Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • Outros Temas »
  • Artigos Espíritas »
  • Conseqüência da falta dos Espíritos (Alamar Regis Carvalho)

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1] 2 3 ... 7   Ir para o fundo

Autor Tópico: Conseqüência da falta dos Espíritos (Alamar Regis Carvalho)  (Lida 26385 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline HelenaBeatriz

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 7906
  • Participação: 745
  • HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Alguns procuram a felicidade, outros a criam.
  • Relevância: +1449
  • Cidade: Rio de Janeiro
Conseqüência da falta dos Espíritos (Alamar Regis Carvalho)
« em: 24 de Fevereiro de 2011, 12:58 »
+5Gostou?
Conseqüência da falta dos Espíritos


Peço a melhor atenção dos espíritas, para esta matéria, principalmente daqueles mais preconceituosos, em relação às matérias de determinado escritor.

Comecemos perguntando:




    *      Teria sentido alguém considerar que o ensinamento que Jesus nos trouxe, há dois mil anos, encerrava-se toda a verdade absoluta e que nada mais, em época nenhuma da humanidade, teria a ser ensinado ao homem?
    *      Será que os fatores: “nível de compreensão da época”, “nível tecnológico da época” e “nível cultural da época”, que impediam que Jesus ou qualquer outro Mestre dissesse tudo, não tem significado nenhum?    *

      O próprio fato do Mestre ter informado que nem tudo pôde ser ensinado por ele e que apenas no futuro outro Consolador viria para nos trazer NOVOS ensinamentos, não significou nada?   

 *      Dezoito séculos depois, surgem os Espíritos, através de Allan Kardec, para nos trazer NOVOS ensinamentos.

Porém é preciso que observemos os mesmos detalhes observados por Jesus, quando levou em consideração que o povo do seu tempo não dispunha de condições de entender tudo o que ele poderia ensinar.



Será que o povo do tempo de Allan Kardec teria condições de entender tudo o que alguém poderia entender hoje, na era da internet, das naves espaciais, do telescópio Hubble, do coração artificial, da ressonância magnética, do telefone celular e de tanto avanço tecnológico e científico?

No tempo da codificação do Espiritismo ele, e também os Espíritos, nos deixaram bem claro que aqueles ensinamentos que nos eram trazidos não representavam a verdade absoluta e nem que novas revelações não pudessem ser feitas no futuro.

Foi ou não foi assim?

Pois bem:

Diante de tal reflexão, você, espírita que está lendo este artigo, consegue aceitar que os evangélicos mais radicais queiram lhe impor ensinamentos contidos no Velho Testamento, dirigidos ao povo Hebreu e não a toda humanidade, como sendo verdades inquestionáveis para serem aplicadas aos dias atuais?

Aceitaria, por exemplo, a própria “Lei de Deus”, naquele momento que diz para "não desejar a mulher do próximo", sabendo que nos dias de hoje não tem o menor sentido a sociedade considerar a mulher como objeto do homem, para ser desejada como coisa?

E as mulheres que desejam o marido da próxima, como ficariam perante essa “Lei” de Deus?

Se nós espíritas repudiamos os costumes religiosos do passado, quando a igreja católica ameaçava com a fogueira da inquisição aqueles que se atrevessem a pensar e a discutir assuntos que ela não queria que as pessoas soubessem, impondo as pessoas a não pensarem, a não raciocinarem e a não questionarem, como pode um espírita querer a mesma coisa, nos dias de hoje, cerceando o direito dos outros pensarem, pesquisarem, discutirem e questionarem?

Por que há tanta dificuldade em muitos espíritas para, pelo menos, questionarem informações novas que nos chegam, através da mediunidade?

Gente, o fato de questionar, respeitar, apreciar e analisar não quer dizer, necessariamente, que tenhamos que aceitar.

Que medo é esse que muitos espíritas têm de novas idéias?

Será que devemos contestar Kardec, pelo fato dele ter afirmado que poderia ter a possibilidade de, algum dia, a ciência comprovar algum ponto equivocado no Espiritismo, tanto é que recomendou que seguíssemos a Ciência, em caso disto acontecer?

A questão 424 do LE, por exemplo, traz um erro que já foi percebido há muito tempo. Teremos que ser dogmáticos, considerando o nosso mais importante livro como OBRA SAGRADA, infalível e irretorquível?

Temos que permanecer no erro, em nome da "fé inabalável", mesmo sabendo que o Codificador da Doutrina nos alertou acerca da possibilidade de erro?

