Forum Espirita

GERAL => Outros Temas => Artigos Espíritas => Tópico iniciado por: Francisco em 21 de Agosto de 2005, 00:21

Título: Argumentos contra o Espiritismo.
Enviado por: Francisco em 21 de Agosto de 2005, 00:21
Achei interessante este artigo...

o Link é:

http://geocities.yahoo.com.br/apologia_gae/respostas_detratores/reencarnacao_argumentos_contrarios.htm

Um abraço.

Francisco.
Título: Re: Argumentos contra o Espiritismo.
Enviado por: rita em 21 de Agosto de 2005, 10:27



      Bom dia Francisco................


       deixe-me que lhe diga:acredito na reencarnação mas não acredito que a mesma seja uma forma de evolução atravês do sofrimento pois Deus é justo e bom como tal não quer que seus filhos sofram assim.Todo o espirito (RACIONAL) evolui nesta vida terrena.


                  bem haja
     
Título: Re: Argumentos contra o Espiritismo.
Enviado por: Francisco em 21 de Agosto de 2005, 15:40
Olá Rita,

de facto ninguem nasce para ser infeliz.

Deus é infinitamente justo, bom e de certeza que não retira o minimo prazer por nos ver sofrer!

Mas o planeta terra é um planeta de expiações e provas, onde muitos de nós (dentro do contexto de justiça) passam por situações de sofrimento...

Por vezes um sofrimento só do ponto de vista terreno, que com coragem e resignação se podem transformar numa felicidade extrema quando vemos as coisas do plano espiritual, já sem esta camada de matéria que nos ofusca os "sentidos"... e onde poderemos então dizer que valeram a pena todas os sacrificios!

(Por favor corrigam-me se estiver enganado... como sou novo nestes estudos tenho receio de ter ideias erradas sobre algumas coisas)

 ;D

Mas voltando ao tópico...

Não me leve a mal, mas em que parte do artigo disponibilizado no inicio do Tópico foi buscar algo para falar em



 Bom dia Francisco................


 deixe-me que lhe diga:acredito na reencarnação mas não acredito que a mesma seja uma forma de evolução atravês do sofrimento pois Deus é justo e bom como tal não quer que seus filhos sofram assim.Todo o espirito (RACIONAL) evolui nesta vida terrena.


 bem haja
 

??!!

Desculpe, se calhar estou distraido... acho o seu cometário válido e até interessante, mas não vejo ligação entre o artigo e o mesmo!!

Muita paz.

Francisco.
Título: Re: Argumentos contra o Espiritismo.
Enviado por: rita em 21 de Agosto de 2005, 16:48
~

    Boa tarde Francisco......



      deixe-me que lhe diga:deve estar mesmo distraido.
Título: Re: Argumentos contra o Espiritismo.
Enviado por: VS em 21 de Agosto de 2005, 16:54
Olá Rita

Eu vejo o modelo da reencarnação através da analogia com o sistema de ensino.

Nós estamos por aqui por duas razões essenciais:

- Como ferramentas de transformação do mundo fisico;
- Como alunos, que estão a aprender lições para subir de classe;

Não encaro a vida como um castigo, mas como uma lição.

O sofrimento faz parte do processo, tal como acontece com uma criança que está a aprender a andar, cai e se magoa. É fruto da ignorância, mas um preço para a evolução. Tal como Deus faz connosco, os pais têm de largar o filho para ele dar os primeiros passos, mesmo com o risco de cair.

Esta encarnação é um espaço de tempo infinitesimal na eternidade da nossa vida. Um dia vamos perceber isto. Mas agora estamos próximos demais do nosso corpo fisico para sentirmos isso. A importância das coisas é relativa. Se soubermos interpretar o sofrimento, talvez ele seja uma saida para a nossa felicidade futura.

Bem hajas
Vitor Santos
Título: Re: Argumentos contra o Espiritismo.
Enviado por: SB em 22 de Agosto de 2005, 13:22
Olá

Estou em pleno acordo com o Vitor.

