Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • Outros Temas »
  • Artigos Espíritas »
  • Centros Espíritas não têm donos

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1] 2   Ir para o fundo

Autor Tópico: Centros Espíritas não têm donos  (Lida 9705 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline andreariovaldo

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 190
  • Participação: 28
  • andreariovaldo is awe-inspiring!andreariovaldo is awe-inspiring!andreariovaldo is awe-inspiring!andreariovaldo is awe-inspiring!andreariovaldo is awe-inspiring!andreariovaldo is awe-inspiring!andreariovaldo is awe-inspiring!andreariovaldo is awe-inspiring!andreariovaldo is awe-inspiring!andreariovaldo is awe-inspiring!andreariovaldo is awe-inspiring!andreariovaldo is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • A vontade é mais forte que o amor.
  • Relevância: +95
    • André Ariovaldo
  • Cidade: Sorocaba
  • País: São Paulo
Centros Espíritas não têm donos
« em: 19 de Junho de 2012, 14:05 »
+1Gostou?
Centro Espírita não tem dono, nem chefe. Devemos trabalhar em equipe e se houver autoridade, deve ser a autoridade moral, que não oprime nem humilha. Centros Espíritas conduzidos por chefes deveriam ser abandonados e as pessoas deveriam buscar outras casas onde o verdadeiro interesse seja a Doutrina e não a política ou a satisfação pessoal de alguns.

Há muito trabalho a fazer e não devemos nos apegar àqueles cujo interesse único é o de satisfazer seu ego, seu orgulho e sua sede de poder. Deixemos que esses mortos enterrem seus mortos e sigamos nós, entre os vivos, ou seja, entre aqueles que realmente querem trabalhar por um bem maior.

André Ariovaldo
www.andreariovaldo.com.br
www.facebook.com/andreariovaldoi

« Última modificação: 20 de Junho de 2012, 00:32 by Ram-Wer »
Registado

Offline Danilo Henrique

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1522
  • Participação: 95
  • Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +693
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Re: Centros Espíritas conduzidos por chefes deveriam ser abandonados
« Responder #1 em: 19 de Junho de 2012, 15:03 »
0Gostou?
Abandonar seria a única solução?

Registado
Quando se compreende o Espiritismo, larga-se o rótulo de "Espírita" para passar a ser Filho de Deus.

Offline andreariovaldo

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 190
  • Participação: 28
  • andreariovaldo is awe-inspiring!andreariovaldo is awe-inspiring!andreariovaldo is awe-inspiring!andreariovaldo is awe-inspiring!andreariovaldo is awe-inspiring!andreariovaldo is awe-inspiring!andreariovaldo is awe-inspiring!andreariovaldo is awe-inspiring!andreariovaldo is awe-inspiring!andreariovaldo is awe-inspiring!andreariovaldo is awe-inspiring!andreariovaldo is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • A vontade é mais forte que o amor.
  • Relevância: +95
    • André Ariovaldo
  • Cidade: Sorocaba
  • País: São Paulo
Re: Centros Espíritas conduzidos por chefes deveriam ser abandonados
« Responder #2 em: 19 de Junho de 2012, 15:08 »
+1Gostou?
Citação de: Danilo Henrique em 19 de Junho de 2012, 15:03
Abandonar seria a única solução?




eheheh - não, se você conseguir convencer os donos do centro a trabalhar em equipe e deixarem de dar ordens.

Registado

Offline Gustavo Rettenmaier

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2029
  • Participação: 216
  • Gustavo Rettenmaier is awe-inspiring!Gustavo Rettenmaier is awe-inspiring!Gustavo Rettenmaier is awe-inspiring!Gustavo Rettenmaier is awe-inspiring!Gustavo Rettenmaier is awe-inspiring!Gustavo Rettenmaier is awe-inspiring!Gustavo Rettenmaier is awe-inspiring!Gustavo Rettenmaier is awe-inspiring!Gustavo Rettenmaier is awe-inspiring!Gustavo Rettenmaier is awe-inspiring!Gustavo Rettenmaier is awe-inspiring!Gustavo Rettenmaier is awe-inspiring!
  • Relevância: +754
  • Cidade: Canoas - RS
  • País: Brasil
Re: Centros Espíritas conduzidos por chefes deveriam ser abandonados
« Responder #3 em: 19 de Junho de 2012, 16:02 »
0Gostou?
Caro André.
Minha experiência de vida, apesar de apenas 43 anos, é a de alguem que sempre batalhou por aquilo em que acreditava. Nunca tive medo de ter opinião, de expo-la e defende-la.
Concordo com você quando diz que devemos deixar os mortos enterrar seus mortos, mas não acho que abandonar a casa seja solução, até por que, você vai acabar saindo mesmo, mas nãoacho correto deixar conceitos errados serem propagados por omissão.
E digo isso por ter passado por situação semelhante.
Não gosto de desistencias, não desisto, mas não jogo pérolas aos porcos.

