Forum Espirita

GERAL => Outros Temas => Artigos Espíritas => Tópico iniciado por: Marianna em 18 de Outubro de 2009, 19:31

Título: COITADAS DAS MULHERES!
Enviado por: Marianna em 18 de Outubro de 2009, 19:31


COITADAS DAS MULHERES!

Quem domina o sexo de uma pessoa, domina a pessoa inteira.

As mulheres sempre foram um grande problema na vida dos "machos": ou salvam, ou destroem. A história nos mostra que não há meio-termo. Ora, tratando-se de ideologia do poder e do poder que é exclusivamente dos machos, é evidente que a "fêmea" devia sempre estar rebaixada e enjaulada.

É por isso que por milhares de anos ela teve que ficar dentro de casa, longe da escola e das repartições públicas. Foi depois da II Guerra Mundial que o feminismo surgiu. Surgiu? Só em alguns países e parcialmente. O instinto do macho não confia na mulher.

Mesmo quando diz que a ama, sabe-se que é um amor interessado, ou é pura atração sexual.

E com os eclesiásticos deu-se a mesma coisa — diferentemente, muito diferentemente, do Mestre Jesus. Aliás, pelo que eu sei, só dois homens aceitaram as mulheres ao seu lado professando-lhes respeito, afeto e estima: o faraó Akhenaton, que fez questão que Nefertite sempre estivesse ao seu lado, sobretudo na pequena escola de filosofia que ele fundou; e Jesus Cristo, que fez questão de ser acompanhado nas Suas viagens apostólicas por um pequeno grupo de mulheres que o ajudava.

Jesus era grande amigo de Marta e de Maria, em cuja casa costumava descansar, e de muitas outras que são apenas lembradas.

Mas os "vigários" de Cristo se tivessem tido autoridade suficiente teriam feito das mulheres outras tantas dependentes.

E o primeiro que escreveu quanto é perigoso a mulher, dentro da ideologia do poder, foi o bispo Clemente romano, que lá pelo ano de 95 d.C, nos deixou escrito: "Nós eclesiásticos não vivemos com mulheres e nada temos a ver com elas; não comemos e não bebemos com elas e não dormimos lá onde elas dormem".

"Aliás, não pode haver nem mesmo uma mulher, lá onde nós passamos a noite; seja ela pagã ou cristã" (cap. I e II).

Não se trata só de subentender que a mulher é um perigo, sempre; trata-se de afirmar um estilo de vida superior que deve ser típico de qualquer chefe de cristãos: por acaso, não devem os cristãos formar um exército disciplinado e obediente aos seus chefes - como o exército romano?

Ora, os chefes dos cristãos são os "presbíteros" (anciãos) e o presbiterado ê um "status superior uma posição hierárquica superior, pois são eles que mandam. Assim Clemente romano.

Mais tarde encontramos o bispo de Roma, Sotero (166-175), que tendo entendido muito bem a ideologia do poder, apercebeu-se que este poder estava sendo ameaçado justamente lá onde estava o seu centro: o altar.

Eis, então, que escreve:

"Fomos informados que há entre nós mulheres consagradas a Deus que têm tocado nos vasos sagrados e nas vestes sagradas. Ora, tal conduta merece desaprovação e censura. Portanto, ordenamos que essas mulheres acabem de agir assim e que vós impeçais que essa praga se propague por todas as províncias". (I. Raming; "Der Auss-chluss der Fran vom priestlichen Amt"; 1973; pág. 9).

Já pensou o leitor?

As freiras começam acariciando as sagradas vestes sacerdotais. E acabam no altar! Ora, a história das religiões nos ensina que o altar sempre foi o lugar exclusivo dos machos desde que os homens se entenderam como gente! (W. Schmidt; "Die Mythologie der aus-tronesischen Voíker"; Vien; 1909; introdução. Ver também: M. Eliades: "Histoire des croyances et des Idées religienses"; Payot; Paris; 1976; todo o I volume).