Afinal o sofrimento so vale a pena se aprendermos com ele!

Rita,

Um dia disse á Monica, uma amiga que por aqui passou com a mesma visão que tu, e o que lhe tentei transmitir é que a postura e a forma como se encara a vida positivamente é mt importante, o mesmo lhe digo a si.

E deixo-lhe a mesma frase que um dia lhe deixei a ela:

A beleza da paisagem, é igual aos olhos de quem a vê!


Tb já disse isto aqui um dia... :P
O aspecto mais importante da reencarnação é  no entanto, aquele que é de pior compreensão. A forma como utilizamos o livre-arbitrio ajuda a determinar os contornos da vida quanto ás condições, situações oportunidades e ambientes que irão proporcionar a aprendizagem e o crescimento mais benéficos.

Tudo aquilo que fazemos ou criamos proporciona-nos uma oportunidade de crescimento. Por esta razão, não devemos olhar o espirito encarnado simplesmente como um processo de dever e haver.

Muitas vezes escolhemos uma encarnação que pode ser mais complicada e desafiadora para nos ajudar a ensinar as lições especificas e necessárias para evoluir.

Cada um de nós aprende as suas lições de forma diferente, consoante o nivel de crescimento em que se encontra. As consequencias serão variaveis de pessoa para pessoa. Em cada uma das nossas lições podem estar inúmeras variantes e inumeras situações de vida cujo o objectivo será sempre para facultar-nos a mais benéfica oportunidade de aprender.

O espirito não precisa de sofrer para progredir. Sofrer só é bom para o espirito se nos ensinar como não sofrer novamente.


Um abraço

Título: Re: Argumentos contra o Espiritismo.
Enviado por: rita em 23 de Agosto de 2005, 17:19


     Boa tarde Susana Bernardo........


       deixe-me que lhe diga que cada um tem uma maneira muito própria de ver o Espiritismo a vida a minha é está....tão só.



                                 bem haja
Título: Re: Argumentos contra o Espiritismo.
Enviado por: PAULINO em 29 de Agosto de 2005, 23:57
Olá Rita !

"...Somos alunos que estão a aprender lições para subir de classe" muito bem dito pelo Vitor !.

As lições contêm teoria, exercícios práticos e aulas de complemento e apoio curricular.

Esse seu tom esclarecido, "deixe-me que lhe diga", pressupôe que chegou ao fim das suas conclusões.
Peço-lhe que seja um pouco mais clara onde conclui; "Todo o espirito (RACIONAL) evolui nesta vida terrena."
É que ajudar-me-ia bastante nas minhas cábulas. (RACIONAL), quer dizer: é racional que neste nesta vida terrena todos evoluem, ou "...todo o espirito (RACIONAL)..."
 Então o que é que acontece aos não racionais ? Os que sofrem, por exemplo de perturbações mentais, logo deficientes ao nivel RACIONAL.
 Porque sofrem? Porque vivem ? Não evoluem ?
Quem está sofrendo, esses não racionais, ou os familiares ou companheiros de jornada que  a eles assistem e os recebem no seu seio.
 Porque sofrem ?
Porque reencarnam ?
De facto cada um tem uma maneira muito própria ( e tão só) de ver o espiritismo, mas o espiritsmo é um movimento colectivo, e que interessa a um interessa a mil, não devemos esconder a luz debaixo do alqueire.

Saudações fraternas
Paulino
Título: Re: Argumentos contra o Espiritismo.
Enviado por: rita em 30 de Agosto de 2005, 21:47


    Boa noite Paulino...............


       deixe-me que lhe diga que tenho a minha forma de ver o espiritismo e a vida,tão só.Tirei as minhas conclusões sim meu caro.Deve saber o que são Espiritos irracionais ou como queira (animais irracionais e animais racionais) nos racionais incluo os defecientes fisicos e mentais.Quanto a evolução : todos evoluimos sejam Espiritas ou não!!A evolução faz parte do ser humano.