Kardec adotou, por questões de segurança, seriedade e responsabilidade com a nova Doutrina a qual a Espiritualidade o confiou a codificação, que o trabalho fosse feito através de VÁRIOS MÉDIUNS, em lugares diferentes, criando aí o CUUE, numa época em que a Doutrina estava começando, portanto, com uma carência enorme de médiuns, ainda mais carência doutrinária.

E hoje, depois de tanto avanço no Espiritismo, com tantas obras maravilhosas como as trazidas através de Chico Xavier, Divaldo Franco, Francisco do Espírito Santo, José Raul Teixeira, Yvone Pereira, Deolindo Amorim e tanta gente boa, com milhares de centros espíritas espalhados pelo mundo, muitos deles possuidores de médiuns notáveis, conhecedores da doutrina espírita, coisa que os médiuns do tempo de Kardec não conhecia, por que então não nos disponibilizamos a consultar os Espíritos, em várias partes do mundo, em questões que são consideradas polêmicas e questionáveis?

Afinal de contas, a Doutrina não é dos Espíritos?

Por que temos que continuar com tanta dificuldade em conviver com eles?

Estou cansado de escrever e falar em palestras sobre este assunto. Por que a “espiritaiada” não acorda?

Tem coerência que um ou outro espírita bobão, tipo aquelas bestas de  Nova Friburgo, se limitem apenas a dizer que o Alamar é polêmico e que não devemos levar estes assuntos em consideração?

O espírita que foge da discussão de assuntos relativos às coisas do espírito, tem competência para discutir o quê?

Que preparo doutrinário tem uma figura dessa?

Não será mais um cego, que pretende guiar cegos no centro espírita onde dirige e se porta como dono, a ponto de temer que expositores que raciocinam falem em suas casas?[/size]

Vamos consultar os Espíritos, gente!!!!!!



Pra que servem as mesas mediúnicas? Será que é só para receber espíritos sofredores e ficar naquela coisa questionável de pessoas doutrinando, como se fossem doutrinadas e como se fossem amáveis no dia-a-dia?



« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2011, 13:02 by HelenaBeatriz »
Registado
"O homem que considera sua razão infalível, está bem próximo do erro". Allan Kardec (LE)

Offline HelenaBeatriz

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 7906
  • Participação: 745
  • HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Alguns procuram a felicidade, outros a criam.
  • Relevância: +1449
  • Cidade: Rio de Janeiro
Re: Conseqüência da falta dos Espíritos
« Responder #1 em: 24 de Fevereiro de 2011, 13:01 »
+3Gostou?
continuação...

O que custa fazer perguntas aos Espíritos que conhecemos como bons trabalhadores, experientes e orientadores respeitáveis das nossas casas espíritas?

Adianta o quê, termos reuniões mediúnicas e delas não tirarmos proveito nenhum, porque ninguém está disposto a trocar idéia com espírito nenhum, conversar com espírito nenhum e simplesmente manter esse tipo de procedimento apenas como simples rotina da casa espírita?

Sabe o que eu imagino, com essa onda de espiritismo sem espíritos? Tenho a impressão de que muitos espíritas têm é medo de defunto. Será que não é isto?

Há cada coisa em nosso movimento que não dá para entender:

"Seja breve, meu irmão, que devido ao adiantar da hora, não podemos nos aprofundar neste assunto." Somos sempre escravos do relógio, em nome da disciplina.

"Queremos pedir ao palestrante, para que resuma ao máximo as suas respostas, para que possamos contemplar ao maior número possível de perguntas do público."  Você já viu coisa mais absurda do que isto? O que é mais importante: poucas questões bem respondidas ou muitas respondidas superficialmente, deixando dúvidas ao público?

"Você deveria escrever artigos mais curtos, porque as pessoas não tem tempo de ler". E as pessoas que não querem conhecimentos apenas superficiais, que gostam de se aprofundar nos assuntos e querem as explicações mais detalhadas, como é que ficam?

"Não devemos perder tempo com discussões polêmicas." E os que vêem que é na polêmica que nós nos aprofundamos em determinados questionamentos, e que é na discussão inclusive com os contrários, que percebemos as brechas e as possíveis falhas da questão em si? 

Estamos diante de novidades que o Carlos Bacelli nos apresenta, sob a autoria do Espírito Inácio Ferreira.

