Forum Espirita

GERAL => Mensagens de Ânimo => Acção do Dia => Tópico iniciado por: Carmen.gbi em 29 de Outubro de 2009, 21:37

Título: GENTILEZA GERA GENTILEZA
Enviado por: Carmen.gbi em 29 de Outubro de 2009, 21:37


Boa noite! amigos





                                    O BEM DE FAZER O BEM

ESTUDO CONSTATOU QUE GRAÇAS À GENTILEZA A ESPÉCIE HUMANA PROSPEROU.

(...)“Uma nova teoria chamada SOBREVIVÊNCIA DO MAIS GENTIL , diz que foi graças a gentileza que a espécie humana prosperou. O professor Sam Bowles , do Instituto Santa Fé , nos estados Unidos , analisou sociedades antigas e verificou que a gentileza era componente fundamental da sobrevivência das comunidades.” Grupos com muitos altruístas tendem a sobreviver, diz ele .
Os altruístas cooperam e contribuem para o bem – estar dos outros integrantes da comunidade.”               
   
(...) A gentileza nos faz bem de outras maneiras . O professor Stephen Post , autor de Why Good Things Happen to Good Peopple (Por que coisas boas acontecem a pessoas boas), examinou os indícios de que ser gentil faz bem a saúde.Um estudo de freqüentadores de igrejas verificou que os que ajudavam os outros regularmente tinham mais saúde mental e menos depressão.

Outros estudos demonstraram que as pessoas solidárias tem menos probabilidade de sofrer de doenças crônicas, e seu sistema imunológico tende a melhorar.Existe uma relação direta entre bem-estar, felicidade e saúde nas pessoas gentis, diz Prost.”

Amar ao próximo como a si mesmo:fazer para os outros o que queríamos que os outros fizessem por nós , e a mais completa expressão da caridade , porque resume todos os deveres para com o próximo.

(Trecho retirado da revista O CLARIM – outubro de 2009)

#######################################

A BONDADE É UM PEQUENO ESFORÇO  DO DEVER DE RETRIBUIR COM ALEGRIA TODAS AS DÁDIVAS QUE O HOMEM FRUI, SEM DAR-SE CONTA, SEM NENHUM ESFORÇO, POR AUTOMATISMO – COMO O SOL, A LUA E AS ESTRELAS , O FIRMAMENTO, O AR, AS PAISAGENS, A ÁGUA, OS VEGETAIS , OS ANIMAIS, E QUE , INADIVERTIDAMENTE , O HOMEM VEM CONSUMINDO, POLUINDO COM ALUCINAÇÃO, MATANDO COM IMPIEDADE ...

Joanna de Angelis/Divaldo Franco , Livro Plenitude , LEAL



Portanto , meus amigos, sejamos sempre gentis, uns com os outros, comecemos de quem está do nosso lado, independente do que sintamos, e levemos adiante isso, aos nossos amigos, aos nossos amores, aos nossos conhecidos, aos desconhecidos, a quem passa na rua, a quem encontramos , a quem nos é gentil, a quem nos agride. Incorporemos a gentileza ao nosso dia-a dia. Sejamos sempre gentis. Façamos disso  uma realidade em nossas vidas e  não apenas  uma mera formalidade.

                                        GENTILEZA GERA GENTILEZA



Título: Re: GENTILEZA GERA GENTILEZA
Enviado por: dOM JORGE em 30 de Outubro de 2009, 08:48
                                                         VIVA  JESUS!

        Olá, minha querida irmã, Carmen.

                       Bom-dia!  Esse texto deveria estar embutido dentro do cotidiano de todos

              nós, pois o que nos falta é na verdade amorosidade uns para com os outros.

                      Na verdade, o mundo não está duro de se viver, nós é que estamos nos em

              brutecendo. Portanto, muito vem a calhar esse teu post falando sobre a " Gentile

              za. Parabéns !!! pela grande escolha de mensagem, em tempos tão inglórios.

                                                                            PAZ, MUITA PAZ !
Título: Re: GENTILEZA GERA GENTILEZA
Enviado por: Marccello em 01 de Novembro de 2009, 01:36
Maravilhoso tema Carmen. Devemos adotar esta postura no nosso dia a dia.