Registado

Offline HamLacerda

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1760
  • Participação: 198
  • HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!HamLacerda is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +790
Re: Centros Espíritas conduzidos por chefes deveriam ser abandonados
« Responder #4 em: 19 de Junho de 2012, 16:37 »
+1Gostou?
O maior problema dentro do espiritismo é essa mania de alguns adéptos querer fazer do espiritismo como eles gostariam que fosse:

Eles pensam: "Quando um centro não oferece condições pra "Eu" expor minha inteligência, (na maioria das vezes, pseudo-inteligencia) esse centro não me convém; quando o dirigente do centro não deixa "EU" ser o centro das atenções, esse centro não me convém; quando o Dirigente me proíbe de dar minhas opiniões pessoais, esse centro não me convém;  quando o dirigente me restringe, esse centro não me convém; quando as pessoas que frequentam o centro não "ME" agradam, esse Centro não me convém; quando os frequentadores são pessoas religiosos, quando fazem orações, rezam o pai nosso em voz alta, esse Centro não me convém, porque isso não "ME" agrada; quando os frequentadores são pessoas de idade, são pessoas que não conseguem entendem "MINHAS" palestras ultra-intelectuais sobre física quântica etc, esse centro não me convém; quando no centro só fala de amor, de caridade, perdão ect, esse centro não me convém; quando as pessoas não são como "EU" gostaria que fossem, esse centro não me convém etc etc etc...

Por esta razão que vemos tantas pessoas querer mudar o espiritismo e tentar fazer um espiritismo à sua maneira. Mas, infelizmente - pra elas - Kardec já havia pensado em tudo.











Revista Espírita 1868 » Dezembro » Constituição transitória do Espiritismo



O chefe do Espiritismo

 

Mas quem será encarregado de manter o Espiritismo nesta via? Quem terá mesmo a força? Quem terá o tempo disponível e a perseverança para dedicar-se ao trabalho incessante que exige semelhante tarefa? Se o Espiritismo for entregue a si mesmo, sem guia, não é de temer que ele se desvie de sua rota? Que a malevolência, a que por muito tempo ainda estará exposto, não se esforce por lhe desnaturar o espírito? Com efeito, aqui está uma questão vital cuja solução é do maior interesse para o futuro da Doutrina.

A necessidade de uma direção central superior, guardiã vigilante da unidade progressiva e dos interesses gerais da Doutrina, é de tal modo evidente que já se inquietam por não ver ainda um condutor surgir no horizonte. Compreende-se que, sem uma autoridade moral capaz de centralizar os trabalhos, os estudos e as observações, de dar o impulso, de estimular o zelo, de defender o fraco, de amparar as coragens vacilantes, de ajudar com os conselhos da experiência, de fixar a opinião sobre os pontos incertos, o Espiritismo correria o risco de navegar à deriva. Não só essa direção é necessária, mas é preciso que ela tenha força e estabilidade suficientes para enfrentar as tempestades.

Aqueles que não querem qualquer autoridade não compreendem os verdadeiros interesses da Doutrina. Se alguns pensam poder dispensar qualquer direção, a maioria, aqueles que não creem em sua infalibilidade e não têm uma confiança absoluta em suas próprias luzes, sentem necessidade de um apoio, de um guia, mesmo que fosse apenas para ajudá-los a avançar com mais firmeza e segurança (Vide Revista de abril de 1866: O Espiritismo independente).