                                   bem haja
Título: Re: Argumentos contra o Espiritismo.
Enviado por: Mourarego em 30 de Agosto de 2005, 22:17
Conheço e sou amigo hã algum tempo do autor do artigo refutando as colocações deste que se diz professor, mas que parece ganhar a vida e uma pretensa notoriedade a jogar lama onde não pode alcansar. Digo isso daquele que se assina Orlanfo Fidelli.
Com tropos de uma erudição mal acabada o sr. Fidelli, atira para todos os lados tentando ferir algo que ele não entende ou conhece, a doutrina Espírita.Nunca teve a pachorra de estudar a doutrina, dela ouviu, se é que algum dia ouviu algo, posto que pelo que fala apenas deve ter escutado, e mal, do que se coloca a falar sem dizer nada de verdadeiro ou arrazoado.
do outro lado, meu bom amigo Paulo Neto, defende com unhas e dentes a doutrina, já lhe disse algumas vezes para que não se esforce tanto, pois a doutrina vai bem obrigado, se fortalecendo exatamente  com estes apupos desarrazoados que pretensos entendedores lançam. Mas o Paulo continua a luta e eu acho bom, há de haver sempre um maluco, um grosso ou um mal educado para responder á estes mentirosos, não que o Paulo se encaixe em algum desses apelidos que citei antes, mas é que por sua coragem de menino ele se expõe demais, num terreno em que há espiões travestidos de espíritas, que o podem alvejar pelas costas. Se tenho medo e por isso o aviso? Não, apenas a experiência me mostrou que esta bandeira da resposta aos detratores deva ser dada mas com a ação viva do exemplo, para que depois sim possamos botar a " boca no trombone" , como se diz na gíria brasileira.
Abraços,
Moura
Título: Re: Argumentos contra o Espiritismo.
Enviado por: Mourarego em 30 de Agosto de 2005, 22:28
Gente, deixem-me comentar apenas sobre as palavras sofrimento e dor.
Li a Suzana e guardei as suas palavras, alias entendi bem o que todos quiseram dizer mas vejo uma diferença enorme entre as duas palavras e no conceito que deram a elas.
Dor sim, esta pode educar, se fizer acender a luz da transformação em quem a sinta.
dor, desta ninguém em Mundo de Prova e Expiação pode se furtar de passar.
Já o mesmo não acontece como sofrer, ou com o sofrimento. Este é prêmio de consolação que nos ofertamos a nós mesmos. E muitos de nós estacionam no sofrer e passam a encarnação perdendo o tempo útil de caminharem na Estrada da evolução. Sofrer não ilustra, não constrói nem fortifica ninguém, apenas adoece. precesamos entender que o Pai em sua Justiça e Bondade não iria querer que nenhum de seus filhos sofressem, se assim o é, como poderíamos relacionar o sofrer com a evolução?
Não meus manos, sofrer somente adoece, atrapalha e envia-nos mais das vezes á estrada da desolação, donde ficamos a fitar nossos amigos seguindo em frente, passando pelas dores a que fizeram por conseguir, mas indo em frente, enquanto estacionados no sopfrimento, purgamos as tais " penas eternas" que sabemos não existir, não é mesmo?
Abraços,
Moura
Título: Re: Argumentos contra o Espiritismo.
Enviado por: rita em 30 de Agosto de 2005, 22:43



      Boa noite Mourarego.............




      deixe-me que o felicite pela sua mensagem.



                    bem haja
Título: Re: Argumentos contra o Espiritismo.
Enviado por: SB em 31 de Agosto de 2005, 10:45
Moura meu maninho  :)

Entendo na perfeição o que dizes, sou da mesma opinião e vejo dessa forma mesmo!

Mas deixa-me que esclareça o meu ponto de vista, relativamente ao que escrevi e para quem escrevi...
O sofrimento só é sofrimento quando ainda não acalentamos a palavras sábias de Jesus quando nos diz...Bendito o sofrimento.

Mas ainda nem todos chegaram a essa constatação!

Evoluir cabe numa dimensão constante de sofrimento em que faz parte de um aprendizado , da sequência de todos os actos responsabilizados por si mesmo, o que torna esse sofrimento num estado natural, em que somente na dor, e quando surge, vem animar essa aprendizagem!

