Forum Espirita

CONVÍVIO => Apresentação => Tópico iniciado por: caio.csmalta em 28 de Dezembro de 2011, 15:52

Título: Novato - Duvida Mediunidade
Enviado por: caio.csmalta em 28 de Dezembro de 2011, 15:52
Saudacoes a todos, sou novo aqui no fórum, assim como iniciante nos aprendizados da Doutrina Espirita.

Tenho uma dúvida, pois recentemente estive em tratamento de desobsessão, e uma entidade que era conhecida pelos mediuns da sala por "Preto Velho" (não sei se auto nominava-se assim, mas parecia ser uma entidade conhecida pelos mediuns e confiável;
um irmão bem esclarecido, a servico do bem) me aconselhou sobre as dificuldades que estava passando, ressaltando no final, algo sobre trabalho, que infelizmente nao compreendi de imediato. O dirigente da sala me aconselhou que onde eu estivesse seria importante procurar uma  casa espírita para trabalhar, pois segundo ele mesmo, eu possuia mediunidade.

Através dos estudos da doutrina, tenho consciencia de que todos nós somos mediuns, mas nem todos somos mediuns ostensivos. A dúvida é inerente a que tipo de trabalho os irmaos se referiam, seria trabalho mediunico ou voluntario em qualquer sentido ? Seriam esses parte dos compromissos que assumi na espiritualidade ?

Á minha vontade, faria os dois, assim como ja iniciei-me nos trabalhos voluntarios. Mas nunca reconheci-me sendo um medium ostensivo. Poderia citar 3 acontecimentos em minha vida, sendo que somente agora agora reconheco-os como talvez sendo mediunicos. Em um, lembro claramente de ouvir uma voz chamar meu nome. Noutro, vi um vulto ao lado de minha cama, onde eu tentava acordar pois estava com medo, mas nao conseguia, parecia que aquele vulto segurava-me na cama para que eu nao conseguisse mexer-me.
Sentia um peso enorme sobre o corpo, e tinha os olhos abertos, olhando-o ao meu lado.
No último epsódio (onde reconheco-me ja sobre processo de obsessao) acordei no meio da noite e vi uma pessoa, pude destinguir suas caracteristicas fisicas, feicoes, roupas e movimentos, mas nao me parecia sequer um pouco amigavel.

Seriam essas experiencias provas de mediunidade ostensiva ? Ou seriam apenas relativas a processos de obsessao que eu passei, e devido a sintonia com tais irmaos, pude vê-los, ouví-los etc ? Pudesse talvez estar enganado o dirigente da sala ?

Digo de passagem que reconheco a doutrina espirita como uma grande luz em minha vida, seja no ambito moral, material, cientifico ou espiritual, e encontrei esclarecimentos de tal forma que nunca teria encontrado em outras religioes, cultos etc. Também acho que seria maravilhoso poder trabalhar como medium, assim como os irmãos daquela sala que tanto me ajudaram, seja este trabalho por compromisso espiritual e/ou misericórdia divina. Creio que devido as experiencias que tive até hoje nao sou medium ostensivo, mas se possivel gostaria de desenvolver/educar tal faculdade, em prol de outrem.

Aos irmão que puderem opinar, desde já agradeco. 

Abracos fraternos;
Caio.
Título: Re: Novato - Duvida Mediunidade
Enviado por: Mourarego em 28 de Dezembro de 2011, 18:06
Mano Caio, devemos ter muito cuidado com oque nos falam os ir,mão trabalhadores de algumas casas espíritas.
No que tange a mediunidade eles não podem lhe afirmar se tens ou não uma faculdade medianímica, sim, todos somos, mais, ou menos, médiuns, mas isso não nos dá conta de que possamos por isso psicografar, mas sim que possamos sentir as influências dos Espíritos e apenas isso.
Quando digo que eles não podem te afirmar que possuas faculdade medianímica não falo sob a condição de uma opinião minha, apenas retrato um dos ensinos que a DE trás.
todavia não são poucos aqueles que se dão a este mau ensino de dizerem sobre aquilo que não conhecem e quando afirmo não conhecem é que não podem ser superiores à lei Natural e ela institui que ao Espírito não é dado o tudo saber, mormente nesse caso.
Sobre o trabalho que devas empreender com denodo, este começa no apuro e persistência no estudo das obras básicas.
Se te sentes bem num trabalho como o de ajudar na cozinha, ou em alguma coisa de que a casa espírita necessita, sem ser necessariamente um trabalho mediunizado ou espiritual, faça, é sempre bom.