Estabelecida a necessidade de uma direção, de quem o chefe receberia os poderes? Será ele aclamado pela universalidade dos adeptos disseminados pelo mundo inteiro? É uma coisa impraticável. Se ele se impuser por sua autoridade privada, será aceito por uns, rejeitado por outros e vinte pretendentes podem surgir erguendo bandeira contra bandeira; seria ao mesmo tempo o despotismo e a anarquia. Semelhante ato seria próprio de um ambicioso, e ninguém seria menos adequado que um ambicioso, e por isto mesmo orgulhoso, para dirigir uma doutrina baseada na abnegação, no devotamento, no desinteresse e na humildade; colocado fora do princípio fundamental da Doutrina, ele não poderia senão falsear-lhe o espírito. É o que inevitavelmente aconteceria se ele não tivesse previamente tomado medidas eficazes para evitar esse inconveniente.

Admitamos, entretanto, que um homem reúna todas as qualidades requeridas para o desempenho de seu mandado, e que chegue à direção superior por uma via qualquer: os homens se sucedem, mas não se assemelham; depois de um homem bom pode vir um mau; com o indivíduo pode mudar o espírito da direção; sem maus propósitos, ele pode ter pontos de vista mais ou menos justos; se quiser fazer prevalecer suas ideias pessoais, ele pode deturpar a Doutrina, suscitar divisões, e as mesmas dificuldades renovar-se-ão a cada mudança. É preciso não perder de vista que o Espiritismo ainda não está na plenitude de sua força do ponto de vista da organização. Ele é uma criança que apenas começa a andar. Importa, pois, sobretudo no começo, premuni-lo contra as dificuldades do caminho.

Mas, perguntarão, um dos messias anunciados que devem tomar parte na regeneração, não estará à testa do Espiritismo? É provável, mas como eles não trarão na testa uma marca para se fazerem reconhecer, e como só se afirmarão por seus atos, e não serão reconhecidos como tais pela maioria senão depois de sua morte, conforme o que tiverem feito durante a vida; como, além disto, não haverá messias perpétuos, é preciso prever todas as eventualidades. Sabemos que sua missão será múltipla; que haverá messias em todos os degraus da escada e nos diversos ramos da economia social, onde cada um exercerá sua influência em proveito das ideias novas, conforme a especialidade de sua posição; todos trabalharão, pois, para o estabelecimento da Doutrina, seja numa parte, seja noutra, uns como chefes de Estado, outros como legisladores, como magistrados, cientistas, literatos, oradores, industriais etc.; cada um dará provas de si mesmo no seu ramo, desde o proletário até o soberano, sem que nada além das suas obras o distingam do comum dos homens. Se um deles deve tomar parte na direção administrativa do Espiritismo, é provável que providencialmente seja colocado em condições de aí chegar pelos meios legais que forem adotados. Circunstâncias aparentemente fortuitas para lá o conduzirão, sem desígnio premeditado de sua parte, sem que ele tenha consciência da missão (Revista Espírita: “Os messias do Espiritismo”, fevereiro e março de 1868).

Em semelhante caso, o pior de todos os chefes seria aquele que se desse por eleito de Deus. Como não é racional admitir que Deus confie tais missões a ambiciosos ou orgulhosos, as virtudes características de um verdadeiro messias devem ser, antes de tudo, a simplicidade, a humildade, a modéstia, numa palavra, o mais completo desinteresse material e moral. Ora, apenas pretensão de ser messias já seria a negação dessas qualidades essenciais, pois ela provaria, naquele que se prevalecesse de semelhante título, ou uma tola presunção, se fosse de boa-fé, ou uma notável impostura. Não faltarão intrigantes, pseudoespíritas que se queiram elevar pelo orgulho, pela ambição ou pela cupidez; outros que alardearão pretensas revelações, com a ajuda das quais procurarão pôr-se em relevo e fascinar as imaginações muito crédulas. É preciso prever, também, que sob falsas aparências, indivíduos poderiam tentar apoderar-se do leme com a segunda intenção de afundar o barco, desviando-o de sua rota. Ele não naufragará, mas poderia experimentar desagradáveis atrasos que é preciso evitar. Eis aí, sem contestação, os maiores escolhos de que o Espiritismo se deve guardar; quanto mais consistência ele toma, mais embustes lhe criarão os seus adversários.

