Forum Espirita

GERAL => Outros Temas => Artigos Espíritas => Tópico iniciado por: pretoriano em 15 de Junho de 2010, 00:31

Título: Chico Xavier seria o Paulo de Tarso do espiritismo?
Enviado por: pretoriano em 15 de Junho de 2010, 00:31
Ola amigos,

Eu considero Allan kardec o cristo do espiritismo e chico xavier o paulo de tarso............o que vcs acham
Título: Re: Chico Xavier seria o Paulo de Tarso do espiritismo?
Enviado por: O Esp em 15 de Junho de 2010, 02:12
Acho, colega Pretoriano, que você precisa estudar um pouco mais o espiritismo, pois Kardec para nós espíritas, apesar de sua grandiosa tarefa, tinha apenas a missão de organizar e divulgar os ensinamentos dos espíritos, facilitando a compreensão da mensagem do verdadeiro Cristo: Jesus aquele mesmo que esteve encarnado entre nós há 2000 anos.
Portanto esse tipo de comparação só depõe contra a Doutrina, pois alimentam as críticas infundadas que idolatramos Kardec e Chico.
Longe disso, devemos sempre reverenciar estes dois ilustres missionarios que tanto colaboraram com a Espiritualidade, esta sim detentora do Conhecimento e do Amor que tanto precisamos desenvolver em nós.

fraternal abraço,
O Espírito
Título: Re: Chico Xavier seria o Paulo de Tarso do espiritismo?
Enviado por: bisognini em 15 de Junho de 2010, 02:25
Devemos nos preocupar em ler mais do que criar tópicos como esse.

Abs

Roberto.
Título: Re: Chico Xavier seria o Paulo de Tarso do espiritismo?
Enviado por: SILVIA HELEN em 16 de Junho de 2010, 14:46
Colega,

Com certeza Kardec e Chico foram pessoas iluminadas e tiveram sua missao aqui na terra, mas não devemos idolatra-los, isso não faz parte da doutrina espirita, algumas pessoas de outras religioes ja me criticaram sem conhecer a doutrina dizendo que nao somos cristãos que adoramos a Kardec e essa afirmação jamais deve ser proferida por um espirita.
Acho que devemos estudar muito e sempre lembrar-nos deles como exemplo positivo para doutrina.

Um abraço,
Título: Re: Chico Xavier seria o Paulo de Tarso do espiritismo?
Enviado por: pretoriano em 16 de Junho de 2010, 16:17
Ola amigos,

eu quis dizer é que kardec veio com algo novo, assim como cristo. É logico, é evidente, é obvio, é explicito que nao quero comparar kardec com Cristo, meus amigos por favor tudo guardado na sua devida proporçao. Kardec plantou, organizou, codificou seja lá o que for, a doutrina espirita. Jesus veio é logico que fez algo imensuravelmente maior, mas tambem plantou aqui algo novo, a boa nova. Quanto a Chico assim como paulo de tarso procurou expor a doutrina espirita a todos nao somente aos que frenquenta a casa espirita, do mesmo modo que fez paulo de tarso com a boa nova de Jesus.

Agora vcs tem que parar de tratar a doutrina espirita como uma criança fragil, parece que tudo que sai do norma depoe contra a doutrina espírita. Por isto q o espiritismo nao é divulgado pq qualquer coisa diferente depoe contra a DE.

E vou criar topicos aqui de qualquer maneira. Q coisa é estq que tem q se ler mais para postar aqui? é ditadura? eu hein!!!

abraços caros colegas....
Título: Re: Chico Xavier seria o Paulo de Tarso do espiritismo?
Enviado por: SILVIA HELEN em 16 de Junho de 2010, 16:39
Claro, liberdade sim!!!
Todos nós estamos aqui para aprender, discutir, ajudar-nos.

