Forum Espirita

GERAL => Outros Temas => Artigos Espíritas => Tópico iniciado por: silvia em 05 de Junho de 2005, 01:09

Título: Conhecimento Espírita
Enviado por: silvia em 05 de Junho de 2005, 01:09
Olá Pessoal

Tudo de bom.
Um artigo de André Luiz, retirado do livro "Sol nas Almas".
Eu gostei muito, por isso, tal como dantes, aqui o deixo, na certeza de que tb vão gostar e de que se vão identificar com o seu conteúdo.

Abraços para todos.
Sílvia


CONHECIMENTO ESPÍRITA

Muitos observadores perguntam por que motivo o ardor dos espíritas na preservação e na divulgação dos mecanismos que abraçam.
Estranham-se-nos o zelo – parte esse zelo dos espíritas encarnados e desencarnados, - nas instituições e avisos em torno da imortalidade, da esperança, do serviço, do bom senso, da justiça.
Porque tamanho interesse por uma doutrina que insiste em prestigiar as manifestações e as palavras dos mortos, se os homens estão chumbados ao solo do mundo, com as necessidades e problemas do mundo? - Indagam afoitas inteligências que se presumem de escol.
Isso, porém, é o mesmo que se reunirem legiões de crianças para saber dos motivos pelos quais os adultos lhe traçam disciplinas e lhes erguem escolas.
Se o menino de hoje será o homem de amanhã, o espírito encarnado agora será o espírito desencarnado no futuro.
Estamos jungidos uns aos outros por inevitáveis conjugações.
O conhecimento espírita, na essência, é tão importante no reino da alma, quanto a alfabetização nos domínios da vida comum.
Não tivéssemos o ensino, e a sociedade humana não passaria da selva.
Poderíamos julgar como insensatos os professores que se devotaram à educação no curso dos séculos?
Assim, o Espiritismo, doutrina que restaura o Cristianismo na sua pureza, é a religião natural da consciência na terra e no universo.
Apoiemo-la na expansão necessária, iniciando-lhe a propaganda no exemplo individual e estendendo-a através do livro, do impresso avulso, da palavra, da preferência, da atitude.
A humanidade tem tanta necessidade do conhecimento espírita como precisa de pão, de antibiótico, que devem ser fabricados e armazenados antes que a infecção contamine o corpo ou que a fome apareça.
Sucede assim porque todas as criaturas, queiram ou não, ressurgirão da morte retomando os patrimónios da vida, nas mesmas circunstâncias em que a pessoa habitualmente desmaia no sono, cada noite, para despertar consciente na manhã seguinte, com as aquisições felizes ou infelizes em que se achava na véspera.
À vista de semelhante realidade, embora respeitando as convicções dos outros, no que se refere ao plantio e cultivo da instrução espírita, a nossa obrigação é compreender, edificar, servir e continuar.

(in Plenus.net)
Título: Re: Conhecimento Espírita
Enviado por: rita em 05 de Junho de 2005, 09:39

  Bom dia Silvia....


  deixe-me que a felicite pelo testo que aqui deixou.


                                   Bem haja
Título: Re: Conhecimento Espírita
Enviado por: maxx em 02 de Dezembro de 2010, 19:43
gostei mt da definição do seu site!Vc é uma pessoa que se pode dizer: vc vive o espiritismo parabens e mt paz para nós