De fato é algo que nos soa como estranho, mas, por que não conversarmos com VÁRIOS ESPÍRITOS, que nos são confiáveis, em várias partes do mundo, pedindo opiniões e informações, acerca dos assuntos trazidos pelo Bacelli?

Temos espíritas seríssimos, trabalhando em milhares de centros espíritas por todo o Brasil, Estados Unidos, Europa e todo o mundo. Por que não pedimos a colaboração deles, no sentido de discutir essas idéias?

Ou será que, em nome de humildade, eles vão preferir ficar na omissão em relação a isto?

Será que os espíritos que costumeiramente trabalham nesses centros, vão ficar aborrecidos e morrendo de raiva, porque alguém fez esse tipo de perguntas para eles?

Que evolução pode ter um espírito que se aborrece diante de uma pergunta que alguém lhe faz?

Se o próprio espírito orientador da casa, considerado como preparado e evoluído, é um omisso e se aborrece com os trabalhadores, imagine o nível que deve ter a direção da casa.

Sem a pretensão de querer ser um Kardec, já que quando isto acontece sempre aparece um perturbado qualquer para entender que estejamos querendo fazer papel de codificador, eu quero formular aqui algumas perguntas, que gostaria que alguns companheiros, leitores destes emails, fizessem aos espíritos confiáveis, nas suas reuniões mediúnicas:

1)   Clóvis Nunes nos sugere formular vários questionamentos aos espíritos, em várias partes do mundo, como sugeriu Kardec, no mesmo modelo que ele adotou, quando na época da codificação. Caso alguém se disponha a isto, pode contar com o apoio dos Espíritos ou eles não se dispõem a diálogos com os espíritas?

2)   Amigo Espiritual: Um espírito, que assina como Dr. Inácio Ferreira, nos envia, através de Carlos Bacelli, informações que afirmam que existe reencarnação e desencarnação no Plano Espiritual. Existem vários níveis de mundo Espiritual? Espíritos realmente desencarnam em planos, acima do nosso, e vão para outros planos acima?

3)   Passa-nos informação de que existe gravidez, no mundo espiritual. Isto é possível e os Espíritos, do tempo de Kardec, acharam que não deveria ensinar para nós, ainda, naquela época, ou é coisa da cabeça do médium ou do espírito que se comunica através dele?

4)   Só existe um plano espiritual, acima do nosso, onde vivem os desencarnados, ou existem vários planos em diversas densidades e dimensões perispirituais?

5)  Manoel Philomeno de Miranda, repetidamente, nos informa, através de Divaldo Fanco, que os espíritas, principalmente os trabalhadores, estão chegando ao plano espiritual bem perturbados, desequilibrados e com grandes comprometimentos provocados por eles mesmos, quando na direção de instituições espíritas. Isto é coisa da cabeça do Manoel Philomeno, da cabeça do Divaldo ou a coisa está muito séria mesmo e, de fato, estamos precisando mesmo rever os conceitos adotados pelos espíritas aqui em nosso plano?

6)   O doutor Sérgio Felipe, conseguiu, através de experimentações que a realização de mediúnicas e práticas espíritas, na fazenda, junto aos animais, os fazem mais calmos, dóceis, carinhosos e, no caso específico das vacas, as fazem produzir muito mais leite, inclusive mais saborosos e possuindo componentes químicos benéficos.
 Diante deste fato, é possível, nos dias de hoje, elaborarmos vários questionamentos aos Espíritos, a fim de recebermos informações e orientações, como em “O Livro dos Espíritos”, específicas sobre os animais, já que pouco ou quase nada se falou sobre eles na obra de Kardec?

Eu teria mais de cem perguntas a fazer, mas o que se há de questionar agora é o seguinte:

Se eu, individualmente, consigo elaborar estas perguntas, imaginem o que não poderiam elaborar um movimento espírita, constituído por espíritas maravilhosos e competentes, como inúmeros que existe por aí, que estudam, pesquisam, fazem experimentações e debatem os assuntos ligados à Espiritualidade?

Imaginem o que poderia questionar a grande equipe de Espíritas Psicólogos, coordenadas pelo notável Adenauer Marcos (foto ao lado), em Salvador, com aquele estudo magnífico que eles fazem do Espiritismo com a Psicologia, no "Lar Harmonia Joanna de Ângelis", em cima da obra do espírito Joanna.

Imaginem o que poderia questionar a equipe de médicos médiuns, que trabalha com o Dr. Sérgio Felipe, na "Pineal Mind", em São Paulo.

