Forum Espirita

GERAL => Mensagens de Ânimo => Meditação => Tópico iniciado por: Edna ☼ em 28 de Dezembro de 2013, 13:55

Título: Mensagem de Ano Novo 🤍
Enviado por: Edna ☼ em 28 de Dezembro de 2013, 13:55
(https://lh5.googleusercontent.com/-z1I_QWqYhZY/SVmqiUTqToI/AAAAAAAAFTQ/jL6Ue9Dvyro/s234/0anonovo6.gif)

"O objetivo deste tópico é compartilhar informações e mensagens sobre esta data que nos leva a repensar sobre o sentido da vida, onde muitos alimentam o desejo de um recomeço mais produtivo e feliz.

Que os desejos do ano novo se renovem todos os dias!

Feliz vida! Feliz viver!
(http://lh3.ggpht.com/gifs.luma.d/SNBUilSgCWI/AAAAAAAABk8/3RXqPH6gc2E/s400/bvw.gif)
Título: Ano-novo ou ano-bom
Enviado por: Edna ☼ em 28 de Dezembro de 2014, 10:59
(http://lh5.ggpht.com/_vmyMGtmG2XE/TOKVXJGGn1I/AAAAAAAAN90/c2H7qqKgzd8/Animation19.png)

"Ano-novo ou ano-bom é o momento em que um novo ano civil começa e quando um novo calendário anual é iniciado. Em muitas culturas ao redor do mundo, o evento é comemorado de alguma maneira, principalmente na véspera da data.

O ano novo do calendário gregoriano começa em 1 de janeiro (Dia do Ano Novo), assim como era no calendário romano. Existem inúmeros calendários que permanecem em uso em certas regiões do planeta e que calculam a data do ano novo de forma diferente.

A comemoração ocidental tem origem num decreto do imperador romano Júlio César, que fixou o 1 de janeiro como o Dia do Ano Novo em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro deriva do nome de Jano, que tinha duas faces (bifronte) - uma voltada para frente (visualizando o futuro) e a outra para trás (visualizando o passado). O povo romano era politeísta, ou seja, adorava vários deuses diferentes, e não existe nenhum relato de que o povo judeu que viveu nessa mesma época tenha comemorado o ano novo, tampouco os primeiros cristãos.

A ordem dos meses no calendário romano vai de janeiro a dezembro desde o rei Numa Pompilius em cerca de 700 a.C, de acordo com Plutarco e Macrobius. Foi só recentemente que o dia 1 de janeiro voltou a ser o primeiro dia do ano na cultura ocidental. Até 1751, por exemplo, na Inglaterra e no País de Gales (e em todos os domínios britânicos), o ano novo começava em 25 de março. Desde então, o 1º de janeiro tornou-se o primeiro dia do ano. Durante a Idade Média, vários outros dias foram diversas vezes considerados como o início do ano civil (1 de março, 25 de março, 1 de setembro, 25 de dezembro). Em muitos países, como República Checa, Brasil, Espanha, Itália e Reino Unido, o dia 1 de janeiro é um feriado nacional).

Com a expansão da cultura ocidental para muitos outros lugares do mundo durante séculos recentes, o calendário gregoriano foi adotado por muitos outros países como o calendário oficial e a data de 1 de janeiro tornou-se global para se comemorar o ano novo, mesmo em países com suas próprias celebrações em outros dias (como Israel, China e Índia). Na cultura da América Latina, há uma variedade de tradições e superstições em torno dessas datas como presságios para o próximo ano."

Fonte: wikipedia

Título: Iniciando um novo ano
Enviado por: Edna ☼ em 28 de Dezembro de 2014, 11:13
(http://lh5.ggpht.com/_Evo2QjXTvY4/SVt5xMklMVI/AAAAAAAADwo/245oBH1ZhvE/s400/anonovo.gif)

Iniciando um novo ano

"Toda vez que o ano vai chegando ao fim, parece que todos vamos manifestando cansaço maior.

