Forum Espirita

CONVÍVIO => Apresentação => Tópico iniciado por: pedro. em 09 de Dezembro de 2007, 00:42

Título: apresentação
Enviado por: pedro. em 09 de Dezembro de 2007, 00:42
Olá, estou aqui em busca de ajuda espiritual,estou em busca de paz espiritual,gostari de dicas e orientaçoes para obter paz espiritual
Título: Re: apresentação
Enviado por: Vitor Santos em 09 de Dezembro de 2007, 13:29
Olá Pedro

Bem vindo a esta casa virtual.

Espero que se sinta bem por aqui.

Citar
Olá, estou aqui em busca de ajuda espiritual,estou em busca de paz espiritual,gostari de dicas e orientaçoes para obter paz espiritual

Julgo que o seu objectivo é comum a todos nós. A receita que podemos prescrever é o esclarecimento, através da leitura dos Livros da Codificação (se não quiser comprá-los antes de os avaliar pode fazer download dos mesmos neste site). como Jesus ensinou, não interessa dar "peixe", mas ensinar a "pescar". Tentamos mostrar (dentro das nossas limitações humanas...) os meios. Cabe a cada um aproveitá-los ou não e evoluir à medida que vai compreendendo e aplicando a si mesmo as leis da vida.

Eu comecei por ler o "Livro dos Espiritos". Mas isso depende de cada pessoa. Também é boa ideia começar pelo "Evangelho Segundo o Espiritismo", que é a interpretação do novo testamento, da Biblia, à luz da doutrina espirita.

Estes dois Livros, escritos por Alan Kardec,  são a base fundamental inicial. O "Livro dos Espiritos" é um Livro de carácter geral, que explica com clareza as leis da vida que já podemos conhecer. O "Evangelho Segundo o Espiritismo" é mais especializado na parte moral do espiritismo (que é o mais importante).

Muitas pessoas confusas com os Evangelhos (ou com interpretações, quanto a mim, menos correctas dos mesmos), perdem a fé em Deus. O Evangelho Segundo o Espiritismo explica que Deus é bom, que nos ama e que não nos abandona e compatibiliza estes atributos do nosso Pai celeste com a vida prática. Explica as razões do que nos acontece de desagradável ou de agradável e porque é que Deus permite que nos aconteçam coisas, por vezes desagradáveis.

Ao pensar no homem integral (corpo e espirito), compreendemos a vida de uma forma completamente diferente. O Espiritismo não aconselha o medo de Deus nem dos julgamentos futuros, porque não há razão para ter medo do nosso Pai, pelo contrário. Apenas temos de entender as "regras do jogo" e jogar correctamente, no caminho da felicidade, ou jogar incorrectamente e assumir as consequências. Deus dá-nos a liberdade necessária e suficiente para aprendermos e, embora Ele nos vá sempre amparando, o nosso futuro depende do nosso esforço (ajuda-te e o céu te ajudará).
   
Também é boa ideia frequentar uma Associação Espirita (tem uma lista neste site, para escolher a que melhor lhe serve). Não precisa de pagar nada (nem aconselho associações que lhe peçam dinheiro. As associações vivem das quotas dos seus sócios - mas não é como nas igrejas - ninguém pratica qualquer espécie de ritual, ninguém recebe salário ou vive dio espiritismo - as pessoas têm as suas ocupações profissionais normais e trabalham na Casa Espirita nos seus tempos livres, gratuitamente - ainda pagam para sustentar a Casa)

bem haja
Vitor Santos
Título: Re: apresentação
Enviado por: FENet em 09 de Dezembro de 2007, 22:43
Olá Pedro!

Espero que gostes de estar aqui connosco, também na nossa busca de conhecimento e esclarecimento na área da espiritualidade - especificamente espiritismo.

O Victor Santos deu-te boas orientações. O que precisares estaremos ao dispor.

abraço :)