Por isso disse, que o sofrimento so vale a pena, quando se aprende a não sofrer, o que equivale a um sofrimento continuo mas que sabe sofrer, que sabe acalentar com bravura as condições a que é subtido por ele mesmo!

O que não podemos esquecer jamais, pelo conhecimento que vamos tendo (e nisso é a nossa grande eresponsabilidade quando em contacto e estudo com a Doutrina) é que estamos num mundo de provações, e que muito errámos e ainda iremos errar, não é que tenhamos que pagar como castigo nem sermos santos, mas da mesma forma que uma criança recebe a sua educação, a encarnação fomenta a mesmissima noção de aprendizagem nas sucessivas vidas! Tal é a Lei da Evolução...

E com conhecimento de causa, ficar estagnado, sentido-se vencido, isso sim, é sofrer sem que o sofrimento lhe cause qq aprendizagem ainda...assim, esse sofrimento será doentio...os lamentos farão parte integrante de seu espirito...

Estamos e estaremos ainda por muito tempo a estudar e a prender a tomar consciencia do que somos realmente...e do que podemos ser...

E que sem as verdadeiras noções, nesta altura, do bom e do mau e ainda pela nossa imperfeição, não conseguiriamos aprender ou chegar a uma aprendizagem na responsabilidade que nos é recaida diáriamente, assim sofrer ainda faz e fará parte das nossas vidas, mas que saibamos sofrer....infelizmente ainda nem todos sabem, e eu apenas gostaria que todos o soubessem...não me interpretem mal, mas é um desejo que eu considero benéfico para todos, e que sempre só quero o bem de todos. Como eu gostaria que todos vós, me dissessem que estão sempre bem...

Abraços ternurentos
Mta luz e mta paz
Título: Re: Argumentos contra o Espiritismo.
Enviado por: Mourarego em 31 de Agosto de 2005, 20:14
Ótimo texto Suzana,
Assim, além de explicares o teu pensamento na íntegra, fizeste com que todos nós conhecessemos as duas faces da moeda sofrer.
Adorei,
Moura
Título: Re: Argumentos contra o Espiritismo.
Enviado por: rita em 31 de Agosto de 2005, 21:06


    Boa noite...........


       deixem-me que vos diga:o homem sempre se empenhou e empenha para vencer o sofrimento,travou e trava uma grande batalha contra o mesmo só que as tentativas têm sido infrutiferas.



                              bem haja
Título: Re: Argumentos contra o Espiritismo.
Enviado por: Mourarego em 31 de Agosto de 2005, 22:33
Mas perde exatamente porque quer vencer algo que ele mesmo construiu, o sofrimento. Se lutasse contra as dores, no sentido de não dar azo a que estas se instalassem em seu viver e sabemos que a dor nos chega pelo conteúdo de nossas acções, o homem não estaria a perder essa guerra.
Abraços,
Moura
Título: Re: Argumentos contra o Espiritismo.
Enviado por: edu em 01 de Setembro de 2005, 02:02
Ola a todos :

                        este Sr Orlando fedeli por intermédio do site de nome Monfort tem atacado sistematicamente o espiritismo e a figura de Chico Xavier a quem ele chama de "Necromante".
Mas como ficou claro no texto ele não parte para a argumentação e a troca de idéias  , ele se utiliza de distorções, tira conclusões absurdas e ataca usando de golpes baixos.
Concordo com o Moura que diz que esse Sr esta atrás ,e até certo ponto conseguiu ,de promoção.
Mas é sempre interessante ouvirmos os que os detratores da doutrina tem a dizer.Quem é adepto da fé raciocinada não pode fugir de um depate e não custa nada por a prova as nossas convicções.
Quanto a questão do sofrimento entendo que o sofrimento por si só não nos faz progredir.O sofrimento é o descorforto que advém de uma insistência da nossa parte em persistirmos em condutas inadequadas e em trilharmos os caminhos do erro.Não atendendo a razão que nos convida a mudança de atitudes vem o sofrimento.O desconforto nos faz repensar, refletir,rever pontos de vista e buscarmos uma mudança, uma nova postura que vai nos levar a uma situação de maior conforto.
O sofrimento é um meio estabelecido nas leis divinas onde o espírito rebelde encontra as ferramentas para se educar.Sofrer simplesmente por sofrer não leva o espírito a lugar nenhum. No entanto a busca que o espírito empreende para fugir do desconforto.A renovação mental que promove no diagnóstico das causas do seu sofrer e na mudança que manifesta representam o progresso e o aperfeiçoamento.
O espírito pode , portanto, estagnar em uma situação de sofrimento se não interpreta corretamente a situação, se não diagnostica corretamente as causas de seus males ou ainda se fraqueja na hora detomar as medidas necessarias para a mudança.