Será que não está na hora de um basta, nesse modelo de espírita que é contra tudo e contra todos, que censura a tudo e a todos, sob argumentação de que a doutrina está cem por cento pronta e que nada mais pode ser questionado e nenhum ensinamento novo pode surgir?

Será que apenas uma meia dúzia de espíritas estão preocupados com a preservação da coerência doutrinária e ninguém mais?

Os que pesquisam, fazem testes, investigam, questionam, buscam fundamentos também em outras obras respeitáveis, levam testes a laboratórios e querem se aprofundar em várias questões, necessariamente estão dispostos a fazerem enxertos na doutrina?

Se eu congelo os meus conhecimentos, me limito a estabelecer verdades em cima de apenas uma tradução... ou "tradução"... de uma obra, me conformo com o conhecimento superficial de tudo, porque adoro tudo resumido, é lícito que eu condene aqueles que gostam de se aprofundar nos diversos assuntos?

Que tal a gente ACEITAR a disposição dos bons Espíritos em nos ajudar as nos instruir mais?   

O Espiritismo é uma beleza, mas a sua prática com a participação dos Espíritos é incomparavelmente melhor e até mais coerente, posto que a Doutrina é deles.

      Para a apreciação de todos.

Carinhosamente. 

Alamar Régis Carvalho

alamarregis@redevisao.net
www.redevisao.net

www.site707.com


Registado
"O homem que considera sua razão infalível, está bem próximo do erro". Allan Kardec (LE)

Offline rodrigo_l

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 31
  • Participação: 2
  • rodrigo_l barely matters.rodrigo_l barely matters.
  • Relevância: +11
Re: Conseqüência da falta dos Espíritos (Alamar Regis Carvalho)
« Responder #2 em: 24 de Fevereiro de 2011, 13:17 »
0Gostou?
Ótimo texto!!!

Não sei se seria viável, mas não acham que seria interessante a formulação dessas perguntas e que as mesmas fossem discutidas nas reuniões mediúnicas, e depois fosse passado para o fórum as respostas??

Um abraço!
Rodrigo

Registado

Offline Hebe M C

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 5632
  • Participação: 448
  • Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!Hebe M C is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Relevância: +1102
  • País: Brasil
Re: Conseqüência da falta dos Espíritos (Alamar Regis Carvalho)
« Responder #3 em: 24 de Fevereiro de 2011, 13:26 »
0Gostou?
Está mais do que na hora Helena, Gostei do texto.
Rodrigo, boa sugestão. Não trabalho como medium, mas seria interessante e necessário que muita coisa finalmente fosse esclarecida.
Um abço Hebe

Registado

Offline danielr

  • Mundo Primitivo
  • *
  • Mensagens: 6
  • Participação: 0
  • danielr has no influence.
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +2
Re: Conseqüência da falta dos Espíritos (Alamar Regis Carvalho)
« Responder #4 em: 24 de Fevereiro de 2011, 13:42 »
+1Gostou?
Helena,
Muito bem colocado, é bom ver que ainda existem espíritas levando a frente a doutrinae não apenas estagnando o que já foi dito e aceito. Acho, cá na minha ignorância que a codificação foi feita como a porta de entrada onde se hámuito a explorar no seu interior. Claro que temos que ter muito cuidado pois osfalsos profetas estão aí, para nos inflar de informações ao seu próprio proveito. Mas como bem colocastes todos os nossos colaboradores da doutrina, seposso dizer assim, contribuíram com as informações que poderiam ser passadas de acordo com o grau de adiantamento de sua época, e se nós estamos aquí hoje para evoluir, é porque sempre temos mais a a prender, pena que alguns tem medo ou desconfianças dessas informações novas que nos chegam.
Eu como iniciante muitas vezes me sinto perdido, pois são muitas informações desencontradas,
uns dizem algo, outros criticam, outros negam.... e assimse forma uma epopéia de assuntos sem direção nenhuma.
Parabéns pela sua colocação.
um abraço.

