Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • Mensagens de Ânimo »
  • Acção do Dia »
  • Breves reflexões sobre a eficácia da prece

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o fundo

Autor Tópico: Breves reflexões sobre a eficácia da prece  (Lida 2670 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dOM JORGE

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 8440
  • Participação: 1635
  • dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • VIVER É UM ESPETÁCULO
  • Relevância: +7955
Breves reflexões sobre a eficácia da prece
« em: 18 de Novembro de 2011, 11:16 »
+2Gostou?
                                          VIVA JESUS!


        Bom-dia! queridos irmãos.


               Breves reflexões sobre a eficácia da prece  

"A mediunidade curadora não vem suplantar a medicina
e os médicos; vem simplesmente provar que há coisas que eles
não sabem e os convidar para estudá-las; que a natureza tem
recursos que eles ignoram; que o elemento espiritual que eles
desconhecem não é uma quimera, e que, quando o levarem em
conta, abrirão novos horizontes à ciência e terão mais êxitos
do que agora.” (1)

Existem pesquisas sobre os efeitos da prece na saúde das pessoas. Uma delas foi realizada pelo Laboratório de Imunologia Celular da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília, com a participação ativa de mais de cinqüenta e dois estudantes de medicina durante o período de 2000 a 2003. A pesquisa, segundo divulgação no final de outubro, nos principais jornais do país, apresentou resultados positivos que se materializam no aumento da estabilidade celular dos indivíduos que receberam a prece.

De acordo com o estudo em foco, um dos principais mecanismos de defesa do organismo – a fagocitose (*) – pode ter a função estabilizada com preces feitas a distância. "Na análise dos cinqüenta e dois voluntários, a cada semana, uma dupla fornecia amostras de sangue e respondia a um questionário sobre estresse. Encaminhava-se uma foto do voluntário, identificada apenas pelo nome, a um grupo de dez religiosos de diferentes credos, que, por uma semana, faziam preces para aquela pessoa. Coordenada pelo professor de imunologia Carlos Eduardo Tosta, a pesquisa demorou três anos para ser concluída. (2)

A prece atua sobre indivíduos sadios, influenciando o sistema imunológico, segundo estudo pioneiro realizado no ano de 1988, no Hospital Geral de São Francisco, na Califórnia. Nesse hospital "foi possível comprovar que os pacientes que receberam preces apresentaram significativas melhoras, necessitando inclusive de menor quantidade de medicamentos”. (3) Para nós, espíritas, ela se reveste de características especiais, pois "a par da medicação ordinária, elaborada pela Ciência, o magnetismo nos dá a conhecer o poder da ação fluídica e o Espiritismo nos revela outra força poderosa na mediunidade curadora e a influência da prece". (4) Allan Kardec, ao emitir seus comentários na questão 662 de O Livro dos Espíritos, afirma que "o pensamento e a vontade representam em nós um poder de ação que alcança muito além dos limites da nossa esfera corporal”. (5) A rigor, "a eletricidade é energia dinâmica; o magnetismo é energia estática; o pensamento é força eletromagnética". (6) Considerando-se a propriedade do fluido magnético para que nos influenciemos mutuamente, e "reconhecendo-se a capacidade do fluido magnético para que as criaturas se influenciem reciprocamente, com muito mais amplitude e eficiência atuará ele sobre as entidades celulares do Estado Orgânico – particularmente as sangüíneas e as histiocitárias –, determinando-lhes o nível satisfatório, a migração ou a extrema mobilidade, a fabricação de anticorpos ou, ainda, a improvisação de outros recursos combativos e imunológicos, na defesa contra as invasões bacterianas e na redução ou extinção dos processos patogênicos (...)".

Muito se tem dito a respeito da prece, mas muito pouco ainda conhecemos do seu mecanismo de funcionamento. Por isso mesmo, pouco a valorizamos, e por vezes até a esquecemos. É até um procedimento compreensível, uma vez que o Espiritismo é uma Doutrina relativamente jovem, com aproximadamente 150 anos, e a análise de seus aspectos científicos requer conhecimentos básicos, sem os quais não entenderíamos as suas explicações, precisaríamos, então, ter noções de Física, Ciências, Biologia, fluidos, magnetismo, eletromagnetismo, eletricidade, telecomunicações etc. Mas, uma coisa é clara, a prece não pode mudar a natureza das provas pelas quais o homem tem que passar, ou até mesmo desviar-lhe seu curso, e isto porque elas estão nas mãos de Deus e há as que devem ser suportadas até o fim, mas Deus leva sempre em conta a resignação.

