Forum Espirita

GERAL => Outros Temas => Biografias Espíritas => Tópico iniciado por: Edna☼ em 01 de Fevereiro de 2011, 13:47

Título: Francisco Leite de Bittencourt Sampaio
Enviado por: Edna☼ em 01 de Fevereiro de 2011, 13:47
Bittencourt Sampaio

Numa região chamada Laranjeiras, uma localidade da antiga província de Sergipe, reencarna o que se tornou para os meios político, jurídico e religioso, o grande poeta lírico e médium espírita, Francisco Leite de Bittencourt Sampaio.

Reencarnou como filho de um negociante português, com o mesmo nome do pai e de dona Maria de Sant’Ana Leite Sampaio.

Nasceu Bittencourt Sampaio no dia 1º de fevereiro de 1834.

Iniciou seus estudos de Direito em Recife, na Faculdade de Direito do Recife, algum tempo depois, transferiu-se para a Academia de São Paulo (atual Faculdade de Direito – Universidade de São Paulo).

[...]

Em 1856 começou uma epidemia pela cólera-morbo, que trouxe um afastamento geral entre o povo temeroso  com  a infecção que se espalhava rapidamente. Bittencourt Sampaio entregou-se de, corpo e alma, a combatê-la e ajudar os enfermos que eram recolhidos em todos os locais possíveis para abranger tantas mortes que se sucediam, principalmente nas ruas, por não terem mais abrigos e  lugares para enterrarem os que sucumbiam a doença.

Em 1861 foi para a antiga corte do Rio de Janeiro.

Bittencourt Sampaio foi muito respeitado como jornalista e político, pela elevação, sinceridade e cumpridor de seus ideais, deixando claro seus feitos como gostava de se defender, dizendo que a política que exercia era em defesa dos mais fracos.

Ao  ingressar na política, teve vários encontros com o então vereador e médico, Dr. Bezerra de Menezes.

Teve oportunidade de trabalhar e ouvir a orientação do doutor Bezerra de Menezes, após a fundação da Federação Espírita Brasileira, depois de 1884.

Foram muitas as obras publicadas em prosas e verso pelo poeta Bittencourt.

No dia 10 de outubro de 1895, ele vem a desencarnar no Rio de Janeiro. Mas, como todos aqueles que conseguem desempenhar as missões que lhe são atribuídas durante a reencarnação, logo que retornou a pátria espiritual continuou a tarefa, através da mediunidade. E, pelo médium Frederico Junior, encontrou Bittencourt afinidades cristãs e trouxe três obras literárias que foram editadas pela FEB.

Bittencourt Sampaio
Mais um emissário de Jesus

(in, O Seareiro, que gentil e expressamente autorizou o uso para fins de estudo espírita).


Para conhecer mais sobre a vida e obra deste homem calmo e afável, que sempre trabalhou em defesa dos fracos e da mediunidade curativa, basta entrar no seguinte endereço:

http://www.espiritismogi.com.br/biografias/sampaio.htm


Abraços fraternos,

Edna ;)