Registado

Offline Eraldo custodio

  • Mundo de Provas e Expiações
  • *
  • Mensagens: 15
  • Participação: 1
  • Eraldo custodio has no influence.
  • Relevância: 0
Re: Conseqüência da falta dos Espíritos (Alamar Regis Carvalho)
« Responder #5 em: 24 de Fevereiro de 2011, 14:15 »
0Gostou?
Helena parabéns pela fantástica sugestão aqui exposta


Registado

Offline Weronica

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 331
  • Participação: 40
  • Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!Weronica is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • "Quem faz o bem, conquista a paz interior".
  • Relevância: +79
  • Cidade: Mogi das Cruzes
  • País: Brasil
Re: Conseqüência da falta dos Espíritos (Alamar Regis Carvalho)
« Responder #6 em: 24 de Fevereiro de 2011, 14:35 »
0Gostou?
 :-[
Nossa isso foi uma chamada e tanto para que nós acordemos e sejamos espíritas de fato. Estou engatinhando ainda achu que por isso ainda não tenho respostas para nenhuma das perguntas feitas. Mas foi bom eu ter lido pois achaava que ainda não estava preparada para ver espíritos e tal, e pode ser egoísmo meu pois o conhecimento eos experimentos estão ai para que possamos aprender e contribuir cada vez mais.
Adorei este tópico e vou adorar aprender ainda mais com as futuras respostas, obrigada pelo tópico e vou repensar os meus caminhos.

Um abraço a todos.

Registado
"As pessoas podem duvidar do que você diz, mas elas acreditarão no que você faz".

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
  • Relevância: +1977
    • Sala Filosofia Esp
Re: Conseqüência da falta dos Espíritos (Alamar Regis Carvalho)
« Responder #7 em: 24 de Fevereiro de 2011, 16:12 »
0Gostou?
Os Erros de Kardec na visão do Alamar


Meu amigo Alamar, é um bom articulista, tem anos nesse metier, e sempre se colocou como pessoa polêmica.
Alamar é uma boa pessoa, amigo leal, e muito tem ajudado a quem já dele precisou.
Todavia, em almas vezes, “chuta o pau da barraca”, e quase sempre, “chuta para escanteio”.
Estou excertando o trecho a que vou me reportar por ver, ali, mais uma das “chutadas pra fora” que o Alamar dá.
Ele diz em seu artigo:

“A questão 424 do LE, por exemplo, traz um erro que já foi percebido há muito tempo. Teremos que ser dogmáticos, considerando o nosso mais importante livro como OBRA SAGRADA, infalível e irretorquível? Temos que permanecer no erro, em nome da "fé inabalável", mesmo sabendo que o Codificador da Doutrina nos alertou acerca da possibilidade de erro?”

Abaixo temos a questão ao que ele se propões a dizer em erro:



424. “Pode-se, através de cuidados dispensados a tempo, renovar os laços a se romperem e devolver à vida um ser que, sem esses recursos, morreria realmente?
– Sim, sem dúvida, e disso tendes provas todos os dias. O magnetismo é, nesses casos, muitas vezes, um meio poderoso, porque dá ao corpo o fluido vital que lhe falta e que era insuficiente para entreter o funcionamento dos órgãos.
A letargia e a catalepsia têm o mesmo princípio, que é a perda momentânea da sensibilidade e do movimento, por uma causa fisiológica ainda inexplicada. Elas diferem entre si em que, na letargia, a suspensão das forças vitais é geral, dando ao corpo todas as aparências da morte, e na catalepsia é localizada e pode afetar uma parte mais ou menos extensa do corpo, de maneira a deixar a inteligência livre para se manifestar, o que não permite confundi-la com a morte. A letargia é sempre natural; a catalepsia é às vezes espontânea, mas pode ser provocada e desfeita artificialmente pela ação magnética.”

O que diz a moderna medicina ? (Digo moderna, mas a datação já estava em curso nos anos 70...
É notório o grande número de casos onde vítimas tenham deixado de viver e que foram, ressuscitadas , por meio de aparelhos próprios e estão vivendo até hoje.
Notem, Kardec  pergunta sobre “cuidados dispensados a tempo”, mas parece que na pressa de sempre meu mano Alamar se esqueceu de ler essa pequena parte da questão...

Também não há dúvida alguma que o magnetismo é e sempre foi  um grande ajudante nesses casos, afinal, Mesmer, curou mesmo ao Rei de França, como se pode ver em obra que tratando da Biografia deste homem, comenta o fato.
Notem também que Kardec se refere a casos outros, onde há a perda momentânea de fluido vital.
Vejam bem, em momento algum Kardec se refere aos casos onde o Espírito já tenha se desacoplado do corpo.
Depois o codificador fala-nos em letargia e catalepsia , que são exemplo do que ele estava a falar acima.
Após esta fala do mano Alamar, ele nos pergunta sem nenhum pudor:
“Teremos que ser dogmáticos, considerando o nosso mais importante livro como OBRA SAGRADA, infalível e irretorquível? Temos que permanecer no erro, em nome da "fé inabalável", mesmo sabendo que o Codificador da Doutrina nos alertou acerca da possibilidade de erro?”