Muitas vezes surgem aqueles que contestam a eficácia da prece, alegando que, pelo fato de Deus conhecer as necessidades humanas, torna-se dispensável o ato de orar, pois, sendo o Universo regido por leis sábias e eternas, as súplicas jamais poderão alterar os desígnios do Criador. No entanto, não pode perder de mira a assertiva do Mestre: "O que quer que seja que pedirdes na prece crede que obtereis, e vos será concedido”. (7)

Embora as preces que fazemos não possam desviar-nos de nossos problemas e desilusões, elas são um bálsamo reconfortante para a nossa alma enfermiça, pois fazem-nos penetrar em estados de suave sossego e gozos que somente aquele que ora é capaz de decifrar. Tem, assim, a prece, o inefável dom de dar-nos forças para suportarmos lutas e problemas, internos e externos, de colocar-nos em posição de vencer obstáculos que, antes, pareciam irremovíveis. Kardec dava tanta importância ao ato de pensar que um dia escreveu no livro "A Gênese": "O pensamento produz uma espécie de efeito físico que reage sobre o moral: é isso unicamente o que o Espiritismo poderia fazer compreender”. (8)

É o pensamento que dá qualidade curativa aos fluidos, que existem em estado natural ao nosso redor. É ele que transforma o fluido inerte em energia capaz de recompor um tecido doente ou reduzir os males de ordem espiritual que afetam os indivíduos.

É o pensamento também o fio que nos permite estabelecer um relacionamento positivo com os Espíritos, que participam das atividades curadoras. Mas, ao mesmo tempo em que nos permite tudo isso, ele também poderá nos ligar a Espíritos cuja presença será prejudicial ao ato de curar. Toda moeda tem dois lados, as leis da natureza são estradas de duas mãos. A mente é fonte de energia curativa ou de energia destruidora.

A prece é, sem dúvida, um dos meios pelos quais a cura de um mal pode ser alcançada. Mas é, também, um meio dos mais difíceis, haja vista a pequena capacidade mental que temos para orar. Isto porque a oração tem sido um ato mecânico, que se realiza pelos lábios. Contudo, a prece é algo que depende enormemente do pensamento e da vontade. Sem esses dois requisitos, a prece se transforma em algo sem maior valor. Destarte, cremos que a temática prece deveria se constituir em matéria de constante estudo nos centros espíritas, porém, estudo sério, e não se tornar objeto de considerações puramente místicas, que impedem alcançar a sua essência e importância.


Fontes:

(1) Kardec, Allan. Revista Espírita, novembro de 1866.

(2) Publicado no Jornal Folha de São Paulo em 9 de Julho de 2004.

(3) Artigo de Kátia Penteado, intitulado Efeitos da Prece na Saúde: a Ciência confirma a Doutrina Espírita - Nov/2004.

(4) Kardec, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo, Rio de Janeiro: Ed FEB, 2004, Capítulo 28, item 77.

(5) Kardec, Allan. O Livro dos Espíritos, Rio de Janeiro: Ed. FEB, 2000, questão 662.

(6) Xavier, Francisco Cândido. Pensamento e Vida, 9ª. ed., Rio de Janeiro: FEB, 1991, p. 16.

(7) Marcos, 11:24.

(*) Incorporação de partículas sólidas por uma célula mediante o envolvimento daquelas por esta. [Esse processo não implica penetração da membrana celular e serve à nutrição e de defesa contra elementos estranhos ao organismo.]

        Jorge Hessen



                                                         PAZ, MUITA PAZ!


Registado
VIVA JESUS!

Offline dOM JORGE

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 8440
  • Participação: 1635
  • dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • VIVER É UM ESPETÁCULO
  • Relevância: +7955
Re: Breves reflexões sobre a eficácia da prece
« Responder #1 em: 25 de Março de 2012, 20:33 »
+1Gostou?
                                                            VIVA JESUS!



          Boa-tarde! queridos irmãos.



                O poder da oração




Quando se  diz “o poder da oração”, temos de ter em mente seus processos  e seus motivos, afinal muitos a usam com intenções maldosas, como desejar mal a outrem, nesse tocante vem em nossa  mente a frase  : “Acatemos na oração a presença da luz que nos descortina a estrada para a Vida Superior, sem prevalecer-nos dela, a fim de queixar-nos de outrem ou espancar verbalmente seja a quem seja, quando a nossa comunhão com Deus e com a Espiritualidade Superior não seja possível em lugar à parte, no silêncio do coração, conforme a recomendação de Jesus.”[1]

A oração tem um poder fabuloso, e vou o tentar descrever nesse artigo, para tanto vou me embasar cientificamente em  pesquisas  de autores não espíritas.

O Dr. Jeff Levin[2], pesquisador do National Institute for Healthcare Research, autor do Livro “Deus, Fé e Saúde”, realiza  estudo científico de como fatores espirituais previnem a incidência de enfermidades em determinadas regiões e a mortalidade, e promovem a saúde e o bem-estar - estabelecendo o relacionamento existente entre ciência, medicina e espiritualidade. Entre vários exemplos pode-se citar que pacientes internados em UTI coronariana por meio de estudo duplo-cego[3], aleatorizado, com dois grupos paralelos, que receberam ou não prece.