Agora o que mais choca nesta carta de Sotero (que alguns historiadores dizem que parece mais tardia) é o fato de dizer que este abuso é "praga". As mulheres que vestem de carne humana uma alma, formando assim um ser humano, não podem mexer nas vestes litúrgicas. É muita incompreensão eclesiástica!

O bispo Sisto H (25 7-258) pede que o homem que é revestido de poder não deve ser levado por nenhuma emoção no trato com as mulheres e até com sua esposa: "aquele que ama apaixonadamente a sua esposa é adúltero". Mas o pior é que Sto. Tomás de Aquino repete a mesma idiotice na "Summa Theologica" {n/11; pg. 54; a. 8}.

Mais tarde, o bispo de Roma Leão Magno (440-461) na carta 14°, c. 4, exige que diáconos e subdiáconos que por acaso tivessem uma esposa, vivessem com ela como se ela não existisse.

O que é isto?

Ele explica na carta l67°, n°3:"para que transformem seu casamento carnal em casamento espiritual; devem possuir suas esposas como se as não possuíssem, de modo que o amor conjugal seja preservado, mas o ato conjugal seja interrompido".
 
Que besteira é essa?

Leão Magno explica no sermão 22°, 3: “todo ato conjugal é pecado”. Gregório Magno retomará esta idéia escrevendo ao bispo Agostinho da Inglaterra. (Cfr.: "Responsum Gregorii").
 
A conseqüência é lógica - o grito dos bispos de Roma:

"Oh vós todos que compartilhais da ideologia do poder eclesiástico, afastai essas mulheres para que não roubem o nosso poder!”

É por isso que o bispo de Roma Gelásio [422-496] considerava o serviço das mulheres no altar como um grande perigo para o sacerdote. Escrevia ele: “Conforme descobrimos, para a nossa raiva, os sacerdotes são tão idiotas que até deixam que as mulheres sirvam no santo altar de modo que aquilo que somente o homem pode fazer, agora, ouço dizer que também as mulheres têm o direito de fazer”.

Em 658 o sínodo de Nates retomou e reforçou as palavras do papa Gelásio, proibindo terminantemente a mulher no altar. Pouco mais tarde, temos o papa Gregório Magno (590-604) que confirmou Gelásio.

   Mulher menstruada sempre foi e ainda é na maioria dos lugares deste planeta o grande problema de qualquer cultura. Os primeiros cristãos proibiam que as mulheres menstruadas recebessem a Eucaristia.
   O patriarca Dionísio de Alexandria, por exemplo, no ano de 260, dizia que seria um despropósito dar a santa hóstia a uma mulher menstruada.
Em Roma e em outros lugares, era a mesma coisa, "porque a menstruação decorre do pecado" (décima resposta ao bispo Agostinho da Inglaterra, de Gregório Magno).

O mesmo Gregório Magno nos "Diálogos" (IV, 11) exige que uma vez ordenados "os padres guardem suas esposas como se fossem irmãs e se acautelassem com elas como se fossem inimigas".

Gregório certa vez escreveu uma carta (Ep. 60a) aos bispos de seu patriarcado para que afastassem de sua convivência não só as parentas, mas também suas mães:

"Os eclesiásticos não devem permitir que nem mesmo a mãe, a irmã, ou a tia, vivam em casa com eles porque já tem acontecido atos de incestos".

Mas não era o incesto que preocupava numa época em que eram raríssimos os eclesiásticos que não tinham amantes! O que preocupava era o fato de um possível domínio da mulher sobre o sacerdote.

   O primeiro passo ideologia do poder eclesiástico é dominar a mulher para que ela não domine o homem.
   O segundo passo é dominar o sexo, pois, dominando o sexo domina-se tanto a mulher como o homem; ou seja, o casal. (Sem contar que quem domina o sexo de uma pessoa, domina a pessoa toda!!!).

No célebre "Responsum Gregpri rii ".Gregório Magno trata com extensão sobre o tempo o modo e as circunstâncias do ato sexual entre marido e mulher (note-se bem: casados legalmente!) e afirma de vez:

"O prazer sexual nunca ocorre sem pecado".