Caracas! Digo eu, em momento algum na questão trazida, ou seja a de numeral 424 do LE o codificador nos alerta sob re “possibilidade de erro”, qualquer um pode aferir esta minha afirmação tendo apenas dado uma lida rápida na questão, por isso faço questão de trazê-la na íntegra.

Depois segue-se a tônica conhecida de muito pelo meu mano Alamar, a de entremear outras obras, não doutrinárias e que não passaram pelo CUEE, muitas delas escritas por pessoas sérias, mas que nem por isso podem acrescentar, subsidiar, ou modificar o que a doutrina tenha dado como ensinamento.
Contudo, quem lê a tudo sem a devida atenção, por certo vai ficar a se perguntar: “Será que ao Alamar tem razão?”
Eu repondo, segundo o exposto pela questão, que trás a outorga e anuência dos Espíritos Superiores, a resposta é NÃO.
Sendo assim amigos, tratemos de ler a tudo com grande atenção e de compulsar qualquer mensagem ou artigo, com o que diz a obra básica, este também, um exemplo de prática Espírita.
Abraços,
Moura

Registado

Offline Carlos Cunha

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 231
  • Participação: 24
  • Carlos Cunha is awe-inspiring!Carlos Cunha is awe-inspiring!Carlos Cunha is awe-inspiring!Carlos Cunha is awe-inspiring!Carlos Cunha is awe-inspiring!Carlos Cunha is awe-inspiring!Carlos Cunha is awe-inspiring!Carlos Cunha is awe-inspiring!Carlos Cunha is awe-inspiring!Carlos Cunha is awe-inspiring!Carlos Cunha is awe-inspiring!Carlos Cunha is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +116
Re: Conseqüência da falta dos Espíritos (Alamar Regis Carvalho)
« Responder #8 em: 24 de Fevereiro de 2011, 17:02 »
+1Gostou?
E tirando o suposto erro do Alamar em relação à Kardec, como fica a proposta dele?

Válida, é claro.

Creio que frisar apenas esse "erro" não invalida o verdadeiro tema do tópico.

Temos que trabalhar para que o CUEE seja posto em prática, com médiuns de diferentes CE's e de diferentes Países, perguntando inclusive sobre as questões dos livros ditos " não doutrinários" ( como de Chico /André Luiz e Divaldo / Joana de Angêlis e tantos outros ) segundo a visão de alguns poucos, graças a Deus.

Estudemos e não nos fechemos.

Abraços,

Carlos.

« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2011, 17:04 by Carlos Cunha »
Registado
Sede brandos e benevolentes para com tudo o que vos seja inferior. São Vicente de Paulo.

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
  • Relevância: +1977
    • Sala Filosofia Esp
Re: Conseqüência da falta dos Espíritos (Alamar Regis Carvalho)
« Responder #9 em: 24 de Fevereiro de 2011, 17:11 »
-2Gostou?
Mano Carlos,
o vocábulo "suposto" indica que o que foi afirmado, não passe de um indício e não um fato.
Ocorre que no caso a excertia que pratiquei do texto do Alamar, que é meu amigo pessoal, trás um erro grosseiro que é facilmente comprovado pelo estudo da questão que ele mesmo faz de sua guardiã.
Esse é um ardil muito utilizado no meio Espírita meu amigo e foi por isso que fiz a excertia, comentando apenas a parte que estava em flagrante erro para com a doutrina.
Ora um comentário, citando um trecho, quer apenas falar sobre ele e não sobre o resto, nem mesmo sobre a proposição que traga o tema do tópico pois este são outros pontos a serem debatidos.
logo, não vejo o porque de sua resposta já que trata desses outros pontos, sobre os quais não comentei e como reza o ditado popular, "quem cala consente".
Abração,
Moura

Registado

Offline HelenaBeatriz

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 7906
  • Participação: 745
  • HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Alguns procuram a felicidade, outros a criam.
  • Relevância: +1449
  • Cidade: Rio de Janeiro
Re: Conseqüência da falta dos Espíritos (Alamar Regis Carvalho)
« Responder #10 em: 24 de Fevereiro de 2011, 17:48 »
+1Gostou?
Olá, amigos Rodrigo, Hebe, Danielr, Eraldo, Werônica, Moura e Calos!