Um abraço a todos.
Título: Re: Argumentos contra o Espiritismo.
Enviado por: SB em 01 de Setembro de 2005, 10:53
Olá Rita,

Depois do seu comentário, apenas posso dizer que lamento imenso que ainda pense desta forma, principalmente por saber que os pensamentos podem ate nem comandar sentimentos, mas pensamentos e sentimentos andarão sempre tangentes e convergentes...

E o pensamento sempre comandará a acção, prática daquilo que somos e que mostramos aos outros...E hoje mostrou-me mais uma vez, ser uma mulher vencida!

Gostaria imenso de puder lhe mostrar que o horizonte é enorme, da mesma forma que a nossa visão para o mundo...que não existem limites e que sempre podemos mudar a forma de pensar sobre este mundo, sobre os outros e sobre nós mesmos...

Quem não sabe o que é sofrer, minha amiga?
Meu Deus, o nosso Deus que sempre esta a nosso lado,que sempre está conosco, mostrando-nos a paz, nós é que ainda com o ego tão grande não dando espaço ao altruismo e sempre vemos as coisas da pior forma...mas existe sempre uma solução, existe sempre um pequena vitoria!


Rita,
Já li num post qq seu, de que é feliz junto da sua familia, pq não retira partido desse conceito de felicidade, e vive-o na verdadeira ascenção da palavra, tente não desanimar pelas consequecnias diárias que a desagradam...pense antes que deve mudar, o sofrimento sempre quer dizer que devemos mudar em alguma coisa, seja na parte material seja espiritual...

O passado não deve ser mais vivido, apenas uma aprendizagem neste presente, sempre que erramos é uma oportunidade de não voltarmos a fazer ou cometer os mesmos erros, e tenha consciencia que a culpa nunca serão dos outros, as culpas serão sempre nossas pq deixamos que qq situação se desenrole de determida forma...

Nunca podemos apontar um dedo pq fomos magoados, pq fomos nós que nos abrimos e nos entregamos de alguma forma para que essa ou essas pessoas nos magoassem...seja em que situação for, sempre seremos nós a usar o livre-arbitrio, e assim escolhemos, mal ou bem, por isso nunca culpe, nem nunca se sinta derrotada, todos nós sofremos, uns de uma forma outros de outra, mas se empregarmos uma forma mais sorridente para a vida, tb nos custará menos sofrer...e abre nos a mente para conseguir uma melhor visão ou melhor forma de encrar os problemas e ate uma solução...

Querida amiga, já sofri imenso, mas mais ainda por não saber sofrer...sei do que lhe falo, mas graças a Deus descobri a Doutrina que me abriu horizantes...
Actualmente passo por tamanhas dificuladades a vários niveis, e sei hoje que teria que ser assim, e que tb não consegueria ver as coisas de forma sorridente se não tivesse aprendido com os erros se não tivesse aprendido com o passado ...hoje com uma visão mais alargada e com uma vontade enorme de vencer, em primeiro foi por mim, hoje não mais por mim acredite, mas mais por aqueles que dependem de mim e por todos os que me rodeiam e ainda dos que possam vir a cruzar o meu caminho. De forma a poder dar mais, de poder ter algo que possam usufruir por prazer na minha companhia, da boa disposição.
Esta forma alegre que tenho para com a vida, sei que ao a faze-lo, num sorriso pode acalentar momento suaves, e que podemos mostrar aos outros uma melhor forma de serem um cadinho mais felizes, por pequenos momentos nesses sorrisos...