Observe-se que esta sentença durou até pouco tempo atrás quando, no século passado, Santo Afonso de Ligório afirmava, num primeiro tempo, que o ato sexual com a esposa menstruada era pecado mortal e, anos mais tarde, que era, pelo menos, um pecado venial.

O tema do pecado, seja mortal ou venial, está sempre ligado ao chamado "poder das chaves", pois só o sacerdote tem o poder de perdoar. (Com efeito, estas "chaves" estão no bolso dos eclesiásticos!).

Mulher, sexo, pecado, inferno serviram muito bem para construir e sustentar a ideologia do poder eclesiástico dos bispos de Roma:

uma ideologia que será muito difícil mudar...

Veja João Paulo II proibindo definitivamente o sacerdócio das mulheres. Como se o fato religioso fosse subordinado ao fator biológico! São exigências da ideologia do poder eclesiástico.  

Autor: Carlo Bússola, professor de Filosofia na UFES
Fonte: Publicado originalmente no jornal “A Tribuna”
 

Título: Re: COITADAS DAS MULHERES!
Enviado por: MongeShaolin em 19 de Outubro de 2009, 02:33
Saudações,
Pois é, este é mundo em que vivemos,
As mulheres passaram, e muitas ainda
passam até hoje por muito preconceito.
Porém, se o mundo não tivesse mulheres
teria amor???

Abraços.
Título: Re: COITADAS DAS MULHERES!
Enviado por: Telmaluz em 19 de Outubro de 2009, 21:47


Que horror!
Título: Re: COITADAS DAS MULHERES!
Enviado por: Marianna em 14 de Novembro de 2009, 12:46


Felizmente, depois de muita luta, estamos nos superando, temos até um dia especial para nós, é, realmente a coisa mudou, e a lei Maria da Penha está ai. Sei que isso nada tem a ver com o espiritismo, mais, sabemos que a Bíblia é um livro extremamente machista, isso mais acentuadamente no velho testamento, mais Jesus veio e mostrou a importância que a mulher teve e tem em seu evangelho.

Se Ele tivesse o mesmo pensamento machista dos homens daqueles tempos, teria pedido ao Pai para nascer de um repolho e não de uma mulher, que o gerou, pariu (com todas as dores do parto), criou e sofreu tudo o que mãe nenhuma jamais sofreu, porque Ela sempre soube que o Seu filho era, e é inocente.

Obrigada Mestre, vindo de uma mulher o Senhor tanto mostrou o valor das mulheres, como em Maria, o Senhor nos deu a nossa Mãe Maior.

MARIA, MÃE DE JESUS, BENDITA SOIS ENTRE TODAS AS MULHERES.
 
A paz de Jesus e de Maria com todos nós, sempre.




Título: Re: COITADAS DAS MULHERES!
Enviado por: Luz13 em 14 de Novembro de 2009, 12:57

  Boa tarde :)

  acredito piamente se o mundo fosse governado por mulheres seria bem melhor!!!

  Abraços.
Título: Re: COITADAS DAS MULHERES!
Enviado por: Aldebaran em 14 de Novembro de 2009, 16:12
  Boa tarde :)
  acredito piamente se o mundo fosse governado por mulheres seria bem melhor!!!

Olá Luz,

Será?? o movimento feminista fez da mulher "tão homem" quanto o próprio homem. Eu acho que dá na mesma. Tanto é que há hoje, muitas mulheres no poder, e o mundo não mudou por isso. Homens e mulheres são, antes de tudo, Espíritos.

abçs,

Renato

Título: Re: COITADAS DAS MULHERES!
Enviado por: Aldebaran em 14 de Novembro de 2009, 16:19
Olá a todos.

O título desse tópico é realmente lastimável "coitadas". Esse termo por si só denota auto-piedade e baixa-estima.
 
Sobre o celibato, que deu origem a esses discursos absurdos sobre as mulheres (esses padres só falavam isso, mas saíam com elas), sabemos hoje que ele teve uma finalidade: evitar o casamento e com isso dissipar os bens materiais das diversas igrejas.

abçs,

Renato



Título: Re: COITADAS DAS MULHERES!
Enviado por: sensitive em 14 de Novembro de 2009, 17:07
Ola!

