0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação de: skidwasted em 08 de Abril de 2013, 14:15Sou novato aqui no fórum e vejo muitas disputas entre o Espiritismo de Kardec e aqueles que se baseiam em Chico Xavier e outros médiuns.Acho que isso não é saudável para nós.Há pessoas aqui que semeiam a discórdia entre nós mesmos, mas sempre utilizando-se de eufemismos para não cair no erro da discriminação e orgulho.Caro skidwasted,Pesquise um pouco sobre a história do espiritimo na França. Talvez se surpreenda (eu pelo menos me surpreendi) que Kardec, o próprio fundador da doutrina espírita, sofreu muita rejeição como presidente da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. Alguns membros da Sociedade não entendiam o porquê de tanto rigor no tratamento da informação mediúnica. Para Kardec, não bastava apenas que a informação atendesse aos critérios da concordãncia e da universalidade para ser considerada matéria de doutrina. Em outras palavras, o fato de um princípio ter sido anunciado por diversos Espíritos e médiuns não era por si só o suficiente. Além da corcordãncia e da universalidade, o princípio também deveria atender ao critério da lógica e não apresentar contradição ao que os Espíritos já haviam ensinado. Transfira essa exigência para o tempo presente e veja que não é difícil imaginar um quadro muito diferente do da época de Kardec.Portanto, amigo, não é um fenômeno recente e nem é “privilégio” do movimento espírita brasileiro. É desgastante, fere sentimentos, mas é algo natural a um processo onde o livre-arbítrio existe.Abraço,CitarÉ essa coletividade concordante da opinião dos espíritos, passada, além disso, pelo critério da lógica, que faz a força da Doutrina Espírita e lhe assegura a perpetuidade. Para que ela mudasse, seria preciso que a universalidade dos espíritos mudasse de opinião, e que viessem um dia dizer o contrário do que disseram. (A Gênese. Introdução) (Grifei)
Sou novato aqui no fórum e vejo muitas disputas entre o Espiritismo de Kardec e aqueles que se baseiam em Chico Xavier e outros médiuns.Acho que isso não é saudável para nós.Há pessoas aqui que semeiam a discórdia entre nós mesmos, mas sempre utilizando-se de eufemismos para não cair no erro da discriminação e orgulho.
É essa coletividade concordante da opinião dos espíritos, passada, além disso, pelo critério da lógica, que faz a força da Doutrina Espírita e lhe assegura a perpetuidade. Para que ela mudasse, seria preciso que a universalidade dos espíritos mudasse de opinião, e que viessem um dia dizer o contrário do que disseram. (A Gênese. Introdução) (Grifei)
(...)Entendo que cada um pode ter seu próprio entendimento acerca dos postulados doutrinários, a isso tambem chamo livre arbitrio.O que não pode ser aceito, e tenho sempre o cuidado de deixar isso claro, é que uma opinião, seja de quem for, minha mesmo, seja considerada Doutrina.
Muitos irmãos ditos espiritas ainda se encontram presos a base da doutrina,mas em breve a espiritualidade Maior dará concessão a Chico Xavier para que se declare quem foi ele na encarnação passada,e ai darão conta que Chico é a continuação do trabalho de Kardec,pois ele é o próprio Kardec pondo em pratica seus ensinamentos. Certamente Chico se apresentara como Kardec e dirá;"Irmãos onde pensais que eu estava,sera que pensavas que eu estaria num mundo superior gozando pelo mérito de meus trabalhos,que trabalhos digo eu,trabalho de estar atras de uma escrivaninha e escrever,não não tive trabalho algum,pois enquanto eu escrevia,muitas pessoas necessitadas sofriam e passavam fome,e ao passar para o lado espiritual eu vi o quanto eu era pequeno,e mais pequeno ainda a obra que iniciei e achava ser grande,me desesperei e quis voltar logo ao lar terreno,e desta vez para por em pratica aquilo que eu achei ser grande e definitivo,mas como desvincilhar do meu estado de intelectualidade que me fez forte e corajoso e me tornar fraco como a simplicidade nos faz,e medroso com medo de ferir as pessoas,sei que não podemos mudar nosso grau de evolução,mas podemos sim trazer fruidos e vibrações de alguma encarnação e que vivemos o papel de mãe,sim o amor de Mãe,isto me fará mais amoroso e me dará condições para continuar o meu trabalho,que desta vez poderei aceitar como trabalho. E assim meus bondosos irmãos espirituais me enviaram ao nosso lar terra,no inicio me revoltei por nascer num lar pobre e não entendi o meu sofrimento,mas com o passar do tempo e com ajuda dos bondosos irmãos espirituais aprendi a superar tudo,e hoje agradeço a todos os irmãos que estiveram ao meu lado e me ajudaram e me ampararam,embora muitos não me reconheceram eu estive ai fazendo o que me foi possível,ou de acordo com as minhas forças. Chico Xavier. Abraços e muita paz.
VIVA JESUS! Bom-dia! queridos irmãos.[...]Allan Kardec lança uma pá de cal na questão quando, na sequência das ponderações, aduz de forma cirúrgica: Compreende-se o ciúme entre pessoas que fazem concorrência umas às outras e podem ocasionar recíprocos prejuízos materiais. Não havendo, porém, especulação, o ciúme só traduz mesquinha rivalidade de amor-próprio. (OLM, item 329, 1º parágrafo) Será que há entre nós, os espíritas, qualquer tipo de concorrência, ou queremos todos concorrer para a divulgação e a propaganda da Doutrina que professamos e que baliza nossas existências? Qual o motivo, então, da existência de tantos ciúmes entre nós, de tanta rivalidade? A resposta é de Kardec: mesquinha rivalidade de amor-próprio!Lutemos, pois, contra a nossa pequenez e aprendamos a respeitar os outros, apesar das divergências! Pedro Camilo PAZ, MUITA PAZ![/color]
Meu amigo Edmar,agradeço pela preocupação sobre a minha pessoa,sim eu também acredito estar obsediado e ao mesmo tempo fascinado pelo que os irmãos espirituais me dizem,pois eles dizem que em breve o espiritismo iniciara um grande trabalho em que teremos um melhor desdobramento da verdade e seremos intermediadores da tão sonhada união das religiões,mas pelas rivalidades e falta união e de simplicidade da parte dos espiritas eu acho este trabalho quase impossível,mas vamos acreditar e ter fé que para Deus nada é impossível. Abraços e muita paz.
Iniciado por *Leni* O Livro dos Espíritos
Iniciado por Felipa Power Point
Iniciado por HamLacerda « 1 2 ... 7 8 » Revista Espírita
Iniciado por Cris DF Outros Temas
Iniciado por Felipa Artigos Espíritas
Estudos mensais
O seu e-mail:
ÂÂÂ Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.