Portanto, é dever de todos os espíritas sinceros desviar as manobras da intriga que podem ser urdidas tanto nos menores quanto nos maiores centros. Eles deverão logo de saída repudiar do modo mais absoluto quem quer que pessoalmente se apresentasse como um messias, quer como chefe do Espiritismo, quer como simples apóstolo da Doutrina. Conhece-se a árvore pelo seu fruto. Esperai, pois, que ela tenha dado frutos antes de julgar se é boa, e olhai ainda se os frutos não estão bichados. (O Evangelho segundo o Espiritismo, Cap. XXI, nº 9: “Caracteres do verdadeiro profeta”).

Alguém com quem conversávamos a esse respeito, propunha o seguinte expediente: fazer designar os candidatos pelos próprios Espíritos em cada grupo ou sociedade espírita. Além deste meio não evitar todos os inconvenientes, haveria outros especiais nesse modo de proceder, que a experiência já demonstrou e que seria supérfluo aqui relembrar. Não se deve perder de vista que a missão dos Espíritos é de instruir-nos, de melhorar-nos, mas não de tirar a iniciativa do nosso livre-arbítrio. Eles nos sugerem pensamentos, ajudam-nos com seus conselhos, sobretudo no que concerne às questões morais, mas deixam ao nosso arbítrio o cuidado da execução das coisas materiais que eles não têm a missão de nos poupar. Em seu mundo, eles têm atribuições que não são as daqui debaixo; pedir-lhes o que está fora de suas atribuições, é expor-se às trapaças dos Espíritos levianos. Que os homens se contentem em serem assistidos e protegidos por bons Espíritos, mas que não descarreguem sobre eles a responsabilidade que incumbe aos encarnados.

Ademais, esse meio suscitaria mais embaraços do que se pensa, pela dificuldade de fazer todos os grupos participarem dessa eleição; seria uma complicação nas engrenagens, e quanto mais simplificadas forem as engrenagens, tanto menos susceptíveis elas serão de desorganizar-se.

O problema é, pois, constituir uma direção central, em condições de força e de estabilidade que a ponham ao abrigo das flutuações; que respondam a todas as necessidades da causa e que oponham uma barreira absoluta às manobras da intriga e da ambição. Tal é o objetivo do plano, do qual vamos dar um rápido esboço.

« Última modificação: 19 de Junho de 2012, 17:23 by HamLacerda »
Registado

Offline Sr.91

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 452
  • Participação: 54
  • Sr.91 is awe-inspiring!Sr.91 is awe-inspiring!Sr.91 is awe-inspiring!Sr.91 is awe-inspiring!Sr.91 is awe-inspiring!Sr.91 is awe-inspiring!Sr.91 is awe-inspiring!Sr.91 is awe-inspiring!Sr.91 is awe-inspiring!Sr.91 is awe-inspiring!Sr.91 is awe-inspiring!Sr.91 is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +69
  • País: Brasil
Re: Centros Espíritas conduzidos por chefes deveriam ser abandonados
« Responder #5 em: 19 de Junho de 2012, 17:39 »
0Gostou?
Eu sou muito jovem no meio espirita, mas tenho presenciado na casa que frequento coisas semelhantes. Eu compreendo que esses autoritarismos não impedem da mensagem ser propagada, apesar de causar certos danos que a longo prazo percebe-se. Tudo na vida é providencial, e esses rumos no movimento espirita serve para despertar a mente das pessoas a buscarem dentro de si mesmas as soluções de seus problemas; não acreditar que o presidente/chefe de centro poderá resolve-los uma vez que espiritismo não faz milagres e nem prosélitos.
Acredito tambem que o amor pode ser encotrado em casas assim existentes, apesar de acontecimentos assim serem frutos da falta de estudo e de encarar muitas vezes o espiritismo como algo alcançável facilmente. Kardec ja nos alertava.. ele  mesmo demorou a acreditar, e mesmo tenho codificado não se insentava dos estudos.