Durante séculos a mulher viveu uma historia de repressão e dominio exercida pelo homem, por este ter medo dela
Citar
Oh vós todos que compartilhais da ideologia do poder eclesiástico, afastai essas mulheres para que não roubem o nosso poder!”
como tal a mulher era acusada de heresia e impura, uma maneira subtil de torná-la imperfeita e assim impedi-la de executar as mesmas funções do homem.
È lamentável que ainda hoje em dia a igreja continua acreditar nestes mesmos padrões, proibindo a mulher de realizar os mesmos ofícios religiosos .
Para a igreja, a mulher era útil e responsavél na procriação, nada mais, para o homem , na educação dos filhos e nada mais.

Negando espaço suficiente para o exercicio do autonomia , a mulher era controlada e
dominada.

Só com a era de industrialização, meados sec xix , é que foi possivel a luta pela independencia e dignidade da mulher.
Acredito, que futuramente, a mulher, seja pela lei da acção e reacção, vai ter o seu papel fundamental na humanidade e livre de qualquer pressão da parte masculina, tornando este pequena planeta azul num paraíso.

O termo "coitada" já lá vai, agora usa-se o termo " felizarda"

Abraço


Sensitive
Título: Re: COITADAS DAS MULHERES!
Enviado por: Aldebaran em 14 de Novembro de 2009, 17:57
Oi sensitive.
Muito bom o seu post.

Acho que a mulher - no panorama do movimento feminista - não tem que necessariamente ser "à imagem e semelhança do homem". O fato de ter dois sexos - masculino e feminino - se restringirá apenas á questão de reprodução??

Acho que não. As mulheres tem muito a ensinar aos homens, em termos de afetividade e desapego material - porque os homens adultos apenas deixam de ter  mais e mais brinquedos, para ter mais e mais imóveis, veículos, poder.

É nesse sentido que ainda cabe à mulher hoje, a educação no Lar - não quero dizer que ela deva ficar atrás do fogão o tempo todo - mesmo pq os homens cozinham hoje em dia. 

A mulher fez uma grande revolução - movimento feminista - e hoje, se parece com o homem. Acho que isto não é uma revolução: querer ser o que o homem é. A mulher, com isso, não faz senão destacar as formas de poder dos homens, e dizer de maneira velada: "nós queremos ter esse poder que os homens têm".

acho que não é por aí. pense nisso.

abçs

Renato

Título: Re: COITADAS DAS MULHERES!
Enviado por: Luz13 em 14 de Novembro de 2009, 19:36
 Boa tarde :)
  acredito piamente se o mundo fosse governado por mulheres seria bem melhor!!!

Olá Luz,

Será?? o movimento feminista fez da mulher "tão homem" quanto o próprio homem. Eu acho que dá na mesma. Tanto é que há hoje, muitas mulheres no poder, e o mundo não mudou por isso. Homens e mulheres são, antes de tudo, Espíritos.

abçs,

Renato



  Olá amigo,
  Como mulher posso dizer que a sensibilidade femenina é maravilhosa!!!
  Somos as reprodutoras da vida humana,contribuimos muito trazendo Vocês homens no ventre,amamos incondicionalmente.
  O amor que as mulheres teem alimenta a vida,os filhos do mundo!!!Se o mundo fosse governado por mulheres acredito que o amor materno esse seria eterno...o mundo nunca mais seria igual.

  É apenas minha opinião.


   ABRAÇOS.
Título: Re: COITADAS DAS MULHERES!
Enviado por: Aldebaran em 14 de Novembro de 2009, 21:26
Luz, eu acho melhor deixar como está rsrs

Veja bem... assim como há homens materialistas, que trocam sua coleção de brinquedos por coleções de móveis, automóveis e imóveis, há homens de bem também.

Do mesmo modo, não podemos generalizar que "todas as mulheres são isso ou aquilo", no bom sentido como você está propondo.