Sobre as ocorrências que dizes sentir, também o bom senso nos grita que não as entendamos sob um aspecto de obsessão ou  de mediunidade, esta ordem de coisas pode decorrer mesmo da alimentação á qual nos acostumamos e de variações de luz que é o que mais ocorre.

Repare, meu amigo que há muitos médiuns e entre estes há médiuns e médiuns se bem me entendes, todos porém recitam: "Sou um aprendiz do Evangelho".
Fica a questão: Se são aprendizes, com quererem doutrinar?
Estas, em linhas rápidas, algumas instruções que te posso passar.
Abração e sigamos em frente!
Moura
Título: Re: Novato - Duvida Mediunidade
Enviado por: Nielson em 01 de Janeiro de 2012, 22:14
Oi, Caio! Seja muito bem-vindo!

Pesquise sobre este assunto no Livro dos Médiuns. Lá, vai encontrar os tipos de mediunidade e as particularidades correspondentes aos mesmos. Como dito por Kardec, todos nós sentimos, de alguma forma, a influência do mundo espiritual, mas nem tudo o que sentimos é de natureza espiritual. Dedique-se ao estudo do Livro dos Médiuns. Se for convidado para a Reunião Mediúnica, se você realmente tiver mediunidade ostensiva, vai-se perceber de alguma forma. Não que vai ter que desenvolvê-la, como muitos equivocadamente pensam: "Ah, vou pra mediúnica e vou desenvolver mediunidade!" (Quem não nasceu com esse sentido pré-disposto, não fará com que apareça num passe de mágica! Desenvolver é progredir, melhorar aquilo que já se tem).


Muita Paz! Feliz 2012!!!
Título: Re: Novato - Duvida Mediunidade
Enviado por: Kazaoka em 01 de Janeiro de 2012, 23:51
Caio, você declara em seu post já ter vivido momentos de sua vida, que você foi orientado ou veio a reconhecer que passaste por um processo obsessivo. Se a orientação sobre a necessidade de trabalhar que você recebeu na Casa Espírita, ocorreu em função do processo obsessivo que você diz ter enfrentado, esta orientação sobre a necessidade de trabalhar lhe foi dada em razão da influenciação que você vivia. E, por isso, pode ser que a recomendação estava em função do processo obsessivo e, não tanto, em relação com a ostensividade de sua mediunidade.
Por que digo isso?! Numa obsessão instalada, o tratamento mais eficaz é a evangelização do obsediado ou do obsessor. E o trabalho que lhe foi sugerido é justamente este, o de estar próximo das tarefas fraternas de CE bem orientados pois, invariavelmente estas tarefas estão impregnadas de sentimentos nobres, tais como; caridade, abnegação, devotamento, desinteresses pessoais, dentre outros.
E isso tudo são os verdadeiros antídotos de qualquer aniquilamento de fórum íntimo, aniquilamento que é comum tanto nos processos obsessivos como, também, nos de natureza depressiva ou de auto-obsessão.
Para o indivíduo que encontra-se mergulhado num processo destes, primeiro cuida-se do processo, depois fala-se em mediunidade.
Título: Re: Novato - Duvida Mediunidade
Enviado por: Mourarego em 02 de Janeiro de 2012, 13:39
Amigos,
no sentido de esclarecer alguma coisas que acontecem nos CEs, e que de lá saímos a crer serem verdadeiras quando se tratam de informações ou respostas a pedidos nossos, querendo ter uma amostragem do que andava a acontecer em algumas casas decidimos, um amigo e eu, fazer um aconselhamento médico.
Para tal, inventamos certos sintomas e para tal pedimos a resposta dos Espíritos, a dois médiuns diferentes e em 3 CEs diferentes.
Resumo da ópera:
Seis respostas completamente diferentes e diversas, 4 indicações de doenças inexistentes, e o que é mais sério, 6 indicações de remédios da flora para tais doenças.
Repito, em meu amigo e nem eu mesmo estávamos com qualquer sintoma dos indicados.
Isso depõe contra a doutrina?
Não. Depõe contra o CE e mais ainda contra aqueles médiuns.
Portanto, muito cuidado.
Nem tudo que reluz é ouro!
Abraços,
Moura