Forum Espirita

GERAL => Mensagens de Ânimo => Acção do Dia => Tópico iniciado por: dOM JORGE em 25 de Março de 2014, 14:03

Título: Deficiência Mental: Doença ou Oportunidade?
Enviado por: dOM JORGE em 25 de Março de 2014, 14:03
                                                               VIVA JESUS!




          Bom-dia! queridos irmãos.




                  Deficiência Mental: Doença ou Oportunidade?


Garoto com síndrome de down sendo abraçado por outro garotoDeficiência mental, intelectual e síndrome de Down. Você já deve conhecer estes diagnósticos. Mas quais são as características de cada um deles?

Primeiramente, ressaltamos que a deficiência mental ou intelectual não é uma doença. É um termo utilizado quando a pessoa apresenta certas limitações no desempenho mental e de tarefas como, por exemplo, a comunicação e o cuidado pessoal.

Em 21 de março comemoramos o Dia Internacional da Síndrome de Down. Esta alteração genética ocorre na formação do bebê, no começo da gravidez e é detectada através de um exame chamado: translucência nucal. Neste caso, podem surgir a depressão e a hiperatividade, mesmo com as interações sociais se desenvolvendo normalmente.

Cuidando de deficientes mentais, com ou sem deficiência física associada, as Casas André Luiz contribuem no desenvolvimento biopsicossocial da pessoa deficiente. Por meio dos serviços prestados atendem em uma gama multidisciplinar, avaliando e acompanhando o indivíduo em áreas como médica, de reabilitação física – fisioterapia, terapia ocupacional e educação física, em áreas intelectuais como a fonoaudiologia e sócio-emocionais, como psicologia, fazendo a diferença na qualidade de vida destas pessoas.

De acordo com a coordenadora do Dai – Departamento de Atividades Interdisciplinares das Casas André Luiz, Silvia Marra, a principal contribuição da instituição é a valorização da pessoa deficiente como um ser “pensante”. “Eles exercem seu papel na sociedade com dignidade e cidadania, e que tem desejos, sabem expressar vontades e sentimentos, que ao ser estimulado tem potencial para o crescimento e desenvolvimento cognitivo, de linguagem, social e emocional” diz Silvia.
Causas e Cuidados
Condições genéticas (genes anormais herdados dos pais), problemas durante a gravidez, problemas de saúde (algumas doenças como sarampo ou meningite) não tratados corretamente, são algumas das causas da Deficiência Mental ou Atraso Cognitivo.

Para evitar ou minimizar as consequências uma das sugestões aconselháveis é oferecer um ambiente harmonizado no lar.

Silvia explica os benefícios das visitas de familiares e amigos aos pacientes da instituição: “A maior importância das visitas, a meu ver é a manutenção do vínculo afetivo e da identidade deste sujeito paciente – que agora está institucionalizado, ou seja, o mesmo ao receber visitas recebe carinho, afeto e respeito daqueles que o ajudaram a se constituir enquanto sujeito pertencente a uma família, minimizando os sentimentos negativos de uma institucionalização – que seriam sentimentos conflitantes de abandono e tristeza.”
Por qual motivo algumas pessoas já nascem doentes? Por que outras manifestam insanidade em algum momento da vida? Entender que tivemos e teremos diversas encarnações nos faz compreender que nossa vida atual é consequência do que fizemos em vivências passadas.

A pergunta 964 da obra O Livro dos Espíritos esclarece: “Deus tem necessidade de se ocupar de cada um de nossos atos, para nos recompensar ou punir? A maior parte desses atos não são insignificantes para ele? – Deus tem as suas leis, que regulam todas as ações humanas. Se as violarem, é por sua própria culpa. Sem dúvida, quando um homem comete um excesso, Deus não emite um julgamento contra ele para dizer-lhe, por exemplo: ‘Você é um glutão e vou puni-lo; mas ele traçou um limite: as doenças e, muitas vezes, a morte, são consequências dos excessos. Eis a punição; ela é o resultado da infração da lei. É assim com tudo.”
Dica da Rádio Boa Nova
No quadro “Meu Livro de Dicas” do programa Lírios transmitido pela TV Mundo Maior, você aprende diferentes dicas para o dia-a-dia de um deficiente físico e/ou mental. Confira.

O livro “Manoelito o Poeta da Esperança” relata a emocionante história de superação e amor de um deficiente mental, que encontrou na poesia e na dança a voz para expressar seus sentimentos mais íntimos. Adquira pelo site da Mundo Maior Editora.









                                                                                                      PAZ, MUITA PAZ!
Título: Re: Deficiência Mental: Doença ou Oportunidade?
Enviado por: Rita Cassia em 25 de Março de 2014, 16:15
Digo com experiencia propria q ter reencarnado em nosso lar uma criança com deficiencia mental é sem duvidas uma oportunidade de aprendizado; eles muito nos ensina, principalmente o amor sem preconceitos.






Título: Re: Deficiência Mental: Doença ou Oportunidade?
Enviado por: Kazaoka em 25 de Março de 2014, 16:17
Qualquer desvio do padrão que consideramos ser o da normalidade pode ser aproveitada como uma oportunidade. Tanto as doenças como as anormalidades físicas ou mentais são, antes de tudo, oportunidades que podem ser bem ou mal aproveitadas, ficando esta variante em função da forma como o Espírito se coloca dentro destas experiências. Sendo assim, não é o quanto sofremos ou o quanto de dor experimentamos na vida que nos dará o merecimento. O merecimento estará em função da forma como nos portamos e como aproveitamos as oportunidades que escolhemos ou criamos para nós mesmos, e que Deus permitiu que as vivenciássemos por saber do potencial das mesmas para atenderem às nossas necessidades de evolução espiritual. É assim que todas vicissitudes são verdadeiras bençãos para todos nós.