Concordo que a sensibilidade feminina é uma coisa maravilhosa. O dia em que todas as mulheres a usarem para o bem, talvez tenhamos um mundo melhor...

Mas eu pensei que a mulher tinha "conquistado um lugar ao Sol nessa terra de machistas", não???

abçs, 

Renato

Título: Re: COITADAS DAS MULHERES!
Enviado por: Luz13 em 14 de Novembro de 2009, 23:22


  Sim...felizmente que a mulher consegui o seu lugar na sociedade.Foi dificil...como bem sabe amigo!!!
  No geral concordo com o que escreveu.

  Abraços fraternos.
Título: Re: COITADAS DAS MULHERES!
Enviado por: sensitive em 21 de Novembro de 2009, 14:42
Ola Renato!

Citar
A mulher fez uma grande revolução - movimento feminista - e hoje, se parece com o homem. Acho que isto não é uma revolução: querer ser o que o homem é. A mulher, com isso, não faz senão destacar as formas de poder dos homens, e dizer de maneira velada: "nós queremos ter esse poder que os homens têm".

acho que não é por aí. pense nisso.


Talvez não me explica-se bem, no fundo o que penso é que a mulher futuramente vai conseguir manter o seu equilibrio e independencia sem ter o homem como pilar.
Isso hoje já é uma realidade e no futuro vai se destacar cada vez mais.
O homem vai deixar de subestimar a mulher senão risca de ficar solteirão ;)
A mulher não quer ser homem , quer sim ser aceitada e respeitada e mostrar que também consegue realizar trabalhos que normalmente só ao homem compete. ;)
Neste momento há mulheres que fazem voluntariamente a tropa , que tal? ::)
Para mostrar a sociedade que tem capacidade e inteligencia tal e qual como o homem!

Eu sou uma delas ;D

Abraço

Sensitive
Título: Re: COITADAS DAS MULHERES!
Enviado por: Aldebaran em 21 de Novembro de 2009, 16:14
Citar
Eu sou uma delas

Nunca duvidei disso, linda.  :)

abçs,

Renato
Título: Re: COITADAS DAS MULHERES!
Enviado por: Atlante em 21 de Novembro de 2009, 16:45
Olá

Se estes posts fossem colocados por pessoas não Espíritas, ainda se entenderia, mas colocados por Espíritas, Meu Deus. Ou não entenderam a doutrina ou ( não sei ).

Será que as mulheres já se perguntaram porque hoje são mulheres? E os homens são homens?
Quando elas reclamam do facto de, as mulheres, terem sido maltratadas pelos homens, já alguma vez terão pensado que, as mulheres de hoje, foram os homens de ontem que maltrataram as mulheres?
Ainda bem que já estão percebendo o valor de ser mulher e a sua sensibilidade. Talvez isso as impossibilite, no amanhã, vivendo a condição de homem, voltarem a tratar mal as mulheres.

Atlante
Título: Re: COITADAS DAS MULHERES!
Enviado por: Aldebaran em 21 de Novembro de 2009, 17:04
Atlante,

Essa questão já foi colocada, não só por você, mas pelo forista Henrique, e e eu já escrevi aqui neste fórum um texto sobre a incoerência, do ponto de vista biológico mesmo, de a mulher exercer os mesmos papéis sociais que os homens.

Pois é meu caro.

Sucede que não apareceu nenhuma mulher para sustentar isso. A maioria, mesmo sendo espírita é a favor do feminismo que quer reduzir a mulher à um homem, apenas com o sexo diferente.

Outra: o moderador andou deletando os tópicos aonde tinha esse debate.

