Forum Espirita

GERAL => Mensagens de Ânimo => Acção do Dia => Tópico iniciado por: dOM JORGE em 21 de Fevereiro de 2011, 09:57

Título: LEME E MOTOR
Enviado por: dOM JORGE em 21 de Fevereiro de 2011, 09:57
                                  VIVA JESUS!


     Bom-dia! queridos irmãos.

             Leme e motor
"O sentimento guia; o raciocínio manda." - Emmanuel

Não podia ser de outra forma: somos criados simples e ignorantes, porém dotados de livre arbítrio, que se expande à medida que vamos caminhando no carreiro evolutivo... A meta é a perfeição, vez que esboços imperfeitos não fazem parte dos planos divinos.

De acordo com os Benfeitores Espirituais2, "nessa perfeição é que encontraremos a pura e eterna felicidade. Passando pelas provas que Deus nos impõe é que adquiriremos o conhecimento que nos levará àquela meta. Evidentemente uns aceitam, submissos, essas provas e chegam mais depressa ao destino glorioso que lhes foi assinalado pelo Pai Celestial; outros só a suportam murmurando e, pela falta em que desse modo incorrem, permanecem afastados da perfeição e da prometida felicidade".

O Mais Alto arregimenta todos os recursos possíveis para o bom êxito de tal desiderato, convocando os Benfeitores Amigos a estarem em permanente alerta, disponibilizando o que for necessário para a conquista da vitória final. E, em meio às lições, vamos, pouco a pouco, vencendo o percurso...

Não fica difícil concluir que a solidariedade deve ser a tônica de nossa longa caminhada.... Por conhecer todos estes fatos, Emmanuel escreveu1 para todos nós, os retardatários da evolução:

"Perto, muito perto de ti, estão todos aqueles que já te precederam na viagem da morte. Aqueles que subiram para o alto dos montes se referem à luz; entanto, os que desceram para as furnas do vale agitam-se na sombra.

Quantos se sublimaram, no suor do serviço, mostram que vale a pena lutar e padecer, para que o bem se faça, e apelam para o bem, porque Deus é amor.

Contudo, os que se agarram às paixões inferiores mergulham-se nas trevas, como seres do lodo, e, em largo desespero, convidam para o mal, a que se prendem, fracos, em tremenda ilusão.

Todos os que marcharam no extremo auxílio aos outros te ensinam, paciente, a converter os espinhos em roseirais eternos, mas quantos desprezaram as criaturas irmãs, no apego desvairado à posse de si mesmos, induzem-te a fazer de rosas passageiras duros espinheirais; portanto, não podemos ser indiferentes, vez que no lar do pensamento, estamos todos juntos e cada Espírito escolhe a força em que se inspira.

O raciocínio manda; o sentimento guia...

Trazes, assim, contigo, o leme do destino escondido na mente, ocultando no peito o impulso que o dirige".

Utilizemos, portanto, com lucidez, a potência do "motor" que é o raciocínio direcionando - adequadamente - o "leme" que é o sentimento a fim de que nossa caminhada evolutiva possa ter um final feliz, realizando, desse modo, a profecia de Jesus quando, referindo-Se às Suas ovelhas, enfático, afirmou (Jo., 10:28):

"E dou-lhes a Vida Eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão".

                                          Rogerio Coelho


                                                      PAZ, MUITA PAZ!