Obrigada pela participação de todos!!!!

Também fiquei muito empolgada com a proposta do Alamar, que não conheço pessoalmente, mas trocamos e-mails.

Citar
E tirando o suposto erro do Alamar em relação à Kardec, como fica a proposta dele?

Válida, é claro.

Creio que frisar apenas esse "erro" não invalida o verdadeiro tema do tópico.

Temos que trabalhar para que o CUEE seja posto em prática, com médiuns de diferentes CE's e de diferentes Países, perguntando inclusive sobre as questões dos livros ditos " não doutrinários" ( como de Chico /André Luiz e Divaldo / Joana de Angêlis e tantos outros ) segundo a visão de alguns poucos, graças a Deus.

Estudemos e não nos fechemos.

É assim que penso também, Carlos.
As pessoas vêm com A, B ou C argumentos, querendo diminuir a força do proponente e no fundo apenas se afirma na estagnação, sem querer sair da sua zona de conforto.
Se não sairmos da famosa "zona de conforto" não galgaremos êxito... assim diz a Psicologia transpessoal
O mundo está repleto de médiuns excelentes. Façamos como Kardec, vamos submeter suas impressões, suas respostas a CUEE e tirar o joio do trigo, mas vamos em frente!

O espiritismo não parou com Kardec. Ele deu o grande ponta pé inicial com sua brilhante codificação. Mas muito ainda há para ser dito.

O mundo gira e as questões novas vão aparecendo. E os espíritos estão ao nosso redor como uma nuvem de testemunhas, como disse Paulo de Tarso. Conversemos com eles. Somos espíritas ou não?

Jesus evocava os espíritos e nos disse que tudo o que ele fazia nós podíamos fazer também.

Um grande abraço,
Helena


« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2011, 17:51 by HelenaBeatriz »
Registado
"O homem que considera sua razão infalível, está bem próximo do erro". Allan Kardec (LE)

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
  • Relevância: +1977
    • Sala Filosofia Esp
Re: Conseqüência da falta dos Espíritos (Alamar Regis Carvalho)
« Responder #11 em: 24 de Fevereiro de 2011, 18:03 »
-3Gostou?
Amiga Heleninha,
sinto discordar.
Se os espíritos Superiores, disseram que guardam a maior prudência para trazerem novas revelações,  e que fazem isso em virtude de primeiro estarem ao aguardo de novas ordens, e em segundo plano por estarem a espera de um maior entendimento por nossa parte, não há como se ir contra eles.
Nota: isto está no tem dois da introdução ao ESE sob o título de Autoridade da Doutrina Espírita".
Ora, isso não priva aos demoas Espiritos que nos brindam agora com suas páginas de assim o poderem fazer, todavfia, resta ainda a explicação qde que estes, d~]ao apenas o conteúdo de suas opiniões pessoais.
Logo, não formam doutrina espírita.
E quanto a dizer que a doutrina não parou em kardec, digo-lhe ainda sob a guarda do mesmo item do ESE.
Parou sim mas não por culpara dos Espíritos mas sim por negligência nossa, enquanto Espíritas.
Ninguém faz o trabalho do CUEE, muitos falam, mas ninguém se arregimenta, por que?
simples: Porque a maioria dos que não fazem são pessoas ligadas a editoras e que publicam muitas dessa enxurada de novas obras que o vulgo ignorantemente as classifica como Espíritas, quando não o sejam.
Quanto a meu mano Alamar, se quizeres pergunte a ele sobre o Raimundão, (ele me chama assim), do Rio de Janeiro e veja o que ele fala sobre minha pessoa.
Nossa amizade não se abala pela minha sinceridade em julgar as idéias que possam vir do Alamar, por vezes.
Abração,
Moura

Registado

Offline HelenaBeatriz

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 7906
  • Participação: 745
  • HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!HelenaBeatriz is awe-inspiring!
  • Sexo: Feminino
  • Alguns procuram a felicidade, outros a criam.
  • Relevância: +1449
  • Cidade: Rio de Janeiro
Re: Conseqüência da falta dos Espíritos (Alamar Regis Carvalho)
« Responder #12 em: 24 de Fevereiro de 2011, 18:25 »
+1Gostou?
Mano Moura, sinto discordar...
Citar
Se os espíritos Superiores, disseram que guardam a maior prudência para trazerem novas revelações,  e que fazem isso em virtude de primeiro estarem ao aguardo de novas ordens, e em segundo plano por estarem a espera de um maior entendimento por nossa parte, não há como se ir contra eles.