Até mais

abçs

Renato

 
Título: Re: COITADAS DAS MULHERES!
Enviado por: Mourarego em 21 de Novembro de 2009, 17:06
Caracas!!!
Quer dizer que se sou homem hoje e maltrato as mulheres, terei forçosamente de voltar amanhã, mulher para ser maltratada?
Legalzão!!!!
Deus, ME TIRA O TUBO!!!!!
Quando foi que a roupa trouxe qualquer cheiro seu mesmo, próprio do tecido, (note que falo em tecido para que não se venha a falar das vestes de couro etc.).
falamos de Espíritos e estes não têm sexo, mas, podem conter muito sensualismo exacerbado o que lhes poderá fazer, no amanhã sofrer por aquilo que o mesmo sensualismo de antes lhes fez fazer.
Fenimismo ou machismo é tudo invenção do Espírito ainda necessitado de elevação.
Falta-nos, enquanto espíritas, sabermos quando se fala em movimentos políticos, e quando se quer elencá-los no rol doutrinário o que, a meu entendimento, não foi  em nenhum momento pelos participantes, a exceção do mano Atlante e agora minha mesmo, o rótulo com que vestiram o título destes posts.
Abraços,
Moura

Título: Re: COITADAS DAS MULHERES!
Enviado por: Aldebaran em 21 de Novembro de 2009, 17:32
Bom, pra começo de conversa, o título desse tópico é deprimente.

Em segundo, lugar, foi o Atlante e o Henrique que sustentaram essa tese de que as mulheres, ontem, poderiam ter sido homens e maltratado as próprias mulheres.

Em terceiro, quanto ao movimento feminista ser uma coisa e DE outra, parece que nem todas as mulheres ainda sabem fazer essa distinção.

Em quarto lugar, a gente já respondeu e discutiu essa questão, aí  se abrem novos tópicos e recomeça-se a mesma discussão, o que é uma perda de tempo, aquilo que você chamou de "temas cíclicos" .

abçs

Renato

 

Título: Re: COITADAS DAS MULHERES!
Enviado por: Mourarego em 21 de Novembro de 2009, 17:41
Sabe mano Renato, reconheço a sua correção no que falou.
Alguns temas tornam-se cíclicos, não pela dificuldade que traga ao entendimento a obra codificada, mas sim pela natureza dos Espíritos que deles participam.
Assim, se alguns ainda têm uma gama extensa de acrisolamentos a idéias que já se viu destituidas de razão, mas nada fazem para que andem mais avante, continuam na mesma e mesmo usam, por vezes desse subterfúgio para recolocarem, em outros debates as mesmas coisas.
Acredito que muitos de nós, já tenhamos experimentado deste fel, mas que dele tenhamos nos distanciado a duras penas e que, por isso o reconheçamos de plano.
Abração,
Moura
Título: Re: COITADAS DAS MULHERES!
Enviado por: Aldebaran em 21 de Novembro de 2009, 17:58
hehheheee

Acho até estranho mano, que às vezes estou postando um pequeno texto e penso "parece que eu já tinha escrito isso em algum lugar", e aí, olho abaixo e vejo "temas relacionados", e o tema esta lá... (normalmente é de 3 para cima).

Sabe o que é isso?? é a pressa do copy-cole.

"Brasil coração do mundo, pátria do evangelho" (autor desconhecido [SIC])  :D

tão tirando nóis merr mão.. tu não tá vendu???   
Título: Re: COITADAS DAS MULHERES!
Enviado por: Mourarego em 21 de Novembro de 2009, 18:05
A estes eu ajo como a letra da canção:
"Eu presto uma atenção no que eles dizem mas eles não dizem nada ôô..."
Abração,
Moura
Título: Re: COITADAS DAS MULHERES!
Enviado por: Marianna em 22 de Novembro de 2009, 23:33



Citar
Bom, pra começo de conversa, o título desse tópico é deprimente.
 
Eu também acho, infelismente foi esse o título do sr. Carlo Bússola.


Título: Re: COITADAS DAS MULHERES!
Enviado por: ANjinha em 28 de Novembro de 2009, 15:01


Mariana, mesmo sendo no copy-cole, eu e muitos dos meus amigos daqui adoram o que você posta, é lindo o seu trabalho e o carinho que você tem por ele. Eu não teria a mesma paciência e dedicação, parabens, continue assim.
Título: Re: COITADAS DAS MULHERES!
Enviado por: Marianna em 12 de Abril de 2010, 01:04
Citar
Eu não teria a mesma paciência e dedicação, parabens, continue assim.

Obrigada querida.