Acredite em si e do tanto que tem ainda por mostrar, pois que o conhecimento de nós está latente, á espera de ser reconhecido a qq momento, á espera de ser descoberto, á espera que se abra sem limites...sua alma pede-lhe a si um sorriso, para contemplar o melhor que avida ainda tem para lhe mostrar...

Um sorriso soma sorrisos e acredite que tornaremos um mundo melhor!
Não nos é dado a faculdade ainda de vislumbrar um mundo melhor, no que depende das nossas acções, mas nós mesmo sem ver ,sem sentir ainda, estaremos a contribuir para esse mundo melhor, um mundo com mais altruismo, com mais serenidade!

Basta que queiramos mudar...para a entrega....a tudo, sem nos impormos, mesmo ao sofrimento!


Um abraço amiga
Título: Re: Argumentos contra o Espiritismo.
Enviado por: rita em 02 de Setembro de 2005, 17:53



         Boa tarde Susana Bernardo...............



     deixe-me que a felicite pelas suas palavras.




                          bem haja
Título: Re: Argumentos contra o Espiritismo.
Enviado por: wallison em 01 de Outubro de 2010, 23:27
O espiritismo nos ensina muitas coisas.Mas  nós devemos entender que o sofrimento nada mais é a resposta,a solução que não foi encontrada.Se formos olhar para quem está aprendendo a ler,somar,subtrair,é uma fase díficil,porque não estão acostumados enem sabem ainda como fazer oque tem que ser feito.Que nós sejamos simples,e  independente da religião,tentemos viver com mais simplicidade,nos embates da vida.Boa-vontade e perseverança á todos,e claro muita paz,seja de qual credo for!
Título: Re: Argumentos contra o Espiritismo.
Enviado por: Liuta em 20 de Novembro de 2010, 14:06
Sempre que converso com algum religioso a ideia de lhe fazer algumas perguntas me ocorre. Como por exemplo estas:
você já imaginou que Deus pode ser uma invenção de homens primitivos mantida pelo homem moderno por razões de conveniência?
já imaginou alguma vez que Deus pode ser resultado de nossos medos, de nossas angústias, fragilidades?
que antes do atual Deus monoteísta existiam milhares de Deuses politeístas e milhões de Divindades, todos da mesma natureza?
já observou que as religiões são um poderoso instrumento de poder, na medida em que seus líderes controlam milhões de pessoas?
sabe que se Deus for considerado um ente intocável, impenetrável, incontestável, Ele estará mais seguro?
já imaginou que as religiões podem ser apenas superstições mais elaboradas?
já pensou que quando o último homem morrer, Deus não sobreviverá?
já imaginou alguma vez que sendo o universo eterno, não precisaremos de um Criador?
você ainda se lembra da Lei de Lavoisier – na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma? (e nenhuma partícula veio do nada, e jamais será convertida ao nada, e tudo são infinitas transformações)
você não acha que o apelo ao Transcendente decorre de nossa inconformidade com a finitude da vida?
já observou que Cristo, não sendo uma  figura da História, pode ser uma criação de místicos, tal como forjaram o Manto do Sudário, os Milagres, as Aparições, os Santos e todas as Divindades?
sendo a ética uma necessidade da convivência humana, por que ela precisaria de uma inspiração transcendente, conforme pregam os religiosos?
a reverência que as religiões reclamam para si e sua recusa aos questionamentos não são uma prova de suas vulnerabilidades?
já pensou que a fé pode ser um produto do autoengano, essa propensão que temos de nós próprios nos enganarmos?
você não acha que a adoração a Deus pode vir de nossas compulsões por idolatrar?