Amigo, muitas vezes não estamos tendo olhos de ver e ouvidos de ouvir, como nos aconselhou o Mestre.
Os espíritos superiores podem estar a nossa volta loucos para serem ouvidos... E se manifestando, obviamente, pois são poderosos, através de inúmeros médius e sendo taxados de pseudo sábios e pseudo-verdades e blás...
Mas como estamos condicionados a CUEE e ninguém quer se responsabilizar, as mensagens ficam esparsas, aqui, ali em Minas, no Rio Grande do Sul, São Paulo... Ou lá na Rússia, em Portugal, nos USA, na China, na Índia, na Argentina ... e muitas caem no lodaçal da desconfiança.
E quem sai perdendo?






Registado
"O homem que considera sua razão infalível, está bem próximo do erro". Allan Kardec (LE)

Offline Mourarego

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 18419
  • Participação: 1104
  • Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!Mourarego is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Moura R
  • Relevância: +1977
    • Sala Filosofia Esp
Re: Conseqüência da falta dos Espíritos (Alamar Regis Carvalho)
« Responder #13 em: 24 de Fevereiro de 2011, 18:46 »
-2Gostou?
helena, eu citei apenas o que a doutrina estabelece amiga.
Em tempo: O CUEE só pode ser feito por evocação.
Isso exclui., como a amiga lembrou, os Espíritos, que andam a nossa roda.
Espíritos superiores, foram os que trouxeram todas as informações passadas pelo CUEE. Logo, não podem andar a nosso lado loucos para dizerem algo.
Trazendo Revelações, eles agem sob indicação da consciência Divina, que as repassa primeiro aos Puros Espíritos, e que estes, depois de as terem recebido as repassam aos que lhes estão abaixo.Ora a classe que está logo abaixo dos Puros, é a dos Superiores, e por isso só eles podem trazer revelações de caráter Espírita.
As outras mensagens, as que recebemos diuturnamente, os que tê    uma faculdade bem desenvolvida da psicografia, por exemplo são as mensagens de Espíritos que está sim, estes, a nossa roda, e que, de acordo com nossa moralização tentam trazer suas opiniões.
Quando falo de Espíritos Superiores nunca o faço, sem estar relacionando-os do capítulo Escala Espírita.
Os outros Espíritos, que me possam ser Superiores, só o são em relação a meu estágio.
Abração,
Moura

Registado

Dále

  • Visitante
Re: Conseqüência da falta dos Espíritos (Alamar Regis Carvalho)
« Responder #14 em: 24 de Fevereiro de 2011, 20:02 »
0Gostou?
Gostaria de parabenizar Alamar pela coragem desse artigo.
Também gostaria de saber que foi o criativo autor da ideia de se fazer Espiritismo sem Espíritos.
Grande abraço
Muita luz
Dále


Registado


  • Imprimir
Páginas: [1] 2 3 ... 7   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
BÍBLIA por Alamar Regis

Iniciado por Report Artigos Espíritas

11 Respostas
8924 Visualizações
Última mensagem 23 de Agosto de 2005, 17:15
by rita
A desinteligência do finge que não vê (Alamar Regis)

Iniciado por HelenaBeatriz Artigos Espíritas

2 Respostas
5744 Visualizações
Última mensagem 28 de Dezembro de 2009, 21:12
by HelenaBeatriz
Espaço Alamar Régis Carvalho

Iniciado por Marianna « 1 2 ... 8 9 » Espiritualismo

131 Respostas
23352 Visualizações
Última mensagem 06 de Fevereiro de 2019, 16:00
by Marianna
Faltam os espíritos no espiritismo (Alamar Regis)

Iniciado por HelenaBeatriz « 1 2 » Auto-Conhecimento

18 Respostas
6940 Visualizações
Última mensagem 16 de Julho de 2010, 18:48
by Mourarego
As mediúnicas e os espíritos comunicantes (Alamar Regis)

Iniciado por HelenaBeatriz « 1 2 » Artigos Espíritas

19 Respostas
8235 Visualizações
Última mensagem 08 de Fevereiro de 2012, 21:42
by Moises de Cerq. Pereira

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC