Forum Espirita

*
  • Moderadores
  • Regras
  • Sobre
  • FAQs
  • Contactos
Por favor Entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
  • Início
  • Pesquisa
  • Contato
  • Salas de Chat
  • Entrar
  • Registe-se
  • Forum Espirita »
  • GERAL »
  • Mensagens de Ânimo »
  • Acção do Dia »
  • Nada é por acaso!

Aumentar pontos de Participação:  
O que pensa sobre esta mensagem?
Gostei Não gostei  
Comentar:

« anterior seguinte »
  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o fundo

Autor Tópico: Nada é por acaso!  (Lida 2958 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Online dOM JORGE

  • Mundo Divino
  • *
  • Mensagens: 8442
  • Participação: 1636
  • dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!dOM JORGE is awe-inspiring!
  • Sexo: Masculino
  • VIVER É UM ESPETÁCULO
  • Relevância: +7959
Nada é por acaso!
« em: 15 de Julho de 2012, 15:40 »
+1Gostou?
                                                                     VIVA JESUS!




          Bom-dia! queridos irmãos.




                  “Nada é por acaso!”


“Nada é por acaso!”, este é um jargão muito comum no meio espírita, assim como: “Deus não joga dados!” (Albert Einstein) ou “O telefone só toca de lá para cá” (Chico Xavier), entre outros. Mas, quais são as implicações de tal afirmativa? Como devemos entendê-la?

Primeiramente, devemos analisar o que vem a ser o acaso. O acaso, ao contrário do que muitos pensam, não vem a ser uma exceção à lei de causa e efeito, mas, sim, mostra-se como seu marco inicial. Antes de sua ocorrência, há o caos, ou seja, o império da aleatoriedade, onde as leis ou regras não passam de simples possibilidades probabilísticas. Porém, num determinado momento, o caos, regido pela aleatoriedade, encontra uma configuração que alcança o estado de Ordem, permitindo assim a manifestação de um fato. A partir da ocorrência desse fato ordem, há o encadeamento de outros fatos, que serão guiados pelos fatos que lhes são pregressos, fazendo surgir a corrente infinita de causa e efeito.

Essa mecanicidade impõe uma total e completa ausência de significado aos fatos, bem como a sua posterior corrente de manifestação (causa e efeito). Sob o ponto de vista lógico, isso justifica a concepção de um universo amoral, regido única e exclusivamente por leis desprovidas de intenção e objetivo, pois estas, assim como os fatos, têm origem no caos, célula mater de toda a realidade.

Dessa forma, segundo essa visão, toda ocorrência que se dê em qualquer dimensão da realidade não terá nenhum significado, sendo apenas uma manifestação do acaso. O significado dos fatos decorreria apenas da interpretação do observador atento, que o faria de acordo com sua perspectiva e limitações. Portanto, a significância dos fatos seria uma adjetivação dada pelo sujeito, não configurando algo substantivo aos fatos per si.

Afirmar que “Nada é por acaso!” implica necessariamente rechaçar o conceito de que o caos figura como matriz da infinita corrente factual de causa e efeito; também implica, em substituí-lo por algo provido de significado, intenção e objetivo, pois, somente assim, os fatos provenientes dessa fonte inicial não seriam manifestações do acaso, pois trariam em si uma intenção, um objetivo e, portanto, um significado.

Para o Espiritismo, essa fonte inicial é Deus, como bem leciona a primeira questão de O Livro dos Espíritos.

Questão n° 01: Que é Deus? Resposta: Deus é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas. (grifo nosso)

Assim, todo fato do universo tem como origem Deus, sendo que após sua manifestação, este passa a ser regido por leis, leis estas também de origem Divina. Dentre as leis Divinas que estruturam o universo, se destaca a lei de causa e efeito. Para dimensionarmos sua importância, basta que compreendamos que ela é a principal responsável por gerar todo o conhecimento científico produzido pela humanidade, além de ser o elo entre o conhecimento espírita e o já mencionado conhecimento científico.

Entretanto, outro importante elemento deve ser incluído neste sistema, afastando seu cartesianismo e o aproximando da dinâmica do caos por meio de um componente limitado de indeterminação. Este componente é o livre-arbítrio.

O livre-arbítrio é um componente limitado de indeterminação, pois é uma das características do elemento espiritual que atingiu o estado razão, a qual permite a esse o ato da escolha, conforme nos ensina a questão n° 75-a de O Livro dos Espíritos.   