já imaginou que Deus pode ser o Papai Noel dos adultos?
você nunca pensou que as crenças podem ser um falso consolo?
já imaginou que os livros santos de todos os credos podem ser apenas mitologias, lendas e fábulas milenares? 
você sabe que a única prova de Deus é a fé; e que a fé, ao dispensar as evidências, torna-se inimiga da razão?
você sabe que os maiores terrores do mundo vieram das atitudes dogmáticas, próprias das religiões?
sabe ainda que a idéia de interpretação simbólica dos livros santos é apenas um subterfúgio para escapar de suas contradições e de seus absurdos?
já pensou que a crença numa suposta vida eterna afasta todo o sentido da vida?
você não acha que o simples fato de existirmos já é motivo de felicidade, já que a vida é produto de uma casualidade infinitamente remota?
já notou que as religiões apenas refletem culturas milenares, tradições, costumes, a educação, a doutrinação, e assim elas se perpetuam? (Do livro O Garoto Que Queria Ser Deus - de Assis Utsch)
Título: Re: Problema de alguns centros
Enviado por: Augusto Anjo em 26 de Janeiro de 2011, 01:28
Sou um espiritualista mas antes de tudo procuro a verdade. A doutrina espírita é uma fonte imensa de informações para nosso crescimento espiritual porém tem um problema que eu observo nas reuniões de alguns centros é que é frequentado por pessoas com problemas e infelizes que acabam saindo de lá levando consigo ainda mais problemas (espíritos imperfeitos), este é um problema grave porque os espíritos de luz alertam para a necessidade de uma reunião feita com pessoas sérias esclarecidas e bem intencionadas e de uma sintonia espiritual pura.
Título: Re: Argumentos contra o Espiritismo.
Enviado por: ana paula malfrison em 26 de Janeiro de 2011, 04:07
pra que argumentos contra espiritismo?
por que?o espiritismo sendo ciencia,filosofia e religiao
faz algum mal pra alguem querer por argumentos contra
como ser contra aquilo que nem conhece direito?
quem e dono da verdade absoluta pra pensar que argumentos contra ira
desfazer o que o espiritismo e?
o espiritismo e o consolador prometido por jesus
consolador das dores,dos sofrimentos
sim nossos sofrimentos muitas vezes e por nossa propria causa
mas DEUS nos da o remedio mesmo assim,atravez de seus enviados
encarnados e desencarnados!!!
DEUS  e bondade infinita e nos consola os sofrimentos
ele usa o ser humano em auxilio a outro ser humano
Título: Re: Argumentos contra o Espiritismo.
Enviado por: Mourarego em 26 de Janeiro de 2011, 19:34
Maninha Ana Paula,
Reconheço mérito em sua colocação, mas como sempre vou me colocar na posição de advogado do diabo para poder tentar apagar certos conceitos erradiços que são muito divulgados como certezas espíritas:
1."(...)Espiritismo sendo ciencia,filosofia e religião(...)"
Não amiga, Religião não, mas conseqüências morais. Este o aspecto real e verdadeiro da doutrina conforme o codificador expõe na obra O Que é o Espiritismo, obra mais simples da doutrina.
"O Espiritismo é ao mesmo tempo uma ciência de observação e uma doutrina filosóficaComo ciência prática, ele consiste nas relações que se podem estabelecer com os Espíritos; como filosofia, ele compreende todas as conseqüências morais que decorrem dessas relações.
Pode-se defini-lo assim:
O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, da origem e da destinação dos Espíritos, e das suas relações com o mundo corporal.
Como se pode entender amiga, Kardec não fala em Religião quando o define.