      Resultado: o grupo que recebeu  prece (por 28 dias) obteve melhores escores de evolução na UTI coronariana do que os que não receberam; não houve diferença na duração da hospitalização entre os dois grupos. [4]

“A prece é o meio que o cérebro moderno tem para se conectar com estados de consciência ancestrais poderosos"[5]

Um estudo, publicado no mês de Fevereiro/2011, na revista Psychiatry Research: Neuroimaging,[6] sugere que meditar (orar) por apenas 30 minutos por dia, durante oito semanas, pode aumentar a densidade de massa cinzenta em regiões do cérebro associada à memória, stress e empatia.

Nesta mesma revista  informa  os  “Benefícios da Meditação e Estado de Prece” :

■Regula o ritmo respiratório e o ritmo cardíaco;
■Aumenta o fluxo de sangue para as células;
■ Reduz o nível do hormônio cortisol, principal responsável pela morte de neurônios;
■Permite níveis profundos de relaxamento e bem-estar;  Excelente terapia para pessoas com pressão alta;
■Reduz muito a ansiedade e o estresse (estima-se que 50% de todas as  doenças são devido ao alto nível de estresse.)
Para os médiuns a oração é preciosa, ajuda   a comunicação com espíritos afins.

“Quando desejamos nos comunicar com os espíritos desencarnados estaremos numa determinada frequência psíquica para tal. Se quisermos mudá-la teremos de alterar a emoção ou o pensamento. O estado de oração é uma forma de mudança de ambos. A sintonia não se dá apenas por um momento e em estado de oração, mas principalmente pelo modo de ser do indivíduo, pela sua natureza íntima, pelos sentimentos e ideias de que é portador.”[7]

Em uma instituição espírita temos por habito efetuar preces antes e após as reuniões sejam elas públicas ou mediúnicas, sem dogmatismos ou beatismos, apenas para ajudar outros e/ou facilitar as comunicações mediúnicas.

“A oração, antes forma petitória ou bajulatória, ganha conotação como forma de comunicação com Deus a fim de Lhes conhecer os objetivos ou corrigir rumos pessoais. A oração é ação em favor de si e de outrem. É um poderoso antídoto às agressões psíquicas. Não há lugar para altares, oferendas ou sacrifícios. O único sacrifício exigido é o sacro ofício de fazer o Bem ao alcance de cada um.”[8]

 

 

Publicado em Março 2012 pelo jornal “O Clarim”

 

 



--------------------------------------------------------------------------------

[1] Trecho retirado do livro “Sinal Verde” de Francisco C. Xavier, Cap. 50 “Ante a Oração” pelo espírito de André Luiz -Composto e Impresso pelo INSTITUTO DE DIFUSÃO ESPÍRITA; Araras/SP

[2] Epidemiologista social formado em religião, sociologia, saúde pública, medicina preventiva e gerontologia na Universidade Duke, na Universidade da Carolina do Norte, na Divisão Médica da Universidade do Texas e na Universidade de Michigan.

[3] Termo médico Duplo-cego: nem o paciente, nem quem realiza as pesquisas sabem quem está recebendo a prece; reduz vieses de interpretação dos resultados  e evita o efeito placebo.

[4] Informação proveniente de http://poderdaprece.tripod.com/estudo.html

[5] Gregg Jacobs, professor assistente de psiquiatria na Escola de Medicina de Harvard.

[6] http://www.terra.com.br/revistaplaneta/edicoes/463/a-meditacao-e-ca...

[7] Retirado do livro: “Psicologia e Mediunidade”; pag.53; Cap. Mediunidade e Sintonia ;  Autor : Adenáuer Novaes  - Salvador: Fundação Lar Harmonia, 10/2002

[8] Trecho retirado do livro: “Psicologia e Espiritualidade – Cap. Trabalhando Visando colaborar com Deus, Pag.163; autor :  Adenáuer Marcos Ferraz de Novaes-  Ed. Fundação Harmonia; Salvador/BA 1999.







Marcos Paterra (João Pessoa/PB)




                                                                                       PAZ, MUITA PAZ!



Registado
VIVA JESUS!


  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
REFLEXÕES SOBRE A FÉ

Iniciado por carlosmluz Artigos Espíritas

3 Respostas
10781 Visualizações
Última mensagem 06 de Julho de 2010, 03:13
by Luis beckert
REFLEXÕES SOBRE A PRECE

Iniciado por *Leni* Prece

0 Respostas
2901 Visualizações
Última mensagem 25 de Fevereiro de 2009, 22:02
by *Leni*
Reflexões sobre a morte

Iniciado por Marques Oliveira Mensagens de Ânimo

0 Respostas
3984 Visualizações
Última mensagem 05 de Novembro de 2010, 13:41
by Marques Oliveira
Reflexões sobre a vida

Iniciado por Marques- Oliveira Outros Temas

0 Respostas
1559 Visualizações
Última mensagem 30 de Janeiro de 2011, 21:55
by Marques- Oliveira
Breves considerações sobre os vícios à luz do espiritismo

Iniciado por Felipa Artigos Espíritas

0 Respostas
2700 Visualizações
Última mensagem 07 de Junho de 2012, 21:32
by Felipa

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC