Forum Espirita

GERAL => Mensagens de Ânimo => Acção do Dia => Tópico iniciado por: O em 11 de Abril de 2009, 01:27

Título: A respeito dos santos e imagens, segundo a BÍblia
Enviado por: O em 11 de Abril de 2009, 01:27
Versículos retirados da Bíblia Sagrada Católica

   Mc3:31-35 Chegaram a mãe e os irmãos de Jesus; ficaram ao lado de fora e mandaram chamá-lo: Havia uma multidão sentada ao redor de Jesus. Então lhe disseram: “Olha, tua mãe e teus irmãos estão aí fora e te procuram.” Jesus perguntou: “Quem é minha mãe e meus irmãos?” Então Jesus olhou para as pessoas que estavam sentadas ao seu redor e disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.”
Hab2:19 Ai de quem fala a um pedaço de madeira: ‘Acorde!’ E à pedra muda: ‘Desperte!’ Pode o ídolo ensinar? Veja! Está coberto de ouro e prata, mas dentro dele não há nenhum sopro de vida.
Sl115:3-8 O nosso Deus está no céu, e faz tudo o que deseja. Os ídolos deles são prata e ouro, obras de mãos humanas: têm boca e não falam, têm olhos e não vêem; têm ouvidos e não ouvem, têm nariz e não cheiram; têm mãos e não tocam, têm pés e não andam, sua garganta não tem voz. Aqueles que os fazem ficam como eles, todos aqueles que neles confiam!
   Jr10:5;14-15 Os ídolos são como espantalho numa plantação de pepinos: não sabem falar e precisam ser carregados, porque também não sabem andar.
   Ex20:3-6 Não tenhas outros deuses diante de mim. Não faça para você ídolos, nenhuma representação daquilo que existe no céu e na terra, ou nas águas que estão embaixo da terra. Não se proste diante desses deuses, nem sirva a eles, porque eu, Javé seu Deus, sou um Deus ciumento: quando me odeiam, castigo a culpa dos pais nos filhos, netos e bisnetos; mas quando guardam os meus mandamentos, eu os trato com amor por mil gerações.   
   Mq5:12 Destruirei as imagens dos deuses e os monumentos pagãos que existem no meio de você. E você nunca mais vai adorar a obra de suas próprias mãos.
   Jr22:8-9 Muitas nações atravessarão essa cidade, e as pessoas perguntarão umas às outras: “Por que Javé tratou assim essa grande cidade?” E responderão: “Foi porque eles abandonaram a aliança de Javé seu Deus, e adoraram outros deuses e os serviram”.
   1Rs9:8-9 Eles vão assobiar e dizer: ‘Por que Javé fez isso com essa terra e esse templo?’ E responderão: ‘Foi porque eles abandonaram Javé seu Deus, que tirou seus antepassados da terra do Egito. Eles aderiram a outros deuses, prostando-se diante deles e servindo-os. Foi por isso que Javé mandou sobre eles toda essa desgraça’.
   Lv26:1 Não façam ídolos nem levantem imagens esculpidas ou estelas, e não coloquem no país de vocês pedras trabalhadas, para se inclinar diante delas, porque eu sou Javé, o Deus de vocês.
   Dt4:23-31 Prestem atenção em si mesmos: não se esqueçam da aliança que Javé seu Deus concluiu com vocês, e não façam imagem esculpida nenhuma, de coisa alguma que Javé seu Deus lhe proibiu, Porque Javé seu Deus é um fogo devorador. Ele é um Deus ciumento. Quando tiverem gerado filhos e netos e envelhecerem da terra, se vocês se corromperem fazendo alguma imagem esculpida, praticando assim o que Javé seu Deus reprova e o irritando, eu tomo o céu e a terra como testemunhas contra vocês. Vocês serão logo e completamente exterminados da face da terra, da qual vão tomar posse ao atravessar o Jordão. Vocês não prolongarão seus dias sobre ela, pois serão completamente aniquilados. Javé os espalhará entre os povos, e apenas um pequeno número restará de vocês no meio das nações, para onde Javé os tiver conduzido. Aí vocês servirão a deuses feitos por mão humanas, deuses de madeira e de pedra, que não podem ver nem ouvir, nem comer nem cheirar. De lá, então, você buscará Javé seu Deus e, se o procurar com todo o coração e com toda a alma, você o encontrará. Com o passar dos anos, todas essas coisas atingirão você. Mas você se voltará para Javé seu Deus e obedecerá à voz dele, porque Javé seu Deus é um Deus misericordioso: ele não vai abandonar e destruir você, pois nunca se esquecerá da aliança que concluiu com seus antepassados por meio de juramento.
   Is44:9;17-18; 20 Os fabricantes de estátuas são todos uns nada e suas coisas preferidas não têm valor. Seus devotos nada vêem nem conhecem, por isso acabam sendo enganados. Depois, com o resto ele faz um deus, uma imagem esculpida. Em seguida, ajoelha-se diante dela e faz uma oração, dizendo: “Salva-me porque tu és o meu deus”. Eles não sabem e não entendem, porque seus olhos estão grudados para não ver, e sua inteligência não pode mais compreender. Esse homem se alimenta de cinza. Sua mente enganada o iludiu, de modo que ele não consegue salvar a própria vida e nem é capaz de dizer: “Não será mentira isso que tenho nas mãos?”
   Lv19:4 Não recorra aos ídolos, nem façam deuses de metal derretido. Eu sou Javé, o Deus de vocês.
   Jo4:23-24 Mas está chegando a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o pai em espírito e verdade. Porque são estes os adoradores que o pai procura. Deus é espírito, e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade.
1Tm2:4-6 Ele quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem que se entregou para resgatar a todos.
   1Rs14:9 Você se comportou de modo pior dos que reinaram antes de você. E até chegou a fazer para você outros deuses, imagens fundidas, para me irritar, e voltou as costas para mim.
1Cor10:14-17 Por isso, amados, fujam da idolatria. Julguem vocês mesmos o que estou dizendo. O cálice da bênção que nós abençoamos, não é comunhão com o sangue de Cristo? O pão que partimos, não é comunhão com o corpo de Cristo? E como há um único pão, nós, embora muitos, somos um só corpo, pois participamos todos desse único pão.
   1Jo5:20-21 Sabemos que o filho de Deus veio e nos deu inteligência para conhecermos o Deus verdadeiro. E nós estamos com o verdadeiro, graças a seu filho Jesus Cristo. Este é o Deus verdadeiro e a vida eterna. Filhinhos, cuidado com os ídolos...
   Is42:8 Eu sou Javé: esse é o meu nome. Não vou dar para outro a minha glória, nem vou ceder minha honra para os ídolos.


   Hb10:26-27 De fato, se continuarmos pecando, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não há sacrifícios que possam tirar nossos pecados. Fica apenas uma terrível espera do julgamento e o ardor de um fogo para devorar os rebeldes.
Título: Re: A respeito dos santos e imagens, segundo a BÍblia
Enviado por: aruanda em 11 de Abril de 2009, 01:38
Com todo o respeito, diga por favor o que é que o Espiritismo tem  a ver com santos e imagens?

certamente colocou este tópico apenas para debate, penso eu...