Registado

Offline Gustavo Rettenmaier

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2029
  • Participação: 216
  • Gustavo Rettenmaier is awe-inspiring!Gustavo Rettenmaier is awe-inspiring!Gustavo Rettenmaier is awe-inspiring!Gustavo Rettenmaier is awe-inspiring!Gustavo Rettenmaier is awe-inspiring!Gustavo Rettenmaier is awe-inspiring!Gustavo Rettenmaier is awe-inspiring!Gustavo Rettenmaier is awe-inspiring!Gustavo Rettenmaier is awe-inspiring!Gustavo Rettenmaier is awe-inspiring!Gustavo Rettenmaier is awe-inspiring!Gustavo Rettenmaier is awe-inspiring!
  • Relevância: +754
  • Cidade: Canoas - RS
  • País: Brasil
Re: Centros Espíritas conduzidos por chefes deveriam ser abandonados
« Responder #6 em: 19 de Junho de 2012, 18:23 »
0Gostou?
Caros Ham e Viajante.
Muito bem feitas suas colocações, acho que pode ser por ai tambem.
Normalmente quando acusamos alguem de fazer algo equivocado, é por que essa pessoa nos impede te que cometamos esse erro, ou seja, queriamos nós ser a "autoridade" na casa espirita, queriamos nós ter a exclusividade das atenções.
E muitas vezes isso nada mais é do que rebeldia da nossa parte, incapacidade de aceitar a autoridade constituida, orgulho puro.
Entretanto, esses erros acontecem realmente e existem nas casas irmãos, normalmente dirigentes que acham que são donos da casa, contando com a subserviência dos frequentadores e trabalhadores.
Da minha parte,acho que cada trabalhador precisa fazer sua parte, respeitando as regras existentes, e quando julgar necessário questioná-las, confrontá-las ate se for preciso para que possam ser debatidas e tornadas mais racionais para que não esqueçamos nunca dce uma regrinha igualmente básica: o bom senso.

Registado

Offline Paulo Cortez

  • Mundo de Regeneração
  • *
  • Mensagens: 450
  • Participação: 37
  • Paulo Cortez is awe-inspiring!Paulo Cortez is awe-inspiring!Paulo Cortez is awe-inspiring!Paulo Cortez is awe-inspiring!Paulo Cortez is awe-inspiring!Paulo Cortez is awe-inspiring!Paulo Cortez is awe-inspiring!Paulo Cortez is awe-inspiring!Paulo Cortez is awe-inspiring!Paulo Cortez is awe-inspiring!Paulo Cortez is awe-inspiring!Paulo Cortez is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +188
  • Cidade: Itanhaém
  • País: Brasil
Re: Centros Espíritas conduzidos por chefes deveriam ser abandonados
« Responder #7 em: 19 de Junho de 2012, 18:32 »
+1Gostou?
O único comentário que consigo fazer é sobre a admirável amplitude de visão de Kardec!
Até hoje como leitor, não consegui encontrar ninguém como Kardec, que tinha o dom especial de perceber "tudo" e transformar em esclarecimento aos que dificilmente perceberiam as mesmas coisas.
Prova está no post do HamLacerda.

Registado

Offline Luzceano

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 557
  • Participação: 25
  • Luzceano is awe-inspiring!Luzceano is awe-inspiring!Luzceano is awe-inspiring!Luzceano is awe-inspiring!Luzceano is awe-inspiring!Luzceano is awe-inspiring!Luzceano is awe-inspiring!Luzceano is awe-inspiring!Luzceano is awe-inspiring!Luzceano is awe-inspiring!Luzceano is awe-inspiring!Luzceano is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +65
Re: Centros Espíritas conduzidos por chefes deveriam ser abandonados
« Responder #8 em: 19 de Junho de 2012, 20:27 »
0Gostou?
Concordo com o que o pessoal tem falado; não devemos abandonar o centro espirita por causa do presidente.

E acrecento que tampouco devemos estar em um centro espirita por causa de alguem.
Por que na grande maioria dos centros sempre vai haver um atrito um conflito de ideias porque isso ainda esta em nossa naturaza de baixa evolução não existe centro perfeito e nem trabalhadores perfeitos.
O que eu sei e que nos devemos sempre buscar entrar no trabalho do centro com a intenção de servir para ir de encontro a Jesus
Devemos buscar ser humildes e aceitar as ordens de nossos superiores
Como dizia Jesus; quem quiser ser o primeiro, que seja o escravo de vocês.
 Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente.

Registado

Offline Marcos W. Silva

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 753
  • Participação: 80
  • Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!Marcos W. Silva is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Faça a tua parte...
  • Relevância: +280
  • Cidade: Barra do Garças
  • País: Brasil
Re: Centros Espíritas não têm donos
« Responder #9 em: 20 de Junho de 2012, 03:58 »
+1Gostou?
Só a título de conhecimento, aqui no Mato Grosso, no interior, há ainda alguns centros espíritas fundados e mantidos pelo seu "dono". Em Goias também no interior há outro tanto.