Mas me permita uma colocação, não sei se é a regiao em que moro, mas já fui diversas vezes atacada verbalmente, por ser espirita, a predominancia de outra religião na regiao onde moro é forte,  Espiritismo é macumba,  não é cristianismo, dizem que  temos Kardec no lugar de jesus, que toda quarta-feira  fazemos trabalhos em encruzilhada, uma coisa terrivel.
E não estou falando de uma pessoa são muitas pessoas com esse pensamento, tem ate nojo de comer algo que vem de nossas mãos, talvez por isso sou cautelosa demais nas palavras, até evito dizer que sou espirita para evitar confusões.
Título: Re: Chico Xavier seria o Paulo de Tarso do espiritismo?
Enviado por: bisognini em 16 de Junho de 2010, 17:10
De forma alguma você esta sendo censurado, mesmo por que eu sou um membro comum deste fórum, agora se você acha útil esse tipo de assunto o problema é seu, mas com certeza tem muitos estudos interessantes aqui no fórum que merecem nossa atenção e nossa dedicação do que o assunto proposto neste tópico que além de inútil e faz uma comparação absolutamente descabida.

Título: Re: Chico Xavier seria o Paulo de Tarso do espiritismo?
Enviado por: pretoriano em 16 de Junho de 2010, 22:55
ola amigos,

Cara silvia helen, poda apostar q a maioria das pessoas pensam q espiritismo é macumba.......rsrrs. sabe o pq disto? pq nos nao damos a cara para bater!!! a todo momento somos atacados pelos catolicos, alias foi a igreja catolica q fez o favor de ligar o espiritismo ao diabo. Temos q nos defender e dizer sim em bom tom q temos como base de vida a doutrina espirita.

Caro bisognini, eu sei que existes nestes foruns varios topicos, agora se vc acha inutil o e meu topico pq veio ver? E de agora em diante vou consultar vc para saber se meus novos topicos sao inuteis ou nao!!!

Se o topico for inutil q seja abandonado, o seu criador ira perceber.

e viva a liberdade!!!
Título: Re: Chico Xavier seria o Paulo de Tarso do espiritismo?
Enviado por: mamau em 18 de Junho de 2010, 00:01
Paz,amor, estudo,conhecimento,compreenção,eis o que precisamos neste forum e no nosso dia a dia.
Que Jesus esteja sempre conosco.
Maurício.
Título: Re: Chico Xavier seria o Paulo de Tarso do espiritismo?
Enviado por: Prí Martins em 04 de Julho de 2010, 17:18
Bom acho que Kardec é muito diferente de Jesus... aliás nenhum ser humano é comparavel a Ele... Já Chico foi mais um apóstolo de Cristo que veio ao mundo não apenas para divulgar suas crenças mas a "Boa Nova" com um olhar mais simples e fácil de se compreender... foram pessoas encarnadas bem diferentes...

agora compreendo a indignação dos meus irmãos acima... Porque as palavras tem um poder muito grande, quando vamos falar de crenças e ideologia temos que cuidar para não darmos força para aqueles que ignoram e não conhecem a nossa doutrina. Quando vamos escrever algo que fala sobre crença e mito temos que buscar sermos muito claros naquilo que buscamos comentar, pois pode acarretar prejuízos, não para nós, mas para a divulgação da doutrina que já é muito atacada... Quando eu li a sua primeira postagem também compreendi errado, no entanto quando você se explicou aí sim houve a comunicação entre nós...

Temos liberdade sim em postar aquilo que queremos, no entanto temos que cuidar para não darmos margem para aqueles que são contrários ao espiritismo terem mais força para construir seus comentários maldosos... Porque com eles quem perde é apenas o Espiritismo e não nós indivíduos... nós temos o dever de acabar com a ignorância e não contribuir ainda mais com ela.

Bjo :-*s
e fique com a paz de Cristo
  
Título: Re: Chico Xavier seria o Paulo de Tarso do espiritismo?
Enviado por: M 17 em 21 de Novembro de 2010, 13:26
Meus amados Jesus foi é e sempre será Deus não podemos de forma alguma ter a ousadia de comparar a criatura ao Criador, o finito com o infinito, somos vasos de barro nas mãos do grande Oleiro (Deus). Partindo deste principio kardec é apenas uma criatura assim como todos nós...