2. " espiritismo e o consolador prometido por jesus"
Outro ensino muito divulgado, mas falacioso e não verdadeiro.
Vamos ao que jesus disse na verdade?
"Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei a meu Pai e ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco: - O Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque o não vê e absolutamente o não conhece. Mas, quanto a vós, conhecê-lo-eis, porque ficará convosco e estará em vós. -Porém, o Consolador, que é o Santo Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo o que vos tenho dito." (S. JOÃO, cap. XIV, vv. 15 a 17 e 26.)
Este o ensino constante nos versículos indicados  cujo divulgador foi S. João.
Logo, ali nada foi dito que Jesus prometeu enviar algo ou alguém. O Que Jesus prometeu foi "rogar ao pai" que significa pedir ao Pai. E que Este, se lho atendesse, é que enviaria outro Consolador, não ele mesmo, Jesus.
Note a amiga que me socorri do texto bíblico que é de onde dimana o ensino correto, já o que se ouve no mais das vezes em palestras acatolicadas, ou mesmo em artigos, acrisolados em visão não doutrinária é que atrapalha toda a formação dos mais novos na doutrina.
Nossa língua, o Português, já não é das mais simples ou das mais fáceis, tem raiz no ramo das línguas neo latinas ou romanticas, e por isso, se acobertando nessas dificuldades esses autores de artigos folhetinescos só visam fazer dos mais novos, pessoas úteis aos seus ideais roustainguistas.
Mesmo a nomeinação "Espírito de Verdade", atribuída ao Espírito que presidiu todo o trabalho que culminou na nossa doutrina, é muito mais chegada a fazer com que se entenda o mesmo que diz João, em seu ensino acima exposto, todavia,  quando se nomina a este Espírito não se o quer fazer o mesmo daquele que João falou.
Veja o que responde a Kardec o Espírito que assim se nominou:
"Perg. – Meu Espírito familiar, quem quer que sejais, vos agradeço por ter vindo me visitar; quereríeis me dizer quem sois? –

Resp. Para ti, me chamarei A Verdade, e todos os meses, aqui, durante um quarto de hora, estarei à tua disposição.

Diz-se muito comumente mesmo em sites sérios, que O Espírito A Verdade seria Jesus. Nada há em toda a obra básica que diga semelhante coisa, aliás diz em Obras Pòstumas e na revista Espirito o contrário.
Senão vejamos:
"Perg. Animastes algum personagem conhecido sobre a Terra? –
Resp. Eu te disse que, para ti, era a Verdade; esse para ti queria dizer discrição: disso não saberás mais.

Entendes agora o porque de minha afirmação  inicial sobre os ensinos que são divulgados  de modo antagônico ao prescrito nas obras básicas?
Uns poucos o fazem por desinformação, ou por haverem aprendido errado e não procurado  estudar ou procurar nas obras de doutrina, outros, que credito serem a maioria, o fazem por outras vontades, onde o orgulho e a vaidade lhe são as pedras de toque.
Espero lhe ter ajudado.
abraços,
Moura
Título: Re: Argumentos contra o Espiritismo.
Enviado por: ana paula malfrison em 27 de Janeiro de 2011, 01:15
enfim o que eu quiz expressar
e que DEUS nos ama
e que so o amor que importa
nenhuma teoria,nem filosofia,nem religiao tem importancia
se o ser humano nao tiver amor ao proximo
quiz dizer que o espiritismo ajuda quem quer ser ajudado
qualquer religiao ou nao religiao so funciona se a gente quizer mudar
ter so teorias na cabeça
ter conhecimento de misteiros ocultos para muitos leigos como eu
so ter teoria nao basta
Título: Re: Argumentos contra o Espiritismo.
Enviado por: Mourarego em 27 de Janeiro de 2011, 15:48
Ana Paula me responda:
O que seria das ciências do mundo em que estamos se não houvessem, antes, passado pelo campo das teorias?
Há algo nasce em termos de doutrinas ou ciências sem ter passado pela teoria que o vai fazer depois de comprovada um fato crível?
Então amiga, dizer-se que teoria não vale nada é sofismar.
Todavia a amiga acerta em cheio quando afirma: Religião ou qualquer doutrina não ajudam a quem não quiser ser ajudado.
Aliás em matéria de Direito os advogados têm um brocardo que ensina: "O Direito não ajuda aos que dormem".
Parafrazeando esses dois ensinos eu digo sempre de jeito jocoso:
Sem vontade não se faz nem xixi.
Abraços,
Moura