Criticar o "dono" é fácil... ;D duro é: pagar água; energia;
zeladora;
 material da sopa;
 insumos;
consertar fechaduras;
tolerar xilique de médium;
providenciar...; viabilizar...; incentivar...;
fazer palestra de última hora ( quando o "Dr fulano" não vem );
limpar o terreno;
extintor de incêndio; etc,etc,etc... ah! e tem de ser com amor... ufa... :P

Com o surgimento das Associações Espíritas esse modelo tem sido quase que esquecido.

 Porém, para avaliar pessoas e atitudes na casa espírita devemos, primeiro, verificar se estamos sendo coerentes, imparciais, verdadeiros e qual o real motivo nos impulsiona.

abraços.

« Última modificação: 20 de Junho de 2012, 04:23 by Marcos W. Silva »
Registado
Marcos Willan Silva

Offline Antonio Renato

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 2085
  • Participação: 220
  • Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!Antonio Renato is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +812
  • Cidade: Recife
  • País: Brasil
Re: Centros Espíritas não têm donos
« Responder #10 em: 20 de Junho de 2012, 04:32 »
0Gostou?
É isso aí meu nobre irmão Marcos W.Silva,como diria os manos cariocas,matou a pau,criticar é
fácil,arregaçar as mangas ,hum!!!!!Aí o bicho pega.Os éticos,os céticos e os intelectuais,logo
se manifestam em discursos até mesmo poéticos,quando dizem:Esse centro não deveria ser
assim,o seu dirigente é muito autoritário se acha o dono,etc...mas não sugere mudanças,não
adere nem se agrupam nos trabalhos que se faz necessário a casa,portanto,deixemos de
lado o tom um tanto quanto hipócrita,e vamos vê de uma outra forma.
Fiquem na paz.

Registado
A paz presente é a paz interior.

Offline zarthur

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 524
  • Participação: 55
  • zarthur is awe-inspiring!zarthur is awe-inspiring!zarthur is awe-inspiring!zarthur is awe-inspiring!zarthur is awe-inspiring!zarthur is awe-inspiring!zarthur is awe-inspiring!zarthur is awe-inspiring!zarthur is awe-inspiring!zarthur is awe-inspiring!zarthur is awe-inspiring!zarthur is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +185
  • Cidade: BHte
  • País: Brasil
Re: Centros Espíritas não têm donos
« Responder #11 em: 20 de Junho de 2012, 10:52 »
0Gostou?
Mas o que o Andreariovaldo fez não foi uma crítica, amigos.
Ele faz um alerta, até mesmo direto, a este tipo de administração que não valoriza a colaboração.
Tudo tem que vir com a assinatura do Presidente.
Tudo bem, quando seus colaboradores são pessoas maduras e que visam a Causa Espírita e não a Casa Espírita.
Mas e quanto aos recém chegados, supermotivados para o trabalho e que são desestimulados por aquele tipo de atitude? Talvez essa experiência os afaste por tempo indeterminado, do que poderia ser sua tábua de salvação.

Talvez que um presidente que não seja tão dinâmico, mas também não feche as portas da Casa Espírita aos demais, fosse preferível.



Registado
Abraços; Arthur

Offline Vitor Santos

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 6079
  • Participação: 132
  • Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!Vitor Santos is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • O Mal Retribui-se com o bem!
  • Relevância: +1062
    • Centro Estudos Doutrin
Re: Centros Espíritas não têm donos
« Responder #12 em: 20 de Junho de 2012, 11:08 »
+2Gostou?
As associações espíritas não são representantes da doutrina espirita, em termos teóricos, mas em termos práticos são a imagem do espiritismo para quem as frequenta ou lá se desloca. Devem preocupar-se com o exemplo que dão, mas isso é da responsabilidade de quem lá trabalha, não de quem lá vai usufruir dos trabalhos.

Contudo, em organizações não lucrativas, de natureza associativa, não é fácil encontrar o equilíbrio entre a iniciativa e o excesso de autoridade. Se a pessoa tem iniciativa, mas não é um pouco autoritária, muitas vezes não consegue levar para a frente a iniciativa.

Se não fossem as pessoas com iniciativa não havia centros. 

