialidade, independente do médium, do autor espiritual, do grupo espírita, e era justamente o que o codificador fazia. Façamos o mesmo.

Por outro lado, os dirigentes dos centros espíritas possuem uma responsabilidade adicional, a de aplicarem os critérios acima citados na livraria, pois é cômodo adquirir para revenda o que está sendo publicado e divulgado, mas a comodidade pode acarretar irresponsabilidade. É dever dos dirigentes espíritas igualmente submeter a análise literária e doutrinária os livros publicados pelas editoras. O que vale para editores vale também para distribuidores e livreiros. Como existe o livre arbítrio e tudo pode ser escrtito e publicado em nome do Espiritismo, e não temos como coibir isso, pois de tudo pode se abusar, compete ao movimento espírita o dever e o direito de submeter a análise e rejeitar tudo quanto seja contrário aos princípios da doutrina espírita. Como as análises variam de pessoa a pessoa, de grupo a grupo, poderemos encontrar o livro que procuramos nas mais diversas fontes, mas teremos, pelo menos nos centros espíritas, a garantia de que estamos comprando livros que passaram por criteriosa análise, conforme preceitua a codificação. Longe de nós considerar que esse sistema seja infalível, mas tornará cada vez mais raro a exposição de maus livros, sejam eles de autores encarnados ou desencarnados.

Como assevera o espírito Erasto, em O Livro dos Médiuns, melhor rejeitar nove verdades do que aceitar uma única mentira. É o compromisso doutrinário que médiuns, escritores, críticos, editoras, distribuidoras e centros espíritas devem assumir, pois sabemos, voltando à questão do livro mediúnico, que entre os espíritos os há de graus bem diferentes, do mais ignorante ao mais sábio, e que, portanto, nem tudo pode ser aceito.

*Marcus De Mario é educador, escritor e expositor da doutrina espírita, colaborando no Centro Espírita Humildade e Amor, assim como na Rádio Rio de Janeiro, onde produz e apresenta o programa "Destaque na Imprensa Espírita".

 Desta forma, podemos observar que a exemplos das Denominações Evangélicas, nós Espíritas, estamos caminhando sob uma diversidade de revelações que no mínimo, levam o iniciante dos estudos, a labirintos muito mais complicados  do que podem suportar.
A pergunta para mim, se torna  inevitável: Quais Livros "Mediúnicos" podemos estudar sem a preocupação de falsas revelações ou acusação de, usando os termos já conhecidos, serem "apócrifos, heréticos ou históricos, etc. ? Fala-se  do  Critério Universal do Ensino Espirita (CUEE), mas este não segura a enxurrada que nos assola, nem norteia a infinidade de "Centros Espíritas" no mundo nem tão pouco as instituições que os agrupam.

Para a grande massa Allan Kardec  é  inicio   e Chico Xavier é a continuação com suas mais de 400 obras publicadas. E aí pergunto:  _ Ao crivo do CUEE ?  Este ao meu ver só está às vistas do Moura Rego, pelo menos aqui no fórum.
Título: Re: Duvidas, duvidas e mais duvidas
Enviado por: Mourarego em 09 de Fevereiro de 2011, 16:19
Deva-se a tudo isso, todo este descalabro somente a uma instituição: A FEB, amigo Arcal.
A partir dela, que se auto intitulou, sem nenhuma pesquisa no movimento espírita, sem nenhum plebiscito, "Casa Mater" do Espiritismo.
Depois disso é oq uqe se Vê hoje e que não nasceu agora, a enxurrada de títulos descompromissados com a doutrina codificada, livros mesmo que a pouca razão rejeita.
Não é atoa que a FEB tem em Jean Baptiste Roustaing, o "Curso Superior de Espiritismo" e não a obra de Kardec.Nop que tange as casas espíritas,   estas, como podem ser criadas por qualquer um que tenha espaço e vontade, outras incoerências se vê, umas por seguimento cego ao que a FEB "determina", outras apenas pela incoerência em que estão seus criadores.
O problema com as Casas de Mesa branca já tem outra nascença.
Houve tempo em que os Umbandistas eram perseguidos pela Igreja e os Testemunhas de Jeová. Estes últimos invadiam, e até hoje acontece isso, tendas e templos, munidos de paus e pedras e atacavam os participantes dos cultos, quebrando seus objetos de culto e crença. Isso é um crime previsto no Código Penal Brasileiro.
Vendo a seqüência de ator criminosos acontecendo, bezerra de Menezes, então presidente da FEB homem bom, enviou ao conselho Espírito, moção na qual pedia que fossem aceitos como espíritas, os irmãos umbandistas enquanto durassem os ataques.
Daí apareceram as primeiras casas de mesa Branca, não por invenção de seus diretores mas sim para fugir aos atentados criminosos.
Esta a história pouco revelada e por muitos esquecida.
Mas os "jurássicos" que nem este seu amigo, não a esqueceram. :)
abraços,
Moura
Título: Re: Duvidas, duvidas e mais duvidas
Enviado por: Menina Confusa em 22 de Março de 2011, 23:54
Olá,eu tenho algumas duvidas em relaçao a animais se eles possuem espirito ou não,e a lugares outros planetas,se pode haber afeiçao entre pessoas por motivos espirituais...
Axo que é isso, espero ter achado o tópico certo dessa vez,pq da ultima entrei em um que nao solucionaria minhas duvidas.
obrigado.
Título: Re: Duvidas, duvidas e mais duvidas
Enviado por: eternaaprendiz em 23 de Março de 2011, 01:05
Olá amiga Menina Confusa . Bem  Os animais possuem um princípio inteligente, diferente daquele que anima o homem. não   possuem o livre arbítrio, apenas instinto. Quando desencarnam, o princípio espiritual que o animou é reaproveitado em outro animal que vai nascer, quase que imediatamente.Sugiro para a amiga as leituras , dos livros Dos Espiritos , o Evangelho Segundo o Espiritismo onde vc poderá tirar suas duvidas , sobre afeição .
Abraços fraternos!