Forum Espirita

CODIFICAÇÃO => A Génese => Tópico iniciado por: Almeida em 02 de Junho de 2005, 00:08

Título: NOTÍCIA SOBRE O LIVRO
Enviado por: Almeida em 02 de Junho de 2005, 00:08
A GÊNESE
Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo



NOTÍCIA SOBRE O LIVRO


A REVELAÇÃO DO MUNDO


(por favor: leiam o texto original antes)


A Edição a que nos propomos estudar é traduzida por Sylvia Mele Pereira da Silva e apresentada por J.Herculano Pires.

O professor Herculano Pires mostra as diversas concepções que o homem fez acerca da existência do mundo durante as eras.

Por incontáveis milênios o homem entendeu o mundo simbolicamente.
Impulsionado pela Lei do Progresso, a simbiose espiritual instituiu o intercâmbio com as mentes mais adiantadas da espiritualidade. Nasce a indagação, a religiosidade, a filosofia e finalmente a Ciência.

Muitas concepções sobre a formação do mundo, do homem, resistiram aos milênios pelas tradições até que ficaram grafadas na Gênese Bíblica, atribuída a Moisés. O grande legislador Hebreu apresenta um Deus Antropomórfico, infalível, criando o Universo do nada.

O pensamento Grego, entretanto, concebe filosoficamente o Átomo e, juntamente com outros pensadores, os pré-socráticos, contestam o dogma da Criação por um deus ceramista e antropomórfico apresentado no primeiro livro do Pentateuco Mosaico.

A Igreja sustentou e impôs o dogma de que a revelação feita a Moisés era verdadeira pois provinha do Criador, eterno. O homem, finito, não poderia contestar a perfeição absoluta.

Entretanto somente em meados do século dezenove depois de Cristo é que as Ciências se estruturaram e deram novas interpretações à realidade.

Contrariando as “verdades religiosas” a Ciência defendia a investigação metódica e lenta buscando descobrir a verdade.

Em obediência aos desígnios do alto, o plano espiritual organizou o que Sir Arthur Conan Doyle chamou de “invasão organizada” e ocorreram as manifestações já conhecidas que se iniciaram em Hydesville na América e se espalharam posteriormente pela Europa sendo conhecida como o “as mesas girantes”.

O professor Denizard Rivail, estuda metódica e cientificamente esses fenômenos e descortina o mundo espiritual. Codifica o método de relacionamento com esse mundo e o denomina de Espiritismo.

O Espiritismo é a Ciência que estuda os fenômenos espirituais, ou seja, os fenômenos cujas Leis procedem do princípio espiritual do mesmo modo que as ciências materiais estudam os fenômenos cujas Leis procedem do princípio material.

O método científico aplicado por Allan Kardec está exposto principalmente nesse Livro, que convidamos a todos ao estudo.


(Aguardamos comentários complementares)
Título: Re: NOTÍCIA SOBRE O LIVRO
Enviado por: Almeida em 03 de Junho de 2005, 11:35
A GÊNESE
Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo



NOTÍCIA SOBRE O LIVRO


A DESCOBERTA DO OUTRO MUNDO



(por favor: leiam o texto original antes)

Este Livro revela a existência de um outro mundo. Não é um mundo sobrenatural, mas material, apenas numa outra dimensão. Numa freqüência que não é capitada pelos sentidos físicos do homem.Tal afirmativa embasa-se no conceito filosófico de que só existem três princípios fundamentais na natureza; Deus, Espírito e Matéria. Portanto, o que não é Espírito é Matéria.
Deus é o Criador, a “a causa primária”.

Uma vez que o princípio espiritual individualizado é eterno, é nesse mundo até então desconhecido que ele estagiará nos intervalos das experiências no plano material.

Tal afirmativa encontra respaldo nas Ciências metafísicas como a Parapsicologia que constatou, por experiências, a existência do contato com inteligências fora do mundo material. O Espiritismo, ciência que é, vale-se do conhecimento e descobertas das outras ciências do mesmo modo que elas deveriam apoiar-se nas revelações da Ciência Espírita.

É um livro atual pois ressalta o método científico aplicado aos estudos dos fenômenos espirituais, portanto, evolutivo e sempre aprimorado pelo avanço do conhecimento científico.

Não contém a última palavra acerca do seu objeto de estudo, a espiritualidade. Como toda ciência, o Espiritismo avança gradativamente à medida que consolida os conhecimentos.