Grande abraço! ;)
Título: Re: GENTILEZA GERA GENTILEZA
Enviado por: Luz13 em 01 de Novembro de 2009, 09:12

   Excelente texto....
   Gentileza trás felicidade...

   Abraço:-)
Título: Re: GENTILEZA GERA GENTILEZA
Enviado por: Carmen.gbi em 01 de Novembro de 2009, 14:15


Olá, amigos

Obrigada, dOM JORGE, por me parabenizar pela escolha do texto, mas eu retorno a gentileza , dizendo que você  é  no chat e no FE ,uma demonstração fiel e real do que seja isso ,no lidar com os amigos.

Ei, Marcelo. É ,com certeza, tudo seria mais fácil se  todos adotássemos essa postura no nosso dia a dia, mas a gente começa e vai conquistando os outros a serem também assim, não acha?

Oi, Luz, concordo com você, a gentileza traz sim felicidade, porque gera simpatia e consequentemente retorno de energias positivas .

E por fim, obrigada a vocês pela gentileza de terem interagido comigo. Beijos para vocês e segue assim mais um pedacinho do texto retirado da revista "O CLARIM".

Ah, em tempo aviso a vocês que esse texto do post anterior foi o que nós usamos no nosso estudo de quinta -feira, ás 16 horas no chat do FE e aproveito e os convido para participarem conosco desse momento de aprendizado, trocas e  confraternização entre nós amigos e também aprendizes e  divulgadores da Nossa Doutrina.



                                      



#############################################################




(...) Estudos tem demonstrado que diante de situações de estresse , o corpo lança na circulação sanguínea níveis maiores de cortisol, adrenalina e noradrenalina que preparam o corpo para a luta. A situação hostil é uma ameaça diante da qual o organismo se defende dessa maneira. Essas substãncias liberadas diminuem a imunidade do corpo predispondo-o à enfermidades de graus variáveis de gravidade.

As religiões que não são de fachada levam a pessoa a ter mais moderação evitando hábitos nocivos ao corpo. Por exemplo: evitar cigarro, a bebida alcoólica excessiva (cada pessoa tem o seu próprio limite , lembrando que o ideal é a abstenção completa), a gula , a boemia , enfim , comportamentos que podem predispor ao assalto de moléstias que nos imporão sofrimentos os mais variados.Ao estimuilar a pessoa a uma vida mais regrada e à prática do bem, os níveis de cortisol , adrenalina e noradrenalina seráo menores mantendo o sistema imunológico mais íntegro o que nos preserva do ataque de agentes agressores que nos rodeiam.

" A gentileza talvez ajude a regular as emoções , o que causa impacto positivo sobre a saúde. Se nosso instinto biológico automático do tipo lutar ou correr ficar ativo demais por causa do estresse ,o sistema cardio-vascular é afetado e a imunidade do corpo enfraquece. É difícil ficar zangado , ressentido ou amedrontado quando se demonstra amor altruísta pelos outros, afirma Prost"


autor: Ricardo Orestes Forni

(Texto retirado da revista  O CLARIM , de outubro de 2009 . O autor é expositor espírita em Tupã- SP. Também autor do livro O amor e a multidão dos pecados, edições O Clarim)



                                      Carmen
Título: Re: GENTILEZA GERA GENTILEZA
Enviado por: dOM JORGE em 01 de Novembro de 2009, 15:34
                                                     VIVA  JEUSUS!


               Olá, minha querida irmã, Carmen.

                     Boa-tarde! já nos diz como leis, dentro da Codificação Kardeciana: " Espíritas

               amai-vos! , Espíritas, educai-vos, instrui-vos. " Logo, se pautamos nosso credo

               racional nessa Doutrina que nos indica uma filosofia de vida, não podemos deixar

               de sermos gentis, cordiais, humanos, fraternos com todos os nossos semelhantes

               porque assim estaremos abandonando a característica maior da Doutrina dos Es-

               píritos, que é a de mover o homem rumo a sua evolução.

                                                                             PAZ, MUITA PAZ !