Forum Espirita

GERAL => Mensagens de Ânimo => Acção do Dia => Tópico iniciado por: dOM JORGE em 16 de Abril de 2013, 10:37

Título: Os fenômenos que envolvem espíritos...
Enviado por: dOM JORGE em 16 de Abril de 2013, 10:37
                                                                   VIVA JESUS!




               Bom-dia! queridos irmãos.




                       Os fenômenos que envolvem Espíritos a nenhuma fé
estão restritos




Os fenômenos que envolvem Espíritos são universais e existem desde que o mundo é mundo. Pode-se dizer que todo fenômeno espírita é mediúnico, mas nem todo fenômeno mediúnico é espírita.

E podemos afirmar que as obras literárias psicografadas ou de estudos do Espiritismo são também espíritas na medida em que elas se enquadram na filosofia das obras da Codificação de Kardec e na moral dos evangelhos de Jesus (“O Evangelho segundo o Espiritismo”, que contém textos, “ipsis litteris”, dos quatro evangelhos escolhidos por Kardec, e com comentários de vários Espíritos sob a ótica evangélica). É, pois, um erro grave pensar que toda obra mediúnica psicografada, psicofônica, intuitiva ou inspirada por algum Espírito seja espírita.

Inspirei-me, para fazer esta matéria, no livro: “Espiritismo – Fundamentos Históricos e Doutrinários”, de Milton Felipeli, Letras & Textos Editora, da Fraternidade Francisco de Assis (www.fraternidadeassis.com.br (http://www.forumespirita.net/fe/go.php?url=aHR0cDovL3d3dy5mcmF0ZXJuaWRhZGVhc3Npcy5jb20uYnI=)), Vila Prudente, São Paulo, SP. Recomendo-o para os que querem aprofundar seus conhecimentos no Espiritismo, que pode ser encontrado também na Editora e Distribuidora de Livros Espíritas Chico Xavier (contato@editorachicoxavier.com.br, Telefone 0800.283.7147).

Todas as pessoas são um pouco médiuns. Mas nem todas têm uma mediunidade especial, ostensiva, que são Paulo chamou de dons espirituais (do espírito do indivíduo). Daí que quando alguém ora em línguas, é o próprio espírito dele que ora (1 Coríntios 14: 14), não sendo, pois, o Espírito Santo trinitário, como muitos pensam. Na Bíblia, o Espírito Santo é o de cada um de nós. “Eu farei levantar-se entre vós um homem de um Espírito Santo chamado Daniel.” – Daniel 13:45, da Bíblia Católica, pois na Protestante o Livro de Daniel só tem 12 capítulos. É que Lutero tirou 7 livros da Bíblia e mexeu em outros.

A mediunidade, realmente, não é privilégio de pessoas espíritas. Todas as religiões têm médiuns. E ela é o fenômeno responsável pela grande verdade do contato com os Espíritos dos mortos. O próprio Papa João Paulo II disse na Basílica de São Pedro, no dia de finados de 1983: “O diálogo com os mortos não deve ser interrompido porque, na realidade, a vida não está limitada pelos horizontes do mundo” (Revista Veja, página 93, de 6 de março de 2005).

Como vimos, não tem, pois, fundamento bíblico a comunicação com os “diabos” e o Espírito Santo trinitário. Aliás, “diabos” (“diabolos” em grego) nem Espíritos eles são. E demônios são Espíritos humanos e podem ser bons, maus e imperfeitos, como nos mostra o estudo hermenêutico da Bíblia e da Vulgata Latina de São Jerônimo.

Ficamos por aqui, hoje, com o texto paulino (Efésios 1:17): “Rogo ao Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da Glória, que vos dê um espírito de sabedoria e revelação no pleno conhecimento dele”.




                  José Reis Chaves








                                                                                            PAZ, MUITA PAZ!
Título: Re: Os fenômenos que envolvem espíritos...
Enviado por: Amós Ribeiro em 17 de Abril de 2013, 00:28


"Pode-se dizer que todo fenômeno espírita é mediúnico, mas nem todo fenômeno mediúnico é espírita."

Estou em pleno acordo!

Abraços e Paz.

Título: Re: Os fenômenos que envolvem espíritos...
Enviado por: nação de Aruanda em 18 de Abril de 2013, 13:01
caros irmãos

"Pode-se dizer que todo fenômeno espírita é mediúnico, mas nem todo fenômeno mediúnico é espírita."

tudo que leva a sigla "espirita" está ligado à codificação Kardequiana, entendo que tudo o que se diz "segundo o espiritismo" está definido como segundo Kardec, entende-se aí que todo fenomeno espirita tem sua existencia e confirmação somente se for sob a otica de Kardec.

- será que toda vez que dizemos fenomeno dos espiritos não tem credito só por que não é "espirita"?
- o uso do termo "doutrina dos espiritos" fere a codificação", já que foge a otica Kardequiana no termo?
- quando não usamos o termo "espirita" estamos sendo "espiritualistas" ou o que?
- qual a diferença entre mediunidade espirita e mediunidade espiritualista?

a intenção de obter estas respostas será a de entender o real significado do termo "Espirita" e porque há fenomeno mediunico espirita e fenomeno mediunico não espirita.
o termo mediunidade por si só  não define esta diferença.

paz para todos nos.

 
Título: Re: Os fenômenos que envolvem espíritos...
Enviado por: Amós Ribeiro em 18 de Abril de 2013, 14:12
Olá amigos

A doutrina espirita está fundada nos princípios de morais e caridade, não são todos desencarnados  que agem de acordos com estes princípios ..  dai a minha concordância:  "Pode-se dizer que todo fenômeno espírita é mediúnico, mas nem todo fenômeno mediúnico é espírita."


Título: Re: Os fenômenos que envolvem espíritos...
Enviado por: antoniocstd em 28 de Julho de 2013, 01:48
Não percebi bem ainda este texto que toda gente publica em inumeros sites;

"O diálogo com os mortos não deve ser interrompido porque, na realidade, a vida não está limitada pelos horizontes do mundo."(Papa João Paulo II)

 Na realidade muitos sites espiritas falam isso mas não sei onde está escrito, gostava que alguem me indicasse, pois o unico sitio que conheço é o site oficial do vaticano, e lá diz assim:
"nosotros estamos seguros de la inmortalidad del alma. En realidad, la vida no se cierra en el horizonte de este mundo:"
 Está em:
http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/audiences/1983/documents/hf_jp-ii_aud_19831102_sp.html

Existem muitos textos por ai para desacreditar o espiritismo, com frases acrescidas, assim como o catecismo catolico de 1998 que diz que os familiares podem voltar para nos ajudar. Mas onde?
Temos de citar fontes seguras para bem do espiritismo
Título: Re: Os fenômenos que envolvem espíritos...
Enviado por: Vitor Santos em 28 de Julho de 2013, 15:48
Olá amigo António

Concordo consigo. É preciso prudência. Qualquer mentira que venha a ser descoberta estraga mais do que todas as verdades que possamos eventualmente dizer. A confiança é algo muito difícil de construir. Mas perder a credibilidade é muito fácil. A mentira e/ou o facilitismo na interpretação das coisas é um caminho sem saída.

Neste caso é preciso ver que o discurso do Papa foi no contexto do dia de "todos os Santos", em que se presta homenagem aos mortos, nos cemitérios. Penso que é daí que vem a interpretação que o amigo citou e criticou. Mas a prática correcta e ideal, é fazer como o amigo, e citar mesmo o que foi dito, do original.

bem haja