Seja porque as festas se multipliquem (são formaturas, casamentos, jantares de empresas), seja porque já nos vamos preparando para as viagens de férias de logo mais.

De uma forma ou de outra, é comum se escutar as pessoas desabafarem dizendo que desejam mesmo que se acabe logo o ano.

Quem muito sofreu, deseja que ele se acabe e aguarda dias novos, de menos dores.

Quem perdeu amores, deseja que ele se acabe de vez, na ânsia de que os dias que virão consigam trazer esperanças ao coração esfacelado pelas ausências.

Quem está concluindo algum curso e deu o máximo de si, deseja que os meses que se anunciam cheguem logo, para descansar de tanto esforço.

E assim vai. Cada um vai pensando no ano que se finda no sentido de deixar algo para trás. Algo que não foi muito bom.

Naturalmente, muitos são os que veem findar os dias do ano com contentamento, pois eles lhe foram propícios. Esses, almejam que os dias futuros reprisem esses valores de alegria, de afeto, de coisas positivas.

Ano velho, ano novo. São convenções marcadas pelo calendário humano, em função dos movimentos do planeta em torno do astro rei.

Contudo, psicologicamente, também nos remetem, sim, a um estado diferente.

Como Deus nada faz, em Sua sabedoria, sem um fim útil, também assim é com a questão do tempo como o convencionamos.

Cada dia é um novo dia. A noite nos fala de repouso. A madrugada nos anuncia oportunidade renovada.

Cada ano que finda nos convida a deixarmos para trás tudo de ruim, desagradável que já vivenciamos, permitindo-nos projetar planos para o futuro próximo.

Por tudo isso, por esta ensancha que a Divindade nos permite a cada trezentos e sessenta e cinco dias, nesta Terra, pense que você pode melhorar a sua vida no ano que se anuncia.

Comece por retirar de sua casa tudo que a atravanca. Libere-se daquelas coisas que você guarda nos armários, na garagem, no fundo do quintal.

Coisas que estão ali há muito tempo, que você guarda para usar um dia. Um dia que talvez nunca chegue. Pense há quanto tempo elas estão ali: meses, anos... Esperando.

São roupas, calçados, livros, discos antigos, utensílios que você não usa há anos. Libere armários, espaços.

Coisas antigas, superadas são muito úteis em museus, para preservação da memória, da evolução da nossa História.

Doe o que possa e a quem seja mais útil.

Sinta o espaço vazio, sinta-se mais leve.

Depois, pense em quanta coisa inútil você guarda em seu coração, em sua mente.

Mágoas vividas, calúnias recebidas, mentiras que lhe roubaram a paz, traições que o deixaram doente, punhais amigos que lhe rasgaram as carnes da alma...

Alije tudo de si. Mentalmente, coloque tudo em um grande invólucro e imagine-se jogando nas águas correntes de um rio caudaloso que as levará para além, para o mar do esquecimento.

Deseje para si mesmo um ano novo diferente. E comece leve, sem essa carga pesada, que lhe destrói as possibilidades de felicidade.

Comece o novo ano olhando para frente, para o alto. Estabeleça metas de felicidade e conquistas.

Você é filho de Deus e herdeiro do Seu amor, credor de felicidade.

Conquiste-a. Abandone as dores desnecessárias, pense no bem.

Mentalize as pessoas que são amigas, que o amam, lhe querem bem.

Programe-se para estar mais com elas, a fim de, fortalecido, alcançar objetivos nobres.

Comece o ano pensando em como você pode influenciar pessoas, ambientes, com sua ação positiva.

Programe-se para vencer. Programe-se para fazer ouvidos moucos aos que o desejam infelicitar e avance.

Programe-se para ser feliz. O dia surge. É ano novo. Siga para a luz, certo que com vontade firme, desejo de acertar, Jesus abençoará as suas disposições.

É ano novo. Pense novo. Pense grande. Seja feliz."

 

Fonte: Redação do Momento Espírita, que autorizou a divulgação do texto.