O que eu posso dizer dos centros que frequentei (não são queixas, nem criticas, é exactamente o que senti e digo-o a titulo de sugestão construtiva, dentro das minhas limitações e imperfeições, mas de boa fé - se estou enganado, estou convencido que assim é ), foi o seguinte:

1) Fazia falta ter um horário em que houvesse um espaço de diálogo. As palestras são importantíssimas, os cursos são importantes, mas mais diálogo faz falta.

2) Os cursos de espiritismo são demasiado extensos e tratam as pessoas que já sabem muita coisa, como as pessoas que chegam ali sem nenhuma informação. Como o tempo é escasso, a pessoa que já tem alguma instrução sobre o assunto sente que está a perder tempo e deixa o curso. Devia existir um inquérito, uma espécie de exame, que permitisse averiguar o nível de conhecimentos de quem ali chega sobre espiritismo, que dispensasse o cursos básico. Há quem chegue aos centros depois de conhecer bem a codificação, porque nem todos se interessam por espiritismo por se julgarem obsediados.

3) As pessoas que ali chegam que vão na expectativa de resolver os problemas que julgam ser de natureza espiritual, olham para a associação como uma salvação. Como se as pessoas que lá estão fossem uma espécie de médicos do espírito. É preciso explicar às pessoas que as associações nada podem fazer para resolver os problemas espirituais das pessoas. Que os espíritos que eventualmente as atormentam (se se tratar de um problema espiritual) vão ser doutrinados e o seu problema vai passar. Ora, mesmo que a pessoa se consiga auto-aperfeiçoar, ninguém lhe pode garantir isso, nem deixar no ar essa possibilidade. Tanto quanto tenho ouvido, os espíritos sofredores não são evocados. os que lá aparecem não são necessariamente relacionados com as pessoas que lá se apresentam com problemas.

4) As pessoas dos centros podiam dar um conhecimento mais prático sobre o funcionamento do centro, explicando como funcionam as reuniões mediúnicas, para desmistificar o que se passa nas mesmas, de modo a não deixar passar para o imaginário colectivo ideias tontas.

5) Há a tendência para diagnosticar todos os problemas como sendo espirituais (obssessões), e nem sempre será o caso.

bem hajam

Registado
O perdão compensa!

Offline Luzceano

  • Mundo Feliz
  • *
  • Mensagens: 557
  • Participação: 25
  • Luzceano is awe-inspiring!Luzceano is awe-inspiring!Luzceano is awe-inspiring!Luzceano is awe-inspiring!Luzceano is awe-inspiring!Luzceano is awe-inspiring!Luzceano is awe-inspiring!Luzceano is awe-inspiring!Luzceano is awe-inspiring!Luzceano is awe-inspiring!Luzceano is awe-inspiring!Luzceano is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +65
Re: Centros Espíritas não têm donos
« Responder #13 em: 20 de Junho de 2012, 12:44 »
0Gostou?
Citação de: Marcos W. Silva em 20 de Junho de 2012, 03:58
Só a título de conhecimento, aqui no Mato Grosso, no interior, há ainda alguns centros espíritas fundados e mantidos pelo seu "dono". Em Goias também no interior há outro tanto.


Criticar o "dono" é fácil... ;D duro é: pagar água; energia;
zeladora;
 material da sopa;
 insumos;
consertar fechaduras;
tolerar xilique de médium;
providenciar...; viabilizar...; incentivar...;
fazer palestra de última hora ( quando o "Dr fulano" não vem );
limpar o terreno;
extintor de incêndio; etc,etc,etc... ah! e tem de ser com amor... ufa... :P

Com o surgimento das Associações Espíritas esse modelo tem sido quase que esquecido.

 Porém, para avaliar pessoas e atitudes na casa espírita devemos, primeiro, verificar se estamos sendo coerentes, imparciais, verdadeiros e qual o real motivo nos impulsiona.

abraços.
A meu amigo Marcos concordo ta ai uma resposta bem realista nao é facil ter que tolerar xilique de médium e acrecento xilique de frequentador que quer tudo perfeitinho mas colocar a mão na massa que é bom nada, so quem paga todas essas contas e mais as de sua casa e familia sabe como é isso.