Questão n°75-a: Por que a razão não é sempre um guia infalível? Resposta: Ela seria infalível se não fosse falseada pela má educação, pelo orgulho e pelo egoísmo. O instinto não raciocina; a razão permite a escolha e dá ao homem o livre-arbítrio. (grifo nosso)

Sendo o livre-arbítrio individual e limitado, como o Espírito que o dá origem o é, este por sua vez, pode ser qualificado e sobretudo quantificado por Espíritos de nível superior. Em outras palavras, todos os Espíritos detêm o livre-arbítrio, no entanto, esse livre-arbítrio é limitado às suas capacidades (status evolutivo) e tendências (lei de causa e efeito). Tomemos um exemplo para melhor evidenciar isso.

O Espírito X atuou como médico durante 3 (três) reencarnações consecutivas, dessa forma, numa nova reencarnação, a probabilidade desse Espírito X ser novamente um médico é muito mais alta do que a de ele ser um advogado. Visualizemos graficamente.

75% - Médico
 
    reencarnação Y            reencarnação Y+1       nova reencarnação

                                                                                                                 

25% - Advogado
 

 


Por ele ser um Espírito, e, portanto, um ser finito e limitado em sua essência, este pode ser analisado por completo por um Espírito superior, podendo ter todas as suas características e tendências catalogadas e, mais importante, quantificadas. Visualizemos graficamente:

Escala evolutiva:             

   origem                                                                           estado atual

Espírito Z:   

Espírito X:   

Através da acumulação e análise desses dados e informações, os Espíritos celestes são capazes de prospectar e prever as manifestações (atos) dos Espíritos inferiores, tanto individual quanto coletivamente. Dessa forma, mesmo respeitando o livre-arbítrio coletivo e individual, estes Espíritos superiores são capazes de ordenar e planejar nosso avanço rumo aos objetivos de progresso traçados pela Divindade.

Esta previsibilidade se deve ao fato de que à medida que o Espírito evoluciona, através do exercício de seu livre-arbítrio nas suas diversas experiências reencarnatórias, paulatinamente ele se afina às leis Divinas, assimilando-as à sua própria consciência e vontade. Assim, progressivamente, a Vontade do Pai se torna a vontade do filho, não havendo mais espaço para a contradição geradora dos conflitos e reveses impostos pela magna lei de causa e efeito.

Neste caso, afirmar que “Nada é por acaso!” é reconhecer que tudo é planejado, que nada que ocorre é aleatório ou imprevisto, tudo tem uma razão de ser, e tudo que se manifesta tem um objetivo finalístico traçado inicialmente pela Divindade, a qual, através de seus prepostos críticos, supervisiona e coordena este avanço.

Enfim, tenhamos em mente que, independentemente da utilização usual dada a essa expressão, ela corresponde à aplicação do princípio da humildade, no que tange ao reconhecimento da Suprema Força Ordenadora de Deus no universo. Portanto, continuemos a utilizá-la, mas detendo o conhecimento de algumas de suas implicações.


         Fabrício Pelizer Gregório






                                                                                       PAZ, MUITA PAZ!


« Última modificação: 15 de Julho de 2012, 18:43 by Ram-Wer »
Registado
VIVA JESUS!


  • Imprimir
Páginas: [1]   Ir para o topo
« anterior seguinte »
 

Comente no facebook

Assuntos relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
Nada Acontece Por Acaso.

Iniciado por santos0807 Power Point

4 Respostas
3290 Visualizações
Última mensagem 23 de Dezembro de 2010, 00:38
by santos0807
Nada é por acaso !!!

Iniciado por Si Power Point

2 Respostas
3392 Visualizações
Última mensagem 01 de Março de 2011, 18:57
by Sandro Goulart
Nada acontece por acaso.

Iniciado por kedima Acção do Dia

0 Respostas
2076 Visualizações
Última mensagem 28 de Dezembro de 2011, 21:32
by kedima
Nada é por acaso - Verdade ou suposição?

Iniciado por Conforti « 1 2 3 4 » Espiritualismo

45 Respostas
13037 Visualizações
Última mensagem 12 de Novembro de 2013, 02:58
by Brenno Stoklos
Nada acontece por acaso

Iniciado por dOM JORGE Acção do Dia

2 Respostas
4812 Visualizações
Última mensagem 18 de Abril de 2014, 18:37
by Vitor Santos

Clique aqui para receber diariamente novidades do Forum Espirita.


Estudos mensais

facebook-icontwitter-icon

O seu e-mail:


 
Receba no seu e-mail um resumo diário dos novos tópicos.

Pesquisar assunto



Pesquisa avançada
  • Mobile


    • Powered by SMF 2.0 RC3 | SMF © 2006–2009, Simple Machines LLC