Título: E já é Ano Novo, outra vez
Enviado por: Edna ☼ em 29 de Dezembro de 2014, 11:20
(http://www.sideralfm.com.br/upload/publicidade/196/Feliz_Ano_Novo_Animadas_.gif)

E já é Ano Novo, outra vez

"Quando chega, é sempre pleno de esperanças. Espera-se o Ano Novo para começar vida nova, para estabelecer novas metas de vida, propósitos renovados para tantas coisas...

É comum as pessoas elaborarem suas listas de bons propósitos para o novo ano.

Mesmo sabendo que o tempo somente existe em função dos movimentos estabelecidos pelo planeta em que nos encontramos, é interessante essa movimentação individual, toda vez que o novo período convencional de um ano reinicia.

Mas, falando de lista de bons propósitos, já se deu conta que, quase sempre, esquecemos o que listamos?  ???

Alguns até esquecemos onde guardamos a tal lista, o que  atesta da  pouca disposição em perseguir os itens elencados.

Ano Novo deve ter um significado especial.

Embora o tempo seja sempre o mesmo, essa convenção se reveste de importância na medida em que, nos condicionando ao início de uma etapa diferente, renovada, sintamo-nos emulados a uma renovação.

Renovação de hábitos, de atitudes, como estar mais com a família, reorganizando as horas do trabalho profissional.

Importar-se mais com os filhos, lembrando-se de não somente indagar se já fizeram a lição, mas participar, olhando, lendo as observações feitas pelos professores nos cadernos, interessando-se pelos conteúdos disciplinares.

Sair mais com as crianças, não somente para passeios como a praia, a viagem de férias. Mas, no dia a dia, um momento para um lanche e uma conversa, uma saída para deliciar-se com um sorvete.  Outros, para só ficar olhando a carinha lambuzada de chocolate, literalmente afundando-se na taça de sorvete. Outros, mais longos, para acompanhar o passo vacilante de quem está aprendendo a andar.

Uma tarde para um papo com os que já estão preparando a mochila para se retirar do cenário desta vida, quem sabe, nos próximos meses?

Isto é viver Ano Novo. Sair com amigos, abraçar amigos, sorrir pelo simples prazer de sorrir. Trocar e-mails afetuosos, não somente os corriqueiros que envolvam decisões e finanças. Usar o telefone para dar um olá, desejar boa viagem, feliz aniversário!

Bom, você também pode fazer propósitos de comer menos doces ou diminuir os carboidratos da sua dieta, visando melhor condição de vida ou simplesmente adequar seu peso.

Também pode pensar em mudar o visual. Quem sabe modificar o corte de cabelo, tentar pentear para outro lado, fazer uma visita ao dentista.

E é claro, um bom check-up. Porque cuidar da saúde é essencial.

Bom mesmo é não esquecer de formular propósitos para sua alma.

Assim, acrescente na lista: estudar mais, ler mais, entender mais o outro, devotar-se a um trabalho voluntário, servir a alguém com alegria e bom ânimo.

Com certeza, cada um terá outros muitos itens a serem acrescentados à lista.

Até mesmo coisas simples como alterar os roteiros de idas e vindas do trabalho-lar-escola.

Ou coisas mais complicadas, como se dispor a pensar um pouco no outro e não exclusivamente em si, no relacionamento a dois.

Imprescindível, no entanto, é que você coloque a lista à vista, para olhar muitas vezes, durante todo o novo ano. Importante que se lembre de lê-la, para ir acompanhando o que já conseguiu e onde ou em que ainda precisa investir mais, insistindo, até a vitória.

Seja este Ano Novo o ano de concretas realizações na sua vida!"

 
Fonte: Redação do Momento Espírita, que autorizou a publicação.
Título: Mensagem para o Ano Novo
Enviado por: Edna ☼ em 30 de Dezembro de 2014, 16:53
(http://1.bp.blogspot.com/-ZfSigQeDEmk/VnBObAhz_-I/AAAAAAAALD0/tiD4OcrfCps/s1600/Ano%2BNovo.gif)

Mensagem para o Ano Novo

"No Ano Novo que chega, repleto do amor de Deus, desejamos muitas bênçãos para ti e para os teus.