Registado

Offline Danilo Henrique

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 1522
  • Participação: 95
  • Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!Danilo Henrique is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • Relevância: +693
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Re: Centros Espíritas não têm donos
« Responder #14 em: 20 de Junho de 2012, 12:59 »
+1Gostou?
Citar
2) Os cursos de espiritismo são demasiado extensos e tratam as pessoas que já sabem muita coisa, como as pessoas que chegam ali sem nenhuma informação. Como o tempo é escasso, a pessoa que já tem alguma instrução sobre o assunto sente que está a perder tempo e deixa o curso. Devia existir um inquérito, uma espécie de exame, que permitisse averiguar o nível de conhecimentos de quem ali chega sobre espiritismo, que dispensasse o cursos básico. Há quem chegue aos centros depois de conhecer bem a codificação, porque nem todos se interessam por espiritismo por se julgarem obsediados.

Vitor, concordo com suas sugestões (sou sincero, até dei um pontinho positivo), mas sobre o trecho que citei, deixe-me falar sobre o meu caso pessoal.
Estou no 2° ano do curso de educação mediúnica. Você tem razão, 4 anos de curso, como é o meu caso, é uma eternidade, só um pouco menor que a faculdade. No caso, a que eu fiz, durou 5 anos.
Antes de iniciar o curso, fiz questão de ler todo o pentateuco.
Eu poderia ter ficado, até hoje, entediado de ouvir tantas coisas que já eram do meu conhecimento e desistido do curso ou ter solicitado pular etapas.
Mas a verdade, é que o contato com instrutores mais experientes, outros alunos, e com o ambiente da casa espírita somaram muito no meu aprendizado.
Nesse período, fui estimulado a novas leituras, e conforme eu via novamente aquilo que já sabia, novos questionamentos foram surgindo. Vários assuntos da vida cotidiana, ciência e sociedade, foram discutidos à luz da doutrina.
Sem contar que muita coisa que passou desapercebida na leitura das obras de Kardec foram relembradas. Tem também, claro, o prazer de socializar com pessoas que estão na mesma faixa de crença, e conviver com elas, ambientando-me a casa. Lá, aos poucos, vou me sentindo cada vez menos como um "estranho". Veja também a questão humana que é envolvida. Se eu começo a trabalhar na casa, sem nenhuma ambientação, e sem tecer os laços de harmonia e simpatia com os outros trabalhadores, mas apenas porque já possuo o "conhecimento" suficiente, talvez não seja um bom caminho.
Faltou mencionar o principal: a experiência prática, das aulas de educação mediúnica, sob a supervisão dos instrutores experientes, que os livros não podem proporcionar.
Enfim, se eu olhar por esse lado, não pesa nada na balança o tédio que passei, inevitavelmente, em alguns (muitos) momentos. Creio que o curso agrega etapas de aprendizagem quais eu não devo pular.

Por isso, talvez visto sobre outra perspectiva, o longo tempo de curso seja um valioso filtro, para separar os pretensiosos em conhecimento, daqueles que possuem boa vontade e firme desejo de servir na seara. Depende apenas dos olhos com que estas circunstâncias são vistas.

Conhecimento apenas não basta. É necessário que ele seja polido com a experiência, à prática, o esforço, a dificuldade, e a boa vontade.

Abraços!




« Última modificação: 20 de Junho de 2012, 13:08 by Danilo Henrique »
Registado
Quando se compreende o Espiritismo, larga-se o rótulo de "Espírita" para passar a ser Filho de Deus.


  • Imprimir
Páginas: [1] 2   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
centros espiritas

Iniciado por acmv Off-topic

13 Respostas
9221 Visualizações
Última mensagem 11 de Janeiro de 2010, 23:42
by Mourarego
Centros espiritas

Iniciado por Paulo Inacio Auto-Conhecimento

2 Respostas
5890 Visualizações
Última mensagem 16 de Agosto de 2005, 00:51
by Det's me!...
Centros Espiritas e o Espiritismo.

Iniciado por Peregrino « 1 2 » O que é o espiritismo

16 Respostas
5914 Visualizações
Última mensagem 05 de Maio de 2006, 16:52
by Le
Centros espiritas vinculados a feb

Iniciado por Rodrigoo Artigos Espíritas

3 Respostas
7480 Visualizações
Última mensagem 04 de Fevereiro de 2011, 22:25
by Rodrigoo
Os Centros Espíritas.

Iniciado por Filósofo Outros Temas

4 Respostas
3369 Visualizações
Última mensagem 17 de Dezembro de 2011, 22:20
by Mourarego

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC