0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
[...]Uma pergunta:Nos termos do segundo mandamento cristão, é possível a um ser humano de bem amar um celerado tanto quanto ama a si mesmo?
Já que usamos a referência de Jesus nos posts anteriores, arrisco uma pergunta ao amigo:Como você vê a alegada ira de Jesus ao enxotar os vendilhões do templo? Ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/accao-do-dia/amar-os-inimigos-!!!!/msg186433/?topicseen#msg186433#ixzz1CjXzISyA
Citação de: lineu em 01 de Fevereiro de 2011, 14:35[...]Uma pergunta:Nos termos do segundo mandamento cristão, é possível a um ser humano de bem amar um celerado tanto quanto ama a si mesmo? Eu, pelo menos, não... Infelizmente. Como já expus no tópico sobre pena de morte, eu adoraria ver o estuprador de uma filha condenado à morte; mas isso não impede de reconhecer estar em erro: minha condição evolutiva (máxime emocional) ainda precisa de muito burilamento, lapidação...
... eu adoraria ver o estuprador de uma filha condenado à morte; mas isso não impede de reconhecer estar em erro: minha condição evolutiva (máxime emocional) ainda precisa de muito burilamento, lapidação...
Como você vê a alegada ira de Jesus ao enxotar os vendilhões do templo?
Estando próxima a páscoa dos judeus, Jesus subiu a Jerusalém.E achou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e também os cambistas ali sentados;E tendo feito um azorrague de cordas, lançou todos fora do templo, bem como as ovelhas e os bois; e espalhou o dinheiro dos cambistas, e virou-lhes as mesas;E disse aos que vendiam as pombas: Tirai daqui estas coisas; não façais da casa de meu Pai casa de negócio.
Mas lembro que a história de Jesus é a transposição do mito solar para a cultura hebraica, pelo que muito do que consta nos evangelhos pode ser tão-somente figura de linguagem.
Por outro lado, não tenho dúvida de que Jesus foi um homem. Mas entendo que foi o único homem em condições de sintonizar o Cristo. O único que detinha tal estatura.
Citação de: Marco, em #20 Por outro lado, não tenho dúvida de que Jesus foi um homem. Mas entendo que foi o único homem em condições de sintonizar o Cristo. O único que detinha tal estatura. Realmente, é óbvio que o Espírito que animou Jesus neste mundo é “au concour”.Isso induz à presunção de que a intensidade do sentimento amoroso de um Espírito Superior extrapola o limite da capacidade humana de amar.Teoricamente, o domínio da evolução espiritual é infinito. E nesse domínio o ser humano estagia entre os termos da animalidade e da angelitude.A razão indica que a capacidade humana de amar restringe-se à fase de humanidade do Espírito. E que um ser humano, por mais evoluído, jamais conseguirá amar tão intensamente quanto é capaz de amar um Espírito angélico.Provavelmente seja esse o motivo do verbo amar constar no tempo futuro do indicativo na expressão do segundo mandamento cristão, registrado pelo evangelista Mateus: “amarás ao teu próximo como a ti mesmo”.
Só para descontrair... Um amigo sempre me dizia em situações assim:Temos que amar o próximo! Sim, o próximo, porque esse daí não dá não!
Iniciado por *Leni* Acção do Dia
Iniciado por Si Acção do Dia
Iniciado por Ioan Power Point
Iniciado por jose da silva de jesus Artigos Espíritas
Iniciado por Edna☼ Portugal
Estudos mensais
O seu e-mail:
ÂÂÂ Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.