Que tenhas boa saúde, mesmo que estejas doente, com o pensamento em Jesus levando a vida pra frente.

Que possas manter acesa a chama azul da bonança, semeando a fraternidade, a caridade e a esperança.

No ano que chega agora, cheio de oportunidades, que transformes desafetos em felizes amizades.

Tem cuidados pela rota do ano agora nascente, nos esforços pra que possas viver bem com toda gente.

Não deixes nunca passar as chances de progredir, sem corromper bons costumes e sem a ninguém ferir.

Estuda firme e trabalha pro bem do mundo, onde estejas, pois só gozarás as bênçãos dos valores que projetas.

Pensa melhor na vivência junto aos teus familiares. Educa, ama e orienta, para te felicitares.

Pais, irmãos, esposos, filhos, afins da esfera do ar são-te as preciosas gemas que te cabe resguardar.

Nesse Ano Novo promete a ti mesmo, de verdade, exercitar na família mais atenção e bondade.

Procura passar distante, no tempo que Deus te oferta, das dissipações, dos vícios, na busca da estrada certa.


Saúda esse novo tempo com paz no teu coração, envolvendo os teus afetos na mais sentida oração.

E se plantares, com fé, as sementes de alegria, teu Novo Ano, então, será de belezas, dia-à-dia."
 


Fonte: Redação do Momento Espírita, com base na mensagem Ano Novo, pelo Espírito Sebastião Lasneau, psicografia de Raul Teixeira, em 5.1.1998, na Sociedade Espírita Fraternidade, em Niterói, RJ, em 02.01.2012.


Título: Re: Iniciando um novo ano
Enviado por: sensitive em 30 de Dezembro de 2014, 17:43
Que linda mensagem Edna!

Obrigada por esta postagem cheia de dicas maravilhosas....
Esperamos que sim um melhor Ano Novo para todos e que a paz do Senhor possa reinar na Terra uma vez para todas....
Que assim seja
Sensitive
Título: Ano novo
Enviado por: Edna ☼ em 01 de Janeiro de 2015, 11:54
(https://www.recantodasletras.com.br/img/?id=603697&maxw=495&maxh=660)

Hoje é o dia que dá início a um novo ano.

"É o dia primeiro. Todos queremos iniciar mais um ano com esperanças renovadas. É um momento de alegria e confraternização.

As rogativas, em geral, são para que se tenha muito dinheiro no bolso, saúde para dar e vender.

Mas será que se tivermos tudo isso teremos a garantia de um ano novo cheio de felicidade?  ???

Se Deus nos dá saúde, o que normalmente ocorre é que tratamos de acabar com ela em nome das festas. Seja com os excessos na alimentação, bebidas alcoólicas, tabaco, ou outras drogas não menos prejudiciais à saúde.

Não nos damos conta de que a nossa saúde depende de nós.

Dessa forma, se quisermos um bom ano, teremos que fazer a nossa parte.

Se pararmos para analisar o que significa a passagem do ano, perceberemos que nada se modifica externamente.

Tudo continua sendo como na véspera. Os doentes continuam doentes, os que estão no cárcere permanecem encarcerados, os infelizes continuam os mesmos, os criminosos seguem arquitetando seus crimes, e assim por diante.

Nós, e somente nós podemos construir um ano melhor, já que um feliz ano novo não se deseja, se constrói.

Poderemos almejar por um ano bom se desde agora começarmos um investimento sólido, já que no ano que se encerra tivemos os resultados dos investimentos do ano imediatamente anterior e assim sucessivamente.

Poderemos construir um ano bom a partir da nossa reforma moral, repensando os nossos valores, corrigindo os nossos passos, dando uma nova direção à nossa estrada particular.

Se começarmos por modificar nossos comportamentos equivocados, certamente teremos um ano mais feliz.

Se pensarmos um pouco mais nas pessoas que convivem conosco, se abrirmos os olhos para ver quanta dor nos rodeia, se colocarmos nossas mãos no trabalho de construção de um mundo melhor, conquistaremos, um dia, a felicidade que tanto almejamos.

Só há um caminho para se chegar à felicidade. E esse caminho foi mostrado por quem realmente tem autoridade, por já tê-lo trilhado. Esse alguém nós conhecemos como Jesus de Nazaré, o Cristo.

No ensinamento Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo está a chave da felicidade verdadeira.

Jesus nos coloca como ponto de referência. Por isso recomenda que amemos o próximo como a nós mesmos nos amamos.

Quem se ama preserva a saúde. Quem se ama não bombardeia o seu corpo com elementos nocivos, nem o Espírito com a ira, a inveja, o ciúme etc.

Quem ama a Deus acima de todas as coisas, respeita Sua criação e Suas leis. Respeita seus semelhantes porque sabe que todos fomos criados por Ele e que Ele a todos nos ama.

Enfim, quem quer um ano novo repleto de felicidades, não tem outra saída senão construí-lo.

Importa que saibamos que o novo período de tempo que se inicia, como tantos outros que já passaram, será repleto de oportunidades. Aproveitá-las bem ou mal, depende exclusivamente de cada um de nós.





O rio das oportunidades passa com suas águas sem que retornem nas mesmas circunstâncias ou situação.

Assim, o dia hoje logo passará e o chamaremos ontem, como o amanhã será em breve hoje, que se tornará ontem igualmente.

E, sem que nos demos conta, estaremos logo chamando este ano que se inicia de ano passado e assim sucessivamente.

Que todos possamos aproveitar muito bem o tesouro dos minutos na construção do amanhã feliz que desejamos, pois a eternidade é feita de segundos." [/font][/size]



Fonte: Redação do Momento Espírita, com pensamentos extraídos dos verbetes Oportunidade e Tempo, do livro Repositório de sabedoria, v. 2, pelo Espírito Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal.


Título: Ano Novo, vida nova!
Enviado por: Edna ☼ em 27 de Dezembro de 2015, 12:17
(https://i.pinimg.com/236x/1a/d2/25/1ad225e01cf844c5adc73c8cc992a3e4--bonfire-night-fire-works.jpg)

Ano Novo, vida nova!

"Todo mundo sempre costuma repetir: “Ano Novo, vida nova”. Mas até que ponto sabemos realmente medir o peso desta afirmação e a colocamos em prática?  ???

Se no ano que passou, você não conseguiu atingir suas metas, concretizar sonhos, acumulou mágoas e não superou desafios inesperados, agora é a hora de abrir as janelas da mente e do coração para o futuro.

É importante captar mensagens externas e não esquecer de olhar para dentro de si porque o caminho para uma vida nova passa, impreterivelmente, por nosso universo interior.

A mutação de seu momento atual, enfim, depende exclusivamente de você. Depende do seu trabalho mental, em acreditar e realizar. Nada, nem ninguém poderá fazer isso por você.

A ajuda pode, sim, vir de fora, mas o impulso deve partir de você. Independentemente de sua situação atual.

Em primeiro lugar, questione com honestidade: “eu realmente quero mudar minha vida?” ???

Se a sua resposta for afirmativa, então é hora de mexer-se porque o Ano Novo está aí.

Para que isto dê realmente certo, é necessário, antes de tudo, se permitir mudar.

O próximo passo é derrubar aquelas barreiras internas tão prejudiciais, como o preconceito consigo próprio, o medo, a inveja e o rancor.

E, não esqueça, o mundo ao seu redor apenas reflete o que você é.

Feliz Ano Novo!


Fonte: Belas Mensagens
Título: Carta de Ano Novo
Enviado por: Edna ☼ em 29 de Dezembro de 2015, 15:36
(https://i.ytimg.com/vi/fp-9IdNIZqA/hqdefault.jpg)

Carta de Ano Novo

"Ano Novo é também oportunidade de aprender, trabalhar e servir. O tempo como paternal amigo, como que se reencarna no corpo do calendário, descerrando-nos horizontes mais claros para necessária ascensão.

Lembra-te de que o ano em retorno, é novo dia a convocar-te para a execução de velhas promessas que ainda não tivestes a coragem de cumprir.

Se tens inimigos faz das horas renascer-te o caminho da reconciliação.

Se foste ofendido, perdoa, a fim de que o amor te clareie a estrada para frente.

Se descansaste em demasia, volve ao arado de tuas obrigações e planta o bem com destemor para a colheita do porvir.

Se a tristeza te requisita esquece-a e procura a alegria serena da consciência tranquila no dever bem cumprido.

Ano Novo! Novo Dia!

Sorri para os que te feriram e busca harmonia com aqueles que te não entenderam até agora.

Recorda que há mais ignorância que maldade em torno de teu destino.

Não maldigas nem condenes.

Auxilia a acender alguma luz para quem passa ao teu lado, na inquietude da escuridão.

Não te desanimes nem te desconsoles.

Cultiva o bom ânimo com os que te visitam dominados pelo frio do desencanto ou da indiferença.

Não te esqueças de que Jesus jamais se desespera conosco e, como que oculto ao nosso lado, paciente e bondoso, repete-nos de hora a hora: - Ama e auxilia sempre. Ajuda aos outros amparando a ti mesmo, porque se o dia volta amanhã, eu estou contigo, esperando pela doce alegria da porta aberta de teu coração."


Espírito Emmanuel, Francisco Cândido Xavier, livro "Vida e Caminho" por Espíritos Diversos

Fonte: AEE

Título: Ano Novo
Enviado por: Edna ☼ em 27 de Dezembro de 2016, 15:59
(https://i.pinimg.com/originals/06/1a/95/061a95eca046b4bbbc878b34b4844514.jpg)
Imagem da Internet
Título: Ano novo
Enviado por: Edna ☼ em 30 de Dezembro de 2016, 10:40
(http://4.bp.blogspot.com/-C-Cnp1FqwAo/VKPcgbh-hYI/AAAAAAAAAy8/xZwyi1SWJKI/s1600/1505230_681231355330384_1874768164175264688_n.jpg)
Imagem da Internet

Feliz ano novo!

Título: Ano novo
Enviado por: Edna ☼ em 31 de Dezembro de 2016, 14:04
(https://i.pinimg.com/originals/bc/78/dc/bc78dc0c27869ea84d5e42cee7e290e3.gif)
Imagem da Internet



A equipe do Fórum Espírita agradece a sua companhia durante este ano,
e deseja a todos um feliz ano novo, pleno de realizações!


Título: Se transforme em quem é
Enviado por: Edna ☼ em 29 de Dezembro de 2017, 13:56
(https://static.vecteezy.com/system/resources/thumbnails/000/268/462/small/Feliz_Ano_Novo_Lettering.jpg)
Se transforme em quem é

"Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos - não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.

Foi despedido do trabalho? Terminou uma relação?
Deixou a casa dos pais? Partiu para viver em outro país?
A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações?

Você pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu. Pode dizer para si mesmo que não dará mais um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó. Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: seus pais, seu marido ou sua esposa, seus amigos, seus filhos, sua irmã, todos estarão encerrando capítulos, virando a folha, seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que você está parado.

Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco. O que passou não voltará: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que se sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar.

As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora. Por isso é tão importante (por mais doloroso que seja!) destruir recordações, mudar de casa, dar muitas coisas para orfanatos, vender ou doar os livros que tem. Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração - e o desfazer-se de certas lembranças significa também abrir espaço para que outras tomem o seu lugar.

Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se.

Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos. Não espere que devolvam algo, não espere que reconheçam seu esforço, que descubram seu gênio, que entendam seu amor. Pare de ligar sua televisão emocional e assistir sempre ao mesmo programa, que mostra como você sofreu com determinada perda: isso o estará apenas envenenando, e nada mais.

Não há nada mais perigoso que rompimentos amorosos que não são aceitos, promessas de emprego que não têm data marcada para começar, decisões que sempre são adiadas em nome do “momento ideal”. Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará.

Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo, sem aquela pessoa - nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade. Pode parecer óbvio, pode mesmo ser difícil, mas é muito importante. Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida. Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira. Deixe de ser quem era, e se transforme em quem é."


Recebi texto como autoria de Sonia Hurtado.

Compartilhado para fins de reflexão.
Título: Mensagem de Ano Novo 🤍
Enviado por: Edna ☼ em 29 de Dezembro de 2018, 10:25
(https://i1.wp.com/data.baixarvideosgratis.com.br/imagens/mensagens/feliz-ano-novo/mensagem-de-ano-novo-para-enviar-todos-amigos-e-amigas-do-whatsapp.jpg)

Ano novo! Vida nova?

"A história se repete a cada Réveillon. Renovam-se as esperanças, as promessas de mudança, e entre um gole de espumante e o estampido dos fogos, nos permitimos acreditar que a magia do ano novo torne o dia 1º de janeiro algo bem diferente do que foi o dia 31 de dezembro.

Ilusões à parte, o fato é que o Réveillon marca o início de um novo ciclo astronômico, quando a Terra inicia mais uma longa jornada de 365 dias em torno do sol. A renovação do calendário mexe com o nosso psiquismo, e somos encorajados a projetar mudanças que vínhamos adiando, ou que não priorizávamos na rotina.

A pergunta é: quantas promessas de Réveillon ficaram para trás sem nenhum resultado concreto? Por que muitos de nós só temos a coragem de realizar planos importantes para nossas vidas nessa época do ano, e apesar disso, em boa parte dos casos, não levamos à frente esses projetos?

Me parece que as mudanças só são bem-vindas quando inevitáveis, quando não há mais jeito de adiá-las. A maioria de nós se apega de tal forma à rotina que a celebração do Réveillon traz promessas com prazos de validade semelhantes às bolhas de sabão. E a vida segue nesse rame-rame até a próxima virada de ciclo.

A razão deste texto é encorajar você a tentar fazer diferente desta vez!

Escreva num pedaço de papel tudo o que julga realmente importante mas que, por alguma razão, ainda não acontece em sua vida. Seja no plano profissional, em família, nas relações interpessoais, conquistas materiais, viagens, espiritualidade etc. Ao escrever, perceba o quanto isso faria a diferença em termos de qualidade de vida e o que precisa ser feito para que este projeto se realize. Contemple apenas a sua parte nessa empreitada. O que depende exclusivamente de você.

Eleja os tópicos que sejam viáveis para o ano que está chegando. Contemple os arranjos que precisam ser feitos para o cumprimento destas metas e firme esse compromisso com você. Deixe à mostra os novos objetivos confirmados por escrito em algum lugar que você possa acessar quando achar conveniente. Não despreze a força de um movimento que nasce a partir deste gesto. Na verdade, um pacto pessoal e intransferível.

Ao final de 2019, veja o que aconteceu. E celebre as mudanças.

Ainda que alguma meta não tenha sido plenamente alcançada, o seu comprometimento com este objetivo lhe transformou. Você será outra pessoa. Muito mais à vontade para traçar planos e metas, um ser em transformação, mais forte e resiliente, mais coerente com o que pensa e sente.

Feliz ano novo de verdade!"

André Trigueiro

28 de dezembro de 2018
Título: Re: Ano Novo
Enviado por: Edna ☼ em 31 de Dezembro de 2018, 12:20
(https://3.bp.blogspot.com/-rx1qZ-P30zM/WcWZX9EuB1I/AAAAAAAAFY0/7_N9PWzylFM25rOFMKC3YbHi17u7k4_VQCLcBGAs/s1600/M%25C3%25A3os%2BPostas-google-20170922.jpg)

"Senhor Deus, dono do tempo e da eternidade, teu é o hoje é o amanhã, o passado e o futuro.

Ao acabar mais um ano, quero te dizer obrigado por tudo aquilo que recebi de Ti.

Obrigado pela vida e pelo amor, pelas flores, pelo ar e pelo sol, pela alegria e pela dor, pelo que foi possível e pelo o que não foi.

Ofereço-te tudo o que fiz nesse ano, o trabalho que pude realizar, as coisas que passaram pelas minhas mãos e o que com elas pude construir.

Apresento-te as pessoas que ao longo destes meses amei e que fizeram parte da minha vida. Os que estão perto de mim e aqueles que pude ajudar, as que com quem compartilhei a vida, o trabalho, as dores e as alegrias.

Mas também, Senhor, hoje quero te pedir perdão. Perdão pelo tempo perdido, pelo dinheiro mal gasto, pela palavra inútil e o amor desperdiçado.

Perdão pelas obras vazias e pelo trabalho mal feito, perdão por as vezes viver sem entusiasmo.

Também, pela oração que aos poucos fui adiando e que agora venho apresentar-Te, por todos os meus esquecimentos, descuidos e silêncios, novamente te peço perdão.

Nos próximos dias começaremos um ano novo

Paro minha vida diante do novo calendário que ainda não se iniciou e te apresento estes dias, que somente Tu sabes se chegarei a vivê-los.

Hoje, Te peço para mim, meus parentes e amigos, a paz é a alegria, a fortaleza é a prudência, a lucidez é a sabedoria.

Quero viver cada dia do ano que se inicia, com intimismo e bondade, levando a toda parte um coração cheio de compreensão e paz.

Fecha meus ouvidos a todas as falsidades e meus lábios a palavras mentirosas, egoístas ou que magoem. Abre sim, meu ser a tudo o que é bom.

Que meu Espírito seja repleto somente de bênçãos para que as derrame por onde passar e que deixe um rastro de Ti, para quem vier atrás ache esse caminho.

Senhor, a meus amigos, enche-os de sabedoria, paz e amor e que nossa amizade dure para sempre em nossos corações.

Enche-me, também, de bondade e alegria para que todas as pessoas que eu encontrar no meu caminho possa descobrir em mim um pouquinho de Ti.

Dai-nos um ano feliz e ensina-nos a repartir felicidade"

Amém.



(Desconheço o autor)
Título: Mensagem de Ano Novo 🤍
Enviado por: Edna ☼ em 31 de Dezembro de 2020, 16:04
(https://scontent.fgru7-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-0/p526x296/135246313_4966588493383668_49735586722079967_n.jpg?_nc_cat=110&ccb=2&_nc_sid=825194&_nc_ohc=MyE_3l-tlT4AX9oXB4n&_nc_ht=scontent.fgru7-1.fna&tp=6&oh=cdaf2e70fd64cf1e02c333078bea3008&oe=60133D84)
Título: Re: Mensagem de Ano Novo
Enviado por: Edna ☼ em 31 de Dezembro de 2020, 20:54
(https://scontent.fgru7-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-0/s640x640/135184539_4965380943504423_9172640237190408998_o.jpg?_nc_cat=111&ccb=2&_nc_sid=825194&_nc_ohc=5NO5lrO7S3QAX9T5esJ&_nc_ht=scontent.fgru7-1.fna&tp=7&oh=a2e1928219ed83836d9e4bc28eb8bb3c&oe=60123F57)
Título: Mensagem de Ano Novo 🤍
Enviado por: Edna ☼ em 03 de Janeiro de 2021, 16:33
(https://scontent.fgru7-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/135140466_3806667616038057_2238866583335805069_n.jpg?_nc_cat=100&cb=846ca55b-311e05c7&ccb=2&_nc_sid=8bfeb9&_nc_ohc=VT9n_KCp2hgAX_Rdi7d&_nc_ht=scontent.fgru7-1.fna&oh=34a0f98cad3bb5617124bc00d50f187f&oe=6016D6DF)

"Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre."


Texto atribuído a Carlos Drummond de Andrade