(Aguardamos comentários complementares)
Título: Re: NOTÍCIA SOBRE O LIVRO
Enviado por: Almeida em 05 de Junho de 2005, 13:36
A GÊNESE
Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo


NOTÍCIA SOBRE O LIVRO


A MORDIDA NO REAL


(por favor: leiam o texto original antes)


Os fenômenos ditos sobrenaturais ficaram a cargo das religiões. Estas, porém, tentaram explicá-los intuitivamente e geraram os dogmas e misticismos expondo assim a sua incapacidade total no trato desse tema.

Allan Kardec embasa a Doutrina Espírita em fatos. Fatos Espirituais. E se há fatos eles podem ser submetidos a investigação científica. Somente pela aplicação do método das ciências, o teórico-experimental, é que se pode chegar à verdade, a constatação da realidade do fenômeno. É esse o escopo do Espiritismo.

Revelar um fato não é simplesmente expô-lo, mas explicá-lo.

Embasando-se no axioma de que não efeito sem causa e de que todo efeito inteligente tem uma causa inteligente, o Espiritismo considerou os fenômenos espirituais como manifestações das inteligências fora do campo físico, que, portanto, poderiam e deveriam ser estudados a fim de conhecer-lhes os mecanismos e objetivos.

Todos os argumentos que visavam contradizer-lhe foram inócuos visto que a análise dos fatos constata a sua veracidade.

(Aguardamos comentários complementares)


Título: Re: NOTÍCIA SOBRE O LIVRO
Enviado por: Almeida em 07 de Junho de 2005, 11:42


A GÊNESE
Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo


NOTÍCIA SOBRE O LIVRO


RELIGIÃO E CIÊNCIA


(por favor: leiam o texto original antes)
O conhecimento do homem acerca da Gênese planetária se restringia à revelação Mosaica, tida como verdade, pois considerada diretamente de Deus.

Compreende-se que assim seja pois o homem só lentamente sai da ingenuidade infantil para a maturidade mental. Ainda hoje algumas culturas humanas adotam as mais estranhas concepções acerca da criação, da Gênese planetária e humana.

O codificador ao instituir a Fé Racionada para a humanidade, não poderia deixar essa lacuna e elabora a Gênese segundo o Espiritismo, isto é, embasada na lógica e na observação.

Fecha assim o círculo da Terceira Revelação e dá ao homem a visão real da formação do Universo, compatível com as Ciências.

É uma revelação corajosa pois mostra que tudo se rege por Leis. Não desmerece o Criador, pelo contrário, O engrandece pois ressalta a sua infinita sabedoria na elaboração das Leis perfeitas e eternas, inacessíveis, ressaltamos, à nossa intuição, quanto a Criação.

(Aguardamos comentários complementares)
[/color]




Título: Re: NOTÍCIA SOBRE O LIVRO
Enviado por: Almeida em 09 de Junho de 2005, 22:18


A GÊNESE
Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo



NOTÍCIA SOBRE O LIVRO


EVOLUÇÃO DO ESPIRITISMO



(por favor: leiam o texto original antes)
O Espiritismo é ainda um grande desconhecido mesmo para os espíritas. A maioria de nós ainda não nos desvencilhamos das concepções dogmáticas, ritualísticas, sobrenaturais com que fomos conduzidos até a atualidade cultural da humanidade.

Muitos consideram ainda que o homem, falível como é, pode, por si mesmo, ser o portador de aspectos que promovem o avanço ou o atraso da Doutrina. A idolatria ainda permanece arraigada em nós, daí essas concepções.

É o mesmo que considerar que as grandes ciências, onde o Espiritismo se insere, seriam abaladas pela repercussão de atitudes entusiasmadas de seus aprendizes.

Esquecemos facilmente que a Doutrina Espírita faz parte do processo de evolução a que a Terra está submetida. É um acontecimento natural, resultado do progresso intelectual e moral atingido pela humanidade, irreversível, portanto.

Cabe a nós estudá-la, buscando antes conhecer a si mesmo, detectar os resquícios da primitividade original e se despertar para a atualidade evolutiva em que vive.

Jesus prometera que quando o homem estivesse em condições ele mandaria o Consolador que iria explicar tudo o que Ele não pudera dizer, e ainda mais.

A “invasão organizada” ocorreu no momento adequado e Allan Kardec foi um dos componentes desse movimento, encarregado de, no plano físico, materializá-lo para posterior assimilação por todos nós que estamos ainda a caminho da Sabedoria do Mestre de Lyon.

Estudemos pois.
“Conhecereis a Verdade que a Verdade vos libertará”. (João 8:32)

(Aguardamos comentários complementares)